Foto: CNN (28.abr.2021)
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, Omar Aziz (PSD-AM), disse em entrevista à CNN nesta quarta-feira (28) que a investigação será histórica, mas, para isso deve se ater à proatividade em busca de respostas para garantir que o assunto não seja esvaziado e deixe de responsabilizar os culpados ao final dos trabalhos, como teria acontecido em outros momentos.
“É a CPI das CPIs. É completamente diferente”, afirmou o senador. “Antes, quando abria uma CPI estancava os desvios, a abertura da CPI da Covid-19 não estanca o vírus”. Aziz defendeu que a comissão atue de forma célere, se desvencilhando de debates políticos, para formular soluções e gerar responsabilização dos envolvidos nos desvios e impulsionamento das mortes.
“Eu, como presidente da CPI, quero uma comissão extremamente técnica. Não quero levar para o campo político porque isso não vai trazer ninguém de volta e muito menos vai ajudar a salvar vidas que poderão se perder durante a pandemia”, disse.
O senador afirmou que o plano de trabalho será definido na quinta-feira (29), com a análise dos requerimentos. No entanto, antes da definição das pautas pelo colegiado, Aziz disse que as primeiras pessoas a serem ouvidas serão os gestores públicos que ocuparam o cargo de ministro da Saúde.
“Não dá para acabar em pizza uma CPI com 400 mil óbitos e que no curso dela chegará a 500 mil mortes (…) Não dará em pizza”, afirmou Aziz. O senador cobrou o envolvimento da sociedade cientifica no acompanhamento dos trabalhos para garantir que as respostas necessárias sejam apresentadas no combate ao vírus.
Após instalação da CPI, a mesa que coordena os trabalhos recebeu 173 requerimentos de parlamentares para estabelecer os focos de interesse da investigação. Os pedidos protocolados cobram, dentre outras coisas, informações sobre aquisição de vacinas, EPIs (equipamentos de proteção individual), “kit intubação”, oxigênio, recursos empregados na abertura de leitos e permissão para que a cloroquina fosse distribuída e usada no chamado tratamento precoce da doença — o medicamento não possui comprovação científica da eficácia contra o coronavírus.
Omar Aziz fez críticas ao ministro da Economia, Paulo Guedes, pelas declarações dadas pelo membro do governo, que geraram um impasse diplomático com a China por insinuar que o país teria “inventado o coronavírus”.
Para Aziz, o ministro “dá um tiro na relação” com o país asiático, que é o principal fornecedor de insumos para produção de vacinas no Brasil e abastecimento do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A Coronavac — vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac Biontech — é o imunizante utilizado em 8 em cadas 10 pessoas vacinadas no país.
“Não expor a economia é muito importante, mas vem um ministro da fazenda [economia], que tecnicamente entende de vacina como entende de foguete – o Paulo Guedes não entende absolutamente nada de vacina para dizer se esse imunizante é bom ou não – e dá um tiro numa relação com a China que nos mantém com os insumos para produzir a vacina no Butantan”, afirmou Aziz. “Vejo como um gracejo do ministro Paulo Guedes nessa conversa de butiquim”.
Aziz disse ter discutido com os integrantes da comissão para evitar a convocação do ministro da Economia para prestar depoimento no âmbito da investigação. Segundo o senador, a retirada do nome de Guedes da agenda inicial teve o objetivo de “preserva a bolsa de valores, os investimentos internacionais, a economia brasileiras”.
“Foi pensando no Brasil que eu defendi que o ministro deveria ser preservado, mas as pessoas não me entenderam. Eu, como presidente, preciso ter um equilíbrio entre a economia e saúde. Não posso colocar tudo a perder”, disse.
CNN Brasil
Não concordo…Paulo Guedes foi escolha do meu mito…e se o mito entende de tratamento precoce, pq PG não entende de vacina se ele é formado pela faculdade Bolsozap…eles são excelentes…
PS. Mito…libera uma dose extra de ozônio pra nós bolsonaristas… nós adoramos…🥰🥰
Sabem por que a CPI é necessária? Porque há, exatamente, um ano, o presidente ao ser questionado sobre as 5 mil mortes que houve até então, respondeu: e daí? Quando se esperava de um ser humano e principalmente, de um presidente, um vamos trabalhar pra reduzir as mortes. O que vimos? Uma negligência criminosa em várias frentes que chega a 400 mil mortes um ano depois. Esse aumento brutal e assustador se deu com participação do governo federal e isso precisa ser esclarecido. Quem teve (e muita gente teve) participação criminosa para que essas mortes ocorressem?
vê aqui uns caras pálidas defendendo o Renan Calheiros, e no mínimo pior do que ele. Nada mais justo, bandido defende bandido.
Uma CPI presidida pelo Irresponsável desses investigado em desvios milionários justamente na saúde quando foi governador do Amazonas ainda se acha com moral para apurar possíveis irregularidades, um pilantra desses era para estar preso e não presidindo CPI , esse país acabou , só tem bandido, é uma vergonha ver uma pessoa dessa botando a cara como moralista, pra mim não passa de um verme.
Esse isentão responde a 02 processos por corrupção. Qual a moral que ele tem para julgar outros políticos? Toda mesa da CPI do covid escolhida, tem as mãos sujas com processos por corrupção. Como senadores assim tem conduta ilibada para conduzir uma CPI?
Se for verdade, podem escolher as cadeias que vão ficar, petralhas do RN. Mesmo assim não acredito, luladrão e a quadrilha foram pegos, a justiça recuperou bilhões de reais roubados, e tão aí soltos, dando pitaques de moralidade, receberão os bilhões de volta, e ainda querem ser eleitos pra roubar mais, não se cançam; e nós aqui feitos de palhaços, uns até defendem e choram por esses patifes.
Como uma CPI dessa pode apurar nada se os principais membros (Presidente e o Relator) estão atolados até os dentes em corrupção? Esse Renan Calheiros é o maior bandido da história política brasileira e é quem vai julgar o Presidente da República, ele já deve está com o relatório pronto pq a intenção é condenar o Presidente da República e inocentar alguns Governadores como por exemplo Renan Filho. É uma piada essa CPi kkk
Está claríssimo que essa CPI tem motivação apenas política. A maioria de seus membros, inclusive esse Aziz, é investigado por corrupção. Renan Calheiros e Jader Barbalho estão nessa CPI, que vai prejudicar o país e não trará qualquer benefício ao povo. A investigação DE VERDADE está sendo feita pela PGR e pela PF, sobre onde os governadores aplicaram os bilhões que receberam do governo Bolsonaro.
Se o governo agiu de maneira correta não há com o quê se preocupar. Se fez besteira… Aí pode começar a queimar pestana procurando desculpas – que é especialidade desse DESgoverno.
Boa sorte aos políticos compromissados com a verdade. A milícia vai tentar prejudicar de todas as formas possíveis! A verdade sempre vem a tona.
OS BILHÕES FORAM ENCDAMINHADOS PELO GOVERNO FEDERAL PARA ESTADOS E MUNICÍPIOS PARA COMBATER O COVID; O GOVERNO FEDERAL FEZ A PARTE DELE. AQUI NO RN, A GOVERNADORA COMPROU: ALGUM RESPIRADOR? COMPROU ALGUMA VACINA? COMPROU O QUE?
AH.. COMPROU SACOS DE LIXO A UM MILHÃO E TREZENTOS.
Talvez a governadora Fátima do PT possa explicar onde usou a fortuna que recebeu do governo Bolsonaro, dinheiro que DEVERIA ter sido aplicado no combate à pandemia. O objetivo dessa CPI é apenas político e irá prejudicar o país. Mas, é isso mesmo que a oposição quer.