Foto: Fátima Meira/Estadão Conteúdo
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, aparece à frente na disputa eleitoral para a Presidência da República com 23,7% das intenções de voto, seguido de Jair Bolsonaro (19,9%), Lula (19,4%), Marina Silva (9,6%), Ciro Gomes (4,6%), Álvaro Dias (3%), Henrique Meirelles (1%), João Amôedo (0,4%) e Manuela D’Ávila (0,4%).
Os dados são da pesquisa do Instituto Paraná divulgada nesta segunda-feira (11).
Aprovação de Michel Temer
Ao serem questionados sobre a administração de Michel Temer, apenas 7,2% dos entrevistados classificou como “ótima/boa”, 20,3% classificaram como “regular”, e 71,5% classificaram como “ruim/péssima”.
Sobre a aprovação ou desaprovação ao Governo do peemedebista, 14,4% aprovam, 82% desaprovam e 3,5% não sabem ou não opinaram.
Dados da pesquisa
O universo desta pesquisa abrange os eleitores do Estado de São Paulo. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2.016 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica.
O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais em 76 municípios durante os dias 05 a 09 de dezembro de 2017, sendo checadas simultaneamente à sua realização em 20,0% das entrevistas.
Para a seleção da amostra utilizou-se o método de amostragem estratificada proporcional. Conforme o mapeamento do Estado em 15 mesorregiões homogêneas segundo o IBGE, considerou-se esta divisão geográfica como primeira estratificação. Dentro de cada mesorregião, agruparam-se os municípios em grupos homogêneos, procedendo-se à estratificação proporcional final da amostra. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/17.
Tal amostra representativa do Estado de São Paulo atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais, nas análises das questões por localidade o grau de confiança atinge 95,0% para uma margem estimada de erro no estrato “Demais Mesorregiões do Estado” de aproximadamente 3,0% e na Mesorregião Metropolitana de São de aproximadamente 3,0%.
Jovem Pan – UOL
Nada além de um EMPATE TÉCNICO, o que é vergonhoso para quem governa SP há tanto tempo.
So em SP, resto do país é Bolsonaro na cabeça!!! O Brasil precisa de um presidente LIMPO!!!
Bolsonaro neles, o Brasil precisa de coragem e honestidade.
O principal entrave a uma eventual candidatura de Alckmin é a pouca flutuabilidade de seu navio de guerra, qual seja, o PSDB de casco furado. Perdeu-se no tempo o partido que Mário Covas classificara como "o PMDB com vergonha na cara".