A Tribuna do Norte destacou nesta terça-feira em sua edição que a equipe do Tesouro Federal que esteve no estado na quinta e sexta-feira da semana passada vai sugerir ao governo do estado a venda da CAERN e a Federalização da UERN.
Esses dois assuntos vem sendo abordados por esse blog há pelo menos três anos. A UERN custa hoje aos cofres do estado quase R$ 350 milhões de reais, e a CAERN com a privatização traria uma quantidade significativa de impostos e investimentos como aconteceu com a privatização da Cosern.
Segue os links da reportagem da Tribuna do Norte: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/tesouro-sugere-privatizaa-a-o-da-caern/403779 e http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/equipe-tamba-m-cogita-federalizaa-a-o-da-uern/403778
Gostaria de saber o porquê de alguns dos comentários que faço neste espaço, receberem continuadas censuras, inclusite as críticas a respeito, a ponto de nunca merecer sua aprovação? Será que é porque sempre quando trato dessa questão da venda da CAERN, o faço comparando com a exitosa venda da COSERN que, dentre outras vantagens, nos trouxe a economia dos gastos com o pagamento de salários de milhares de jabutis,
aliás, coisa que lhe deixa deveras desconfortável, justo por lhe dizer respeito, segundo rumores locais? Pena que não tenho cópia deles, neste momento para aqui registrar, lógico, caso você tivesse a coragem de vir a publicar tal crítica, o que não acredito. Mas ao menos seus leitores teriam a noção do que estou a falar. Mas tudo bem. A mensagem é dirigida a você mesmo, até porque não tem outro propósito .
Caro José ou Eudes, esse é o espaço mais democrático do jornalismo potiguar, aqui aceitamos porrada pesadas até contra esse blogueiro e comentários de todas as formas. O nosso número de comentários liberados não chega a 5%, e isso só acontece quando tem calunia, ofensas, mentiras e difamação contra alguém que isso possa gerar processo contra o blog. Só nesses casos. Abraço
O maior erro que se pode cometer. Água é, antes de tudo, vida. Não pode ser encarada como um negócio. É uma questão de segurança. Nos lugares onde ocorreu privatização foi um desastre. A imprensa desinformada e os políticos veem apenas lucros, algo que não pode existir em sistema de saneamento, pois tudo gira em torno do funcionamento, da manutenção e melhoria, além de uma boa política educacional para o uso sustentável da água: uso adequado e devolução à natureza. Há sobrevivência dentro da lógica capitalista? No Reino Unido estão criando uma nova categoria de empresas para estatizarem companhias de serviço público que foram privatizadas no neoliberalismo, na época de Margaret Thatcher.
VIVA TEMER!!!!
VIVA ROGÉRIO MARINHO!!!
VIVA GARIBALDI!!!
VIVA JOSÉ AGRIPINO!!!
VIVA ROBSON QUE FARIA MAS NÃO FEZ SENÃO AFUNDAR MAIS O QUE JÁ VINHA AFUNDANDO HÁ MUITO TEMPO.
Pode até ter aumentado mas hoje a gente tem serviço, o pior é pagar barato e não ter serviço
É verdade em relação a UERN, A responsabilidade do ensino superior é do governo federal, no tocanti no que diz respeito respeito à CAERN ela nunca deu prejuízo ao estado, e quando ela for privatizada quero ver de onde vão tirar água se não pagarem as concessões dos municípios que detém a água do estado, vão querer explorar somente a parte de esgoto que é rentável quero ver fazer chover!!!
Vivemos em um Estado onde a SECA é severa para a MAIORIA da população, faz sentido colocar a distribuição da nossa água nas mãos de uma empresa privada? Será que a a empresa privada não aumentará as tarifas para passar a gerar lucro? Alguém acredita mesmo que deixará de existir influência política mesmo com a privatização? Recurso hídrico é estratégico, pessoas. Não vamos nos deixar enganar por sentimentos vingativos e pseudomoralistas.
Equipe do Tesouro está certíssima. Eu nunca entendi o motivo do Estado bancar ensino superior, quando na verdade é de total responsabilidade do Governo Federal. Segundo nossa constituição ensino Fundamental é de responsabilidade dos municípios e Segundo Grau do Estado. Quanto a CAERN concordo com sua privativação, e o estado o fazendo vai receber muito ICMS , como toi o caso da COSERN. Obrigado.
Todos concordam em gênero, número e grau. Menos o GOVERNADOR, há explicação para isso?
Realmente esse país nao tem jeito. Quando sua população apoia privatizar o ensino é sinal q chegamos no fundo do poço.
Enquanto isso as castas de políticos, juizes/promotores e empresários q mamam do estado através de incentivos e perdões fe dívidas sorriem.
São situações diferentes e que devem ser tratadas uma de cada vez.
A UERN REALMENTE é uma DISTORÇÃO, em qualquer Estado brasileiro ENSINO SUPERIOR é OBRIGAÇÃO do governo FEDERAL. Nos estados só serve de CABIDE de EMPREGO, além do FATO dos ALTÍSSIMOS salários pagos na UERN. Tem que tirar das contas do RN, federalizando ou privatizando.
O ensino no Brasil já está privatizado a tempos! E os alunos do ensino privado tem os melhores resultados em análises de qualidade!!
Como se estatais também não fosse focos de corporativismo e corrupção.
Nível baixo é quem defende isso.
Faltou o mais importante: Entregar o hospital Walfredo Gurgel à EBSERH (empresa brasileira de serviços hospitalares), com essas medidas o Estado sai da crise. Afinal, o dinheiro do nosso pobre Estado, não dá para pagar os salários dos nossos Marajás. (IRÔNICO)
Por sua opinião se vê que não entende nada de educação desse país.
A educação vem sendo tratada de forma diferenciada a mais de 20 anos, e na prática O QUE MELHOROU NA QUALIDADE DO ENSINO PÚBLICO? QUAL NÍVEL DOS PROFESSORES?
Se o ensino não fosse um ENORME FAZ DE CONTA não haveria necessidade de COTAS para IMPOR o aluno do ensino público nas universidades.
A classe política NÃO QUER educação com qualidade, eles PRECISAM da MASSA DE MANOBRA formada pelos alunos que passam pela educação pública. ACORDE PARA REALIDADE
Já devia ter vendido há muito tempo,agora é tarde,essas empresas só servem para gerar salários absurdos e com péssima gestão.
A Caern já era para ser vendida a muitos anos atras, pois uma empresa que só dá prejuízo anos após anos não pode ficar na mão do Estado. Privatização já, o contribuinte não pode continuar pagando essa conta desse poço sem fundo. Quanto a UERN, tem que ser federalizada, pois o dever do Estado está no ensino médio e não no superior.
Admiro demais o governador e sua luta, e vejo o quanto fazem jogo sujo na política para desgastalo. Mas, com coragem e determinação, ele segue firme em frente. Só achei um erro nele, foi não ter vendido à caern e a uern. A uern além de ser despesa, sempre vai ser um calo de qualquer governo. Menos do pt. Ali, é contra qualquer Robinson no governo. Ele, que tanto defendeu a uern, foi quem mais sofreu ataques dos que fazem a mesma, e vai desgastando o governo.
UERN
Federalizar:sim
Privatizar: não
Recordando:
Educação Infantil e Ensino Fundamental(0 aos 14 anos)- Responsabilidade dos Municípios!
Ensino Médio (15-17 anos)
Responsabilidade dos Estados!
ENSINO SUPERIOR: UNIÃO – Governo Federal.
O RN tem o segundo pior Ensino Médio do Brasil!
Como se explica um Estado nesta situação assumir o Ensino Superior e "não assumir" a sua primeira obrigação?!…Estranhissimo :
O RN relega a educação Básica que é sua obrigação primeira…
O edifício está trincado!
E aí?
Estranhamente a Prefeitura de Natal da bolsas p o Ensino Superior e submete crianças a um SORTEIO para serem atendidas em creches!
Como se explica?!…Ilegal, injusto e absurdo!
Muito bem colocado Dra. Eleika, deu uma aula das obrigações que cada ente da federação tem. Parabéns.
Melhor comentário de todos!
Não concordo. Todos ou maioria dos Estados brasileiros tem suas universidades, isso é sinal de avanço e grandeza, agora se a adiministraçao é corrupta ou relapsa,se virou um cabide de emprego ou as três, ai o problema é outro. Isso tá sendo tratado igual a homem traído que vai e quebra a cama.
Quanta comentário sem utilidade, todos juntos. Campanha para tirar cargos comissionados (aqui que há realmente os altos salários) ninguém faz. Aposto que a senhora Eleika ganha muito bem para ter condições de pagar o ensino do seu filho em escolas públicas e até universidades. Fugindo do foco do ensino que o estado já não quer corrigir mesmo para ser de fácil manobra a população, é muito bom sanear toda a cidade do Natal, na hora de começar a ter o lucro do investimento pois daqui a um ano mais ou menos é para terminar a obra, vamos privatizar, nossa, porque será ???????
LEMBRANDO QUE JÁ TEMOS O Instituto KENNEDY que podia assumir o ensino, a pesquisa e a formação a nível superior dos Norte Rio grandenses, substituindo a UERN em todos os Municípios onde se encontra e realocando os servidores do mesmo.
Toda população sabia disso, menos a equipe econômica do Governo do RN.
São medidas amargas para os servidores, mas necessárias. O estado não tem condições de possuir uma Universidade e a privatização das Companhias de água e esgoto é o que acontece em todas as unidades da federação.
Sempre defendi a tese que governo foi instituído para gerenciar educação, saúde, segurança pública, infraestrutura e desenvolver o bem comum. Governo perde tempo querendo administrar empresas as quais só dão prejuízos, operando no vermelho sendo necessário reposição de dinheiro e quem paga o pato somos nós contribuintes. Empresas devem está nas mãos privadas, gerando empregos e pagando impostos ao governo.
Você leu a reportagem toda? Falaram FEDERALIZAÇÃO DA UERN, se você tem dinheiro pra pagar cursos caros e universidades privadas parabéns, mas outras pessoas não tem, FEDERALIZAR a UERN seria a melhor opção, porque é dever da UNIÃO ( o governo FEDERAL) o ensino superior.
O estado não tem obrigação de da um ensino superior, mas o básico tem. A pergunta é ? Você esta reclamando disso Maria de Fátima ? Acho que você tem condições de pagar uma boa escola para seus filhos.
O que será que tem essa tal de CAERN que vem dando prejuízo ano a ano e os políticos nao querem vendê -la. Seria a galinha dos ovos de ouro?
As cartas enviadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso em regime fechado na Papudinha, em Brasília, estão sendo recusadas no momento da entrega, segundo os Correios. A instituição afirma que realiza “regularmente as entregas no Núcleo de Custódia do 19º BPMDF”, mas que, no destino final, as correspondências não estão sendo aceitas.
O 19º Batalhão de Polícia Militar do DF, responsável pela ala onde Bolsonaro está detido, disse que “não realiza gestão externa do fluxo postal” e que só recebe as cartas que chegam à unidade. Elas passam por protocolos de inspeção e segurança, e quando estão de acordo com as normas, são entregues ao destinatário.
Bolsonaro está na Papudinha desde janeiro e tem autorização do ministro do STF Alexandre de Moraes para receber cartas. A decisão atendeu a pedido da defesa sobre o fluxo de correspondências e encomendas ao ex-mandatário.
Leia a nota dos Correios na íntegra:
“Os Correios realizam regularmente as entregas no Núcleo de Custódia do 19º BPMDF, no Complexo Penitenciário da Papuda. No entanto, os objetos postais destinados ao ex-presidente Jair Bolsonaro têm sido recusados no momento da entrega no destino. Mais informações devem ser solicitadas àquele órgão”.
Leia a nota do 19º BPMDF na íntegra:
“Nos termos do art. 41, inciso XV, da Lei nº 7.210/1984 (Lei de Execução Penal), constitui direito do preso o recebimento e o envio de correspondência, direito este integralmente observado por esta Unidade.
O Núcleo de Custódia da Polícia Militar do Distrito Federal (NCPM), subordinado à Polícia Militar do Distrito Federal, cumpre rigorosamente as disposições legais vigentes, bem como todas as determinações emanadas do Poder Judiciário. Não há, até o presente momento, qualquer determinação judicial que imponha restrição ou retenção de correspondências destinadas ao custodiado.
Esclarece-se, ainda, que esta Unidade não realiza gestão externa do fluxo postal, tampouco mantém tratativas operacionais junto aos Correios acerca de correspondências destinadas a custodiados. Não houve, nem há, qualquer contato institucional nesse sentido. O procedimento adotado pelo NCPM limita-se ao recebimento formal das correspondências regularmente entregues na Unidade, ocasião em que são submetidas aos protocolos internos de inspeção e segurança e, estando em conformidade com as normas aplicáveis, prontamente entregues ao destinatário.
Ressalta-se que o custodiado mantém assegurados todos os direitos previstos na legislação vigente, sendo a atuação do NCPM pautada pelos princípios da legalidade, impessoalidade e estrita observância às decisões judiciais.
Nos termos da legislação vigente e das normas internas que regem o funcionamento do Núcleo de Custódia da Polícia Militar do Distrito Federal, o recebimento de correspondências escritas é assegurado, observados os protocolos de inspeção e segurança aplicáveis. Todavia, o ingresso de objetos, presentes, encomendas ou quaisquer acessórios não expressamente autorizados pela regulamentação interna não é permitido, em razão de critérios objetivos de segurança institucional e de preservação da integridade física do custodiado e do efetivo policial. Itens dessa natureza não são incorporados ao ambiente de custódia, devendo eventual entrega ser direcionada diretamente aos familiares ou responsáveis legais do custodiado, fora das dependências da Unidade. O controle rigoroso do que adentra o estabelecimento constitui medida preventiva indispensável à manutenção da ordem, da disciplina e da segurança organizacional, em estrita observância aos princípios da legalidade e da administração penitenciária”.
O Exército oficializou nesta semana a aposentadoria do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro e principal delator do chamado inquérito do golpe. A transferência para a reserva remunerada começa em 2 de março, com salário proporcional de R$ 16 mil líquidos por mês.
A portaria foi assinada na quarta-feira (18) pelo general de Brigada Luiz Duarte de Figueiredo Neto, diretor de Assistência ao Pessoal do Exército. Cid havia solicitado a aposentadoria antecipada ainda em agosto do ano passado, pouco antes de ser condenado no inquérito, e o pedido foi aceito pelo comando do Exército em janeiro de 2026.
Aos 46 anos, após 30 anos de serviços prestados, Cid deixa a ativa e terá até 90 dias para desocupar a residência oficial do Exército na Vila Militar de Brasília, onde mora com a família. Como a saída ocorreu antes do tempo completo de serviço, o benefício é proporcional.
Uma ação conjunta das polícias Civil e Militar terminou com a prisão em flagrante de um homem de 34 anos por tráfico de drogas, nesta sexta-feira (20), em Tibau do Sul. A ofensiva faz parte de mais uma fase da Operação Liberdade, deflagrada após investigações apontarem a existência de um ponto ativo de venda de entorpecentes no centro da cidade.
Segundo a Polícia Civil, a casa era usada para o comércio de drogas e registrava intenso fluxo de usuários. Durante a abordagem, os policiais encontraram três armas de fogo roubadas — duas de calibre .38 e uma de calibre .32 — além de 115 munições de diferentes calibres e uma granada artesanal, o que elevou o grau de risco da ocorrência.
No imóvel também foram apreendidas 72 porções de cocaína, 36 porções de maconha, dois tabletes da droga, uma porção de maconha do tipo flor, balança de precisão, sacos tipo zip lock, roupas camufladas e um veículo modelo Celta. Todo o material foi recolhido e apresentado à autoridade policial.
O suspeito foi levado à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça. A Polícia Civil reforça o pedido de colaboração da população, que pode repassar informações de forma anônima pelo Disque Denúncia 181.
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ao STF autorização para que ele receba atendimento psicológico especializado dentro da unidade prisional onde cumpre pena, a Papudinha, em Brasília. O pedido foi protocolado nesta sexta-feira (20) e está sob análise do ministro Alexandre de Moraes, relator da execução penal ligada à condenação por tentativa de golpe de Estado.
Os advogados solicitam a liberação da entrada do psicólogo e neurocientista Ricardo Caiado para a realização de sessões de neuromodulação três vezes por semana. O tratamento, chamado de Estímulo Elétrico Craniano (CES), é descrito como não invasivo e feito por meio de clipes auriculares, com o uso de equipamento próprio levado ao presídio.
Segundo a defesa, a terapia já teria sido iniciada durante uma internação de Bolsonaro em abril de 2025 e teria apresentado melhora no sono, além de redução de sintomas de ansiedade, depressão e crises de soluços. Os advogados afirmam que o procedimento complementa a medicação atualmente utilizada, que atua no sistema nervoso central, e pedem que as sessões ocorram preferencialmente no fim do dia, respeitando as regras de segurança da unidade.
O pedido cita ainda um laudo médico da Polícia Federal divulgado no início de fevereiro, que apontou alterações neurológicas em exames realizados no ex-presidente. Bolsonaro sofreu um traumatismo craniano leve após cair na cela e bater a cabeça em um móvel, no início deste ano, quando ainda estava detido na Superintendência da PF, em Brasília.
Cadê o improvável com histórico de atleta? Fakenews? Vive recebendo visitas da quadrilha dele e articulando as candidaturas dos filhos, pra isso a saúde tá perfeita! Vagabundo!
Já disse, o homem está acabado, vcs conseguiram destruir a matéria, não o Espírito e a força, deixa ver, depois da unidos de Niterói, com ele no chão, sem cabeça, e todo sujo de fezes a coisa ficou fedorenta. Essa de jogar a culpa pela derrota na lanterninha da escola, kkkk, está desmontando tudo.
Investigadores da Polícia Federal envolvidos nas apurações das fraudes bilionárias do Banco Master suspeitam que o ministro do STF, Dias Toffoli, possa ter praticado o crime de corrupção passiva. As informações foram divulgadas no programa CNN 360º. Apesar das suspeitas, Toffoli ainda não é formalmente alvo de investigação.
De acordo com a apuração, agentes da PF pretendem pedir ao STF a quebra de sigilo do fundo Marídite, ligado a familiares do ministro. A intenção é rastrear o caminho do dinheiro do banqueiro Daniel Vorcaro e verificar supostos pagamentos ao magistrado, mencionados em conversas apreendidas nos celulares do empresário durante as investigações.
Um relatório com cerca de 200 páginas já foi encaminhado ao presidente do STF, ministro Edson Fachin. Fontes ouvidas pela CNN informaram que os investigadores esperam que o novo relator do caso, ministro André Mendonça, dê andamento às apurações. A avaliação interna da PF é positiva, com base na atuação de Mendonça em outros casos, como o das fraudes no INSS.
Segundo a CNN, a PF decidiu enviar o inquérito ao Supremo após identificar indícios de possível crime envolvendo o magistrado, supostamente ocorrido durante um processo relatado por ele.
Dias Toffoli nega qualquer ilegalidade, mas, após a divulgação do relatório, admitiu pela primeira vez ser sócio do grupo Marídite, fundo que agora está no centro das diligências e pode ter o sigilo quebrado, caso o STF autorize os pedidos da Polícia Federal.
O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) pediu que o TCU abra uma investigação para apurar a presença de autoridades federais em festas realizadas na casa de veraneio do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, em Trancoso, na Bahia. O pedido inclui a adoção de medidas imediatas, para evitar perda de provas e garantir a fiscalização.
A representação solicita que o TCU identifique quais autoridades públicas participaram dos encontros e verifique se houve envolvimento de órgãos ou entidades federais na organização ou no financiamento das festas.
O pedido é assinado pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado, que também requer a abertura de procedimento cautelar para coleta de documentos, informações e depoimentos.
Segundo o MPTCU, reportagens da imprensa apontam que os eventos tinham controle rígido de acesso, com proibição de celulares e uso de detectores de metais. Ao mesmo tempo, a residência mantinha um sistema interno de câmeras, que gravava todos os cômodos, sob a justificativa de segurança pessoal do anfitrião.
De acordo com a representação, os vídeos estão sob custódia do MPF e da Polícia Federal, com supervisão do STF. O subprocurador afirma haver indícios de que as imagens possam envolver figuras de alta relevância do Poder Judiciário, o que, segundo ele, pode afetar a credibilidade das instituições caso não haja esclarecimentos sobre possíveis irregularidades.
A Anvisa registrou 65 óbitos classificados como suspeitos após o uso de canetas emagrecedoras no Brasil. Os dados constam no sistema VigiMed e abrangem notificações feitas entre dezembro de 2018 e dezembro de 2025, período marcado pela explosão do uso desses medicamentos no país.
Segundo a Anvisa, os registros não significam que os remédios tenham causado as mortes. As notificações fazem parte do monitoramento de rotina e servem para análise técnica, sem estabelecer relação direta de causa e efeito. O VigiMed reúne comunicações enviadas por profissionais de saúde, pacientes e fabricantes.
O levantamento envolve medicamentos à base de análogos de GLP-1, usados no tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade, como semaglutida (Ozempic e Wegovy), tirzepatida (Mounjaro), liraglutida (Saxenda e Victoza) e dulaglutida (Trulicity). Esses remédios atuam no controle da glicose e na redução do apetite.
No total, o sistema registrou 2.436 notificações de reações suspeitas no período, sendo quase metade apenas no último ano. Entre os efeitos mais relatados estão náusea, vômitos, diarreia e constipação, além de 145 notificações de pancreatite — inflamação do pâncreas que pode ser grave.
A Anvisa afirma que, até o momento, não há evidências para mudar as recomendações de uso dentro das indicações aprovadas.
A PGR se manifestou contra um novo pedido de prisão domiciliar humanitária apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está preso na Papudinha. O posicionamento foi assinado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, e enviado ao STF.
No pedido, os advogados alegaram que Bolsonaro enfrenta “progressiva deterioração fisiológica”, causada por doenças crônicas e sequelas de cirurgias anteriores. A defesa sustentou haver risco de morte e incompatibilidade entre o ambiente prisional e as terapias contínuas indicadas, com base em parecer de um assistente técnico do médico Cláudio Birolini e em relatório fisioterapêutico.
Gonet, porém, afirmou que o ex-presidente recebe atendimento médico compatível com as condições descritas pela própria defesa, dentro do ambiente prisional. Segundo o PGR, não houve mudança relevante no quadro fático e a unidade dispõe de assistência médica 24 horas, além de estrutura avançada do Samu para atendimentos de urgência.
O procurador-geral também lembrou que o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF, já havia negado pedido semelhante e mantido a execução da pena em regime fechado.
Em decisão de 19 de dezembro de 2025, Moraes destacou a gravidade dos atos relacionados a tentativas de fuga atribuídas a Bolsonaro, reforçando o entendimento de que a prisão domiciliar só cabe quando o tratamento médico não pode ser oferecido no local de custódia — o que, segundo a PGR, não é o caso.
O presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco), Kléber Cabral, prestou depoimento à Polícia Federal nesta sexta-feira (20) por cerca de uma hora. A oitiva ocorreu após declarações públicas da entidade criticando a operação que investiga suspeita de vazamento de dados sigilosos de ministros do STF e familiares.
A operação da Polícia Federal mirou quatro servidores da Receita Federal e do Serpro, com mandados de busca e apreensão cumpridos no Rio de Janeiro, Salvador, Guarujá e São José do Rio Preto (SP). Por decisão de Moraes, os investigados estão proibidos de acessar prédios, sistemas e bases de dados da Receita e do Serpro, no âmbito do inquérito das fake news.
Na nota, a Unafisco também relembrou casos anteriores em que auditores foram afastados antes da conclusão das investigações e depois reintegrados por falta de provas. Já o STF informou que um relatório da própria Receita Federal apontou “diversos e múltiplos acessos ilícitos” a dados de autoridades, sem justificativa funcional identificada.
Gostaria de saber o porquê de alguns dos comentários que faço neste espaço, receberem continuadas censuras, inclusite as críticas a respeito, a ponto de nunca merecer sua aprovação? Será que é porque sempre quando trato dessa questão da venda da CAERN, o faço comparando com a exitosa venda da COSERN que, dentre outras vantagens, nos trouxe a economia dos gastos com o pagamento de salários de milhares de jabutis,
aliás, coisa que lhe deixa deveras desconfortável, justo por lhe dizer respeito, segundo rumores locais? Pena que não tenho cópia deles, neste momento para aqui registrar, lógico, caso você tivesse a coragem de vir a publicar tal crítica, o que não acredito. Mas ao menos seus leitores teriam a noção do que estou a falar. Mas tudo bem. A mensagem é dirigida a você mesmo, até porque não tem outro propósito .
Caro José ou Eudes, esse é o espaço mais democrático do jornalismo potiguar, aqui aceitamos porrada pesadas até contra esse blogueiro e comentários de todas as formas. O nosso número de comentários liberados não chega a 5%, e isso só acontece quando tem calunia, ofensas, mentiras e difamação contra alguém que isso possa gerar processo contra o blog. Só nesses casos. Abraço
O maior erro que se pode cometer. Água é, antes de tudo, vida. Não pode ser encarada como um negócio. É uma questão de segurança. Nos lugares onde ocorreu privatização foi um desastre. A imprensa desinformada e os políticos veem apenas lucros, algo que não pode existir em sistema de saneamento, pois tudo gira em torno do funcionamento, da manutenção e melhoria, além de uma boa política educacional para o uso sustentável da água: uso adequado e devolução à natureza. Há sobrevivência dentro da lógica capitalista? No Reino Unido estão criando uma nova categoria de empresas para estatizarem companhias de serviço público que foram privatizadas no neoliberalismo, na época de Margaret Thatcher.
VIVA TEMER!!!!
VIVA ROGÉRIO MARINHO!!!
VIVA GARIBALDI!!!
VIVA JOSÉ AGRIPINO!!!
VIVA ROBSON QUE FARIA MAS NÃO FEZ SENÃO AFUNDAR MAIS O QUE JÁ VINHA AFUNDANDO HÁ MUITO TEMPO.
Privatiza a CAERN, vou fingir surpresa…
Mas federalizar a UERN pode ser uma boa, falta somente o Governo Federal Assinar em baixo.
COSERN FOI privatizada ninguém teve aumento de 300 % pelo contrário gera riqueza para Estado maior pagador de ICMS
Se fosse privatizada a Caern, a tempos que dessalinizava água do mar, ninguém no sertão passava aperreio por falta d'água. Venda urgente governador.
Quero ver o choro depois de quem apoia a privatização da CAERN, quando tiver as contas ajustadas em mais de 300 %!!!!
Pode até ter aumentado mas hoje a gente tem serviço, o pior é pagar barato e não ter serviço
É verdade em relação a UERN, A responsabilidade do ensino superior é do governo federal, no tocanti no que diz respeito respeito à CAERN ela nunca deu prejuízo ao estado, e quando ela for privatizada quero ver de onde vão tirar água se não pagarem as concessões dos municípios que detém a água do estado, vão querer explorar somente a parte de esgoto que é rentável quero ver fazer chover!!!
Vivemos em um Estado onde a SECA é severa para a MAIORIA da população, faz sentido colocar a distribuição da nossa água nas mãos de uma empresa privada? Será que a a empresa privada não aumentará as tarifas para passar a gerar lucro? Alguém acredita mesmo que deixará de existir influência política mesmo com a privatização? Recurso hídrico é estratégico, pessoas. Não vamos nos deixar enganar por sentimentos vingativos e pseudomoralistas.
Tem todo meu apoio
Privatiza logo Grande parte da população e a favor da privatização e federalização
Equipe do Tesouro está certíssima. Eu nunca entendi o motivo do Estado bancar ensino superior, quando na verdade é de total responsabilidade do Governo Federal. Segundo nossa constituição ensino Fundamental é de responsabilidade dos municípios e Segundo Grau do Estado. Quanto a CAERN concordo com sua privativação, e o estado o fazendo vai receber muito ICMS , como toi o caso da COSERN. Obrigado.
Todos concordam em gênero, número e grau. Menos o GOVERNADOR, há explicação para isso?
Realmente esse país nao tem jeito. Quando sua população apoia privatizar o ensino é sinal q chegamos no fundo do poço.
Enquanto isso as castas de políticos, juizes/promotores e empresários q mamam do estado através de incentivos e perdões fe dívidas sorriem.
Privatizar a educação? Onde você leu isso????
São situações diferentes e que devem ser tratadas uma de cada vez.
A UERN REALMENTE é uma DISTORÇÃO, em qualquer Estado brasileiro ENSINO SUPERIOR é OBRIGAÇÃO do governo FEDERAL. Nos estados só serve de CABIDE de EMPREGO, além do FATO dos ALTÍSSIMOS salários pagos na UERN. Tem que tirar das contas do RN, federalizando ou privatizando.
O ensino no Brasil já está privatizado a tempos! E os alunos do ensino privado tem os melhores resultados em análises de qualidade!!
Como se estatais também não fosse focos de corporativismo e corrupção.
Nível baixo é quem defende isso.
Corretíssimo !
Faltou o mais importante: Entregar o hospital Walfredo Gurgel à EBSERH (empresa brasileira de serviços hospitalares), com essas medidas o Estado sai da crise. Afinal, o dinheiro do nosso pobre Estado, não dá para pagar os salários dos nossos Marajás. (IRÔNICO)
Tem que privatizar mesmo…. empresas ineficientes.. que só servem para cabides de emprego.
Este é o pais que despesas com educação não é investimento
Por sua opinião se vê que não entende nada de educação desse país.
A educação vem sendo tratada de forma diferenciada a mais de 20 anos, e na prática O QUE MELHOROU NA QUALIDADE DO ENSINO PÚBLICO? QUAL NÍVEL DOS PROFESSORES?
Se o ensino não fosse um ENORME FAZ DE CONTA não haveria necessidade de COTAS para IMPOR o aluno do ensino público nas universidades.
A classe política NÃO QUER educação com qualidade, eles PRECISAM da MASSA DE MANOBRA formada pelos alunos que passam pela educação pública. ACORDE PARA REALIDADE
Já devia ter vendido há muito tempo,agora é tarde,essas empresas só servem para gerar salários absurdos e com péssima gestão.
A Caern já era para ser vendida a muitos anos atras, pois uma empresa que só dá prejuízo anos após anos não pode ficar na mão do Estado. Privatização já, o contribuinte não pode continuar pagando essa conta desse poço sem fundo. Quanto a UERN, tem que ser federalizada, pois o dever do Estado está no ensino médio e não no superior.
Isso..vamos privatizar tudo…como na petrobrás..e aí, ao invés de pagar R$2,80 na gasolina, vamos pagar R$4,20…PRIVATIZA, PRIVATIZA…
Privatizar a darem o mais rápido possível e não esqueça dos Correios
Admiro demais o governador e sua luta, e vejo o quanto fazem jogo sujo na política para desgastalo. Mas, com coragem e determinação, ele segue firme em frente. Só achei um erro nele, foi não ter vendido à caern e a uern. A uern além de ser despesa, sempre vai ser um calo de qualquer governo. Menos do pt. Ali, é contra qualquer Robinson no governo. Ele, que tanto defendeu a uern, foi quem mais sofreu ataques dos que fazem a mesma, e vai desgastando o governo.
UERN
Federalizar:sim
Privatizar: não
Recordando:
Educação Infantil e Ensino Fundamental(0 aos 14 anos)- Responsabilidade dos Municípios!
Ensino Médio (15-17 anos)
Responsabilidade dos Estados!
ENSINO SUPERIOR: UNIÃO – Governo Federal.
O RN tem o segundo pior Ensino Médio do Brasil!
Como se explica um Estado nesta situação assumir o Ensino Superior e "não assumir" a sua primeira obrigação?!…Estranhissimo :
O RN relega a educação Básica que é sua obrigação primeira…
O edifício está trincado!
E aí?
Estranhamente a Prefeitura de Natal da bolsas p o Ensino Superior e submete crianças a um SORTEIO para serem atendidas em creches!
Como se explica?!…Ilegal, injusto e absurdo!
Muito bem colocado Dra. Eleika, deu uma aula das obrigações que cada ente da federação tem. Parabéns.
Melhor comentário de todos!
Não concordo. Todos ou maioria dos Estados brasileiros tem suas universidades, isso é sinal de avanço e grandeza, agora se a adiministraçao é corrupta ou relapsa,se virou um cabide de emprego ou as três, ai o problema é outro. Isso tá sendo tratado igual a homem traído que vai e quebra a cama.
Quanta comentário sem utilidade, todos juntos. Campanha para tirar cargos comissionados (aqui que há realmente os altos salários) ninguém faz. Aposto que a senhora Eleika ganha muito bem para ter condições de pagar o ensino do seu filho em escolas públicas e até universidades. Fugindo do foco do ensino que o estado já não quer corrigir mesmo para ser de fácil manobra a população, é muito bom sanear toda a cidade do Natal, na hora de começar a ter o lucro do investimento pois daqui a um ano mais ou menos é para terminar a obra, vamos privatizar, nossa, porque será ???????
LEMBRANDO QUE JÁ TEMOS O Instituto KENNEDY que podia assumir o ensino, a pesquisa e a formação a nível superior dos Norte Rio grandenses, substituindo a UERN em todos os Municípios onde se encontra e realocando os servidores do mesmo.
Toda população sabia disso, menos a equipe econômica do Governo do RN.
São medidas amargas para os servidores, mas necessárias. O estado não tem condições de possuir uma Universidade e a privatização das Companhias de água e esgoto é o que acontece em todas as unidades da federação.
Sempre defendi a tese que governo foi instituído para gerenciar educação, saúde, segurança pública, infraestrutura e desenvolver o bem comum. Governo perde tempo querendo administrar empresas as quais só dão prejuízos, operando no vermelho sendo necessário reposição de dinheiro e quem paga o pato somos nós contribuintes. Empresas devem está nas mãos privadas, gerando empregos e pagando impostos ao governo.
Excelente! Duas medidas corretas. Vamos ver se a mediocridade de alguns permitirá.
Está correto. Sou a favor da privatização da UERN e da Cosern. O Estado não tem obrigação de dá ensino superior a ninguém.
Você leu a reportagem toda? Falaram FEDERALIZAÇÃO DA UERN, se você tem dinheiro pra pagar cursos caros e universidades privadas parabéns, mas outras pessoas não tem, FEDERALIZAR a UERN seria a melhor opção, porque é dever da UNIÃO ( o governo FEDERAL) o ensino superior.
O estado não tem obrigação de da um ensino superior, mas o básico tem. A pergunta é ? Você esta reclamando disso Maria de Fátima ? Acho que você tem condições de pagar uma boa escola para seus filhos.
O que será que tem essa tal de CAERN que vem dando prejuízo ano a ano e os políticos nao querem vendê -la. Seria a galinha dos ovos de ouro?
Leiam o que está logo abaixo para sentir o "por que" da situação do nosso estado.