Jornalismo

Especialista alerta para riscos das redes de marketing multinível

Reportagem da edição deste domingo do Novo Jornal aborda mais uma vez as empresas de marketing multinível (MMN), que são uma febre no país e no Rio Grande do Norte atualmente. Aqui no estado já são, pelo menos, 60 mil pessoas no negócio e algumas delas faturando valores altíssimos, como o ex-estudante de administração, Daniel Fernandes, que diz ter rendimentos mensais na casa dos seis dígitos. Na visão do economista e professor universitário Cláudio Barbosa, porém, investir em MMN não é uma tarefa fácil e requer muito estudo.

“Dinheiro fácil sempre traz problemas. Ganhos fáceis, supostamente sem riscos, não surgem por milagre. A situação é muito mais complexa. Não aconselho de maneira alguma a quem não tenha conhecimento técnico do material a ser vendido e noção do mercado de vendas”, afirmou o economista.

Barbosa alerta também para a legalidade dessas empresas, que, segundo ele, não possuem autorização para dizer que é investimento o dinheiro que as pessoas colocam nelas. “Essas empresas não têm o direito legal […] Isso só é feito por quem tem autorização da CVM (Comissão de Valores Mobiliários)”.

O jornal levou até o economista os contratos de adesão das três principais redes de MMN – Telexfree, BBOM e Multiclick – para ser feita uma análise dos termos. Cláudio Barbosa apontou que as três empresas têm contratos com mais obrigações do que direitos e que são feitos para segurar no negócio quem estiver entrando.

O economista finaliza afirmando é provável que as empresas de MMN estejam cometendo um crime contra a economia popular.

“Sou muito preocupado com a economia popular. E tudo indica que essas empresas estão cometendo um crime contra ela. Sei de relatos que pessoas por todo o interior do estado estão tirando dinheiro de suas poupanças e fazendo empréstimos para entrar no marketing. Esses grupos saem atuando de lugar em lugar aplicando as mesmas fórmulas e incluindo muita gente”.

Opinião dos leitores

  1. O mmn é um ótimo sistema de trabalho, faltam apenas alguns esclarecimentos, peço que respeitem a opinião alheia.

  2. Mmn é uma forma de promover produtos, o nome já diz é a promoção do produto da maneira mais antiga de fazer marketing o boca a boca. Mmn é sim uma maneira legitima de trabalho porém pessoas despreparadas promovem o Mmn e pessoas sem visão acreditam, sem saber como funciona esse mercado em sua essência.

  3. LAMENTAVELMENTE, O SR. ESPECIALISTA COMETEU UM GRANDE EQUÍVOCO AO TAXAR AS EMPRESAS DE MMN DE INVESTIMENTO FINANCEIRO.
    ORA, NA VERDADE, EMPRESA DE MARKETING MULTINÍVEL NÃO NECESSITA ESTAR REGISTRADA JUNTO À CVM PORQUE NÃO É UM INVESTIMENTO FINANCEIRO E SIM UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING
    CONFORME NOTICIADO PELA COMENTARISTA FINANCEIRA DO JORNAL DA GLOBO, MARA LUQUET, EDIÇÃO DO DIA 03/06/2013, É MUITO IMPORTANTE SABER:
    QUE EMPRESA É ESSA?
    QUAIS SÃO OS PRODUTOS QUE FAREI MARKETING, PUBLICIDADE, VENDAS, CONSUMO?
    SE ESSES PRODUTOS SÃO SUSTENTÁVEIS OU A EMPRESA SÓ GANHA DINHEIRO COM A ENTRADA DE NOVOS PARTICIPANTES?
    QUEM SÃO OS DONOS DESSA EMPRESA? OS DONOS SÃO PESSOAS IDÔNEAS?
    NÃO É INVESTIMEMENTO FINANCEIRO PQ EMPRESA DE INVESTIMENTOS FINANCEIROS TEM QUE ESTAR REGISTRADO NA CVM COMISSAO DE VALORES MOBILIARIOS QUE É O ÓRGÃO REGULADOR DO MERCADO DE CAPITAIS
    INVESTIMENTO SERIA SE VC DEIXASSE SEU DINHEIRO E FICASSE EM CASAS SEM FAZER NADA AGUARDANDO O RETORNO OU NÃO DAQUELE INVESTIMENTO.
    POR ISSO, MUITO CUIDADO COM AS EMPRESAS DE MMN QUE PROPÕE QUE VC NÃO FAÇA NENHUM TRABALHO, APENAS DEIXE SEUS DINHEIRO LÁ RENDENDO.

  4. É impressionante como a falta de expectativa profissional leva as pessoas a repetirem os mesmos erros do passado.Todos conhecem a grande arapuca que é o Marketing de Rede.Muitos já entraram,saíram,quebrados ou não,porém ninguém conhece,de fato,algum milionário permanente deste ramo de negócio.Sempre são citados um conhecido da vizinha do sogro do primo do chefe do cunhado de um funcionário do banco,enfim,"alguém" que está riquíssimo com o dinheiro apurado em cima dos incautos que entram,após gastarem suas parcas economias de desempregado.Ao longo dos anos,o que se vê é que esses "empresários" retornaram à sua profissão ou atividade profissional original,e continuam ralando para sobreviver.Ou então,os mesmos sonhadores,colecionando contratos de empresas de network,até diferentes,sendo concorrentes de si próprios,patinando nos mesmos argumentos e nos mesmos prejuízos.Seria muito mais lucrativo,investir em sua profissão,em suas habilidades profissionais,ao invés de ficar pagando para os gênios que continuam roubando dinheiro dos pseudo-empresários da lábia dos mais espertos.A propósito,já caí,entrei,ganhei algum, e já retornei à minha profissão.Da mesma forma que meus "patrocinadores",igualmente resignados em suas profissões originais,ou em outras atividades,nada a ver com o Marketing de Rede.

    1. seu comentário e muito parecido com o meu, porem não cheguei a participar de nada, recebi diversas propostas, porem creio que esse tipo de negocio não tem nada de licito pelo ao contrario vc é roubado e para recuperar o que te roubaram você tem que roubar algumas pessoas para obter seu retorno e para lucrar tem q roubar muitas pessoas.
      Como você mesmo disse, o ideal é trabalhar com honestidade, investir no seu profissional seja no seu próprio negocio, ou em empresa privada ou publica.

    2. Você perdeu seu precioso tempo para fazer seu comentario e percebi que vc é um tremendo imbecil despreparado para falar algo sobre esse assunto.
      vou te dar um conselho,antes de entrar nos blogs para fazer qualquercomentario idiota"estude sobre o assunto".

  5. A quem diga que quanto maior os lucros de um investimento maior seus riscos, é o caso do MMN, e acredito que todo mundo que entra sabe os riscos que corre. Eu participo da NNEX e estou muito satisfeito, é uma renda extra e uma grande ajuda TEMPORÁRIA no orçamento, não vai ser pra sempre, e é ai o problema, pessoas menos esclarecidas acabam achando que essa renda será eterna e largam empregos e fazem financiamentos longos contanto com esse dinheiro que ninguem sabe até onde vai. esses ai sim, se darão muito mal la na frente.

  6. O MMN é uma realidade existente no mundo todo, onde hj, 25% da população americana e 20% da japonesa investem, agora aqui no BR o povo prefere chamar de "dinheiro fácil".
    Lembrem-se q apesar de muitos falarem mal, NADA ATÉ AGORA PROÍBE o MMN dentro da lei, assim como NÃO pode punir ou tipificar como crime. Outra coisa, todos em Natal conhecem alguém q investe nos MMNs, são políticos, membros da magistratura, do MP, do TJRN, do TRT, classe média, alta, etc. Já chamam os MMNs de "Bolsa Família" da classe média e alta. Assim, se os MMNs irão durar para sempre ou não, ninguém pode garantir. Todavia, que MUITOS estão ganhando dinheiro honestamente, sem roubar, furtar ou usar da política para ficar rico, isso não podemos negar.
    Não aconselho ninguém fazer loucuras, não venda nada para investir. Agora, se vc tem um dinheiro q não irá lhe fazer falta, pq não investir? No mundo todo, só ganha quem INVESTE! Quem não arrisca, não petisca.
    Portanto, no MMN é assim: Enquanto uns falam mal, outros LUCRAM… A escolha é sua. Abs

    1. Isso não tem nada aver com "Marketing M nível" O nome dessa pratica de ganha dinheiro fácil, É "pirâmide Financeira" que é crime contra a economia popular, Pena q até tem noticia de Pessoas da justiça do RN e até mesmo Político estão envolvido nessa Pratica, E não precisa nem ter estudo pra saber que Empresa nenhuma mundo Tem essa rentabilidade, Mas a ganância de ganhar dinheiro fácil e rápido vence o bom censo dos seres humanos, " Bernard Mandolf " um dos maiores golpista contra a economia Americana, Pegou 150 anos de cadeia, esta preso desde 2009, #fica a dica, hoje ele ganha $40, dólares por mês numa cedeia nos EUA, limpando computadores.

    2. Júnior, só faltou dizer que o Bolsa Classe Media não depende do dinheiro público, não tem ingerência política entre outras.

  7. Aqui em Santa Cruz o comercio parou, o dinheiro não gira e não é só aqui, todo o estado está vendo esse fenômeno com preocupação, muita gente se desfez de casas, terrenos, motos para só investir nessas falsas MMNs, Só aqui em Santa Cruz apareceram 12 dessas empresas, o governo já deveria ter tomado um posição mas não faz porque tem muito politico forte que embarcou nessa onda, creio que depois que essas pirâmides quebrarem e causarem um caos a todos aí esse governo tomará alguma decisão, será tarde. Lembrem-se a crise já chegou no Brasil.

  8. dia desses um especialista desses deu uma entrevista pra tribuna no outro dia descobri que ele tava na minha rede kkk

  9. A saga incansável do Brasileiro em querer ganhar dinheiro fácil ! Em breve vamos ver alguns milionários e muitos sonhares desesperados. Não precisa ser um expert p/ descobrir que em um dia , não vai demorar muito, as pirâmides vão ruir. Como uma empresa que se diz sustentável tem seus colaboradores mais preocupados em montar uma rede do que necessáriamente vender o próprio produto da empresa ? Faz algum sentido ter uma empresa que não se preocupe em vender seu produto ou serviço ? Dá muito trabalho ! É melhor colocar mais gente na rede que você ganha mais. Essas pirâmides de fato estão mudando a vida de muita gente, mas em um futuro não distante irá trazer consequencias negativas infinitamente maior do que seus beneficios. Enquanto isso vamos ver os esbanjadores de dinheiro em suas land rover, camarro e etc mostrando que o investimento deu certo.

    1. Amigo, diz algo de positivo que tem essas MMNs, a não ser os milhares que depositam suas economias para verem os binários aumentar e para não vê-los cair ter que alimentar, enquanto meia duzia desfilam em carrões importados servindo de chamariz para os pobres zumbis que sustentam essas "pirâmides". Mas como diz o velho ditado, "malandro é malandro e mané é mané……" Eu acho é pouco!

    2. ATENÇÃO GALERA!
      SAIAM FORA, MMN É UMA FURADA, MYTC, ZEEK REWARD, TELEXFREE, BBOM, ETC. TENHO UMA TURMA DE AMIGOS QUE SE AFUNDOU NESSES MARKETINGS.

    3. Conheço empresas q muitas pessoas fazem renda dos produtos que vendem, essa é uma das formas de ganhar dinheiro no Mmn e a maioria dos q criticam não sabem q empresas consolidadas no mercado como Avon, Mary kay entre outras trabalhão com o modelo Mmn.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ladrões furtam carteira, compram bilhete premiado, e vítima quer metade do prêmio de R$ 3 milhões

Imagem Ilustrativa | Foto: Vitalii Petrushenko/Adobe Stock

Ladrões na França usaram um cartão roubado para comprar um bilhete de loteria francês premiado no valor de mais de € 500 mil euros (cerca de R$ 3 milhões). Mas eles desapareceram antes de ganhar o prêmio – e agora estão entre os fugitivos mais famosos da França.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Carlos Bolsonaro elogia liderança e inteligência de Rogério Marinho em evento do PL em Brasília

Durante o 1° Seminário de Comunicação do Partido Liberal (PL), realizado em Brasília, o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) destacou a inteligência e a experiência política do senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Congresso Nacional.

Em seu discurso, Carlos Bolsonaro afirmou ter sido surpreendido pela capacidade e inteligência política do parlamentar potiguar. “Gostaria de parabenizar o senador, que tomou a frente de um movimento que eu jamais achei que ele fosse tomar, devido à sua idade. Tomei uma aula dele ali de cultura, de história política. Que monstro, que grata surpresa”, declarou o vereador.

O evento reuniu lideranças do partido e profissionais da comunicação para debater estratégias e fortalecer a atuação política da legenda no cenário nacional.

Grande Ponto

Opinião dos leitores

  1. Ele vai levar peia, pra governo e quem andar com ele abra do olhoooooo, styvesson….

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Janja é criticada nas redes sociais após ‘vazar’ águia da Portela em visita ao barracão da escola de samba no Rio

Primeira-dama Janja visita barracão da Portela e é acusada de ‘vazar’ imagem de águia da Portela, símbolo tradicional da escola de samba no Rio — Foto: Reprodução/Redes sociais

A primeira-dama Janja Lula da Silva tem sido criticada por usuários das redes sociais após ter “vazado” a imagem da águia da Portela, símbolo da escola de samba no Rio. Após uma visita ao barracão da agremiação na última sexta-feira, a equipe dela publicou um vídeo que mostrava uma parte de um carro alegórico com a cabeça da ave, comumente mantida em segredo e aguardada pelo público na Sapucaí. O conteúdo foi postado nas redes sociais da primeira-dama, mas foi excluído em seguida após receber críticas de internautas, que a acusaram de “descaso com a tradição de Carnaval” e classificaram o episódio como “bizarro”.

Conforme revelou o colunista do GLOBO Lauro Jardim, foram dadas orientações ao time dela, como a outros visitantes, para que os conteúdos não fossem veiculados de maneira a revelar antecipadamente o trabalho dos carnavalescos. Neste ano, a escola homenageia o cantor Milton Nascimento, considerado um dos grandes ícones da MPB, em seu desfile na Sapucaí, marcado para o dia 4 de março, o último da disputa da avenida.

Em resposta ao “vazamento” do símbolo da escola, internautas criticaram a postura da primeira-dama e de integrantes de sua equipe em posts no X. “De uma estupidez e de uma ignorância absurda da comunicação da Janja. Vazar barracão de qualquer escola já é absurdo. Vazar a águia da Portela 10 dias antes do desfile é de um descaso absurdo com uma tradição de carnaval, escreveu uma usuária da rede social”.

“A Janja vazou a águia da Portela faltando 10 dias para o desfile, simplesmente bizarro”, disse um segundo internauta. Outro escreveu que a primeira-dama “realmente não dá uma dentro” e classificou o episódio como “inacreditável”.

Procurada pelo GLOBO, a escola de samba não se manifestou sobre o ocorrido. Ao Portal Léo Dias, a assessoria da agremiação afirmou que a preservação da imagem da águia havia sido “super alinhada com a equipe da primeira-dama”, e caracterizou o episódio como um “descuido”. “Erros acontecem, foi um erro o que aconteceu, mas que não vai estregar nenhuma surpresa para o carnaval da Portela”, disse.

Ainda na sexta-feira, a primeira-dama visitou o barracão da Beija-Flor de Nilópolis e posou ao lado de Gabriel David, herdeiro da escola e presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa). Na ocasião, também foram postadas fotos de Janja observando e conversando costureiras que trabalhavam na confecção de fantasias.

“Hoje, junto com o Secretário Executivo do Ministério da Cultura, @marciotsantos, visitei os barracões da Portela e da Beija-Flor na Cidade do Samba. Só no local são mais de 10 mil pessoas que trabalham diariamente na produção das fantasias e alegorias de diversas escolas que brilham na Sapucaí. São pessoas que alimentam suas famílias o ano inteiro e tem suas vidas transformadas por meio da economia criativa e do amor ao carnaval, essa manifestação cultural tão amada em nosso país”, escreveu no post.

O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Policiais penais impedem tentativa de fuga em pavilhão no presídio de Alcaçuz

Foto: Sindppen-RN/Reprodução

Policiais penais impediram uma tentativa de fuga em massa no Pavilhão 4 da Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, neste domingo 23.

A ação foi divulgada pelo Sindicato dos Policiais Penais do Rio Grande do Norte (Sindppen-RN).

Durante uma inspeção de rotina, os agentes identificaram um buraco na parede de uma cela onde estavam 22 detentos.

Para esconder a escavação, os presos usaram uma mistura improvisada de papel higiênico. A tentativa foi frustrada, e a segurança da unidade foi reforçada.

Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula fala mais e comete mais de 20 gafes em 2 meses

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidenteLuiz Inácio Lula da Silva (PT) acumula ao menos 23 frases controversas em 2 meses. O período compreende a influência do novo ministro da Secom, Sidônio Palmeira, que propôs uma nova estratégia de comunicação: que o petista fale mais em rádios e fale sobre os feitos do governo.

O método, entretanto, saiu pela culatra. Em entrevista às rádios baianas Metrópole e Sociedade da Bahia, Luladisse que uma das maneiras de “controlar os preços” dos alimentos é a população não comprar o que está caro. “Se você vai ao supermercado em Salvador e você desconfia que tal produto está caro, você não compra”, instruiu.

A oposição semuniciou da declaração e aproveitou para fazer críticas. Congressistas comoGustavo Gayer (PL-GO),Sérgio Moro (União Brasil-PR) eFlávio Bolsonaro (PL-RJ) usaram o X (ex-Twitter) para usar a frase contra o presidente.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Mesmo que falasse 200 gafes(10x mais) ainda seria menos que o criminoso vagabundo chamado Bolsonaro.

  2. Esse é o governo do fracasso, do atraso da incompetência da irresponsabilidade da prepotência do abuso da arrogância da sabotagem, esse elemento simplesmente está destruindo o Brasil com toda a conivência do STF quem endossa tudo e apoia os absurdos desse ex presidiário que além de incompentente está com problemas mentais, absurdo ver tudo isso acontecendo com a conivência de parte da imprensa podre comprada para sabotar e fraudar a verdade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Chanceler Olaf Scholz reconhece derrota nas eleições parlamentares da Alemanha e parabeniza conservador Friedrich Merz

Foto: REUTERS/Nadja Wohlleben

O chanceler alemão, Olaf Scholz, reconheceu a derrota nas eleições parlamentares da Alemanha, neste domingo (23), e parabenizou o adversário conservador Friedrich Merz, da União Democrata Cristã (CDU na sigla em inglês).

“Esse é um resultado eleitoral amargo para o Partido Social Democrata, é também uma derrota eleitoral”, declarou Scholz em uma primeira reação em uma reunião na sede do partido.

Ele continuou, “Parabéns pelo resultado da eleição”, em comentários dirigidos a Merz.

O atual chanceler assumiu a responsabilidade pelo fraco desempenho eleitoral de seu partido.

Agradecendo aos membros do partido e voluntários por fazerem campanha até o final, Scholz também reservou um tempo para defender o histórico de seu governo nos últimos quatro anos.

Ele lembrou ao público que tem sido um período difícil, pois a Rússia lançou sua invasão em grande escala da Ucrânia logo após seu governo chegar ao poder.

Além de parabenizar o adversário, Merz, da CDU, o chanceler afirmou ser inaceitável que um partido de extrema-direita obtivesse o tipo de resultado que a AfD viu neste domingo. “Nunca vou aceitar isso”, exclamou Scholz.

CNN com informações da Reuters

Opinião dos leitores

  1. A população mundial já tá ciente que a esquerda não tem o que oferecer a não ser hipocrisia e mentira.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Potiguar Regiclecia da Silva quebra recorde no salto triplo e é ouro no Sul-Americano Indoor de Cochabamba

Foto: Sebastián Lasquera

A potiguar Regiclecia da Silva brilhou no Sul-Americano Indoor de Cochabamba, na Bolívia, e conquistou a medalha de ouro no salto triplo. Com um salto de 14.17 m, ela quebrou o próprio recorde e também do campeonato, garantindo a vitória neste domingo (23).

O resultado de Regiclecia também é o novo recorde brasileiro indoor, que pertencia a Keyla Costa desde 2006, com 14.11 m.

Natural de Cerro Corá, a potiguar conquistou o bicampeonato brasileiro no salto triplo no ano passado e foi medalha de prata no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo.

No pódio do salto triplo, a também brasileira Gabriele dos Santos ficou com a prata, alcançando 13.47 m na competição.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ainda em estado crítico, papa tem leve insuficiência renal, mas não sofre mais de crise respiratória, diz Vaticano

Foto: Filippo MONTEFORTE / AFP

Ainda em estado crítico, o papa Francisco sofre de insuficiência renal leve, disse o Vaticano neste domingo (23). Em boletim divulgado nesta tarde, médicos afirmaram que um novo exame apontou a insuficiência renal, que é inicial e está atualmente controlada. O boletim afirma ainda que o pontífice não sofre mais de crise respiratória.

O prognóstico completo de Francisco segue em sigilo por conta da complexidade do quadro, disse ainda o Vaticano, que afirma também que ele está “vigilante e bem orientado”.

“O estado de saúde do Santo Padre continua crítico. No entanto, desde ontem à noite ele não apresentou mais crises respiratórias”, disse o boletim. “No entanto, alguns exames de sangue mostram uma insuficiência renal inicial, leve, atualmente controlada. A complexidade do quadro clínico e a espera necessária para que as terapias farmacológicas deem algum resultado exigem que o prognóstico permaneça reservado”.

O boletim afirmou também que o pontífice segue fazendo uso de almofadas nasais para a aplicação de oxigênio em altos fluxos (oxigenoterapia). Mais cedo, o Vaticano já havia informado sobre esse procedimento.

“O papa Francisco usou almofadas nasais esta manhã para a aplicação de oxigênio em altos fluxos. Outros exames clínicos estão em andamento. Para saber os resultados, aguardamos o boletim desta noite”, disse o Vatican News.

Também neste domingo, em oração escrita pelo papa Francisco, o pontífice agradeceu às orações pela sua saúde e disse que continua ‘realizando os tratamentos necessários’.

“De minha parte, continuo confiante a internação na Policlínica Gemelli, realizando os tratamentos necessários; e também o repouso faz parte da terapia! Agradeço de coração aos médicos e ao profissionais de saúde deste Hospital pela atenção que me dispensam e pela dedicação com que prestam seu serviço aos doentes”.

O pontífice também convidou os fiéis a rezarem pelos países onde há conflitos, da “Palestina ao Sudão”, com um pensamento particular para a Ucrânia.

O texto foi divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé. É o segundo domingo que Francisco não participa da tradicional oração de Angelus. Neste domingo, a missa foi conduzida pelo Arcebispo Rino Fisichella.

Francisco ainda dedicou agradecimento especial às demonstrações de carinho feitas pelas crianças. “Nestes dias recebi muitas mensagens de afeto e fiquei particularmente tocado pelas cartas e pelos desenhos das crianças. Obrigada por essa proximidade e pelas orações de conforto que recebi do mundo inteiro! Confio todos à intercessão de Maria e peço que rezem por mim.”

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Boca de urna na Alemanha aponta vitória do conservador CDU e crescimento recorde da extrema direita

Eleitor deposita vota na urna. Alemanha tem eleição parlamentares neste domingo (23) — Foto: Nadja Wohlleben/Reuters

A Alemanha encerrou na tarde deste domingo (23) a votação para a escolha de um novo governo. Pesquisas de bocas de urna indicam uma vitória do CDU, partido conservador, e o segundo lugar para o AfD, sigla da extrema direita que foi a mais cresceu no pleito.

Caso confirmado, o número de votos para a extrema direita também será recorde na história da Alemanha desde a Segunda Guerra Mundial.

A boca de urna reflete os resultados previstos pelas pesquisas de intenção de voto:

  • Friedrich Merz, do partido conservador União Democrática Cristã, de oposição ao atual governo, teve 29% dos votos.
  • Em segundo lugar, o AfD levou cerca de 19% dos votos, percentual previsto anteriormente.
  • Já o Partido Social-Democrata, do atual governo de Olaf Scholz, apareceu na terceira posição, com 16%.
  • Partido Verde teve 13,5% dos votos e ficou em quarto lugar, também conforme previsto.
  • Em quinto lugar, o bloco de siglas da esquerda obteve 8,6% dos votos.

O resultado, se confirmado na apuração dos votos, não significa que Merz se torna automaticamente o próximo chefe do governo alemão. Como o país tem um modelo parlamentarista, o partido vencedor tem de obter o número de votos correspondente à quantidade mínima de assentos no Parlamento para formar governo.

A porcentagem do CDU apontada na boca de urna não é suficiente para isso, e será necessário que o partido forme aliança com outras siglas para governar. A negociação entre o CDU e outras siglas por uma aliança que permite a formação de um novo governo pode levar meses e, caso não haja acordo, novas eleições são convocadas.

Friedrich Merz já disse que não pactará com o AfD, mas falas suas durante a campanha, principalmente relativas à imigração, levantaram a suspeita de que ele poderia mudar de ideia.

Em discurso após o resultado da boca de urna, Merz disse achar importante formar um governo “o quanto antes”. O líder da CDU disse ainda que o resultado significa que “a Alemanha está presente na Europa novamente”.

Já o atual premiê, Olaf Scholz, reconheceu derrota de seu partido, o PSD, no pleito, em discurso também após o fechamento das urnas.

A contagem dos votos deve durar até o fim da noite do horário local (início da noite pelo horário de Brasília). Cerca de 61 milhões de pessoas estavam aptas a ir às urnas no país cujo voto não é obrigatório.

Como funcionam as eleições na Alemanha

Em linhas gerais, os eleitores escolhem um candidato, mas também votam em um partido. Quanto mais votos a legenda receber, mais cadeiras terá no Bundestag

Com o crescimento da extrema direita, representada pelo partido AfD, especialistas apontam que a formação de uma coalizão governamental será difícil, o que pode ameaçar a estabilidade política do país.

Nos últimos anos, todos os partidos que compõem o Bundestag se recusaram a trabalhar ou formar alianças com a AfD, já que a legenda é investigada por extremismo e acusada de abrigar movimentos neonazistas.

Além disso, a eleição na Alemanha, a maior economia da União Europeia, também pode definir os rumos do bloco e as respostas da Europa a provocações recentes do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump sobre a Ucrânia e as tarifas.

 g1

Opinião dos leitores

  1. Pq quando se trata de direita fala “extrema direita” e quando se fala de esquerda não se fala “extrema esquerda”?

    Esse galera é uma piada (de mau gosto).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rumble e Trump Media entram com nova ação na Justiça dos EUA contra Alexandre de Moraes

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

A plataforma de vídeos Rumble e a empresa Trump Media & Technology entraram, no sábado (22), com uma nova ação na Justiça dos Estados Unidos contra o ministro do Suprempo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

As empresas questionam a decisão de Moraes que, na sexta-feira (21), mandou bloquear o Rumble no Brasil, impôs multa diária de R$ 50 mil e determinou a indicação de um representante da plataforma no país.

No documento, Rumble e Trump Media pedem a concessão de medida cautelar para não serem obrigados cumprir as determinações de Moraes. A ação pede uma medida de cumprimento imediato.

“Na ausência de intervenção judicial imediata e medida cautelar, os requerentes sofrerão ainda mais danos irreparáveis, incluindo a perda de liberdade [prevista na] Primeira Emenda [da Constituição americana], desafios operacionais adicionais e uma erosão permanente da confiança do usuário”, diz o documento ao qual a TV Globo e o g1 tiveram acesso.

A Rumble é uma plataforma de vídeos similar ao YouTube, do Google. Lançada em 2013, a rede social é bastante popular entre conservadores nos EUA. Ela diz que sua missão é “proteger uma internet livre e aberta” e já se envolveu em diversas controvérsias.

A plataforma tem negócios com o grupo de comunicação de Trump e também já recebeu investimentos de pessoas próximas do republicano, inclusive o atual vice-presidente dos EUA, J.D. Vance.

Na nova ação apresentada, as empresas afirmam que Moraes está ignorando canais legais e “deliberadamente contornando a supervisão do governo dos EUA”.

Primeiro processo nos Estados Unidos

Na quinta-feira (19), a plataforma já havia apresentado à Justiça dos Estados Unidos uma ação contra o ministro Alexandre de Moraes. O processo foi aberto em conjunto com o grupo de comunicação Trump Media & Technology Group, do presidente dos EUA, Donald Trump.

As empresas acusam Moraes de censura e pedem que ordens do juiz brasileiro para derrubada de contas de usuários do Rumble não tenham efeito legal nos EUA.

No texto, a acusação afirma que a base para a abertura do processo foi o bloqueio de Moraes de contas no Rumble de uma série de usuários, incluindo um “muito conhecido”.

Segundo a decisão, trata-se do blogueiro Allan dos Santos, apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e que vive nos Estados Unidos. Alexandre de Moraes já havia determinado anteriormente a prisão do blogueiro, que é considerado foragido pelo STF.

As exigências de Moares incluem:

  • apresentação de um representante legal no Brasil;
  • bloqueio do canal de Allan dos Santos e de novos cadastros;
  • interrupção de repasses financeiros ao influenciador.

Outras redes sociais, como YouTube, Facebook, Twitter e Instagram, já haviam sido notificadas anteriormente e cumpriram as determinações.

g1

Opinião dos leitores

  1. Admiro a sabedoria dos adagios populares, um deles faz a seguinte afirmativa ” A corda sempre tora do lado do mais fraco”, boa essa disputa, vamos ver para onde vai sobrar. Tem gente com o peito inchado, olhar severo, cara de inquebrável, nome no aumentativo e ego inflamado, seria bom ouvir a voz da biblia “A soberba precede a queda”, vamos acompanhar para onde isso vai.

  2. Xandão, homi vai te aquietar, pelo amor de Deus, cuidado vc não tá mexendo com santo de barro, esse santo aí tem poder, cuidado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *