Diversos

“Eles não querem perder a boquinha do imposto sindical obrigatório”, diz Rogério Marinho, em nota sobre protesto de sindicalistas em Natal

Nota sobre manifestação de sindicalistas

Toda manifestação é desejável desde que respeite os direitos de cada cidadão. Fazer protestos em frente a um condomínio prejudica a todos que moram lá e até a vizinhança. Eu espero que façam manifestações em locais adequados e que, das próximas vezes, os sindicalistas acordem mais cedo, pois saí para cumprir compromissos às 7h. Eles só chegaram às 9h. Talvez, não tenham costume de acordar cedo para trabalhar. Por fim, não tenho como resolver a verdadeira preocupação deles em relação a modernização das leis trabalhistas. Eles não querem perder a boquinha do imposto sindical obrigatório. É minha posição e já está tomada. O fim da obrigatoriedade do imposto será apresentado junto ao relatório das novas leis do trabalho.

Rogério Marinho

Deputado Federal

Opinião dos leitores

  1. Concordo plenamente com o fim desse assalto ao bolso do trabalhador….
    Não pode ser impositivo….
    Quem é sindicalizado já contribui mensalmente….

  2. Estes que estão defendendo a miséria desse Dep. só podem estarem sendo pagos por ele ! MORREU POLITICAMENTE PARA MIM .

    1. E desde quando petistas como você votam no deputado. Vocês têm seus bandidos de estimação.

  3. Perfeita declaração do deputado! Com certeza nenhum desses vagabundos tem costume de acordar cedo…

  4. Parabéns deputado,chega do trabalhor sustentar a mordomia desse parasitas presidentes de sindicato e sua corja!!!!!!!

  5. O dinheiro do imposto sindical só serve pra Lula fazer comícios na paulista as nossas custas. Temos que acabar com estes sindicatos, eles não representam a classe trabalhadora.

  6. Primeiro que o deputado está mentindo quanto ao horário do ato começou as oito horas da manhã, segundo e ele estavá em casa e saiu fugido, terceiro o nosso protesto não é contra o fim do sistema confederativo, e sim contra a reforma trabalhista que retira direito dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. Agora o deputado tão íntegro e desprendido de recursos publicos poderia apresentá uma PEC acabando com o fundo partidário, terá total apoio DA FORÇA SINDICAL,RN. sobre imposto sindical ele não pode falar porquê não conhece, sabe porquê? Porquê ele nunca teve carteira assinada, na verdade ele não trabalhador, ele é um sanguessuga do poder.

    1. Imposto Sindical não acabou, o que se pretende acabar ,é com a obrigatoriedade, portanto , os Sindicatos tem que ter um comportamento de respeito ao trabalhador, qualquer que seja sua opção . Parabéns deputado !

  7. Empobrecimento

    “As consequências serão o empobrecimento do trabalhador a médio prazo, a redução da massa salarial geral do país e até o corte na arrecadação previdenciária e de tributos”, alerta o advogado José Eymard Louguercio, especialista no tema. O advogado lembra que Marinho acatou muitas das 850 emendas apresentadas pelos colegas ao texto enviado pelo governo ao Congresso. A proposta altera mais de 200 dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e de toda a legislação trabalhista vigente.

    Rogério Marinho nega que o projeto retire direitos dos trabalhadores e afirma que vai modernizar a legislação e permitir a geração de empregos, ao dar segurança jurídica aos empresários e colocar na formalidade trabalhadores sem carteira assinada.

    A Ordem dos Advogados do Brasil alerta que, a médio prazo, as mudanças não vão interessar sequer aos empregadores, já que a redução salarial vai ter como consequência a queda no consumo. “O projeto agride a Constituição e todo o sistema normativo, representa um retrocesso civilizatório com o desrespeito aos direitos adquiridos”, diz o presidente da Ordem, Claudio Lamachia.

    1. Não há leis trabalhistas para os mais de 13 milhões de desempregados que os governos do PT deixaram de herança. E até seus bandidos prediletos, Lula e Dilma, defendiam mudanças nas leis trabalhistas, inclusive terceirização. É só pesquisar na net. Vocês, esquerdistas (no seu caso, profissional pelego), não cansam de mentir e tentar enganar nosso povo. Fale a verdade. Seus reais interesses são de cunho político partidário. Pouco importa o Brasil ou nosso povo.

    2. Procura o vídeo em que o Lula acusa a CLT de ser ultrapassada, da época de Getúlio, e que precisa ser alterada. Seja, ao menos, intelectualmente honesto.

  8. Os sindicatos estão loucos com a possibilidade concreta de acabar a boquinha diante de uma contestação, 95% deles não servem para nada e vão ter que deixar de existir, pois arrecadam por força de lei, sem a devida prestação de contas. Além da aberração de DEIXAR UM MONTE DE TRABALHADOR A DISPOSIÇÃO DE SINDICATOS SEM PRODUZIR E SEM PODER SER DEMITIDO.
    Imaginem a quantidade de sindicalista que terão que voltar a trabalhar. Esse é o verdadeiro temor deles, voltar ao batente.
    Junto com as novas regras então, tem muitos em estado de loucura total. Estão protestando até pela falta e excesso de vento.
    ESSA REFORMA PRECISA SER FEITA, A BEM DA PRODUÇÃO DO MERCADO E FIM DE SINDICATOS INÚTEIS

  9. Parabéns Deputado por ter coragem de enfrentar uma aberração desta, somos um dos poucos países no mundo que existe está obrigatoriedade, é tão sem sentido esta que por falta de argumentos querem desviar o foco para falar de Reforma Política porque estes malandros não lutam pela Reforma Política que vai beneficia toda Sociedade. E se o Sindicado é tão fundamental com certeza nenhum cidadão vai se negar a pagar para algo que trás tantos benefícios para categoria !!!

  10. Quem realmente ganha com a morte do sindicalismo ao defender as reformas trabalhista e previdenciária propostas pelo governo Michel Temer?
    Quem está bancando esse movimento todo?
    Quem está segurando as cordinhas para os "mamulengos" se movimentarem fazendo o que querem que façam?
    A resposta é simples e vem rápido quando vc se pergunta quem é o empregado e quem é o patrão?
    Pois se com Sindicato é ruim, sem Sindicato será ótimo para os Empresários e Comerciante tirarem o coro dos trabalhadores e depois de chupado o sumo, jogar o bagaço fora.
    De uns dias pra cá tenho dormido com medo de acordar no dia seguinte e ter sido revogada a Lei Áurea, sob os aplausos da torcida do BBB, feito Patos manipulados pela Rede Golpe de Televisão.
    Acordem enquanto é tempo, a escuridão aumenta e os cabrestos estão apertando cada vez mais os mais indefesos, os humildes e pobres.

    1. Faz tempo que o sindicalismo se perdeu nos emaranhados do poder. A CUT é o maior exemplo disso: Quer um exemplo? O acordão financiado pelo PT durante mais de uma década de governo. Todos caladinhos, fazendo vênias! Agora que perderam a boquinha de Lula e Dilma vêm tirar onda de defensores de direitos trabalhistas. Não quero pagar esse imposto que sequer uma prestação de contas existe. Não vou sustentar essas belezinhas que vivem de licença classista, fazendo discurso, se preparando pra ser vereador e rindo de nossas caras. Vão trabalhar corja!!!

  11. Reforma trabalhista permite que empregador reduza salário de funcionário

    Pela proposta em votação nesta semana, empresa poderá demitir funcionários e recontratá-los, por remuneração inferior, por terceirização ou acordo fechado individualmente. Para juristas e sindicatos, projeto acaba com a Justiça trabalhista e retira direitos constitucionais

    1. Jurista que se preze não afirma uma bobagem dessas. Misturam partidarismo com direitos e reformas. Vão gritar contra a Reforma e quando a gente pergunta o que você é especificamente contra? Não respondem. Não sabem. São marionetes, de um lado ou de outro!!!!!!

  12. Mentira, o que não se quer é trabalhar 12 horas por dia com salário reduzido, pode retirar essa obrigatoriedade de imposto sindical, todo trabalhador é contra, procure outra desculpa, você não se elege nunca mais, também, como essa relatoria já deve tá milionário.

    1. Não sou adepto do atual presidente (vice de Dilma, do PT, não esqueçam!), mas posso garantir que essas baboseiras sobre as 12 horas estão todas distorcidas. Já existe a carga horária de 12 horas negociada entre as categorias de enfermeiros e vigilantes, por exemplo e nenhum deles morreram até hoje por causa disso. A questão é: vigilantes e enfermeiros são categorias que TRABALHAM de verdade. Esse povim aí tá querendo moleza!!!

  13. Rapaz não me identifico com esse cidadão mas tenho que concordar com as suas palavras. Esses sindicatos não servem pra nada. Aliás só servem para tirar dinheiro do trabalhador e fazer politicagem da falsa esquerda. Tomara que acabe mesmo com essa contribuição fajuta.

  14. E porque nesta reforma o nobre deputado não inclui os políticos para serem regidos pelo mesmo regime dos trabalhadores?

    1. Simples porque você não aceitaria ser regido como agricultor, empregado doméstico, etc. Os empregados domésticos são tratados para menor, como trabalhadores de categoria inferior e pessoas como Verys (nome falso, claro!) ficam tirando onda de defensores de direitos, mas jamais aceitariam ser equiparados em igualdade de categorias. Vai me enganar que aceitaria? kkkkkkkkkk

  15. SINDICATO SÓ EXITE PARA DAR ESTABILIDADE A MUITOS QUE NÃO GOSTAM DE TRABALHAR, LEVANTANDO A BANDEIRA DE CATEGORIAS, PARA NO FUTURO SE CANDIDATAR NO MEIO POLÍTICO! IMPÓCRITAS, GANHAM DINHEIRO SEM TRABALHAR!!!

    1. Se com os sindicatos o trabalhador só se lasca, imagine sem…

    2. Valquíria pensa que sindicato tá preocupado com trabalhador. Virou negócio faz tempo. Já tem no Brasil até sindicato de empregados em sindicatos. Imagine. É só prestar atenção no histórico dos personagenzinhos que se destacam: vira vereador, depois deputado e o sonho continua: som sorte viram até senadores ou vocês acham que uma Fátima Bezerra ainda imagina a possibilidade de voltar à sala de aula…. e uma Amanda Gurgel da vida…. que, pra quem não sabe, antes daquele discurso lindo que a elegeu vereadora estava em sala de aula? Nunca. Olha o Diário Oficial do Município da época: licença para tratar de interesses particulares. KKKKKKKKK e os babacas achando que ela estava sobrevivendo com o salário de professor do município. Kkkkkkkkkkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Justiça cassa mandato de vereador e anula votos da chapa do PP por fraude a cota de gênero em Poço Branco

Foto: reprodução

A Justiça Eleitoral reconheceu a prática de fraude a cora de gênero do partido PP no município de Poço Branco e determinou a cassação do vereador eleito Rodrigo Marques Lucas de Araújo e inelegibilidade por 8 anos, além de anular os votos do partido.

Segundo denúncia do MP, o Partido Progressistas utilizou candidaturas femininas fictícias para cumprir formalmente o percentual mínimo de 30% exigido pela legislação eleitoral.

As candidatas Juliana Gonçalo e Maria da Conceição da Silva são apontadas como laranjas, sem campanha própria e com votações inexpressivas. Segundo o MP, as duas participaram apenas de eventos organizados por Rodrigo Marques Lucas de Araújo, apontado como mentor da fraude.

Ainda de acordo com o parecer, houve desvio de recursos públicos da campanha de Maria da Conceição em favor de Rodrigo Lucas, configurando não só fraude eleitoral, mas possível crime de falsidade e improbidade administrativa.

Justiça Potiguar 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Edinho Silva, candidato a presidente do PT, é condenado por improbidade

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Candidato a presidente do PT, o ex-prefeito de Araraquara Edinho Silva, foi definitivamente condenado por ato de improbidade administrativa doloso.

Apoiado por Lula na disputa interna do partido, ele foi considerado culpado por assumir obrigações de despesas sem possuir disponibilidade financeira para tanto nos últimos oito meses de seu mandato em 2004.

A decisão foi proferida pelo Tribunal de Justiça em março.

Lei de Responsabilidade Fiscal

O artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal proíbe a contratação de despesas nos dois últimos quadrimestres do mandato que não possam ser integralmente cumpridas dentro do mesmo período, ou que gerem parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem a devida disponibilidade de caixa, em detrimento da responsabilidade e da transparência na gestão dos recursos públicos.

O Ministério Público de São Paulo comunicou na segunda-feira, 28, a execução da multa civil prevista na condenação, superior a 500 mil reais, além de apurar a reiteração dessa conduta ao término do mandato de 2024.

Prefeito de Araraquara acusa Edinho Silva por rombo

O prefeito de Araraquara, Dr. Lapena (PL), acusou a gestão de seu antecessor, Edinho Silva (PT), de deixar dívidas que somam 1,1 bilhão de reais.

Os números foram apresentados pelo secretário de Administração, Roberto Pereira, durante audiência na Câmara Municipal em 21 de fevereiro.

A dívida, segundo a prefeitura, inclui 212 milhões de reais em obrigações de curto prazo, 562 milhões de reais em débitos de longo prazo, 60 milhões de reais em serviços contratados ainda não executados, 195 milhões de reais em processos judiciais e 42 milhões de reais em despesas não empenhadas, as chamadas “pedaladas fiscais”.

A maior parte dessas pedaladas fiscais, 75%, seria referente à área da Saúde, comandada pela então secretária Eliana Honain.

O antagonista 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

(VÍDEO) Aposentada questiona Lupi na Câmara: “Nós não merecemos respeito?”

Em meio ao escândalo em que está envolto o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, foi questionado por uma das supostas vítimas do esquema que desviou dinheiro de aposentados e pensionistas. “E nós, aposentados, não merecemos respeito?”, questionou.

A mulher, identificada como Ezimar Vieira dos Santos, estava na audiência Comissão de Previdência da Câmara, em que Lupi foi questionado sobre o escândalo. Segundo o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS), a mulher é uma entre milhões de vítimas.

“Ela, senhor ministro Carlos Lupi, foi à agência do INSS quando soube que estava sendo roubada para informar que R$ 77,86 estavam sendo tirados do seu benefício. E lhe disseram, simplesmente, que essa era uma entidade de São Paulo e não haveria o que fazer”, relatou Van Hattem. “Dona Ezimar é uma de 6 milhões de vítimas.”
Ao questionamento, o ministro afirmou: “Nenhum aposentado pode falar nada de mim porque não tem ninguém que mais defenda aposentados que eu”.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Governo publica suspensão dos acordos do INSS com entidades

Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

Dias após a operação da Polícia Federal (PF) contra o esquema de descontos indevidos em aposentadorias, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou nesta terça-feira (29/4) despacho suspendendo todos os acordos de cooperação técnicas firmados com entidades para interromper um esquema que desviou bilhões de aposentados.

A suspensão dos Acordos de Cooperação Técnica (ACT) celebrados com o INSS, que envolvam descontos de mensalidades associativas em folha de pagamento de benefícios previdenciários, foi assinada pela diretora substituta do INSS, Débora Floriano. O ex-presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, foi afastado pela PF na quarta-feira passada (23/4) e, posteriormente, demitido pelo presidente Lula (PT).

O ACT é o convênio com o INSS que permite os descontos de mensalidade associativa de aposentados e pensionistas, mecanismo que está no centro de um escândalo no governo federal.

Os acordos serão suspensos até reavaliação de sua regularidade e conformidade com as normas vigentes, bem como de quaisquer repasses às entidades partícipes dos ajustes.

Também foi determinada a realização de análise criteriosa dos referidos acordos, por parte das Diretorias de
Benefícios e Relacionamento com o Cidadão (Dirben) e de Governança, Planejamento e Inovação (Digov) e da Auditoria-Geral (Audger), com a verificação da regularidade do cumprimento dos ajustes celebrados e propondo, se necessário, medidas corretivas ou a rescisão definitiva dos instrumentos.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Governo Fátima faz ‘perversidade’ com servidores ao não repassar consignados aos bancos, diz sindicalista

A presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Direta do Governo do Estado (Sinsp), Janeayre Souto, classificou como “perversidade” o fato de o governo estadual ter voltado a atrasar o repasse aos bancos de parcelas de empréstimos consignados contraídos por servidores, apesar de ter feito o desconto nos contracheques.

Por causa do atraso nos repasses, bancos suspenderam a concessão de novos empréstimos e estão debitando valores das contas dos servidores para quitar o débito. O problema ocorre desde 11 de abril.

Em entrevista à 98 FM nesta terça-feira (29), Janeayre disse que a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) faz “apropriação indébita” dos salários dos servidores públicos estaduais. “Esse governo, o da professora Fátima, desde 1º de janeiro de 2019, tem escolhido fazer a gestão com o recurso, o salário dos servidores. E tem sequestrado, retirado parte dos salários”, declarou.

De acordo com a sindicalista, o atraso nos repasses por parte do Governo do Estado para os bancos está fazendo com que muitos trabalhadores tenham o valor do empréstimo debitado duas vezes: primeiro na folha, e depois diretamente em suas contas bancárias, já que, segundo cláusula contratual comum nos consignados, os bancos estão autorizados a fazer a cobrança caso o repasse não seja efetivado pelo Estado.

98 FM Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pesquisa aponta 84% de aprovação à gestão da prefeita Aize em João Câmara

A administração da prefeita Aize Bezerra em João Câmara alcançou um expressivo índice de 84,58% de aprovação popular, segundo levantamento do Instituto CENPOP, que avaliou os primeiros 100 dias de governo. O estudo também revelou que 83,26% da população considera a atual gestão melhor do que a anterior.

Os principais pontos positivos destacados pelos entrevistados foram a limpeza urbana, a saúde e a educação — áreas tratadas como prioridade pela administração municipal. Além disso, a pesquisa incluiu uma projeção eleitoral: se a eleição para prefeito fosse hoje, Aize lideraria com 61,45% das intenções de voto, contra 6,61% de Maurício Caetano. Outros 31,72% disseram não saber em quem votariam.

Eleita em 2024, Aize foi considerada uma surpresa nas urnas ao derrotar a união de forças tradicionais da política local. Enfrentou o ex-prefeito Manoel Bernardo (PP) e o grupo liderado por Maurício Caetano (União Brasil), que esteve próximo de conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições de 2022.

A pesquisa foi realizada no dia 22 de abril de 2025, com 454 entrevistas nas zonas urbana e rural do município. A margem de erro é de 4,5%, com nível de confiança de 95%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Veja o que abre e fecha no comércio de Natal no feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador

Foto: Brunno Martins/Divulgação

A maior parte do comércio de Natal irá fechar na próxima quinta-feira (1º), quando é celebrado o feriado do Dia do Trabalhador. O funcionamento dos estabelecimentos foi divulgado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da capital potiguar.

Comércios de rua, supermercados e bancos não devem abrir na data. Nos shoppings, somente as praças de alimentação devem funcionar.

O serviço público terá serviços suspensos no feriado e também na sexta-feira (2), visto que o governo do estado publicou ponto facultativo na data.

Veja abaixo o funcionamento do comércio em Natal na quinta (1º)

Comércio de Rua

  • Alecrim: Fechado
  • Centro da Cidade: Fechado.
  • Zona Norte: Fechado
  • Ribeira: Fechado

Shoppings

  • Shopping Midway Mall
    Lojas e quiosques – Fechados
    Alimentação e lazer das 11h às 22h
  • Natal Shopping
    Alimentação e Lazer: 11h as 22h
    Quiosques Alimentação: 13h as 21h
    Demais lojas e quiosques: Fechado
    Âncoras e Mega Lojas: Fechado
    Alpendre: 14h à 23h
    Academia Bodytech: Fechado
    Cinema: Conforme programação
  • Praia Shopping
    Praça de Alimentação das 11h às 21h (Facultativo)
    Demais lojas fechadas
    Moviecom conforme programação
  • Shopping Cidade Jardim
    Alimentação – a partir das 12h
    Lojas e quiosques – Fechado
  • Shopping Via Direta
    Abertura facultativa
  • Shopping Cidade Verde
    Lojas diversas – Fechadas;
    Alimentação e lazer – Facultativo
    Clínicas fechadas.
  • Partage Norte Shopping
    Lojas e quiosques – Fechados
    Alimentação das 11 às 22h.
    Academia – fechado
    Hipermercado – Fechado
    Cinema – Conforme Programação
  • Shopping 10 – Fechado

Supermercados – Fechados

Bancos – Fechados

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Bolsonaro come gelatina e tira sonda nasogástrica após 17 dias sem comer na UTI por cirurgia no intestino

Após 17 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reagiu bem à ingestão de água, chá e gelatina. Segundo o boletim médico divulgado nesta terça-feira (29), Bolsonaro mantém sinais de movimentos intestinais espontâneos e continua se alimentando pela veia, para obter todos os nutrientes e as calorias que precisa.

O documento também relata que o ex-presidente segue sem dor ou febre, com a pressão controlada e com melhora nos exames de fígado. Nas redes sociais, Bolsonaro compartilhou um vídeo em que seu médico retira a sonda nasogástrica e escreveu:

– Bolsonaro retira a sonda nasogástrica.
– Cenas fortes, assista.
– Cirurgia ainda em consequência da real tentativa de homicídio de Adélio Bispo (lulista, antigo militante do Psol, o homem mais protegido do Sistema do Brasil).
– Brasília/DF, 29/Abr 13h30 Terça-feira.

Não há previsão de alta e visitas seguem restritas.

Jovem Pan

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Deputados Lindbergh Farias e Gilvan Maximo batem-boca e quase saem no tapa em audiência na Câmara com a presença Lewandowski

Um bate-boca entre os deputados federais Lindbergh Farias (PT-RJ) e Gilvan da Federal (PL-ES) interrompeu a audiência com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, nesta terça-feira (29), na Comissão de Segurança Pública da Câmara.

A confusão começou após Lindbergh chamar Gilvan de “desqualificado”. Ambos se levantaram e precisaram ser contidos por outros parlamentares enquanto trocavam acusações. A sessão discutia o planejamento da pasta para 2025, por requerimento da oposição. A ofensiva ocorreu após Lindbergh relembrar que Gilvan havia pedido a morte do presidente Lula no início do mês.

Com informações de Jovem Pan News e Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FRAUDE NO INSS: aposentados registraram 742 mil reclamações sobre descontos indevidos somente no 1º semestre de 2024

Foto: INSS/divulgação

Um levantamento feito pela Controladoria-Geral da União (CGU) apontou que beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registraram, no primeiro semestre de 2024, 742.389 reclamações contra descontos associativos indevidos.

Descontos como esses, inseridos sem autorização na aposentadoria dos brasileiros, foram o motivo de uma operação da Polícia Federal na semana passada que investiga possível fraude nos cadastros. Os desvios ocorreram entre 2019 e 2024 e podem chegar a R$ 6,3 bilhões.

As reclamações foram feitas em canais de atendimento do INSS.

Em 709 mil desses casos – 95,6% do total –, os aposentados informaram que não haviam autorizado previamente o desconto feito pelas associações direto da folha.

“O quantitativo de requerimentos de exclusão de descontos de mensalidades associativas efetuados […] sinalizam que não é possível assumir como parâmetro balizador das decisões e ações sob a responsabilidade do INSS a boa-fé, em especial considerando os reflexos diretos no valor do benefício pago aos segurados do INSS em virtude da realização desses descontos”, afirmou a CGU.

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi demitido na quarta-feira (23). No sábado (26), reportagem exclusiva do Jornal Nacional mostrou que o ministro da Previdência, Carlos Lupi, foi avisado dez meses antes de o governo começar a tomar providências para barrar as fraudes.

As reclamações foram feitas contra as 11 associações suspensas pela Justiça após a operação da PF. Outras 12 entidades receberam, pelo menos, mil reclamações no período.

Ao todo, essas associações registraram 6,54 milhões de beneficiários com algum percentual de desconto em folha. Ainda não se sabe quantos desses foram vítimas de fraude.

Em julho de 2024, a CGU enviou para o INSS, à época presidido por Alessandro Stefanutto, esses dados e outros documentos de uma auditoria feita pelo órgão.

A controladoria pediu para a suspensão do repasse de mensalidades de oito associações. Nenhuma providência foi tomada.

O levantamento feito pela Controladoria-Geral da União foi utilizado como suporte para a realização da operação em conjunto com a Polícia Federal e serviu de suporte para a decisão judicial de bloquear os descontos das entidades.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *