Foto: Reprodução
O deputado federal André Janones (Avante-MG) enviou uma petição à Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitando a extinção do Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro.
No documento encaminhado ao procurador-geral, Paulo Gonet, no último dia 14, Janones argumenta que o pedido “fundamenta-se na necessidade de proteção do regime democrático brasileiro, que tem sido alvo de sucessivos ataques e ameaças originados e fomentados por figuras de liderança e membros do partido requerido”.
Na petição, o parlamentar indica ligação do partido com ações extremistas, como os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e o atentado com explosões em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite do dia 13 deste mês.
Na ocasião, o homem-bomba, identificado como Francisco Wanderley Luiz, morreu após a explosão de um dos artefatos. Ninguém além dele ficou ferido.
Ainda no documento enviado à PGR, Janones declara que “a continuidade das práticas do Partido Liberal representa uma ameaça direta à ordem democrática e à paz social”.
“O apoio a discursos de descrédito institucional, culminando em atos de violência, demanda uma intervenção enérgica para preservar a estabilidade do Estado Democrático de Direito”, conclui o deputado.
Bolsonaro e Valdemar Costa Neto, presidente da legenda, estão entre os 37 indiciados pela Polícia Federal (PF) na tentativa de um golpe de Estado no país após o resultado da eleição presidencial de 2022, na qual o candidato à reeleição pelo PL foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O inquérito, concluído pela PF na quinta-feira (21), abrange o envolvimento dos indiciados nos ataques do 8 de Janeiro, bem como o plano para matar Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
CNN
Esse janones é um parasita estatal.
Merece comentários? Acho que não, né? Vindo de um ser desse naipe. Tudo pela democracia. Vejam se ele, apesar de bandido, já foi punido por alguma coisa
Políticos da estirpe desse marginal é que fazem o nosso Brasil menor e com que nos não acreditemos na política, esse cara é um ser abjeto.
Esse é um reles pau mandado e de sobra mau caráter esférico !
Ameaça a democracia é a existência de políticos tipo André Janones, Lula, Paulo Teixeira, Paulo Pimenta, entre outros e, a militância política dos ministros do STF, nós já estamos no exercício da ditadura do judiciário, e, enquanto existir essa parceria. PT / STF, a esquerda vai comemorar e pedir o extermínio dos opositores.
Verdade. Como dona janja falou “nosso Parceiro.”