Jornalismo

Empresários ficam sem pagamento, mas mantêm Quebra-Nozes

Depois de mais de duas horas em reunião a portas fechadas com a secretária Rosy de Sousa e sem qualquer promessa de pagamento, os empresários decidiram manter o espetáculo “Quebra Nozes com Ballet”, um dos mais esperados pelo público natalenses. O espetáculo corria risco de ser cancelado a qualquer momento por falta de pagamento da Prefeitura de Natal.

Os fornecedores de serviços de sonorização, iluminação, estrutura física e geradores (Prátika Locações, AR Geradores e Helissom) que ganharam a licitação para prestar serviço durante todo o ano de 2011 estão com os pagamentos atrasados. Eles ameaçavam não montar a estrutura para a apresentação de amanhã, se não vissem a cor do dinheiro que lhes é devido.

Hoje, eles iniciaram a peregrinação por um comprometimento por pagamento na Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) para tentar falar com o secretário Roberto Lima para ter alguma resposta sobre os valores devidos, mas não foram sequer recebidos. Com a negativa, os prestadores de serviços se dirigiram para o Gabinete da Prefeitura, onde não tiveram promessa de pagamento, mas se comoveram em manter a apresentação.

A Funcarte e a Escola de Ballet Municipal Professor Roosevelt Pimenta promoveriam de amanhã até sexta (23), a apresentação do espetáculo “O Quebra Nozes”, a mais tradicional obra natalina inspirada numa adaptação francesa de um trecho do conto Nussknacker und Mauserkonig (O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos), do escritor, compositor e pintor alemão, Ernest Theodor Amadeus Hoffmann. “O Quebra-Nozes” é considerado o seu melhor conto e é uma encantadora história de Natal que se tornou tradição nesta época do ano, quer pelo bailado, quer por cinema, televisão ou teatro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Câmara Municipal de Natal tem apenas 20% de mulheres eleitas

Foto: Reprodução

Dos 29 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de Natal nas eleições 2024, apenas 6 são mulheres: Thabatta Pimenta (PSOL); Brisa (PT); Camila Araújo (União Brasil); Nina Souza (União Brasil); Samanda (PT); e Anne Lagartixa (Solidariedade), o que representa 20% da Casa. Dessas, apenas três foram reeleitas: Nina Souza, Brisa e Camila Araújo.

Em 2020, o número de mulheres eleitas ainda era maior, com 7, equivalente a 24%. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a concentração feminina é maior em cidades pequenas. Os dados mostram que das 5,5 mil cidades de todo o país que realizaram eleições municipais em 2020, 45 tinham maioria de mulheres na composição.

O número não chega a 1% do total dos municípios que participaram daquele pleito. Sete em cada dez municípios onde ocorre essa maioria feminina têm população menor do que 15 mil pessoas, segundo o Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Somente um desse universo de 45 municípios tem mais de 100 mil habitantes. Em Araras (SP), seis das onze cadeiras da Câmara de Vereadores são ocupadas por mulheres. É um ponto fora da curva, já que o grupo de cidades tem uma mediana de população residente de 7.445 pessoas. População mediana é aquela que separa a metade mais populosa da metade menos populosa do conjunto de cidades observadas.

Já os municípios com menor participação feminina nas casas legislativas locais — entre 20% e 30% — estão em maior número. São 1.384 cidades com mediana populacional de 9.513 habitantes.Somente um desse universo de 45 municípios tem mais de 100 mil habitantes. Em Araras (SP), seis das onze cadeiras da Câmara de Vereadores são ocupadas por mulheres. É um ponto fora da curva, já que o grupo de cidades tem uma mediana de população residente de 7.445 pessoas. População mediana é aquela que separa a metade mais populosa da metade menos populosa do conjunto de cidades observadas.

Já os municípios com menor participação feminina nas casas legislativas locais — entre 20% e 30% — estão em maior número. São 1.384 cidades com mediana populacional de 9.513 habitantes.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Kamala Harris tem 46% de intenções de voto; Trump, 43%, mostra Ipsos/Reuters

Foto: Reprodução

A vice-presidente democrata Kamala Harris lidera a disputa pela Casa Branca contra o republicano Donald Trump por 46% a 43% — um resultado que está dentro da margem de erro –, de acordo com uma nova pesquisa Reuters/Ipsos. O levantamento indica a manutenção do cenário acirrado para a eleição presidencial de 5 de novembro.

A pesquisa de quatro dias concluída na segunda-feira mostrou que Trump era o candidato mais bem avaliado em uma série de questões econômicas e que alguns eleitores poderiam ser influenciados por suas afirmações de que os imigrantes indocumentados são propensos ao crime, afirmações que foram amplamente desacreditadas por acadêmicos e think tanks.

A pesquisa teve margem de erro de cerca de 3 pontos percentuais.

Os entrevistados classificaram a economia como o principal problema enfrentado pelo país, e cerca de 44% disseram que Trump tinha a melhor abordagem para lidar com o “custo de vida”, em comparação com 38% que escolheram Harris.

Entre uma série de questões econômicas que o próximo presidente deveria abordar, cerca de 70% dos entrevistados disseram que o custo de vida seria o mais importante, com apenas pequenas parcelas escolhendo o mercado de trabalho, os impostos ou “a melhoria da situação financeira”.

Trump também teve mais apoio do que Harris em cada uma dessas áreas, embora os eleitores, por uma margem de 42% a 35%, considerassem que Harris era a melhor candidata para diminuir a desigualdade entre americanos.

Trump parecia impulsionado pelas preocupações generalizadas sobre a imigração, atualmente no seu nível mais alto na América em mais de um século. Cerca de 53% dos eleitores na sondagem afirmaram concordar com a afirmação de que “os imigrantes que estão indocumentados no país são um perigo para a segurança pública”, em comparação com 41% que discordaram. Os eleitores ficaram mais divididos sobre a questão numa pesquisa Reuters/Ipsos de maio, quando 45% concordaram e 46% discordaram.

Em comícios de campanha durante todo o ano, Trump chamou a atenção para crimes cometidos por imigrantes no país. Embora existam poucos dados sobre o volume de crimes cometidos por imigrantes, os estudos geralmente concluíram que eles não têm maior probabilidade de se envolverem na criminalidade do que quem nasceu nos EUA.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Ciclista morre após acidente com caminhão na BR-101, em Natal

Um ciclista morreu após se envolver com um acidente com um caminhão baú, na noite desta segunda-feira (7), na BR-101, em Natal. O motorista do caminhão fugiu do local sem prestar socorro.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 18h no km 74,4 da rodovia em Natal. A vítima, um homem com idade por volta de 50 anos, não teve a identidade identificada, faleceu no local.

A ocorrência foi atendida pela PRF, Polícia Civil e pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).

Tribuna do Norte 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Israel expande operação no Líbano e diz que matou importante comandante do Hezbollah

Foto: Amir Levy/Getty Images

O exército israelense eliminou Suhail Hussein Husseini, comandante do quartel-general do Hezbollah, em um ataque na área de Beirute, segundo informou em um comunicado nesta terça-feira (8).

Husseini desempenhou um “papel crucial nas transferências de armas entre o Irã e o Hezbollah e foi responsável por distribuir o armamento avançado entre as unidades do Hezbollah”, disse a declaração.

Ele também foi membro do conselho da Jihad, o conselho de liderança militar sênior do Hezbollah, acrescentou a declaração israelense.

Se confirmada, a morte de Husseini seria resultado da estratégia de Israel de infligir grandes golpes ao assassinar líderes e comandantes do Hezbollah e seu aliado Hamas, que luta contra Israel na Faixa de Gaza há um ano.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Após multa ser paga na conta certa, veja o que falta para o X voltar ao ar

Foto: Arte/Metrópoles

A rede social X enviou para a conta correta do governo federal, nesta segunda-feira (6), o pagamento da multa de R$ 28 milhões que foi aplicada pela Justiça. Na semana passada, o pagamento havia sido feito em uma conta do governo federal que não é a correta.

Mesmo com o pagamento na conta certa, isso não garante que a plataforma, atualmente suspensa no Brasil, será liberada de imediato.

Para que o X volte ao ar, a Procuradoria-Geral da República (PGR) precisa emitir um parecer ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), indicando se é contra ou a favor da liberação.

O X pediu para que não fosse exigida a etapa de análise da PGR, mas Moraes não aceitou.

Após receber o parecer da PGR, Moraes analisará o caso e decidirá se mantém ou derruba a suspensão da rede social. Até o momento, não há previsão para que essa decisão ocorra.

Caso Moraes autorize a volta do X, ele deverá oficiar a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que, por sua vez, notificará os provedores de internet para liberar o acesso à plataforma.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Malafaia diz que Bolsonaro é covarde e omisso e questiona: ‘Que porcaria de líder é esse?’

Foto: Reprodução

Um dos maiores apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), o pastor Silas Malafaia está decepcionado com o ex-presidente.

Ele acusa Bolsonaro de se omitir nas eleições municipais de São Paulo por medo de ser derrotado por Pablo Marçal (PRTB) caso o ex-coach vencesse o prefeito Ricardo Nunes (MDB), com quem o ex-presidente firmou aliança e até indicou um vice na chapa.

Malafaia diz que não é papel de um líder guiar-se exclusivamente pelas redes sociais. “Que porcaria de líder é esse?”, questiona.

Afirma que enviou mais de 30 mensagens “duríssimas” para ele. E diz que o ex-presidente só não teria respondido porque recebeu o apoiou dele em momentos cruciais da vida —como no dia em que, “perto de ser preso”, chorou por cinco minutos ao telefone sem parar.

Mas uma pessoa o encheu de alegria: o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a quem pretende apoiar para presidente da República caso Bolsonaro siga inelegível até 2026.

Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. Bolsonaro é um MOLEQUE, outro militar bosta , covarde como tantos . Votei nesse merda , achando que era um homem, mas não ; é um moleque deslumbrado

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Religião

Festa de São José de Anchieta acontece até domingo (13) em Natal; confira a programação

A Paróquia de São José de Anchieta está realizando a Festa de São José de Anchieta, em Natal. A festividade teve início no dia 6 de outubro e ocorre até 13 deste mês. Confira acima a programação.

“Participe conosco deste momento de fé, devoção e celebração. Venha fortalecer sua espiritualidade e conhecer mais sobre a história e legado de São José de Anchieta”, diz o convite da Paróquia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Engorda de Ponta Negra chega a 15% de execução, diz Semurb

Foto: Anderson Régis

As obras da engorda da Praia de Ponta Negra seguem em andamento e já atingem 15% de execução, segundo informações da Secretaria de Infraestrutura de Natal e Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo. O ritmo das obras faz com que a Prefeitura do Natal mantenha o prazo inicial de entregar a obra entre os dias 05 e 20 de dezembro deste ano.

De acordo com informações do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, já foram colocados cerca de 250 mil a 300 mil m³ de aterro, gerando 600m de faixa de areia.

“As obras já avançaram pouco mais de 600m de extensão e estão dentro do prazo esperado para que possamos concluir uma obra entre os dias 05 e 20 de dezembro. É uma expectativa que temos e realmente devemos cumprir esse prazo”, explica Mesquita.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. A roda grande entrou na pequena! Onde o natalense mergulha está cheio de ratos e banheiros podres! Na paisagem do hotel a engorda avança e o bolso de alguns tenho ceterteza também! Isso me cheira a uma praia privada para o Jet coca natalense.

  2. os potiguares estão muito felizes que agora o hotel Serhs está protegido contra a maré alta, mas e o morro do careca?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cantor Leonardo entra na “lista suja” de trabalho escravo

Foto: Reprodução/Instagram

O cantor Leonardo, nome artístico de Emival Eterno da Costa, foi inserido nesta segunda-feira (7.out.2024) na “lista suja” do governo federal, que reúne empregadores responsáveis por submeter trabalhadores a condições análogas à escravidão. A inclusão se deu após uma operação do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), que resgatou 6 pessoas na fazenda Talismã, localizada em Jussara (GO).

A lista foi atualizada pela Secretaria de Inspeção do Trabalho, órgão do MTE, com a inclusão de 176 novos nomes, totalizando 727 empregadores. Entre os novos registros, 20 foram inseridos por práticas de trabalho escravo no âmbito doméstico.

O sertanejo se pronunciou em um vídeo publicado nas redes sociais, afirmando que não tinha responsabilidade sobre os trabalhadores encontrados no local, já que a área alvo da operação estava arrendada para terceiros. “Não conheço quem os colocou naquelas casinhas e, do meu coração, eu jamais faria isso”, afirmou.

Leonardo disse que pagou multa e considera sua inclusão na lista um “equívoco”.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Indicado de Lula ao BC, Galípolo passa por sabatina no Senado nesta terça (8)

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado realiza nesta terça-feira (8) a sabatina de Gabriel Galípolo, indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a presidência do Banco Central (BC). A sessão está prevista para às 10 horas.

Se aprovada na CAE, a indicação segue para análise do Plenário, onde precisa dos votos de ao menos 41 dos 81 senadores. A votação é secreta. Após aprovada, a decisão é comunicada à Presidência da República.

O economista e atual diretor de Política Monetária do BC foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no fim de agosto. Caso aprovado, ele substituirá Roberto Campos Neto no comando da autoridade monetária.

Será a segunda vez que Galípolo participa de uma sabatina no Senado. Por isso, o governo federal espera um resultado positivo e sem grandes percalços.

Na segunda-feira (7), Galípolo participou de uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente Lula no Palácio da Alvorada.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *