A eleição que deve definir os novos representantes do Diretório Central Estudantil (DCE) da Universidade Potiguar (UnP), que já tinha degringolado para uma guerra na Justiça, partiu ontem para o descumprimento judicial e perturbação da ordem pública.
De acordo com o coordenador da Chapa 1, de oposição, Tony Robson, um grupo de estudantes ligado à Chapa 2, e que há dez anos se revezam na presidência do diretório, promoveram um buzinaço nas portas dos membros da oposição, em plena madrugada.
Robson diz que o buzinaço seria para comemorar a vitoriosa campanha do grupo, que poderá pagar caro pelo ato: R$ 10 mil.
Juiz da 11ª Vara Cível da Comarca de Natal, Geomar Brito Medeiros acompanha o caso desde 19 de agosto deste ano, quando a primeira representação contra a chapa da situação foi feita à Justiça.
Na ocasião, o DCE e a Comissão Eleitoral lançaram edital de eleição contrariando o próprio estatuto do diretório, que prevê para outubro o lançamento do dispositivo. Na ocasião, as urnas foram lacradas e apreendidas pela polícia.
Um mês depois, relata Robson, baseando-se no mesmo “edital viciado”, a eleição tomou fôlego, mas a Justiça acatou nova solicitação da oposição e suspendeu o pleito.
Ontem, o grupo da situação teria tentado conduzir novamente as eleições, só que dessa vez a Justiça determinou multa de R$ 10 mil caso o pleito fosse retomado até que audiência de reconciliação, marcada para segunda-feira (24), fosse realizada.
Robson conta que “para se ter ideia, as urnas utilizadas nas eleições estavam na casa deles”.
Cerca de 30 mil alunos estão aptos à votação para o DCE da UnP. Alguns sequer sabem o que é um diretório central estudantil “diante da inépcia do atual grupo”.
Para Robson, não faz sentido que um DCE desempenhe um papel restrito à confecção de carteiras de estudantes, como ele diz que é o atual diretório.
O blog contatou um membro da situação, o estudante Klaus Araújo, mas ele não atendeu as ligações.
Na sua turma de 2007? Eu lembro dele cursando UnP comigo em 2002…
Caramba!!! Esse Klaus Araújo pagou uma disciplina na minha turma de Direito na Unp em 2007. Ainda não se formou???
Fui acordado de madrugada com o buzinaço. Até me assustei.