Áreas de instabilidades ocasionadas pela Zona de Convergência Intetropical deixarão o céu com predominância de parcialmente nublado e ocorrência de chuvas, tanto no interior como ao longo da faixa litorânea leste. As informações são da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte(EMPARN). Veja previsão nesta quinta-feira(29) abaixo:
VÍDEO: Presidente da Caern distorce informação e mente para rebater o que não foi afirmado sobre esgoto em Ponta Negra
Por: Blog do Dina
O presidente da Caern, Roberto Linhares, gravou vídeo para rebater informação que não foi afirmada, distorcendo e confundindo. No sábado, o Blog do Dina publicou matéria em que afirmou que o Ministério Público do RN, através da Promotoria de Meio Ambiente, poupa a companhia. A afirmação, que o blog sustenta, se baseava entre várias evidências, em laudo do Idema sobre procedimento com fim de “acompanhar para solucionar os problemas de transbordamentos crônicos de esgotos nas proximidades do ‘calçadão’ da Praia de Ponta Negra”.
Em seu vídeo, Roberto Linhares rebate “alagamentos na praia de Ponta Negra”, o que não é objeto da reportagem do Blog do Dina, focada no transbordamento de esgoto na praia.
No mesmo dia, a Caern emitiu nota conjunta com o Idema onde afirmou que “As publicações fazem referências a uma ação civil pública de 2021, que trata de obrigações relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário gerido pela Caern.”
Vídeo: Reprodução
A afirmação é genérica, mas não considera que o laudo do Idema aponta responsabilidade da Caern sobre o transbordamento de esgoto sanitário. A nota, ao lançar genericamente toda a reportagem para “ação civil pública de 2021” distorce o que conteúdo do laudo, que não foi produzido para nenhuma ação civil pública, mas dentro do procedimento do ministério Público que apura as causas do transbordamento de esgoto em Ponta Negra.
Em 27 de agosto de 2021, a promotoria de Meio Ambiente solicitou ao Idema que avaliasse se a situação de transbordamento de esgoto em Ponta Negra tinha relação com a má operação da Caern.
Em 29 de novembro de 2021, o diretor do Idema, Leon Aguiar, despacha informando que a área técnica do órgão elaborou parecer solicitado.
Como se vê, o laudo não foi produzido por ocasião de ação civil pública, como quis fazer parecer a nota da Caern, mas dentro de uma apuração sobre transbordamento de esgoto na praia de Ponta Negra. A tática de negar o que não foi afirmado ou tornar genérico o que era específico foi a forma encontrada pela Caern para desacreditar uma apuração que está baseada em documentos.
O Que Diz O Laudo
O documento “INFORMAÇÃO Nº 305/2021 – IDEMA” apresenta uma análise técnica solicitada pela 45ª Promotoria de Justiça de Natal sobre os transbordamentos de esgoto ocorridos no calçadão da Praia de Ponta Negra. O laudo aponta as seguintes questões:
- Causas dos transbordamentos: O entupimento das redes coletoras de esgoto se deve principalmente ao descarte inadequado de materiais (panos, plásticos, entulhos, óleo de cozinha, entre outros) e ao lançamento de águas pluviais na rede. Ações de vandalismo, como a introdução de materiais estranhos nas tubulações, também são mencionadas como um fator agravante.
- Ineficiência na manutenção: A manutenção tem sido corretiva e parcial, focada apenas na desobstrução momentânea sem tratar as causas subjacentes, o que mantém o problema como crônico, especialmente em locais como o calçadão.
Explanadas as causas, o Idema concluiu que a Caern é a responsável:
- Responsabilidades e soluções: O documento afirma que, embora a população contribua para os problemas, cabe à empresa responsável (CAERN) adotar medidas preventivas, realizar manutenções adequadas e atuar para corrigir os pontos críticos de forma definitiva, conforme trecho abaixo reproduzido:
![image 31](https://assets.blogdobg.com.br/uploads/2021/04/image-placeholder.jpg)
Igualmente como na reportagem anterior, disponibilizamos a íntegra do laudo do Idema:
Comente aqui
Deixe um comentário
Nikolas Ferreira e Felipe Neto se atacam nas redes: “Bunda mole”
Foto: Reprodução
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e Felipe Neto discutiram nas redes sociais, na última sexta-feira (7/2), após o parlamentar criticar reportagem sobre o youtuber, chamando-o de “covarde e bunda mole do Brasil”.
Nikolas comentou na rede social X que Felipe Neto merecia “o título de maior hipócrita”.
“Esse aqui merece o título de maior hipócrita, covarde e bunda mole do Brasil”, publicou o parlamentar.
Em resposta, Felipe Neto rebateu o comentário, chamando o político de “chupetinha”, apelido que repercutiu durante as eleições de 2022.
“E foi esse bunda mole que te colocou para mamar em 2022. Valeu, chupetinha”, disparou o youtuber.
Esta não é a primeira vez que ambos discutem nas redes sociais. Nas eleições de 2022, os dois se envolveram em diversas polêmicas, com Felipe Neto repetindo o insulto contra o parlamentar, chamando-o de “chupetinha”.
Metrópoles
Opinião dos leitores
-
Felipe Neto é um canalha!
Comente aqui
Deixe um comentário
Prefeitura do Natal abre inscrições para editais do Carnaval 2025
Foto: Secom
A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult-Funcarte), anuncia a abertura das inscrições para os editais de apoio financeiro e participação no Carnaval de Natal 2025. As seleções públicas visam fomentar e valorizar as manifestações culturais tradicionais da festa, garantindo recursos para tribos indígenas, escolas de samba, orquestras de frevo, além da escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval.
Confira os editais disponíveis:
1. Seleção Pública Mestre Raimundo Brasil nº 2/2025 – Destinada ao apoio financeiro das Tribos Indígenas do Carnaval em Natal 2025, incentivando a manutenção dessa importante tradição cultural. Inscrição aberta de 07/02/25 a 16/02/25, às 23:59.
2. Seleção Pública Mestre Lucarino nº 3/2025 – Prevê apoio financeiro e premiação para as Escolas de Samba do Carnaval de Natal 2025, promovendo o desfile e a competitividade entre as agremiações. Inscrição aberta de 07/02/25 a 16/02/25, às 23:59.
3. Seleção Pública Maestro Neemias Lopes nº 5/2025 – Disponibiliza apoio financeiro para orquestras de frevo que irão compor a programação do Carnaval, garantindo a animação dos blocos e eventos carnavalescos. Inscrição aberta de 07/02/25 a 16/02/25, às 23:59.
4. Edital nº 1/2025 – Reinado de Momo para o Carnaval 2025 – Regulamenta a escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval, personagens icônicos que comandam a folia durante a festa. Inscrição aberta de 07/02/25 a 12/02/25, às 23:59.
5. Inscrição de Blocos Carnavalescos para Recebimento de Orquestras de Frevo – Voltado para os blocos carnavalescos interessados em receber orquestras de frevo durante os festejos. Inscrição aberta de 07/02/25 a 17/02/25, às 23:59.
Os interessados devem ficar atentos aos prazos e aos documentos necessários para a participação. Para mais informações e acesso aos editais completos, os interessados podem consultar o site https://mapacultural.natal.rn.gov.br/oportunidades/ ou entrar em contato com a Secult-Funcarte.
A secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, destacou a importância da iniciativa: “Nosso objetivo é fortalecer a tradição do Carnaval de Natal, garantindo que todas as manifestações culturais tenham o devido reconhecimento e apoio. Contamos com a participação dos artistas e das agremiações para tornar essa festa ainda mais grandiosa”, concluiu.
Comente aqui
Deixe um comentário
Geraldo Pinho é o novo secretário de Saúde de Natal
Foto: Reprodução
O prefeito Paulinho Freire anunciou, na manhã desta segunda-feira (10), o médico Geraldo Pinho como secretário municipal de Saúde de Natal. O novo gestor da pasta foi recebido no Palácio Felipe Camarão e, em seguida, se dirigiu à Secretaria.
Formado em Medicina há quase 13 anos, com residência médica em Radiologia e diagnóstico por imagem no Hospital do Servidor Público Estadual do Estado de São Paulo (IAMSPE) e com especialização em diagnóstico por imagem do sistema músculo esquelético no Hospital do Coração de SP (HCor), Geraldo Pinho tem amplo conhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
O novo titular da SMS Natal já atuou em equipes de Saúde da Família (ESF) em três municípios (Canguaretama, lelmo Marinho e Jucurutu). Além disso, o novo secretário ocupou o cargo de diretor médico do Hospital Maternidade de Jucurutu e do Instituto de Radiologia, ampliando sua expertise em gestão hospitalar. Ele participou ainda do programa “Acelera”, idealizado pelo Governo de São Paulo, que tinha como foco a realização de exames e cirurgias diárias, inclusive de madrugada, para acelerar o atendimento e diminuir filas de espera.
Opinião dos leitores
-
Com todo respeito ao rapaz aí o senhor Geraldo Pinho, acho eu que a secretária de saúde de Natal precisa avançar para águas mais profundas!
Comente aqui
Deixe um comentário
VÍDEO: Lula convida brasileiros a fazerem caminhadas logo cedo
Vídeo: Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou em seu perfil no Instagram, nesta 2ª feira (10.fev.2025), um vídeo convidando seus seguidores a fazer caminhadas logo cedo. Se exercitando, o chefe do Executivo disse ser preciso cuidar da saúde e que andar de manhã o ajuda a “passar o dia mais à vontade”.
“Eu queria convidar você para andar comigo. Andar comigo significa que você vai cuidar da sua saúde. Você vai cuidar da sua perna, afirmou Lula. “E você vai ficar mais saudável”, declarou.
“Quando a gente anda, parece que a gente fica cansado. Mas a gente passa o dia muito melhor. Se você levantou agora, ande um pouco. É preciso cuidar da sua saúde e cuidar das suas pernas”, disse Lula.
“A minha caminhada, além de fazer bem para mim, [ajuda a] passar o dia mais à vontade, mais animado e mais saudável”, afirmou.
“Sempre que eu ando, eu quero passar o estímulo para as pessoas que estão levantando agora. Portanto, levante de manhã e ande. Seja mais saudável. Ande, todo santo dia. Não precisa correr, não. Ande. Apenas ande, que vai fazer bem pra você”, declarou o presidente.
Poder 360
Opinião dos leitores
-
O povo mal tem dinheiro para comer, imagine como vai ter forças para caminhada…
Até o café foi tirado do brasileiro! Lula Fora! -
Quer ser popular? Por que não faz uma motociata imitando o querido ex-presidente? O difícil é juntar gente kkkkk.
-
Esse cara estar ficando gaga e sem noção, para ele é fácil caminhar, não precisa acordar as 4:00 hs, pegar uma, duas e até 3 conduções para chegar ao trabalho.
-
Pronto… Agora virou personal!! Não sabe governar e quer abrir uma academia 🤡🤡
-
Muito bonzinho, que tal antes da caminhada devolver todo dinheiro roubado dos brasileiros?
-
Com fome é fogo, sera que tem como a gente forrar o estômago antes ou depois da caminhada…kkk, com pelo menos um cafezinho coado.
Comente aqui
Deixe um comentário
Pescadores capturam três pirarucus com mais de 60 kg no interior do RN
Foto: Cedida
Três peixes da espécie pirarucu pesando mais de 60 kg, cada, foram pescados por moradores do município de São Francisco do Oeste, na região do Alto Oeste potiguar, no último sábado (8). Segundo os pescadores, os peixes tinham cerca de 1,8 metro.
Os animais estavam em um açude particular na propriedade de Raul Morais, a Fazenda Morais. Segundo o fazendeiro, cinco indivíduos da espécie foram colocados no açude em 2021, como uma forma de tentar controlar a quantidade de tilápias na água.
“Resolvi colocar um peixe maior, para dar esse controle. Só que os pirarucus cresceram tanto que também se tornaram problema. Devido ao tamanho, eles começaram a comer tudo, todos os outros peixes no açude. Por isso, resolvi tirar. Os três deram quase 200 kg”, afirmou.
Segundo Morais, sete pessoas se envolveram na pescaria, que envolveu algumas tentativas frustradas.
“A gente conseguiu tirar eles agora depois de mais 10 tentativas. Nunca dava certo porque as redes toravam. Agora o pessoal trouxe uma rede de pesca de alto mar, para pegar peixes de grande porte, e aí nós conseguimos”, disse o produtor.
Outros dois peixes da espécie já tinham sido retirados do açude em outra ocasião. Ainda segundo o fazendeiro, quando os animais foram colocados no reservatório, tinham apenas 10 centímetros.
Dois peixes pescados no sábado (8) foram distribuídos para os pescadores e outro ficou para o consumo dos proprietários da fazenda.
Comente aqui
Deixe um comentário
Luciano Hang desabafa e faz críticas a Bolsonaro
Foto: Reprodução
O empresário Luciano Hang, 62 anos, é conhecido pelo êxito no ramo dos negócios e por ser um dos principais apoiadores públicos de Bolsonaro, a quem doou R$ 1 milhão para a última campanha à Presidência. Nos últimos dias, porém, o autointitulado “Véio da Havan” demonstrou insatisfação com o ex-presidente, a quem dirigiu críticas.
Em conversas reservadas, Luciano Hang adotou tom de desabafo ao se referir a Bolsonaro. O empresário disse que o ex-presidente pensaria primeiro nele próprio e na família, deixando aliados relevantes em segundo plano. Para Hang, exemplo disso seria a escolha de um dos filhos para disputar a Presidência — atualmente inelegível, Bolsonaro estuda lançar Eduardo ou Flávio em 2026.
A pessoas próximas, Luciano Hang opinou que Bolsonaro deveria apoiar ao Planalto um nome conservador de fora da família. Um dos mencionados é Ratinho Júnior (PSD), governador do Paraná reeleito com 69% dos votos. O grupo de Bolsonaro, por sua vez, costuma sustentar que o ex-presidente já amargou múltiplas traições na política e que, por isso, o fator DNA ganhou importância.
Luciano Hang também afirmou a aliados ter “dado o sangue” por Bolsonaro, que, contudo, teria se mostrado ausente nos últimos meses. Em 2021, o midiático empresário chegou a ser alvo da CPI da Covid e foi indiciado por “incitação ao crime” em relatório produzido pelo senador Renan Calheiros (MDB), aliado de Lula. Não houve consequências na esfera judicial.
As reclamações direcionadas a Bolsonaro foram externas por Luciano Hang a interlocutores dias antes de o empresário se internar para um procedimento de cateterismo no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, na última quinta-feira (6/2).
Após a cirurgia, o empresário enviou uma mensagem a seus seguidores: “Eu sempre fui muito preocupado e faço consultas regularmente. Quando você descobre o problema cedo, é muito mais fácil de tratar e resolver. O aprendizado que fica é: cuide da saúde”.
Metrópoles
Opinião dos leitores
-
Esquerdista vão tomar café ou mistura com cheiro de café.
-
Porque estranha, toda a família dele vive da política, ele não vai soltar a rapadura nem a pau. Mais um decepciono, dentre muitos.
-
Agora que descobriu quem é bolsonaro, veio Hang? Pois tem muito gado espalhado por aí mugindo que esta besta foi o melhor presidente do Brasil. Então porque não foi reeleito?
-
Você sabe o porquê dele não ter sido reeleito. Aguarde, não vai precisar você falar, mas você sabe.
-
-
Bolsonaro foi um mal necessário na época, tá hora da direita se unir em torno de um nome forte, temos várias opções.
-
A ficha começando a cair. O veio da havam assim como muitos viram o erro que foi apoiar Bolsonaro.
-
Deixemos a Monocracia para a esquerda, eles que sofrem com a ausência de bons nomes.
-
Bolsonaro, teve seus dias de glória, mas ele precisa ser substituído por um líder de direita carismático mais competente que saiba defender o direito à vida, à propriedade, à liberdade, ao livre mercado e à prosperidade com eloquência, carisma e simplicidade.
-
Antes de mais nada, sou Bolsonaro até morrer, porem concordo integralmente com Luciano Hang, temos excelentes nomes na Direita fora dos Bolsonaros. Não vamos cometer na Direita o mesmo erro cometido pela esquerda de endeusar um unico sujeito. Graças a Deus temos otimos e multiplos nomes o que nos confete o direito a escolha coisa que a esquerda não tem.
-
Bolsonaro tá certíssimo, quando é pra ganhar votos se pensa no apoio de Bolsonaro, depois que ganham, é só traíram.
-
Vem traição por aí, esse é o “modos operandi” de todo traidor, quem é Ratinho Júnior no jogo do bicho?
-
Bolsonaro é o Lula da direita: Só pensa em si e só olha para o próprio umbigo.
-
Acredite, vou avaliar com calma o que vc afirma.
-
Comente aqui
Deixe um comentário
Ex-deputado Roberto Furtado, de 91 anos, é internado em UTI
Foto: Reprodução
O ex-deputado estadual Roberto Brandão Furtado, de 91 anos, encontra-se intubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Lucas, em Natal. Furtado, que exerceu três mandatos como deputado estadual, foi secretário de Estado e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), foi internado na quarta-feira (5) após apresentar sintomas de pneumonia e uma obstrução intestinal.
Cirurgia e piora no quadro
No dia seguinte à internação, Furtado passou por uma cirurgia para a retirada de parte do intestino. No entanto, na noite de sexta-feira (7), seu estado de saúde piorou, com dificuldades respiratórias que levaram à intubação. Familiares acompanham de perto a evolução do quadro clínico.
Trajetória política e histórica
Roberto Furtado é uma figura histórica na política potiguar. Fundador do MDB no estado, ele também foi secretário de Administração durante a gestão do prefeito Djalma Maranhão, na década de 1960. Em 2023, lançou o livro “Memórias de um Secretário”, no qual relata sua trajetória e resgata parte da história política e administrativa do Rio Grande do Norte.
Preocupação e mobilização
A notícia de sua internação e estado grave mobilizou amigos, colegas e admiradores, que acompanham com preocupação as atualizações sobre sua saúde. O Hospital São Lucas, onde Furtado está internado, é referência em atendimento de alta complexidade na capital potiguar.
Novo Notícias
Opinião dos leitores
-
Um personagem forte na praia de Muriú….
Vizinho … Torcemos pela melhora dele
Comente aqui
Deixe um comentário
Brasil alcança menor nível de pobreza e extrema pobreza desde 2012
Reprodução
O cenário socioeconômico brasileiro tem passado por transformações importantes nos últimos anos. Isso porque, em 2023, o Brasil alcançou o menor patamar de pobreza e extrema pobreza da série histórica, iniciada em 2012. Os dados da Síntese de Indicadores Sociais (SIS) 2024 revelam boas notícias para essas faixas da população. O levantamento foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O recorte que mais chama a atenção mostra que 8,7 milhões de brasileiros saíram da linha da pobreza em um ano. Isso significa que a população com renda per capita abaixo de R$ 665 por mês (valor adotado pelo Banco Mundial) caiu de 67,7 milhões para 59 milhões, o menor contingente dos últimos dez anos. Em proporção, passou de 31,6% para 27,4% da população.
Em 2023, 8,7 milhões de pessoas deixaram a linha da pobreza. Além disso, a extrema pobreza caiu para 4,4%, o menor índice da história.
Os números da extrema pobreza também diminuíram. No mesmo período, a população com renda domiciliar por pessoa abaixo de R$ 209 por mês passou a ser de 9,5 milhões de pessoas, representando uma queda percentual de 5,9% para 4,4% – o menor percentual registrado desde 2012. Antes disso, 12,6 milhões de brasileiros viviam nessa condição.
Bolsa Família
A proteção social oferecida pelo Programa Bolsa Família é fundamental para esses resultados. Os dados da SIS indicam que se esses programas não existissem a proporção de pessoas na condição de pobreza extrema seria de 11,2%. Já a taxa da população na pobreza teria subido de 27,4% para 32,4%.
O novo modelo do Bolsa Família, recriado em março de 2023, garantiu aos beneficiários, além do mínimo de R$ 600 por família, uma cesta de benefícios que consideram a composição de cada grupo familiar.
Cada criança de 0 a 6 anos recebe R$ 150 adicionais enquanto na faixa etária de 7 a 18 anos incompletos o benefício adicional é de R$ 50, mesmo valor destinado às gestantes e nutrizes. O cálculo do repasse por domicílio tem ainda um valor de R$ 142 por pessoa.
Emprego
Outro resultado que chama a atenção é o da taxa de geração de empregos formais. Nos dez primeiros meses de 2024, o Brasil superou a marca de 2 milhões de novos postos de trabalho com carteira assinada. Cerca de 70% deles foram ocupados pelas pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, as com mais baixa renda do país e público-alvo do programa Acredita no Primeiro Passo.
De janeiro de 2023 até outubro de 2024, o saldo supera 3,5 milhões de novos empregos com carteira assinada. Com isso, o Brasil chegou ao maior estoque de empregos formalizados da história: 47,63 milhões. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Metrópoles
Opinião dos leitores
-
Os números mágicos de Marcinho pokémon.
-
Que tipo de análise é essa? Um kg de carne por quase R$ 50,00, café R$ 20,00, gasolina quase R$ 7,00 o litro e ainda tem poucos pobres!
-
A verdade sempre esteve aí. Agora os cegos acéfalos não acreditam o que podemos fazer????
-
O PT conseguiu mais uma proeza: Aparelhar e consequentemente desacreditar esse Instituto que outrora fornecera dados importantes pra direcionar políticas públicas. É uma pena!
-
Dados divulgados pelo IBGE e uma nota de 3 reais tem a mesma validade, hoje o IBGE não passa de um órgão de manipulação do governo para mentir e enganar o povo.
-
O gado chifrudo não tem jeito.
Se os números oficiais mostram crise, a culpa é de Lula.
Se não bons, é mentira.
Vocês não estão satisfeitos nunca!!!!!!
Muuuuuu -
Não estou entendo mais nada. Está bom ou está ruim?
-
kkkkkkkk depende, se você confiar no IBGE ou for espectador de Jornal Nacional, estamos caminhando para nos tornar a Suécia dos trópicos, se você prefere acreditar na realidade e nos fatos, então está muito ruim.
-
-
IBGE? Kkkkkkkk, de lá só sai fake news
-
Quem em São consciência acredita nesses dados divulgados? Eu não acredito!
-
SÓ GOSTO DE MENTIRA QUANDO SOU EU QUE ESTOU CONTANDO. SERÁ QUE ESSE GOVERNO ACHA QUE ALGUÉM VAI ACREDITAR NESSA BALELA, COM ESSE IBGE QUE TÁ AÍ?
-
IBGE turbinando os dados. Acredita quem for otário.
-
Excelente noticias, caso esses números não estejam manipulados.
-
IBGE? KKKKKKK Confia
Comente aqui
Deixe um comentário
Mais da metade dos rios do Brasil está sob ‘pressão’ e com vazão em risco, aponta estudo sobre nível de poços
Foto: Arte/g1
A superexploração das águas subterrâneas já ameaça o fluxo da maioria dos rios brasileiros. De acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo, em parceira com colegas americanos, mais da metade dos rios do país já apresenta risco na redução do nível das águas.
A pesquisa, publicada na revista científica “Nature Communications”, analisou quase 18 mil poços em todo o território nacional. Destes, 55,4% mostraram níveis de água abaixo da superfície dos rios mais próximos.
Segundo os pesquisadores, essa diferença favoreceria a chamada percolação do rio para o subsolo, o que poderia comprometer o fluxo de água. Isso porque um rio ganhar ou perder água depende principalmente da diferença entre o seu nível e o do aquífero (formação que armazena água subterrânea) mais próximo.
➡️A percolação é o movimento da água através do solo. À medida que a água se infiltra nas camadas mais profundas do solo, ela atinge a água subterrânea, conhecida também como lençol freático.
Além de comprometer a vazão dos rios, o que pode afetar a disponibilidade de água para consumo humano, os ecossistemas aquáticos e até a paisagem, o uso excessivo de água subterrânea pode favorecer o afundamento do solo ou ainda o colapso da superfície.
“Esse cenário já foi observado na Índia e na Califórnia, e o Brasil pode vir a enfrentar problemas semelhantes se não houver planejamento e controle adequados”, alerta Paulo Tarso Sanches de Oliveira, um dos autores do estudo, em entrevista à Agência Fapesp.
Áreas mais afetadas
O estudo também mapeou quais áreas do país correm mais risco de perderem fluxo de água para a reserva subterrânea.
⚠️Os resultados mostram que a maioria dos “rios perdedores” no país (69%) estão localizados principalmente em áreas áridas ou áreas com uso agrícola intensivo.
No caso da bacia do São Francisco, por exemplo, 61% dos rios analisados têm potencial de perda de fluxo de água. Nessa região, a utilização frequente das águas subterrâneas para a irrigação é o que pode comprometer a disponibilidade de água nos rios.
Já na bacia do rio Verde Grande, um afluente do São Francisco que se estende pelo norte de Minas Gerais e sudoeste da Bahia, a situação é ainda mais preocupante. No local, até 74% dos rios podem ser impactados pela diminuição do fluxo.
G1
Sei que o que significa o nome PREVISÃO de tempo. Mas a nossa previsão é no mínimo radícola. Melhor olhar para o horizonte, ouvir os pássaros e sapos, grilos e cigarras e se um índio passar aproveito para questionar.