Foto: Arquivo Pessoal
Duas irmãs da cidade de Apodi, no Oeste do Rio Grande do Norte, foram aprovadas juntas para o curso de medicina na Universidade Federal do RN (UFRN). O resultado foi divulgado nesta terça-feira (22) no site do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).
Maria Clara de Oliveira Belarmino, de 17 anos, e Maria Eduarda, de 18, passaram em 1º e 2º lugar nas vagas destinadas a alunos oriundos da rede pública. E a diferença foi mínima de uma para a outra: 54 décimos – enquanto Clara teve pontuação de 795.92, Eduarda fez 795.38.
Com a aprovação das duas e nas duas posições mais altas possíveis, a família teve um dia de comemoração e muita emoção. “É uma alegria imensa, uma felicidade. A gente não sabe nem dimensionar. É alegria, é vontade de chorar, é tudo. É uma mistura de sentimentos. E gratidão”, comemorou o pai, Girleno Belarmino Moreira.
A aprovação só foi possível graças a união das irmãs. Elas contam que estudaram juntas para o curso e entenderam que dessa forma conseguiriam aprender mais e ter mais chances de aprovação. “Como a gente queria a mesma coisa, tínhamos o mesmo objetivo, a gente se ajudou muito nessa reta final. Fazíamos revisão juntas, assistíamos aulas juntas, corrigíamos erros uma da outra”, explicou Maria Eduarda.
Outro que fez parte do ciclo de ensino delas foi o pai Girleno Belarmino, que é professor de português. Na área de linguagem, as duas acertaram 43 questões das 45. As duas revisavam questões juntas e também contavam com a ajuda do pai. Além de estudar, as irmãs contam que também foi preciso abdicar de momentos com amigos e de outras coisas que gostam para se dedicarem ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“Infelizmente temos que ter noção de que precisamos que abdicar de algumas coisas num ano de aprovação. Abdicar de alguns momentos para no futuro poder viver o melhor junto daquelas pessoas que te apoiaram no caminho”, falou Maria Eduarda.
As irmãs, que estudavam no IFRN, contam que, diante da pandemia, o processo de ensino on-line apresentou percalços para o aprendizado. Por outro lado, isso possibilitou elas se dedicarem a cursinhos virtuais e estudarem mais em casa. Ela reforça ainda que foi fundamental ter a tranquilidade em casa e não sentir a pressão por uma possível aprovação.
“Se eu não passasse esse ano, eu poderia ter outras oportunidades, então eu nunca tive essa pressão familiar. Eu me sentia muito tranquila”.
G1 RN
Ex aluna do IFRN, parabéns por vcs tirarem dois lugares de dois filhos de famílias privilegiadas desse sistema social seboso!
Parabéns à Família do Sr. Girleno Berlamino Moreira! Parabéns Meninas! O sabor de uma Vitória, depende da intensidade da Luta! Maria Clara e Maria Eduarda, Vocês são exemplos a serem seguidos por outros jovens Potiguares e Brasileiros! VOCÊS SÃO MAIS QUE VENCEDORAS!
Parabéns p as meninas, Lula n tem nada haver c isso,elas conseguiram pq estudaram.
não é haver, é “a ver”
Parabéns para toda família, não as conheço mas desejo sucesso que tenham mais vitórias Eulalia Fontes de Natal R
Somos de Natal e moramos, Ficamos felizes, digo para essas meninas que perserverar, e acreditar que Deus estara sempre junto de quem busca crescer com os proprios esforços, parabéns essa primeira fase já foi vencida, pois a luta começa agora sigam em frente vocês já mostraram que são capazes de ir em busca dos seus objetivos. Parabéns para os seus país que estarão sempre juntos na caminhada.
Parabéns meninas, como professor da escola publica fico muito feliz pôr ver filhos de trabalhadores galgando rstes espaços quê em um passado não muito distante pertencia a elite podre deste país, pelo que vejo essas são opiniões falhadas na ignorância e falta de conhecimento, foi o presidente LULA, que através das leis das cotas que permitiu que os filhos da classe trabalhadora por esse ter as mesmas oportunidades q os filhos da elite é é isso q tem incomodado essa galera ranzinza e irracional, hoje metade das vagas das universidades públicas estão garantidas para filhos de trabalhadores graças às leis q o presidente LULA aprovou no congresso, claro é evidente que não tem vagas para todos mais garante aos melhores e mais dedicados da escola pública chegarem a universidade pública e elas estão de parabéns por inclusive ter alcançado o primeiro lugar, e aos ignorantes resta estudarem e pesquisaram para não falarem tanta idiotices, não faz mal se informar para não falar tanta besteira.
Essa é mais uma demonstração que aluímos da Rede pública de ensino são capacitamos, é só estudar e ter foco.
Parabéns pra essas meninas inteligentes e perseverantes
Esse post é para mostrar que quando se quer uma denominada coisa é temos foco, determinação, tudo acontece. Independente do governo seja que partido for o que faz para o bem da população não é nada mais que seu papel de governante. Em vez de vc’s ficarem falando de políticos A, B, ou C orem para que quem estiver a frente da nação faça o melhor para todos.
Fé em DEUS, pensamento igual com muito foco e apoio dos pais foi tudo que contaram para suas vitórias paridênticas alcançarem. Recebam meus parabéns, meninas e futuras médicas com os desafios apenas no começo.
Falador de merd*? Só conheço um, o cretin* do bozo
Brasil Acima de Todos
cite UMA obre de teu queridão. Umazinha vai.
IFRN – Apodi: obra de LULA
Parabéns pra essa família, em especial as meninas tão dedicadas e estudiosas, Que Deus abençoe suas vidas.
Obrigado presidente Lula. Esse é o BRASIL 🇧🇷 verdadeiro que esse presidente maluco quer acabar . Vica LULA GUERREIRO DO POVO BRASILEIRO
Sai DOENTE IMUNDO! Lula mandou o gabarito pra elas foi? Apesar que falcatruas e pilantragem é a especialidade dele. Mas o mérito é todo delas, que abdicaram de muitas coisas, para pode investir nos estudos! A depender do Luladrão e toda sua quadrilha, esse seria um país de analfabetos, pois desse forma é mais fácil ter massa de alienados e manobrados. Veja o que sua “guvernadora” fez com a educação do nosso estado! Até hoje os alunos da rede pública estão sem direito a escola. Você deve ser um verme parasita que vive as custas das tetinhas dos PTRALHAS!
Que isso tem haver com LULADRAO, vai tomar teu remédio e deixar de puxar o saco de um Bandido, do contrário tu vai ficar igual a ele, só falando merda.
Vixe que pessoa violenta. Vou tracar o perfil dessa criatura.
MILITAR DA RESERVA, vivia em casa enchendo o saco da patroa. O doido assumiu e colocou ele em um cargo comissionado. Vive defendendo o doido em fia de banco e já brigou até na igreja. Como todo militar da reserva não sabe e nunca soube fazer nada . Pelo jeito de escrever ou é cabo ou terceiro sargento .
Essa luciana aí deve ser funcionária pública que o marido para se ver livre vive mandando ela com um saco nas costas para puxar o saco do doído . Fraca como profissional de saúde , tem um parafuso um menos que a neurocirurgia não deu jeito . Pelo jeito de escrever foi candidata e não teve nem mil votos
Parabéns e que sejam felizes no curso e na profissão.