Geral

Em Itajá, Ministério Público Federal apresenta impugnação à candidatura de Luiz Carlos Guimarães (Preguinho)

0600145-38.2024.6.20.0054 (1)

 

O Promotor Eleitoral Daniel Lobo Olímpio apresentou Impugnação ao Registro de Candidatura do Candidato à Prefeito em Itajá/RN pelo grupo oposicionista LUIZ CARLOS GUIMARÃES, conhecido por PREGUINHO.

Preguinho teve as contas reprovadas pelo TCE/RN em período em que foi presidente da Câmara Municipal de Itajá/RN por ter pago a si mesmo subsídios em valores superiores ao teto constitucional.

Há precedentes recentes do TRE/RN que afirma ser a conduta (pagar subsídios acima do teto constitucional) atrativa da inelegibilidade prevista no art. 1º, I, alínea “g” da Lei da Ficha Limpa.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Deolane está em presídio superlotado, mas conta com cela exclusiva

Foto: Reprodução

Após ter a prisão domiciliar revogada, a influenciadora e advogada Deolane Bezerra foi encaminhada à Colônia Penal Feminina de Buíque, no Agreste de Pernambuco, a 280 km do Recife.

Além da empresária, o presídio abriga as “Canibais de Garanhuns” e outras 262 detentas – no entanto, a unidade prisional só teria capacidade para 107 mulheres e está superlotada, de acordo com o Sindicato dos Policiais Penais de Pernambuco.

Apesar da superlotação, à CNN, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (SEAP/PE) explicou que a empresária está em uma cela privada.

“Por tratar-se de um caso de grande repercussão, Deolane Bezerra está em uma cela reservada, com o objetivo de garantir sua integridade física. A medida é comum em casos envolvendo figuras públicas, visando proteger a detenta de eventuais ameaças de outras internas”, esclarece a SEAP.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Brasil vive o período de estiagem mais extenso já registrado

Foto: Michael Dantas/AFP

A seca deste ano é a mais extensa já registrada no Brasil, a mais intensa em partes da Amazônia e deve superar em severidade a do Pantanal em 2021, até agora a mais extrema desse bioma. O número de focos de incêndio entre janeiro e segunda-feira chegou a 164.543, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Foi o maior para este período desde 2010 e o quinto desde o início da série histórica, em 1998 — o pior ano foi 2007, com 184.010 focos.

A gravidade e extensão do fenômeno foram detalhadas em uma nota técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A nota lembra que ele começou no segundo semestre de 2023. Segundo o Cemaden, estão sob algum grau de seca 5 milhões de km², ou 59% do país. Até então, a estiagem mais ampla registrada era a de 2015-2016, com 4,6 milhões de km² (54% do território). A terceira mais ampla foi a de 1997-1998, que afetou 3,6 milhões de km² (42%).

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Além de impeachment, oposição fala em apreender e acessar telefone de Moraes em documento

Foto: Gustavo Moreno/STF

Além do impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a oposição no Congresso Nacional fala na apreensão e na quebra de sigilo de telefones, computadores, tablets e outros aparelhos eletrônicos pessoais e funcionais do magistrado.

A ideia consta no pedido de impeachment contra Moraes. O documento ainda não está no sistema oficial do Senado, mas foi compartilhado nesta terça-feira (10) pela assessoria do senador Rogério Marinho (PL-RN) com a assinatura da assessoria técnica da Secretaria-Geral da Mesa do Senado.

O texto cita a criação de uma comissão especial de senadores para então eventualmente determinar a busca e apreensão de aparelhos não só de Moraes, mas também dos auxiliares Airton Vieira e Marco Antônio Vargas e do perito Eduardo Tagliaferro, ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Afirma que, “quebrados seus sigilos, sejam periciados pelo órgão técnico próprio a fim de angariar provas para subsidiarem o presente procedimento”.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Eliminatórias: Brasil perde para Paraguai e ouve ‘olé’ da torcida adversária

Foto: Daniel DUARTE / AFP

A seleção brasileira continua envergonhando o seu torcedor. Se foi ao menos competitiva contra o Equador, nesta quarta-feira (10) sucumbiu diante de um rival mais frágil, o Paraguai, em partida da oitava rodada das Eliminatórias. Com notável dificuldade para ser criativo, o Brasil mereceu ser derrotado em Assunção. Perdeu por 1 a 0 – gol marcado pelo jovem meio-campista Diego Gómez – num duelo em que foi dominado e poderia ter perdido por mais.

A partida no Defensores del Chaco, foi previsível, lenta, apática e improdutiva a seleção brasileira, repetindo atuações tão ruins que havia feito sob o comando de diferentes técnicos. O time produziu muito pouco e jogou como se não precisasse subir na tabela, mas precisa, já que caiu para o quinto lugar. São apenas dez pontos em oito partidas no torneio classificatório – oito a menos que a líder Argentina.

É muito pouco para a seleção pentacampeã, outrora reconhecida e exaltada como a melhor do mundo. Hoje, tem que ouvir vaias, críticas e cobranças porque é protagonista de seguidos vexames. O Paraguai tem nove e está no sétimo lugar.

Jovem Pan

Opinião dos leitores

  1. Essa seleção é a cara do Brasil atual. Desorganizado, abatido. Desfigurado. Seria excelente se ficar de fora desta copa

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lula entregará medalha do mérito da saúde a Janja e Xuxa hoje

Foto: Reprodução/Instagram

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entregará, na tarde desta quarta-feira (11.set.2024), a medalha de mérito Oswaldo Cruz, na categoria ouro, a 22 pessoas e 10 instituições (leia abaixo). Dentre as homenageadas estão a primeira-dama, Janja Lula da Silva, a apresentadora Xuxa Meneghel, a ginasta Daiane dos Santos e a dona do Magazine Luiza, a empresária Luiza Trajano.

Criada em 1970, a honraria é usada para reconhecer pessoas e entidades que tenham contribuído, direta ou indiretamente, para o bem-estar físico e mental dos brasileiros. O decreto assinado por Lula e pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, porém, não especifica a atuação de Janja e Luiza Trajano em prol do tema.

A homenagem e entrega das medalhas está agendada para às 16h30 desta 4ª feira (11.set), no Palácio do Planalto. O decreto foi publicado na edição de 4 de setembro do Diário Oficial da União.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Trump e Kamala trocam acusações sobre inflação, aborto, imigração e Putin em 1º debate

Foto: Win McNamee/Getty Images

Donald Trump e Kamala Harris participaram do primeiro — e possivelmente único —, debate para a presidência dos Estados Unidos na noite desta terça-feira (10), realizado pela ABC News, com transmissão para todo o Brasil ao vivo pela RECORD NEWS, com tradução simultânea. Essa foi a primeira vez que o republicano e a democrata se encontraram pessoalmente. Eles apertaram as mãos no início da transmissão.

O embate começou com a discussão sobre a economia. A vice-presidente afirmou que o plano de Trump é o mesmo de seu primeiro governo e que o candidato governa para as grandes empresas. “Eu sou a única pessoa nesse palco que tem um plano para elevar a classe média e todo o povo americano”, disse.

Em contrapartida, o republicano afirmou que os Estados Unidos, atualmente, estão com uma inflação “nunca vista antes” e talvez uma das piores na história. “Eu criei uma das melhores economias da história do nosso país e vou fazer isso mais uma vez, e melhor ainda”.

Questões sobre imigração dominaram boa parte do embate. “Sou a única pessoa aqui em cima que colocou em pauta a questão de armas, drogas e imigrantes. Mas o Congresso dos EUA, que tem grandes conservadores, veio com a questão das fronteiras. Eu tentei que as fronteiras funcionassem. Sabe o que ele fez? Trump ligou para os comparsas dele e pediu para que não fosse aprovado”, disse Kamala.

O republicano rebateu dizendo que se Harris se tornar presidente dos Estados Unidos, o país vai se tornar uma Venezuela com anabolizantes.

“Permitiram criminosos, terroristas e ladrões de rua entrarem em nosso país. […] Os países removem seus criminosos das ruas e exportando para o nosso país, rebateu Trump.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Pacientes do SUS ficam sem atendimento renal no RN

Foto: Arquivo TN

Há 46 dias, pacientes que necessitam de tratamento contra cálculo renal através do serviço público no Rio Grande do Norte estão desamparados. A situação envolve a falta de renovação do convênio por parte do Governo do Estado com uma clínica privada que presta esse atendimento há 30 anos.

Desde o dia 27 de julho com o contrato expirado, a estimativa é que mais de 200 pacientes já foram prejudicados sem a realização de cirurgias que seriam contempladas através do convênio.

De acordo com Maryo Kemps, diretor da clínica privada, a unidade é a única com a prestação desses atendimentos ao cuidados renais no Rio Grande do Norte através do Sistema Único de Saúde (SUS), acumulando uma média de 120 atendimentos por mês ou 1.440 por ano.

“De 90 a 95% da nossa atividade é direcionada ao SUS. Eu venho mandando ofício tentado pleitear uma negociação para abrir um discurso de renovação e a gente sempre com dificuldade de burocracia”, explica.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Número de casos suspeitos de dengue aumenta 177% no Estado

Foto: Reprodução

O número de casos de dengue no Rio Grande do Norte teve crescimento alarmante em 2024. De acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde, entre janeiro e agosto deste ano, foram contabilizados 16.947 casos prováveis da doença, um aumento de 177,4% em relação ao mesmo período de 2023, quando o estado registrou 6.109 casos. Além disso, o Estado contabilizou três mortes por dengue e dois óbitos estão em investigação. Os casos registrados até agosto deste ano já superam o total do ano passado, que foi de 7.679.

Apesar desse aumento significativo, a adesão à campanha de vacinação contra a dengue tem sido irrisória. A campanha de 2024, que tinha como público-alvo 112.321 pessoas, alcançou apenas 7.212 indivíduos com a primeira dose da vacina, representando 6,42% do total. A situação é ainda mais preocupante com relação à segunda dose: somente 2.464 pessoas, ou 2,19% do público-alvo, completaram o esquema vacinal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

Universitário é morto a tiros em academia no interior do RN

Foto: Instragram/Uern

Um universitário identificado como André Felipe Jales Fernandes, de 19 anos, foi morto a tiros em uma academia durante a tarde desta terça-feira (10) na cidade de Messias Targino, localizada na região Oeste do Rio Grande do Norte. A vítima integrava a Universidade Estadual do RN (Uern), no município de Patu.

Segundo a Polícia Civil, André Felipe foi baleado na escada da academia. As motivações para o crime estão sendo invetigadas.

Em nota divulgada nas redes sociais, a universidade lamentou a morte do aluno, que cursava o 2º período de Ciências Contábeis, e decretou um luto de três dias na instituição. As aulas desta noite foram suspensas.

Leia a nota na íntegra abaixo:

“É com profundo pesar que a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) lamenta o falecimento do estudante André Felipe Jales Fernandes, 19 anos, aluno do 2º período do curso de Ciências Contábeis da Uern Patu.

Em sinal de luto, a Universidade decretou luto oficial por três dias, com hasteamento da bandeira da Uern a meio mastro.

A direção da Uern Patu informa que as atividades acadêmicas estão no turno da noite desta terça-feira, 10.

Solidários a familiares e amigos, expressamos nossas sinceras condolências por essa perda irreparável”.

Fonte: Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MPF cobra que Estado e União localizem 27 presos que desapareceram na rebelião de Alcaçuz em 2017

Foto: Seap / Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) enviou uma recomendação à União e ao estado do Rio Grande do Norte para que localizem os presos que desapareceram após a rebelião ocorrida na Penitenciária de Alcaçuz, no ano de 2017. Segundo o MPF, 27 detentos simplesmente desapareceram dos registros do presídio.

A rebelião, que aconteceu em janeiro de 2017 e durou 14 dias, ficou marcada pela violência entre facções e a morte de, pelo menos, 26 detentos.

O documento, de autoria do procurador da República Fernando Rocha, cobra que os governos federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, e estadual, a partir da Secretaria da Administração Penitenciária, localizem as pessoas que ainda estão oficialmente desaparecidas desde a rebelião de 2017 e, além disso, adotem medidas preventivas e de reparação.

Dentre as ações de prevenção recomendadas estão a criação de um plano de resposta imediata a rebeliões; um sistema de registro eficaz de todas as movimentações dos detentos; mobilização de equipes especializadas para varreduras e buscas; uso de câmeras de segurança, drones e outras tecnologias de monitoramento; e investigações coordenadas com a polícia e órgãos de direitos humanos. Tudo isso para descobrir o paradeiro dos que ainda não foram encontrados e evitar novos desaparecimentos.

O MPF requer ainda que o poder público mantenha contato contínuo e transparente com os familiares dos desaparecidos; utilize depoimentos de testemunhas, imagens de câmeras de segurança e informações da comunidade local para obter pistas; trabalhe em conjunto com instituições como a Defensoria Pública, Ministério Público e órgãos de segurança; bem como promova testes de DNA caso sejam encontrados restos mortais ou evidências de crimes.

Já como política de reparação, se não for possível localizar os desaparecidos, a União e o estado do Rio Grande do Norte devem se responsabilizar por indenizar as famílias, “reconhecendo a omissão ou falhas no controle e proteção dos detentos sob sua custódia, além emitir relatórios públicos detalhados sobre o andamento das investigações, os esforços de busca e as medidas adotadas”.

Rebelião de Alcaçuz

A Penitenciária Estadual de Alcaçuz, localizada no município de Nísia Floresta (Região Metropolitana de Natal), no Rio Grande do Norte, é o maior complexo prisional do estado. A rebelião de 2017 envolveu presos pertencentes a grupos criminosos rivais – Primeiro Comando da Capital (PCC), de origem paulista, e Sindicato do Crime, de origem potiguar – e foi parte de uma onda de violência nacional ligada à guerra entre facções.

Os corpos de 26 presos foram encontrados em condições de extrema brutalidade, não havendo certeza em relação aos demais desaparecidos. Em meio à violência, à superlotação e à falta de controle dentro da penitenciária, as facções criminosas impuseram sua própria forma de justiça, resultando em mortes, mutilações e ocultação de cadáveres, o que dificultou a identificação e a contabilização exata das vítimas.

Vários presos foram dados como desaparecidos, alguns até já foram recapturados, mas até o momento não se tem informações conclusivas sobre o paradeiro de 27 deles, mesmo após diligências realizadas pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Defensoria Pública da União (DPU).

Fonte: Portal 98Fm

Opinião dos leitores

  1. Tem de ir numa sessão espírita pois os corpos de muitos foram despedaçados segundo relato da imprensa na época do ocorrido e colocados nas fossas da unidade. prisional

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *