Por Breno Perruci / @eaiboracorrer
Nesta quarta-feira (4), os presidentes das federações de Triatlo e de Ciclismo do RN se reuniram com a governadora Fátima Bezerra. A pauta do encontro girou em torno de medidas que viabilizem e melhorem a prática esportiva e o transporte por bicicleta. Triatletas, ciclistas e professores das principais assessorias esportivas de Natal que atuam com triatlo também participaram da audiência.
“Nós não queremos atrapalhar o trânsito, mais direitos que outros, muito menos mais espaços que ninguém. Pelo contrário, a ideia é ajudar porque atualmente está tudo muito desordenado. Em 2020 vimos o número de ciclistas, seja de competição, seja de passeio, aumentar consideravelmente em Natal e no Estado. Então, o que já era necessário, agora é urgente. Precisamos de providências que levem mais segurança a todos os envolvidos no trânsito, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Nesse contexto apresentamos uma pauta exequível, simples, barata e que pode salvar vidas”, diz o advogado Edson Gutemberg, que representou a OAB e é um dos líderes do movimento.
A governadora e o grupo discutiram pautas como a implantação de uma ciclofaixa na Via Costeira, a melhoria do asfalto na ciclofaixa da Rota do Sol, uma campanha educativa de conscientização no trânsito com foco no ciclismo e a interdição programada de uma área para treinamentos na Rota do Sol e/ou Via Costeira, diariamente, no horário das 5h às 7h.
“Nossa pauta abrange medidas de infraestrutura com a melhoria no asfalto e sinalização das ciclovias e ciclofaixas já existentes na cidade. Medidas educativas diante da urgência para que todos conheçam seus papeis no trânsito, como proceder, quais os limites, direitos e deveres de cada um. E por fim, providências no sentido esportivo com a interdição diária de uma área pra treinamentos. Apontamos a Rota do Sol pelo baixo fluxo de carros nesse horário, ou seja, não impacta no trânsito e nos permite treinar em segurança. Pra facilitar, sugerimos que em épocas de alta estação, essa interdição seja em outras áreas como pro exemplo a Via Costeira ou Anel Viário do Campus da UFRN”, diz Breno Perruci, jornalista e triatleta amador.
A chefe do Executivo disse que as reivindicações são legítimas e o Governo vai estudar a viabilidade das reivindicações. “Já estamos trabalhando na implantação da ciclofaixa na avenida Roberto Freire e estamos renovando a sinalização na Via Costeira. O Governo vai analisar as outras solicitações do ponto de vista técnico e tomar uma decisão”, afirmou Fátima Bezerra. Ela ainda acrescentou que “esta questão merece toda nossa atenção, até por que a locomoção por bicicleta para trabalho, lazer ou esporte veio para ficar”.
A campanha educativa para orientar motoristas e ciclistas sobre o comportamento no trânsito será feita pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN), esclarecendo as normas do Código de Trânsito Brasileiro. A campanha terá pontos como o espaço a ser respeitado por cada condutor e a diferenciação entre ciclovia e ciclofaixa, pois ciclovia é voltada para passeio e a ciclofaixa para locomoção em maior velocidade.
A melhoria do asfalto na ciclofaixa da Rota do Sol, que em alguns pontos apresenta rachaduras, o que dificulta os treinos de velocidade e comprometem a segurança dos ciclistas, será executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e o Departamento de Estradas de Rodagem do RN (DER-RN).
Os ciclistas, além dos já citados na matéria, ainda foram representados pelo presidente da Federação de Triatlon do RN, Stenio Bezerra; o presidente da Federação Norteriograndense de Ciclismo, Thiago Bezerra; e o triatleta e professor da CB Sports, Adriano Barros. Os triatletas e professores Dani Cerveira, da Cerveira Team, e Luís Marcelo de Lima, da LM assessoria, também assinam o documento com os pleitos, fazem parte da comissão, mas não puderam estar presentes.
“Nossa intenção é mostrar que não se trata de medidas pra atender uma pequena parcela da população. O uso de bicicletas nas ruas de Natal é uma realidade nas 4 zonas da cidade, ou seja, não dá mais pra encarar a situação sem providências. Como falou a governadora, veio pra ficar, então temos um novo cenário que requer uma mudança cultural, a difusão de novos conceitos e uma ampla campanha de conhecimento. Diversas capitais do Brasil já praticam há anos, e agora chegou a hora de Natal e do Rio Grande do Norte”, destaca Stênio Bezerra.
Na reunião a governadora esteve acompanhada do secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho, do diretor geral do DER-RN, Manoel Marques, e da subsecretária do Trabalho, Samanda Alves. O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual George Soares também participou da audiência.
Acreditar nessa governadora é a mesma coisa que acreditar em papai Noel.
Acho importante o debate.
Uma democracia se fortalece debatendo e trocando ideias.
Lembrando que a educação, tem que partir das duas partes, não só pelos motoristas e não só pelos ciclistas.
Resolver o mimimi de meia dúzia de gatos pingados e deixar milhares presos em engarrafamentos.
Muito a cara dos dias atuais.
A roda maior tendo que se adaptar a roda menor.
Todos de bicicletas, carros proibidos de circular em Natal
Eu só gostaria de saber porque os "ciclistas" só querem pedalar nas principais ruas e avenidas? Porque eles preferem pedalar nas ruas e avenidas mais movimentadas?