Marcelo Camargo/Agência Brasil
Com o terceiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vivendo uma de suas piores avaliações no momento, especialistas ouvidos pela CNN enxergam um chefe do Executivo que está “deslocado” no tempo e dos dilemas do cotidiano brasileiro.
“Boa parte da explicação tem a ver com um governo deslocado no tempo. O Governo Lula 3 não dialoga com os grandes dilemas da sua época”, afirmou o cientista político Rafael Cortez ao CNN Prime Time.
“A inflação tem um efeito maligno para a popularidade presidencial. […] E a economia brasileira hoje é diferente do que era lá atrás, seja pela taxa de juros, seja do ponto de vista da solução, a sociedade é diferente”, pontuou Cortez.
“O dia não clareia só de uma vez, ele vai clareando aos poucos. Desde o segundo semestre do ano passado mostra uma piora, não é um fenômeno novo. Mas o que surpreendeu é que em 60 dias a popularidade colapsa. Só tem paralelo com a Dilma Rousseff em 2013”, avaliou ao Leonardo Barreto, sócio da consultoria Think Policy.
Barreto observa “várias gafes” por parte da gestão nos últimos meses, que vão desde a relação com o Congresso até a economia. Porém, ressalta, sobretudo, os resquícios da má comunicação do governo sob Paulo Pimenta.
Daqui para frente, o sócio da Think Policy acredita que a agenda do governo será de reverter esse cenário e melhorar a relação com o eleitorado para 2026.
“Acredito que o Lula tem uma questão importante à frente dele que é uma talvez impossibilidade de reverter a situação pelos meios tradicionais. Antes, tentou arrancar um compromisso para que os presidentes de partido o apoiassem, ele queria um nível de disciplina e compromisso”, ponderou Barreto.
“Sem essa perspectiva de renovação de poder que o Datafolha traz, essa situação ficou ainda mais difícil”, concluiu.
Rafael Cortez também ressaltou que o governo enfrenta dificuldades na frente de relacionamento, sobretudo em relação ao Congresso e o andamento do Projeto de Lei do Orçamento de 2025, que segue travado no Legislativo.
“É um governo que tem mais dificuldade de lidar com o Congresso, um presidente mais fraco, especialmente no Orçamento. Está com as mãos mais amarradas”, disse o cientista político.
“Perda de popularidade entre os mais vulneráveis, perde a base que tinha e não consegue sustentar a coalizão de apoio das eleições de 22”, pontuou.
CNN Brasil
Tem jeito não!!
Esse cidadão é totalmente um mega ultrapassado.
Em quanto tiver com esse discursinho de fome, a tendência é piorar cada vez mais.
O povo quer ação concreta rápida.
Querem comer arroz, feijão e carne ligeiro, todos os dias.
O que se ver é exatamente o contrário.
Inflação alta e cada vez mais afastando as pessoas do basico.
Taí, depositaram a confiança nesse charlatão com a esperança e a promessa de picanha com cerveja, o resultado nú e crú é esse aí ó, todo mundo fhu fhu.
Nosso Biden ladrão
E a ele não se atribui nada de ruim que pese nessa ainda vergonhosa e mentirosa aprovação?
Luiz Inácio Biden da Silva. Só isso mesmo. Normal.
Esse éo extorvo nomeado por seus asseclas para ser pzidente. Analfa e esclerosado, destruindo o País.
Está senil? Se prepare pois 2026 está logo ali…..
Esse larápio só pensa eu roubar.
Quando ele comer o ovo do jabuti, o Brasil decola. O da ema ainda não tá tendo efeito. Isso é um sem futuro.
Ele está recheando os ovos de ema com leite de magnésia.