Os trabalhadores da Educação no Rio Grande do Norte passarão a ser vacinados contra a Covid-19 a partir desta semana. O Governo do Estado articulou com os municípios potiguares, em reunião nessa segunda-feira (31), que cerca de 10% das doses dos próximos lotes de vacinas recebidas serão reservados exclusivamente para os trabalhadores da Educação. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN), as próximas doses deverão chegar na quinta-feira (3) e a expectativa é de que a vacinação inicie no dia seguinte. Pelo menos 130 mil profissionais da Educação serão contemplados.
O assunto foi discutido em encontro virtual pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é chefiada pela Sesap e integrada pela representação de municípios e outros órgãos. Ficou definido que a imunização dos trabalhadores da educação será iniciada a partir dos trabalhadores de creches e pré-escolas e seguindo até o ensino superior, de instituições públicas e privadas.
Segundo o Governo do Estado, cada município, a partir da quantidade de doses recebidas, vai traçar sua estratégia de vacinação e de progressão entre os grupos e unidades de ensino, de acordo com seu censo municipal de escolas. Os trabalhadores da Educação foram incluídos no Programa Nacional de Imunização (PNI) na última quinta-feira (27) pelo Ministério da Saúde. Outras categorias laborais também foram inclusas, como trabalhadores de transporte coletivo, caminhoneiros, limpeza urbana, entre outras.
A coordenadora da Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Maia, explicou o processo de vacinação. “Serão imunizadas todas as pessoas que atuam em essas unidades (de ensino) e vamos seguindo de forma gradual até o ensino superior. Isso vale para escolas públicas e privadas que estejam no cadastro nacional”. O Estado chegou a apresentar um plano de retomada das aulas que incluía a utilização de cerca de 12 mil vacinas da reserva técnica para iniciar a vacinação dos professores, porém, precisou suspender a iniciativa uma vez que já havia uma decisão judicial impedindo o uso da reserva técnica para antecipação de grupos prioritários.
A vacinação contra a Covid-19 no RN seguirá conforme aponta o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, atendendo grupos paralelamente. Segundo a Sesap, o primeiro eixo tem como objetivo concluir o grupo atual, de pessoas com comorbidades e deficiência permanente que estejam cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou não, além da população em situação de rua e funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.
Em conjunto também serão vacinados, conforme a faixa etária, os integrantes das forças de segurança e forças armadas que não estão atuando na linha de frente da pandemia, trabalhadores do transporte coletivo, taxistas, motoristas de aplicativo e motoboys, do transporte ferroviário, do transporte aeroviário, do transporte aquaviário, caminhoneiros, trabalhadores industriais e de limpeza urbana/manejo de resíduos, cumprindo assim com todos os grupos prioritários que estão previstos no PNI.
Confira matéria completa na Tribuna do Norte.
ENQUANTO ISSO, OS POLICIAIS QUE NÃO PODEM TRABALHAR EM ROME OFFICE, MORREM DE COVID. VACINA PRA TODA A POLICIA URGENTE.
pensei que era isso que estavam desejando, mas parece que o gado não sabe o que quer. Não aguentam mais os filhos dentro de casa mas também não querem vacinar os professores, vai entender
Mais uma atitude reprovável do governo estadual. Mostra desprezo as demais categorias, demonstra completa falta de sensibilidade a quem está trabalhando e não teve suas atividades suspensas.
Qual a razão que a categoria dos professores deve ser privilegiada e os trabalhadores da construção civil, padarias, supermercados, mercadinhos, açougue, segurança pública, empregados de condomínios, postos de gasolina, não? É a personalização da politicagem irresponsável na pandemia.
Que os professores votem na governadora e os demais não!
Quando os professores privilegiados forem vacinados e chamados a dar aulas, a voltar ao trabalho, terá início o período de greve. Aguardem!
Absurdo professores que não estão em sala de aula vacinados, quando vão recomeçar a vacinação de pessoas saudáveis trabalhadoras com menos de 60 anos, já fazem mais de 2 meses que vacinaram idosos com 60 e mais. Essa desgovernadora é um lixo.
Depois que se vacinarem, vamos ver qual a desculpa dos sindicatos e seus seguidores ir ao inventar para não voltar a trabalhar.
Pode vacinar todos os funcionários da Educação Pública, mesmo assim não vão querer voltar a trabalhar.
Quanto a faixa etária não baixar, parece desinteresse do governo do estado do RN.
MITO TEM RAZÃO
MITO 2022
O seu, mito, pobrezinho sem informações, não passa de um embuste.
Então vc não acompanha as medidas sanitárias recomendadas pelos pesquisadores e médicos como medidas ao combate da pandemia?
Ao invés de falar besteira cobre do seu mito a vacinação para a população de modo geral.
Os educadores estão em casa ralando e fazendo hora Extra sem receber um centavo por elas. Todos eles estressados e muito cansados, além de preocupados com parte do alunado que não tem condições de assistir as aulas por não terem internet e nem computador ou celular.
Qdo damos uma opinião sem fundamento perdermos a razão.
Que governo filho da puta, não fala uma linha em reduzir a idade para o pessoal de 50 anos em paralelo com as outras categorias profissionais. Bando de fdp.
oxi, vocês não abusaram tanto pra os professores serem vacinados antes de vocês? agora aguardem kkkkkk
O genocida n comprou vacinas