A Host Broadcast Services (HBS), emissora anfitriã da Copa do Mundo, vai promover um workshop, cujo público alvo são universitário das áreas tecnológica e comunicação, para estágio remunerado. O minicurso acontecerá das 9h às 11h desta quarta-feira, 31, no auditório de Infraestrutura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Esse será o primeiro treinamento para os estudantes universitários, que proporcionará a possibilidade de desempenhar diferentes funções no Mundial de 2014 da Federação Internacional de Futebol (FIFA).
Os interessados poderão estagiar como Assistente do Gerente de Logística Local nas áreas de Turismo, Administração e Gestão de Eventos, com duas vagas; Assistente do Local Manager Broadcast, para Recursos Humanos, Administração, Gestão e Produção de Áudio Visual; Assistente do Gerente Técnico Local, para Engenharia Eletrônica, Tecnologia da Informação e Telecomunicações.
Ou ainda nas funções de IS/IT Assistente, para Tecnologia da Informação e Informática; Assistente de Comentarista, para Comunicação, Línguas Estrangeiras, Engenharia Eletrônica, Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Produção Audiovisual, com 15 vagas; Assistente de Transmissão de Informações, para Gestão de Eventos e Comunicação, com seis vagas; e FBST Assistente Local, para Gestão de Eventos e Comunicação.
As inscrições poderão ser feitas 30 minutos antes do curso, no local do evento. Mais informações estão disponíveis no site do UFRN na Copa: www.ufrnnacopa.ufrn.br
HBS
É uma organização anfitriã especialista em radiodifusão de eventos esportivos, originalmente estabelecida com o mandato de produzir os sinais de televisão e rádio para a Copa do Mundo de 2002. A HBS é responsável por produzir a cobertura multilateral, a transmissão, os comentários e os serviços associados para emissoras mundiais. Para conseguir isso, ela constrói, instala e gerencia um Centro Internacional de Transmissão.
Assistente de Comentarista. Sem querer querendo parte 2. Leia, leia sempre e muito, sob pena de o seu vocabulário ficar enferrujado, como acontece; reconheça suas limitações e saiba que você não é dono da verdade; nunca se esqueça e nunca se esqueça: comentarista e jornalista não são artistas; você é tanto quanto o colega do estúdio; negocie bem o seu salário para não ficar bicando dirigentes; não aceite convites para jantar nem almoçar; não aceite presentes acima de 100 reais. Devolva, é lobby, é cala-boca; alerte seu colega que se apodera de slogans e bordões dos outros profissionais, que isso é feio; crie seu próprio slogan ou bordão. Não importa que seja fraco ou pobre, mas é seu; porque fraco e pobre é imitar os outros; inove, use metáforas e analogias novas, e não repita clichês; não misture o pessoal com o profissional; não seja prolixo e seja relevante nas suas colocações; a redundância é uma invenção do diabo. Juntando a parte 1 com esta parte, pregue-as no banheiro, no carro, no espelho, no seu computador e salve os textos no celular. E siga. Duvido que um ouvinte largue você pelo caminho. Mas ainda tem a parte 3.
Sem querer querendo, seguem umas dicas para o curso de Assistente de Comentarista. Nunca diga: como eu havia dito "antes" (você é adivinho? E se não acontecer, você vai dizer, "errei no que havia dito antes? Nunca vi); eu avisei aqui; jogar fechadinho mas tem que atacar; tem que atacar mas jogar fechadinho lá atrás; essa substituição eu falei aqui; não levante a bola para o dirigente chutar (quando de uma entrevista); renda-se ao óbvio: no Palmeiras e ABC, nos 2X0, houve comentarista que acenou com uma possibilidade de virada; respeite a inteligência do torcedor; lembre-se que a informação está democratizada; o que você leu ou ouviu, ele também leu e ouviu; lembre-se que o replay do jogo pode lhe desmoralizar; não deixe o seu repórter de campo cochilar, enquanto o jogador ou dirigente blablablá e blablablá; mandar abraço é do tempo do rococó – ninguém quer saber da sua vida particular -; se você não tem jeito de engraçado não seja engraçadinho; seja imparcial até com a sua mãe. Feito isto, você começa a ter cacoete de comentarista. Esta é só a parte 1.