Os rumores na rua que de duas empresas de ônibus estariam sendo negociadas começa a se confirmar, hoje numa reportagem do NOVO Jornal o empresário, Fernando Queiroz, confirma que uma das empresas que estão sendo negociadas e a Guanabara, a maior empresa de transporte coletivo da terra de Poti. A grande verdade é que os empresários de transportes coletivos tão mal visto pela população não conseguem fechar as contas no fim do mês, de todas as empresas do sistema coletivo de Natal, atualmente apenas uma tem as certidões negativas, várias já quebraram e outras estão em situações bem difíceis. Na verdade comenta-se que os irmão queiroz, Fernando e João Carlos já teriam vendido suas participações para um empresário Pernambucano, ficando na sociedade só os herdeiros de Olinto Gomes com uma participação minoritária. Segue reportagem:
A EMPRESA GUANABARA, permissionária em transporte público por ônibus em Natal, está prestes a ser vendida. O diretor da empresa Fernando Queiroz admitiu que existe uma forte possibilidade da empresa de transportes que opera no sistema coletivo da capital ser comprada por novos interessados.
As negociações, inclusive já estariam acontecendo, mas a venda ainda não foi completamente acertada.
Fernando Queiroz encontrasse fora da cidade e, por isso, disse que quando estiver de volta à Natal, poderá informar melhor sobre o assunto. O diretor preferiu não adiantar os motivos da venda da Transportes Guanabara Ltda e nem as mudanças que as negociações poderão promover na empresa.
A Guanabara é considerada uma das grandes empresas de transporte coletivo do estado, dispondo de uma frota com 230 veículos, inclusive microônibus e mais de 1.000 funcionários. Todos os funcionários possuem um plano de carreira. No quadro de pessoal, também são ofertadas vagas para menores aprendizes, estagiários e portadores de necessidades especiais.
Sendo uma das pioneiras do Rio Grande do Norte no segmento, a Guanabara, que começou a circular em 1969 com uma frota de apenas sete ônibus, que faziam a linha Rocas-Quintas, atualmente circula na cidade com 30 linhas urbanas pelos importantes bairros da capital. O maior número de linhas está disponível na Zona Norte da capital, onde a necessidade de facilitar o deslocamento dos moradores da região é maior devido ao intenso fluxo de passageiros.
O transporte diário de pessoas pela empresa chega a uma média de 130.000 passageiros.
A negociação que pode resultar na venda, não é a única de sua história que se estende por 42 anos. Em 1975 a fusão entre ela e a empresa Unidos, do empresário Fernando Mota de Queiroz, fortaleceu os negócios da empresa. Foi a partir daí que a Transportes Guanabara cresceu em ritmo acelerado e adquiriu novas empresas, expandindo sua zona de atuação com a criação da Expresso Oceano, empresa do grupo que faz as linha intermunicipais.
sou moradora do cidade das rosas em sga onde a oceano faz linhas para centro e mirassol, existe por parte dos encarregados uma certa falta de respeito com os moradores do conjunto, acredito eu que com conivencia dos seus chefes, pois por varias vezes estamos nas paradas do cunjunto, os motoristas na ida para o terminal veem que tem gente na parada, e na saida do terminal não vem pelo conjunto, saem pela br, deixando para traz gente que iriam para trabalho entre outros compromissos, acho uma tremenda falta de respeito, pois quem banca as empresas somos nós passageiros, e é com nossas passagens que se pagam os salarios dos funcionários, por esses e outros motivos acho que o que eles fazem com a população desse conjunto é inadimissivél, sem falar que quando eu ligo para reclamar o encarregado chefe diz que o carro fez um intinerário diferente com a autorização do encarregado do terminal, pois estava atrasado, se ele estava atrasado imaginen como fica que estava na parada a tempos esperando o carro e ele não passa pelo local correto.
pode acontecer o que for, que as passagens não terão um preço justo para a população
se é verdade mesmo espero que seja pra melhorar o transporte plubico da cidade de Natal