A cidade de Natal elegeu, em um pleito tranquilo, neste domingo (06/10), 40 novos conselheiros tutelares, sendo 20 titulares e 20 suplentes, com cinco representantes por região administrativa (zonas Norte, Sul, Leste e Oeste). O Diário Oficial do Município desta terça-feira (08/10) publicará a lista com os nomes dos eleitos para o quadriênio 2020/2023.
Os escolhidos passarão por um curso de formação com frequência obrigatória, carga horária mínima de 40 horas e presença mínima de 85% no final de novembro. A remuneração mensal é de R$ 2.500,00, com carga horária de 40 horas semanais, de segunda a sexta-feira (8h às 18h). Apenas membros titulares são remunerados. A posse está prevista para o dia 10 de janeiro de 2020, com local a ser divulgado em breve.
A eleição mobilizou cerca de 600 funcionários da Prefeitura de Natal, sob coordenação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Natal/RN (Comdica/Natal). Foram 134 urnas espalhadas pelas quatro regiões da cidade, com votação entre 8h e 17h. Logo após o encerramento da votação, a apuração foi realizada no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure), em Nossa Senhora de Nazaré, zona Oeste, e os eleitos foram conhecidos por volta da meia-noite.
“Tivemos um avanço muito grande em relação ao pleito de 2015. Por exemplo, passamos de 80 urnas eletrônicas para 134, garantindo conforto ao eleitor, reduzindo filas e dando mais segurança ainda. Os candidatos, no geral, se comportaram de forma correta e respeitosa. Tivemos duas ou três denúncias de propaganda irregular e que foram fiscalizadas pela Guarda Municipal, que teve um papel muito importante nesse processo”, resume Sérgio Câmara, presidente da Comissão Especial do Processo de Escolha dos conselheiros tutelares. Um desses casos foi registrado em uma delegacia devido a ameaças. O acusado foi conduzido pela Guarda Municipal.
Câmara explica que todo o processo começou no mês de abril, com a habilitação dos candidatos e realização de provas, que determinou 65 elegíveis para as 40 vagas (20 titulares e 20 suplentes), escolhidos neste domingo (06/10). “Foi um longo trabalho, que culminou com a votação e apuração. Tudo foi muito bem encaminhado. Tivemos algumas filas nos locais onde havia maior concentração de candidatos e eleitores, mas tudo transcorreu dentro do planejado”, comentou o presidente, que agradeceu às escolas que abriram as portas para receber as seções: “Foram 34 escolas, sendo 29 do Município e cinco do Estado. Agradecemos muito esses espaços”, complementou.
Os titulares eleitos foram:
ZONA SUL
Cindy Stefanie – 940 votos
Edbegna Aquino – 610 votos
Francisca – 510 votos
Núbia Rodrigues – 464 votos
Vevé – 412 votos
ZONA LESTE
Ronnan Cunha – 719 votos
Waguinho – 636 votos
Neto Ramos – 587 votos
Cristina Torres – 495 votos
Jeane Flávia – 410 votos
ZONA OESTE
Regis Marcolino – 984 votos
Priscilla Rafaella – 793 votos
Camila Araújo – 779 votos
Wellington Bernardo – 732 votos
Tony Barros – 698 votos
ZONA NORTE
Helder Melo – 1.409 votos
Eduardo – 800 votos
Arianne – 759 votos
Carlos Pinheiro – 690 votos
Hilda – 650 votos
Eleições estão dominadas pela política partidária tanto quanto as dos conselhos comunitários… Sem distorções.
Circulou num grupo de WhatsApp da UFRN que o critério principal para votar, dentre outros, era que o candidato não tivesse votado em Bolsonaro para Presidente da República.
Será? Pior que eu não duvido, pois o investimento da esquerda foi pesado mais de 1 década para ter essas pessoas ao seu lado…
O fato é que a tetinha da esquerda secou e o Brasil agora está crescendo, abrindo a economia e com excelentes perspectivas!