Reportagem da edição deste domingo do Novo Jornal aborda mais uma vez as empresas de marketing multinível (MMN), que são uma febre no país e no Rio Grande do Norte atualmente. Aqui no estado já são, pelo menos, 60 mil pessoas no negócio e algumas delas faturando valores altíssimos, como o ex-estudante de administração, Daniel Fernandes, que diz ter rendimentos mensais na casa dos seis dígitos. Na visão do economista e professor universitário Cláudio Barbosa, porém, investir em MMN não é uma tarefa fácil e requer muito estudo.
“Dinheiro fácil sempre traz problemas. Ganhos fáceis, supostamente sem riscos, não surgem por milagre. A situação é muito mais complexa. Não aconselho de maneira alguma a quem não tenha conhecimento técnico do material a ser vendido e noção do mercado de vendas”, afirmou o economista.
Barbosa alerta também para a legalidade dessas empresas, que, segundo ele, não possuem autorização para dizer que é investimento o dinheiro que as pessoas colocam nelas. “Essas empresas não têm o direito legal […] Isso só é feito por quem tem autorização da CVM (Comissão de Valores Mobiliários)”.
O jornal levou até o economista os contratos de adesão das três principais redes de MMN – Telexfree, BBOM e Multiclick – para ser feita uma análise dos termos. Cláudio Barbosa apontou que as três empresas têm contratos com mais obrigações do que direitos e que são feitos para segurar no negócio quem estiver entrando.
O economista finaliza afirmando é provável que as empresas de MMN estejam cometendo um crime contra a economia popular.
“Sou muito preocupado com a economia popular. E tudo indica que essas empresas estão cometendo um crime contra ela. Sei de relatos que pessoas por todo o interior do estado estão tirando dinheiro de suas poupanças e fazendo empréstimos para entrar no marketing. Esses grupos saem atuando de lugar em lugar aplicando as mesmas fórmulas e incluindo muita gente”.
O mmn é um ótimo sistema de trabalho, faltam apenas alguns esclarecimentos, peço que respeitem a opinião alheia.
Gostei do seu texto. Muito bom parabéns. Obrigado pelas dicas
Mmn é uma forma de promover produtos, o nome já diz é a promoção do produto da maneira mais antiga de fazer marketing o boca a boca. Mmn é sim uma maneira legitima de trabalho porém pessoas despreparadas promovem o Mmn e pessoas sem visão acreditam, sem saber como funciona esse mercado em sua essência.
LAMENTAVELMENTE, O SR. ESPECIALISTA COMETEU UM GRANDE EQUÍVOCO AO TAXAR AS EMPRESAS DE MMN DE INVESTIMENTO FINANCEIRO.
ORA, NA VERDADE, EMPRESA DE MARKETING MULTINÍVEL NÃO NECESSITA ESTAR REGISTRADA JUNTO À CVM PORQUE NÃO É UM INVESTIMENTO FINANCEIRO E SIM UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING
CONFORME NOTICIADO PELA COMENTARISTA FINANCEIRA DO JORNAL DA GLOBO, MARA LUQUET, EDIÇÃO DO DIA 03/06/2013, É MUITO IMPORTANTE SABER:
QUE EMPRESA É ESSA?
QUAIS SÃO OS PRODUTOS QUE FAREI MARKETING, PUBLICIDADE, VENDAS, CONSUMO?
SE ESSES PRODUTOS SÃO SUSTENTÁVEIS OU A EMPRESA SÓ GANHA DINHEIRO COM A ENTRADA DE NOVOS PARTICIPANTES?
QUEM SÃO OS DONOS DESSA EMPRESA? OS DONOS SÃO PESSOAS IDÔNEAS?
NÃO É INVESTIMEMENTO FINANCEIRO PQ EMPRESA DE INVESTIMENTOS FINANCEIROS TEM QUE ESTAR REGISTRADO NA CVM COMISSAO DE VALORES MOBILIARIOS QUE É O ÓRGÃO REGULADOR DO MERCADO DE CAPITAIS
INVESTIMENTO SERIA SE VC DEIXASSE SEU DINHEIRO E FICASSE EM CASAS SEM FAZER NADA AGUARDANDO O RETORNO OU NÃO DAQUELE INVESTIMENTO.
POR ISSO, MUITO CUIDADO COM AS EMPRESAS DE MMN QUE PROPÕE QUE VC NÃO FAÇA NENHUM TRABALHO, APENAS DEIXE SEUS DINHEIRO LÁ RENDENDO.
É impressionante como a falta de expectativa profissional leva as pessoas a repetirem os mesmos erros do passado.Todos conhecem a grande arapuca que é o Marketing de Rede.Muitos já entraram,saíram,quebrados ou não,porém ninguém conhece,de fato,algum milionário permanente deste ramo de negócio.Sempre são citados um conhecido da vizinha do sogro do primo do chefe do cunhado de um funcionário do banco,enfim,"alguém" que está riquíssimo com o dinheiro apurado em cima dos incautos que entram,após gastarem suas parcas economias de desempregado.Ao longo dos anos,o que se vê é que esses "empresários" retornaram à sua profissão ou atividade profissional original,e continuam ralando para sobreviver.Ou então,os mesmos sonhadores,colecionando contratos de empresas de network,até diferentes,sendo concorrentes de si próprios,patinando nos mesmos argumentos e nos mesmos prejuízos.Seria muito mais lucrativo,investir em sua profissão,em suas habilidades profissionais,ao invés de ficar pagando para os gênios que continuam roubando dinheiro dos pseudo-empresários da lábia dos mais espertos.A propósito,já caí,entrei,ganhei algum, e já retornei à minha profissão.Da mesma forma que meus "patrocinadores",igualmente resignados em suas profissões originais,ou em outras atividades,nada a ver com o Marketing de Rede.
seu comentário e muito parecido com o meu, porem não cheguei a participar de nada, recebi diversas propostas, porem creio que esse tipo de negocio não tem nada de licito pelo ao contrario vc é roubado e para recuperar o que te roubaram você tem que roubar algumas pessoas para obter seu retorno e para lucrar tem q roubar muitas pessoas.
Como você mesmo disse, o ideal é trabalhar com honestidade, investir no seu profissional seja no seu próprio negocio, ou em empresa privada ou publica.
Você perdeu seu precioso tempo para fazer seu comentario e percebi que vc é um tremendo imbecil despreparado para falar algo sobre esse assunto.
vou te dar um conselho,antes de entrar nos blogs para fazer qualquercomentario idiota"estude sobre o assunto".
A quem diga que quanto maior os lucros de um investimento maior seus riscos, é o caso do MMN, e acredito que todo mundo que entra sabe os riscos que corre. Eu participo da NNEX e estou muito satisfeito, é uma renda extra e uma grande ajuda TEMPORÁRIA no orçamento, não vai ser pra sempre, e é ai o problema, pessoas menos esclarecidas acabam achando que essa renda será eterna e largam empregos e fazem financiamentos longos contanto com esse dinheiro que ninguem sabe até onde vai. esses ai sim, se darão muito mal la na frente.
Verdade!
O MMN é uma realidade existente no mundo todo, onde hj, 25% da população americana e 20% da japonesa investem, agora aqui no BR o povo prefere chamar de "dinheiro fácil".
Lembrem-se q apesar de muitos falarem mal, NADA ATÉ AGORA PROÍBE o MMN dentro da lei, assim como NÃO pode punir ou tipificar como crime. Outra coisa, todos em Natal conhecem alguém q investe nos MMNs, são políticos, membros da magistratura, do MP, do TJRN, do TRT, classe média, alta, etc. Já chamam os MMNs de "Bolsa Família" da classe média e alta. Assim, se os MMNs irão durar para sempre ou não, ninguém pode garantir. Todavia, que MUITOS estão ganhando dinheiro honestamente, sem roubar, furtar ou usar da política para ficar rico, isso não podemos negar.
Não aconselho ninguém fazer loucuras, não venda nada para investir. Agora, se vc tem um dinheiro q não irá lhe fazer falta, pq não investir? No mundo todo, só ganha quem INVESTE! Quem não arrisca, não petisca.
Portanto, no MMN é assim: Enquanto uns falam mal, outros LUCRAM… A escolha é sua. Abs
Isso não tem nada aver com "Marketing M nível" O nome dessa pratica de ganha dinheiro fácil, É "pirâmide Financeira" que é crime contra a economia popular, Pena q até tem noticia de Pessoas da justiça do RN e até mesmo Político estão envolvido nessa Pratica, E não precisa nem ter estudo pra saber que Empresa nenhuma mundo Tem essa rentabilidade, Mas a ganância de ganhar dinheiro fácil e rápido vence o bom censo dos seres humanos, " Bernard Mandolf " um dos maiores golpista contra a economia Americana, Pegou 150 anos de cadeia, esta preso desde 2009, #fica a dica, hoje ele ganha $40, dólares por mês numa cedeia nos EUA, limpando computadores.
Júnior, só faltou dizer que o Bolsa Classe Media não depende do dinheiro público, não tem ingerência política entre outras.
Aqui em Santa Cruz o comercio parou, o dinheiro não gira e não é só aqui, todo o estado está vendo esse fenômeno com preocupação, muita gente se desfez de casas, terrenos, motos para só investir nessas falsas MMNs, Só aqui em Santa Cruz apareceram 12 dessas empresas, o governo já deveria ter tomado um posição mas não faz porque tem muito politico forte que embarcou nessa onda, creio que depois que essas pirâmides quebrarem e causarem um caos a todos aí esse governo tomará alguma decisão, será tarde. Lembrem-se a crise já chegou no Brasil.
dia desses um especialista desses deu uma entrevista pra tribuna no outro dia descobri que ele tava na minha rede kkk
A saga incansável do Brasileiro em querer ganhar dinheiro fácil ! Em breve vamos ver alguns milionários e muitos sonhares desesperados. Não precisa ser um expert p/ descobrir que em um dia , não vai demorar muito, as pirâmides vão ruir. Como uma empresa que se diz sustentável tem seus colaboradores mais preocupados em montar uma rede do que necessáriamente vender o próprio produto da empresa ? Faz algum sentido ter uma empresa que não se preocupe em vender seu produto ou serviço ? Dá muito trabalho ! É melhor colocar mais gente na rede que você ganha mais. Essas pirâmides de fato estão mudando a vida de muita gente, mas em um futuro não distante irá trazer consequencias negativas infinitamente maior do que seus beneficios. Enquanto isso vamos ver os esbanjadores de dinheiro em suas land rover, camarro e etc mostrando que o investimento deu certo.
Bruno,só veja vc postar artigos negativos sobre redes mm!
Temos milhares de exemplos positivos!!
Amigo, diz algo de positivo que tem essas MMNs, a não ser os milhares que depositam suas economias para verem os binários aumentar e para não vê-los cair ter que alimentar, enquanto meia duzia desfilam em carrões importados servindo de chamariz para os pobres zumbis que sustentam essas "pirâmides". Mas como diz o velho ditado, "malandro é malandro e mané é mané……" Eu acho é pouco!
ATENÇÃO GALERA!
SAIAM FORA, MMN É UMA FURADA, MYTC, ZEEK REWARD, TELEXFREE, BBOM, ETC. TENHO UMA TURMA DE AMIGOS QUE SE AFUNDOU NESSES MARKETINGS.
Conheço empresas q muitas pessoas fazem renda dos produtos que vendem, essa é uma das formas de ganhar dinheiro no Mmn e a maioria dos q criticam não sabem q empresas consolidadas no mercado como Avon, Mary kay entre outras trabalhão com o modelo Mmn.