O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a mentir sobre os números da fome no Brasil, desta vez durante a abertura da Cúpula do G20. O evento começou nesta segunda-feira, 18, no Rio de Janeiro.
Durante discurso no início da reunião, Lula alegou ter “acabado com a fome” no Brasil em 2014 e sugeriu ter encontrado o país na mesma situação depois de seu retorno à Presidência, em 2023.
“Conseguimos sair do Mapa da Fome, da FAO, em 2014, para o qual voltamos em 2022, em um contexto de desarticulação do estado de bem-estar social”, disse Lula. “Foi com tristeza que, ao voltar ao governo, encontrei um país com 33 milhões de pessoas famintas. Em um ano e 11 meses, o retorno desses programas já retirou mais de 24,5 milhões de pessoas da extrema pobreza. Até 2026, novamente, sairemos do Mapa da Fome.”
No discurso, Lula disse que os dados sobre a fome são da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A FAO, no entanto, não usa mais o Mapa da Fome para divulgar informações sobre subalimentação, já que adota outras abordagens.
Essas informações constam no 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, divulgado em junho de 2022 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Pessan).
Esta não é a primeira vez que o presidente utiliza esses dados para falar da fome no Brasil. No mês passado, Lula citou as mesmas informações durante um encontro com o magnata e fundador da Microsoft, Bill Gates.
Conforme exposto pela Edição 152 da Revista Oeste, a pesquisa que cita o número de 33 milhões de pessoas com fome possui erros estatísticos. Para afirmar que o Brasil tem 33 milhões de famintos, a Penssan comparou dois inquéritos encomendados a ela mesma.
O primeiro levantamento aconteceu em dezembro de 2020, no início da pandemia, em 2.180 lares em todo o Brasil. Ele mostrou que 9% da população, ou 19 milhões de brasileiros, enfrentava insegurança alimentar.
A segunda pesquisa, mais ampla, foi feita entre novembro de 2021 e abril de 2022, com 12.745 domicílios visitados. O resultado mostrou que 15% dos brasileiros estavam passando fome, totalizando 33 milhões de pessoas.
Realizada durante a pandemia de covid-19, a pesquisa usou oito perguntas focadas no que os entrevistados sentiram nos últimos três meses. No entanto, a representatividade da amostra é questionável, já que o documento publicado não traz informações detalhadas. A pedido de Oeste, o cientista de dados Leonardo Dias analisou a amostra.
De acordo com o especialista, houve uma sucessão de erros. “Em primeiro lugar, foi usada a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2015, sendo que já está disponível a PNAD 2021, que tem uma proporção de amostra de salário bem diferente”, afirmou Dias. “Na edição mais recente, 38% da população ganhava até dois salários mínimos; 40%, de dois a cinco; e 22%, acima de cinco salários”, disse.
Os dados indicam a possibilidade de uma amostragem superestimada nas Regiões Norte e Nordeste, onde a situação da insegurança alimentar é mais grave, e subestimada nas Regiões Sul e Sudeste, onde o problema é menor.
No Brasil, cerca de 8,4 milhões de pessoas enfrentaram a fome entre 2021 e 2023, de acordo com um estudo de cinco agências da Organização das Ações Unidas (ONU). O relatório também revela que 39,7 milhões de brasileiros viveram em insegurança alimentar durante o mesmo período, sendo 14,3 milhões em estado severo.
As informações são do relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo”, da FAO e agências parceiras, divulgado em 24 de julho.
Globalmente, a fome permaneceu estável nos últimos três anos, depois de um aumento durante a pandemia.
Em 2023, entre 713 milhões e 757 milhões de pessoas podem ter passado fome, o equivalente a uma em cada 11 pessoas no mundo. A insegurança alimentar global (moderada ou severa) afetou 28,9% da população mundial.
De acordo com a FAO, a desnutrição no Brasil foi de 3,9% entre 2021 e 2023, enquanto a insegurança alimentar atingiu 18,4%.
Revista Oeste
Tudo que Bolsonaro fala vira notícia. Faltou alguém aqui nos comentários dizer que a criança estava 100% vestida de soldado. Podem pesquisar no YouTube. Foi em Ribeirão Preto, antes de ontem. Vai lá assista, é so pesquisar. É bom que vcs vão ver a multidão o cara não podia nem andar na cidade, travou tudo. Será que os petistas tem coragem de asistir? Os que tiverem coragem arruma uma dor de barriga, o barro amolece na hora.
Está doendo em todos Bolsonaro 17 chega logo e deixa Lula na cadeia mídia suja
Edu, caso ele ganhe tomara que seja realmente o Mito. Não ganhará com meu voto disso tenho consciência limpa. Mas se ganhar e fizer alguma coisa boa, Amém. Se não fizer, Amém também. Só não vai ganhar com o meu voto; Pois para mim esse candidato está longe de cumprir com as obrigações de uma presidência.
Seria o maior retrosesso para o Brasil se esse maluco chegasse a presidente, que bom que ele não vai ganhar
“Retrosesso” é a sua gramática.
O professor deve ter sido o molusco.
??
Por que a mídia não se refere ao que Lula disse ao chamar "as mulheres de grelo duro" e ao dizer que "Pelotas é exportadora de viados"? Isso sem contar que há suspeita de ele ser o mandante da morte de Celso Daniel e outras 9 mortes por arquivamento de testemunhas? A mídia é podre, irresponsável e monstruosamente hipócrita.
Graças a Deus minha filha de 07 anos já sabe atirar com espingarda de chumbinho!
Matéria tendenciosa pra tentar denegrir a imagem de um candidato.
Eu não votaria nele, mas com tanta tentativa de queimar a imagem dele, vou acabar votando!
BG, poste aí o vídeo (sem cortes) para que todos possam ver e tirar suas conclusões. Notícia (que, no caso, essa não parece ser, mas algo direcionado a 'minar' candidatura, haja vista o termo 'ensinando', quando simplesmente foi feita uma pergunta a um garoto… ora, qual o menino que nunca brincou de polícia e ladrão, ou brincou com uma pistola, nem que fosse de água?) deve ser dada não só com ato isolado, mas verificando todo o contexto. Pelo visto e, estando a criança "fardada", não é de se entender que se trata de um evento de policiais, ou voltado àquele público?
Que medo desse homem! Tamos lascados.
Matéria tosca. É a cara da imprensa.
Ridícula
Cretina
Maldosa
Sem.contexto. o jornalismo em geral estar no volume morto. BOLSONARO2018
Rapaz, é brincadeira uma reportagem dessa natureza.
Não tem o q falar de negativo (corrupção) do MITO e ficam atrás
de babozeiras. Relaxem q entra em doer.
Ao inves desse lixo de matéria voces deveriam noticiar o sucesso da entrevista de ontem na Globo News com o futuro ministro da economia Paulo Guedes, uma verdadeira aula de como tirar o país deste caos!!! Rumo a vitória!!! Apresento-lhes Ordem ( Bolsonaro) Progresso ( Paulo Guedes)
Esse doido é mito,
Entrevistadora: Já sofreu algum tipo de violência sexual?
Marina Silva: Nunca. Quando éramos crianças, tínhamos uma espingarda. Eu e minhas irmãs a levávamos para cortar a seringa. Só uma delas sabia atirar e a gente se dividia na estrada para fazer o serviço mais rápido.
Entrevista concedida a revista Marie Claire em Março deste ano.
A candidata que andava com arma de fogo pra proteger a vida agora muda de opinião pra passar imagem de pacifista. Marina, saiba que teu premio não é o Nobel da paz e sim o Oscar de melhor atriz por ser boa fingidora. Que o eleitor tome ciência que você é tão falsa como uma nota de R$ 3,00.
Pra esses jornalistas aí o normal seria o garoto estar brincando de boneca?!?! Mimimi danado!!! Menino tem que brincar de que? Barbie? Eu brincava de polícia e ladrão!!
Agora menino brincar com bonecas pode…. e também escolher se quer ser do sexo masculino ou feminino…..
Sério ??? Isso é motivo de reportagem ???
Tudo o que o Mito disser vai ser combatido, mas a vitória está perto, ele vem ai.