Na mesma consulta que o Blog fez a 50 grandes escritórios de advocacia do Rio Grande do Norte acerca das eleições lista sêxtupla do Quinto Constitucional, também foi perguntado em quem eles votariam para presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio Grande do Norte (OAB/RN) nas eleições de novembro desse ano. O nome que desponta na pesquisa é o do advogado candidato da situação Sérgio Freire.
Nos 50 escritórios consultados, Sérgio Freire lidera a corrida presidencial da Ordem com 33 citações. Em segundo aparece o advogado Aldo Medeiros com 11 citações. Em terceiro está a candidata da oposição Lúcia Jales com 5 citações. Sete escritórios ainda não fechou um nome para a presidência. O número de citações é maior do que o número de escritório porque alguns dos escritórios possuem mais de um candidato.
O conselheiro federal Sérgio Freire lançou sua candidatura após fechar, de forma consensual, a desistência do atual secretário-geral da OAB/RN, Paulo Coutinho. Ele conta com apoio do atual presidente Paulo Eduardo Teixeira. Aldo Medeiros foi o primeiro a lançar a candidatura. Ele lançou sua candidatura independente após ficar sem o apoio da atual Presidência. Já Lúcia Jales, tenta ser eleita entre os oposicionistas e alguns situacionistas a primeira mulher presidente da Ordem no RN.
Na pesquisa do BG, foram ouvidos sócios ou responsáveis dos escritórios de advocacia de todos os segmentos. O Blog reforça que todos os escritórios foram contactados pessoalmente e que tem o registro de todas as ligações feitas. O Blog não responde por qualquer escritório e nem tem preferência por candidato A, B ou C. O Blog está fazendo apenas o papel jornalístico divulgando o que recebeu de informação, prezando pelo bom jornalismo.
Confira o resultado na íntegra (*):
Sérgio Freire – 33
Aldo Medeiros – 11
Lúcia Jales – 5
Indecisos – 7
Segue abaixo a relação do escritórios consultados pelo Blog por ordem alfabética:
Advocacia Rocha
Alexsander Gurgel Advogados
Alves Duarte Ribeiro Dantas Advogados
André Elali Advogados
Armindo Albuquerque Advogados
AFJ – Araújo, Freire e Josino Advogados
Cleto Barreto e Advogados Associados
Cyrus Benavides Advogados Associados
Castro, Smith, Duarte e Rocha Advogados
Castim Rabelo Advogados
Cavalcanti, Oliveira e Batista
Daniel Monteiro Advocacia
Diogenes da Cunha Lima Advogados
Ezio Costa Advogados
Eider Furtado Advocacia
Erick Pereira Advogados
Escritorio de Advocacia Dr José Morais
Fernandes Advogados Associados
Gama Escritórios de Excelência
Gurgel Cunha Lima Advogados
Gadelha Sociedade de Advogados
Heriberto Bezerra Advocacia
JM Trajano Advocacia
José Delgado e Dutra Advogados
José Wilson Gomes Advogados
J. Odecio Advogados
Leite e Oliveira Advogados Associados
Lúcio Teixeira dos Santos Advogados
Maia Advocacia
Maurilio Bessa Advogados Associados
Mesquita Dantas de Azevedos Advogados
Monte de Holanda Advocacia
Meiroz, Grilo, Gaspar, Gutemberg, Jales Costa Consultoria Jurídica
Macedo Dantas e Ramalho Advocacia
Mendes Cunha Advogados
Maranhão Advocacia
Medeiros Gurgel Advocacia Associados
Nobre, Falção Advogados
Pereira Pinto Advogados
Ribamar de Aguiar Advogados
Rossiter, Rocha, e Capistrano Advogados
Saraiva Advogados
Silvio Camara Advocacia Trabalhista
Valter Sandi Advogados
João Braz Advocacia e Consultoria – Caicó
JWIS Advogados – Mossoró
Fausto e Santa Rosa Advogados Associados – Mossoró
Ferreira Alves Advogados Associados – Mossoró
Soares Ribeiro Advogados – Mossoró
Tarcísio Jeronimo Advogados – Mossoró
(*) Alguns dos escritórios consultados tem mais de um candidato, por isso a conta total de votos ultrapassa 50
Prezado Bruno,
A credibilidade do seu Blog é incontestável, entretanto, a pesquisa se resume, conforme você mesmo atesta, aos "GRANDES" Escritórios, excluindo-se, portanto, 99% da Juventude que acompanha Aldo Medeiros nessa caminhada, entre eles, eu mesmo. Deixo claro, desde logo, que não quero desabonar a valoração dos números, todavia, acho-a tendenciosa, por exemplo: dois escritórios citados na lista são, para o bem da verdade, um só e ponto final, bem como o Escritório nominado como fulano Advocacia, é composto por diversos Advogados, entre eles, eu mesmo.. hehehe… E não fui consultado pelo Blog. Bem, respeito as demais candidaturas, todavia, opino que o Nobre Blogueiro, crie uma Enquete aberta para os "Grandes" e "Pequenos", votarem de forma espontânea e democrática. É apenas uma opinião antes que alguém venha se revoltar contra meu posicionamento.. hehehe.. Atenciosamente, Bruno Henrique OABRN 7305
Caro Bruno, respeito sua opinião mas sua afirmativa não procede. Vc se refere ao Advogado Daniel Monteiro, que faz parte do escritório que vc também aluga sala conforme vc me comunicou, mas quero deixar claro que esse advogado que vc citou em nenhum momento ele disse que era dono ou sócio do prédio que vcs alugam e nem muito menos que respondia por 10 advogados, no questionario respondido por ele, o mesmo deixa claro que na sala que ele ocupa é apenas ele e + 2 advogados que são parceiros e trabalham com ele. Entendemos sua preocupação, mas reafirmamos nossa isenção e nossa responsabilidade. Prezamos por isso desde o 1 dia do blog no ar. Abraços
Amigo BG,
apesar de esclarecido o "mal entendido", acredito que uma enquete com votação aberta seria mais conveniente para esclarecer e transmitir ao leitor as reais intenções de voto para presidência da OAB, uma vez que assim como o Advogado Bruno Henrique, seu "xará", eu e vários outros colegas meus temos nossas opinões, e apesar de não estarmos qualificados por você como "grandes escritórios" nosso voto tem igual validade e eficacia.
Reiterando os termos do colega Bruno, confirmo que não há questionamento a respeito da credibilidade do Blog (nem deste de de qualquer outro que venha a abordar o tema), apenas há intenção de nossa parte, já que somos todos representantes da classe, esclarecer a notícia trazida na medida em que realmente a forma que foi colocada causou dúvidas quanto a interpretação de alguns leitores Advogados.
Não seja aspero, todos os meios de comunicação estão sujeitos desde tipo de questionamento.
Att. Marília Gabriela OAB/8.187