Política

Em VÍDEO, ex-presidente Lula promete novo ‘modo de governar’ se não houver impeachment

lula_frameVÍDEO AQUI em texto na íntegra

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou um vídeo nas redes sociais em que diz que o impeachment é golpe e que, se for aprovado no próximo domingo, agravará a crise. Ele diz que ninguém que não teve a legitimidade do voto conseguirá governar o país e contará com o respeito da população. O vídeo de Lula é uma estratégia casada com a presidente Dilma Rousseff, que nesta sexta-feira à noite fará um pronunciamento à nação em cadeia nacional de rádio e TV.

No vídeo, publicado em sua página no Facebook no começo da tarde desta sexta-feira, Lula fez um apelo aos deputados que vão votar o processo. Na gravação, ele ataca o vice-presidente Michel Temer sem citá-lo nominalmente.

– Quem trai o compromisso selado nas urnas não vai sustentar acordos feitos nas sombras – acusa Lula, se referindo às negociações feitas pelo vice-presidente com os partidos.

O petista pediu aos deputados que “pensem com muita serenidade”. Na avaliação do ex-presidente, todas conquistas da constituição de 1988 e de seu governo estão ameaçadas se o impeachment passar. Ele diz que “juntos” conseguimos vencer a fome, reduzir a desigualdade, superar desafios econômicos, políticos e sociais e derrubar “o muro que dividia o Brasil entre os que tudo podiam e os que sempre ficaram à margem da história”.

– Todo esse esforço pode ser jogado fora por um passo errado, um passo impensado, no próximo domingo – argumenta ele, que diz ainda estar disposto a empenhar esforço pessoal na reconstrução do governo:

– Derrotado o impeachment, já na segunda-feira, independente de cargos, estarei empenhado, junto com a presidenta Dilma, para que o Brasil tenha um novo modo de governar. Nessa próxima etapa, vou usar minha experiência de ex-presidente para ajudar na reconstrução do diálogo e unir o país.

Lula reconhece que o governo tem “falhas”, mas aponta o caminho da “responsabilidade” e “maturidade” para recuperar a credibilidade internacional do país. O ex-presidente faz um apelo para que “todos confiem” em sua palavra e mantenham a “defesa da democracia”.

– Por isso, peço a todos que confiem na minha palavra e mantenham a defesa da democracia – disse Luiz Inácio Lula da Silva, e completou colocando a derrubada do impeachment de Dilma como uma etapa que precederá a superação da crise:

– É verdade que o governo tem falhas, que precisam ser corrigidas. Mas nós já fomos capazes de superar grandes desafios e saberemos fazer isso mais uma vez.

LEGITIMIDADE DE TEMER QUESTIONADA

Lula questionou a legitimidade de Temer para governar e levantou dúvidas sobre o empenho do peemedebista para combater a corrupção caso assuma o poder:

– Ninguém conseguirá governar um país de 200 milhões de habitantes, uma das maioridades economias do mundo, se não tiver a legitimidade voto popular. Ninguém será respeitado como governante se não respeitar a constituição e as regras do jogo democrático. Ninguém será respeitado se não prosseguir no combate implacável á corrupção que a sociedade exige.

Lula ainda falou aos parlamentares que não se deixem levar pelos compromissos assumidos pelo peemedebista:

– Uma coisa é divergir do governo, criticar os erros, cobrar mais diálogo e participação. Esse é papel do Legislativo que deve ser respeitado. Outra coisa é embarcar em aventuras, acreditando no canto de sereia dos que se sentam na cadeira antes da hora.

Também afirmou que a situação irá piorar com o afastamento da presidente:

– Estou convencido de que o golpe do impeachment não passará. Derrubar um governo eleito democraticamente sem que haja um crime de responsabilidade não vai consertar nada. Só vai agravar a crise.

Na opinião de Lula, as manifestações contra o impeachment alertam que “fora da democracia, o que vai existir é o caos e a incerteza permanente”. E diz também esperar “novamente” fazer o Brasil “maior e mais justo”.

O Globo

Opinião dos leitores

    1. Não vai ter Golpe Vai ter Mortadela desesperada !!! Bua Bua Bua !

  1. Ele é uma figura! Temer tem legitimidade do voto sim ora! Dilma não foi eleita sozinha. Foi uma chapa. No caso de fraude na eleição sairá toda a chapa.

  2. O novo modelo é implantar no pátria educadora aquele vocabulário chulo dele. Vai te catar jararaca, vc vai pra Curitiba.

  3. Tem problema não, você põe em prática no presídio que te receber para cumprir a pena imposta pelo grande Sérgio Moro. Lá quem sabe a gang do PT não se junta a do PCC?

  4. O que de errado lula fez ou foi encontrado com ele, pra ele ser preso?!..se tivesem alguma prova das acusaçoes contra ele, acho que ele ja estaria preso, se isso é tudo o que eles querem..
    E caso o impeathment aconteça, irá começar uma guerra civíl..

    1. E porque os do PT ultrapassaram todos os limites

  5. Eu acredito sim em lula, a raiva da oposiçao sao esses programas que o pt trouxe beneficiando os pobres; fiern, bolsa familia, prouni e etc.. A raiva deles é que eles nao querem que os filhos deles façam faculdades juntos com os filhos de pobres.. Mais isso nao vai acontecer, e todos voces que sao a favor do impeathment, sao cabos eleitorais de themer e cunha, é isso que voces querem que governem o brasil, tudo envolvido ate o eixo com coisas erradas..

    1. Esses que estão aqui comentando e desrespeitando o melhor presidente que este país já teve, ou o fazem por serem seguidores do neoliberalismo, ou são inocentes úteis, que depois de passado o golpe, descobrirão que foram usados para que o poder chegasse de fato nas mãos dos que querem se livrar da Lava-Jato. Uma vez havendo a quebra da ordem democrática, isso vai abrir precedente para que o instrumento do impeachment seja banalizado e usado contra aqueles que ousarem novamente afrontar o poder da mídia e do mercado, visando a tornar este país mais justo, forte e soberano.

    2. Rômulo, tem que certeza de que os "inocentes úteis" são os conservadores?
      Na terra não existe nenhum caso de país comunista que tenha se tornado "mais justo, forte e soberano".
      Já são 10 anos perdidos, falso crescimento e agora a "fonte" das bases econômicas lançadas pelo neoliberalismo que você critica se esgotou. Já ultrapassamos 10 milhões de desempregados.
      Um país igual não se constroi com programas assistenciais, mas com educação de qualidade e ambiente empreendedor favorável.
      Por último, quem mais mostrou desprezo pela democracia foi a presidente, ao mentir vergonhosamente para a nação. Fazendo coisas que disse que não faria "nem que a vaca tussisse".
      #NuncaMaisPT

  6. E o pior é que ainda tem quem acredite né?! Pq não mudou antes?! Assim como todas as outras, tá na cara que essa é mais uma promessa fiada!

  7. Vai Lula, vai ter novo governo, mas dessa vez será na papuda, você vai ser o chefe dos encarcerados.
    Continue vivendo em seu mundo irreal, suas ilusões não entram mais na cabeça das pessoas, sua máscara caiu e junto com você vai cair todo PT, o pior partido que esse país já teve.
    Agora vão cair os petistas do planalto central, depois virão todos os petistas dos Estados, uma a um, vão perder suas cadeiras, o PT não terá representatividade em lugar nenhum. A opção de vocês é mudança global para Cuba ou Venezuela, quem sabe, para algum país da Africa cujo ditador vocês apoiam. Tchau Lula!

  8. É a pessoa ser muito cara de pau msm viu….meu amigo que bicho mais sem noção….agora pronto, o governo atual não presta, precisa de melhorias…será porque o fim estar próximo??? Porque a ganância será freada? e esse songamonga não vai mais enganar o país com falsas promessas!!!!

  9. Me causa ojeriza so em olhar a foto desse criminoso!!!!…Pode aguardar, logo logo teremos a grata notícia da prisão desse ladrão da nação,será um dia de festa em todo país….

  10. Quem acredita no rei das mentiras? Acabou Lula, vocês tiveram 13 anos para fazer um país melhor, mas tudo que fizeram foi desqualificar, corromper, usurpar os recursos públicos e mentir, mentir muito para manter um indecente projeto de poder pelo poder.
    Já deu Lula, já era, agora vão colher semente por semente daninha que espalharam e levaram o povo brasileiro a conviver com bandidos taxados de heróis, populismo como meio de idolatria, distribuição de dinheiro como forma de vida. Com isso quebrou a cadeia produtiva e o descontrole nas contas públicas presenteou o povo com inflação e desemprego. Chega PT!! Tiveram a chance e não fizeram nada do que prometeram, pelo contrário, nos obrigaram a ver os índices de criminalidade ter números nunca antes vistos na história desse pais. Hora de sair de onde nunca deveriam ter estado.

  11. Novo modo de governar?? Vai usar o que como moeda de troca? Vender ministerios, nao deu mais certo! Corrupcao nas Empresas publicas provocaram falencias. Empreiteiras estao sendo vigiadas! So faltam as milicias invadirem as cidades e tocar o horror, nisso sempre haverá respostas do povo honesto. Vagabundos e corruptos se manifestam em favor da mamata. Chega de mentiras do PT. Chega de lula e suas fanfarrices as custas do nossos impostos. O corrupto aluga quarto de hotel 5 estrelas para vender cargos publicos.. e ainda tem gente que acredita num cara desses.

  12. Após Fernando Collor o Presidente Itamar Franco governou o Brasil com toda a legitimidade ,quem não lembra

    1. Mister "M" vá preparar seu PIJAMA mande dona marize lava-lo para que possa usa-lo na PAPUDA que é o seu lugar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

TSE fecha cerco a candidaturas ligadas a milícias

Foto: Reprodução

O TSE acendeu o sinal vermelho: candidaturas ligadas a milícias e facções criminosas podem ficar fora das eleições de 2026. O tribunal criou uma regra firme para barrar quem tenta usar o crime organizado como atalho para o poder.

Em 2025, a Corte manteve a decisão que impediu Fábio Augusto Brasil de concorrer a vereador em Belford Roxo (RJ). Mesmo sem condenação em segunda instância — exigência da Ficha Limpa —, ele foi barrado por envolvimento comprovado com milícias. O TSE usou a Constituição para vetar “qualquer interferência de grupos criminosos no processo eleitoral”.

A tese criada pelo tribunal afirma que a norma tem eficácia plena: partidos não podem apoiar ou se beneficiar de organizações paramilitares, direta ou indiretamente. É um recado claro: quem se alinha com o crime não terá vez nas urnas.

Agora, os ministros se preparam para detalhar ainda mais os limites dessa regra. A meta é impedir que a política seja tomada por quem age à margem da lei, e deixar claro que, em 2026, milicianos e facções terão caminho fechado para cargos públicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bispo prepara “plano espiritual” para Bolsonaro: “muita mágoa no coração”

Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso na Papudinha desde esta quinta-feira (15), está prestes a ganhar um acompanhamento religioso especial. O bispo Robson Rodovalho, autorizado a visitá-lo, disse que quer montar um plano espiritual e emocional para ajudar Bolsonaro a lidar com a “muita mágoa no coração” que carrega.

Rodovalho afirma que o estado de saúde do ex-mandatário é crítico. “Estou esperando esse desfecho porque quero fortalecer o emocional dele, e isso passa pelo espiritual. Ele estava sem energia e tinha dificuldade até para falar”, contou.

Para tornar o projeto realidade, Rodovalho pretende pedir autorização ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, para levar um violão à prisão. A ideia é unir fé e música como parte da recuperação emocional de Bolsonaro, enquanto ele enfrenta isolamento e críticas.

O bispo também planeja conversar com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro para organizar os encontros, que só devem começar efetivamente na próxima semana. A visita religiosa promete ser um capítulo inédito dentro da rotina do ex-presidente na Papudinha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Filhos de bilionário são usados em esquema milionário no Master

Foto: Reprodução

O investidor João Carlos Mansur, fundador da gestora Reag, liquidada pelo Banco Central, está no olho do furacão. Segundo investigação do Ministério Público Federal (MPF), Mansur teria usado os próprios filhos – Lucas, Marina e Alex Falbo Mansur – para praticar crimes financeiros no caso Banco Master.

Dados da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) mostram que o Master recebeu investimentos bilionários do Hans 95, maior fundo da Reag. A apuração aponta “participação coordenada” entre a gestora e o banco para inflar ativos, simular liquidez e desviar recursos para o dono do Master, Daniel Vorcaro.

Entre abril e maio de 2024, o Banco Master desembolsou R$ 1,45 bilhão, mas R$ 1,38 bilhão retornaram à própria instituição via compra de CDBs pelos fundos da Reag. Para o MPF, a manobra mostra o uso de fundos como fachada para desviar dinheiro do conglomerado para interesses alheios ao banco.

O Banco Central anunciou a liquidação extrajudicial do Master em novembro de 2025, citando “grave crise de liquidez” e “violação de normas financeiras”. A decisão agora é questionada pelo Tribunal de Contas da União, que aponta indícios de precipitação no processo e determinou inspeção no caso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Ex-presidente Bolsonaro pode ter morte súbita, alerta defesa à PF

Foto: Reprodução

A defesa de Jair Bolsonaro avisou o STF nesta sexta-feira (16): o ex-presidente corre risco real de morte súbita no sistema prisional. O pedido, entregue ao ministro Alexandre de Moraes, detalha que doenças crônicas e a falta de cuidados adequados podem tornar o cárcere perigosíssimo para a vida de Bolsonaro.

O documento lista problemas cardíacos, respiratórios, apneia do sono grave e várias comorbidades. A defesa alerta que sem acompanhamento contínuo, uso correto de CPAP, controle da pressão e vigilância médica permanente, Bolsonaro estaria exposto a infarto, AVC e outras complicações fatais. Para os advogados, não é teoria: é um “risco concreto e previsível”.

Moraes determinou que a perícia da Polícia Federal seja feita em dez dias. O perito deve responder se a permanência de Bolsonaro na prisão configura “grave enfermidade”, hipótese que poderia liberar o cumprimento da pena em regime domiciliar, conforme a Lei de Execução Penal.

A defesa questiona ainda se o sistema prisional tem estrutura mínima para atender Bolsonaro: dieta específica, prevenção de quedas, atendimento emergencial imediato e monitoramento contínuo. A conclusão dos advogados é direta: o cárcere comum não oferece nenhuma segurança para a saúde do ex-presidente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PT tenta Malafaia na CPMI, mas presidente barra investigação

Foto: YouTube/Reprodução

A tentativa do PT de convocar o pastor Silas Malafaia para depor na CPMI do INSS travou dentro da própria comissão. Mesmo dizendo ter votos, petistas admitem que o principal obstáculo é o presidente do colegiado, senador Carlos Viana, que resiste a pautar qualquer investigação envolvendo igrejas evangélicas.

Segundo parlamentares governistas, Viana sustenta que líderes religiosos estariam “fora do escopo” da CPMI, criada para apurar fraudes no INSS.

O problema, para o PT, é que há pedidos de convocação e quebra de sigilo de pastores ligados à Igreja Batista da Lagoinha, frequentada pelo senador, que também teria relação pessoal com André Valadão, um dos nomes citados.

A ofensiva contra evangélicos virou mais um capítulo da guerra política em Brasília. A senadora Damares Alves divulgou uma lista com igrejas e pastores mencionados em documentos da CPMI e acabou sendo alvo de críticas de Malafaia, que, curiosamente, não aparece entre os citados oficialmente.

Na lista estão igrejas como a Adoração Church e a Assembleia de Deus Ministério do Renovo, além de pastores como André Valadão e Fabiano Zettel, cunhado de um banqueiro citado nas investigações.

Para o deputado Rogério Correia, há indícios de lavagem de dinheiro e envolvimento de parlamentares da direita — acusação que inflama ainda mais a disputa e reforça a leitura de perseguição política a lideranças conservadoras.

Opinião dos leitores

  1. “…reforça a leitura de perseguição política a lideranças conservadoras.”
    Mesma conversa quando descobrem larápios da direita…sempre é “perseguição política”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Estudante do Colégio Porto conquista a maior nota do Brasil em Linguagens no Enem 2025

Foto: Divulgação

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgadas nesta sexta-feira (16) e trouxeram um resultado histórico para a educação potiguar. O estudante Thiago Rios Bezerra, de 17 anos, aluno da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Porto, conquistou a maior nota do Brasil na prova de Linguagens, alcançando também a maior TRI (Teoria de Resposta ao Item) do país nessa área do conhecimento, somando 794,5 pontos.

Thiago acertou todas as 45 questões na prova de Linguagens, desempenho máximo que o colocou no topo do ranking nacional. A nota final é calculada a partir da TRI, metodologia adotada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que considera não apenas a quantidade de acertos, mas a coerência das respostas e o nível de dificuldade das questões, tornando a avaliação mais justa e precisa.

O resultado reforça a excelência acadêmica do Colégio Porto, instituição que está há apenas seis anos no mercado potiguar, mas que já vem acumulando grandes resultados no Enem, em vestibulares de outros estados e até em processos seletivos internacionais. Thiago realizou todo o seu Ensino Médio no Colégio Porto, onde ingressou em 2023.

A conquista é motivo de orgulho para a escola, para a família do estudante e para o Rio Grande do Norte. “O Colégio Porto celebra o desempenho de Thiago como um marco em sua história e reafirma o compromisso com a formação integral de seus alunos, preparando-os para os principais desafios acadêmicos do Brasil e do mundo”, disse o diretor acadêmico da escola, André Cury.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Carnaval de Natal 2026 terá ônibus grátis entre polos e investimento de até R$ 17 milhões

Foto: Divulgação/STTU

A Prefeitura do Natal anunciou que o Carnaval de Natal 2026 terá transporte gratuito entre os polos da festa, medida confirmada nesta sexta-feira (16) pelo prefeito Paulinho Freire. A proposta é facilitar a circulação do público entre os diferentes pontos do evento e ampliar o acesso da população à folia.

A programação começa com uma prévia carnavalesca nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro. A abertura oficial será no dia 12, no Largo do Atheneu, com o tradicional Baile de Máscaras e a entrega simbólica da chave da cidade ao Rei Momo e à Rainha. Já os trios elétricos da Avenida da Alegria, na Redinha, desfilam entre 14 e 17 de fevereiro.

Segundo Paulinho Freire, o investimento total no Carnaval pode chegar a R$ 17 milhões, somando recursos públicos e da iniciativa privada.

O evento terá dois palcos principais: um no estacionamento do Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte, e outro na Orla de Ponta Negra, na Zona Sul, além dos trios elétricos e atividades do pré-carnaval.

Expectativa econômica

A expectativa econômica também é alta. Dados da Fecomércio apontam que o Carnaval de 2025 movimentou cerca de R$ 196 milhões na economia da capital.

Para 2026, a projeção é ainda maior, com uma programação robusta que inclui nomes como Grafith, Raí Saia Rodada, Alceu Valença, Xanddy Harmonia, É o Tchan, Raça Negra, Carlinhos Brown, Olodum e Jorge Aragão, além de blocos tradicionais, escolas de samba e 60 orquestras de frevo selecionadas por edital.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Aos 80 anos, Lula é chamado de “velhinho” e demonstra incômodo público

Chamado de “velhinho” por uma sindicalista durante evento na Casa da Moeda, nesta sexta-feira (16), o presidente Lula reagiu com abraço, beijo, risadas e… discurso ressentido.

Aos 80 anos, o petista disse ter ficado emocionado com o comentário, mas fez questão de demonstrar incômodo com o rótulo.

A fala veio de Simone, apresentada apenas pelo primeiro nome, que declarou ao microfone que aquele seria “o dia mais feliz da vida” dela por poder abraçar “esse velhinho barbudinho”.

Lula se levantou, abraçou a sindicalista e, em tom de brincadeira, pediu: “Não me chame de velhinho”. A correção veio rápido: Simone chamou Lula de “barbudinho mais sexy do Brasil” e “atleta”.

Minutos depois, já no discurso oficial, o presidente voltou ao tema, reclamou da idade, disse que acorda cedo e faz “sacrifício” para parecer jovem, mas que vai “parar de se esforçar” após o comentário — arrancando risadas da plateia.

Lula completa 81 anos ainda este ano e é o presidente mais velho da história do Brasil.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Em português, Trump avisa imigrantes: “Vai pra cadeia e volta pra casa”

Foto: Divulgação/Departamento de Estado dos EUA

O governo de Donald Trump resolveu falar direto com brasileiros e demais lusófonos: quem entrar nos Estados Unidos para “roubar os americanos” será preso e deportado. A ameaça foi publicada em português pelo próprio Departamento de Estado dos EUA nas redes sociais, como parte da ofensiva dura contra a imigração ilegal.

A mensagem não deixou margem para interpretação. “Se você vier aos Estados Unidos para roubar os americanos, o presidente Trump vai te jogar na cadeia e te mandar de volta para o lugar de onde você veio”, diz o texto, acompanhado de uma imagem de Trump e da frase “Envia-os de volta”. O mesmo aviso foi divulgado também em inglês e espanhol.

Segundo o governo norte-americano, entre janeiro e dezembro de 2025, mais de 605 mil imigrantes foram deportados. Outros 1,9 milhão teriam se “autodeportado”, ou seja, deixado o país por conta própria, pressionados por campanhas nas redes sociais e incentivos financeiros oferecidos pelo governo.

No centro dessa política está o ICE, polícia de imigração que atua em várias cidades prendendo estrangeiros em situação irregular. A atuação tem gerado protestos, inclusive após uma operação em Minneapolis que terminou com a morte de uma cidadã americana, reacendendo o debate interno — enquanto Trump mantém o discurso firme de tolerância zero.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Toffoli estica investigação da PF sobre Banco Master por mais 60 dias

Foto: Andressa Anholete/STF

O ministro do STF Dias Toffoli prorrogou por mais 60 dias a investigação da Polícia Federal que apura suspeitas de irregularidades envolvendo o Banco Master. Relator do caso, Toffoli atendeu a um pedido da PF, mantendo o inquérito em sigilo e dando fôlego extra às apurações.

Na decisão, o ministro alegou que a Polícia Federal apresentou “razões suficientes” para a prorrogação. O pedido veio após a operação da última quarta-feira, que ampliou o cerco sobre os investigados e revelou indícios de novos possíveis crimes, segundo a própria PF.

Durante a ação, foram apreendidos celulares, computadores e outros equipamentos, que inicialmente ficariam sob guarda do STF. Depois, Toffoli mudou a decisão e transferiu a custódia do material para a Procuradoria-Geral da República, autorizando o acesso de quatro peritos da PF para análise dos dados.

A operação mirou endereços ligados a Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e resultou na prisão temporária do investidor Fabiano Campos Zettel, cunhado de Vorcaro. Também entraram na mira da PF nomes conhecidos do mercado financeiro, como Nelson Tanure e João Carlos Mansur, em uma investigação que apura um suposto esquema de fraudes na instituição.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *