Nascido numa família simples, no interior de Pernambuco, Samuel Fradique de Oliveira é acusado de um golpe que pode levar boa parte da cidade de Lorena (SP) à falência. Isso porque ele atraía pessoas comuns que tinham economias e prometia pagar juros altos para quem investisse no grupo de empresas dele. Para assistir ao Domingo Espetacular na íntegra, assista abaixo.
O rumor de que a Seleção Brasileira poderia ter uma nova camisa na cor vermelha tomou conta das redes sociais e do debate público no início desta semana. A possibilidade do lançamento do novo modelo desagradou a maioria dos usuários, pelo menos foi o que apontou um levantamento feito pela Quaest.
Segundo a pesquisa, 90% dos comentários feitos nas redes foram em tom negativo. A maioria dos brasileiros não aceitaram bem a ideia de um uniforme da cor vermelha, fugindo dos tradicionais amarelo, azul e branco, adotados anteriormente pela CBF.
Ao todo, segundo a Quaest, cerca de 24 milhões de comentários sobre o tema foram publicados nas redes sociais X, Instagram, Facebook, Reddit, Tumblr e YouTube e sites de notícias.
Nesta terça-feira (29/4), a CBF emitiu um comunicado afirmando que não definiu qual será a cor do próximo uniforme da Seleção. A entidade destacou que as imagens que circulam nas redes sociais não são oficiais.
O deputado federal João Maia confirmou, nesta terça-feira (28), a destinação de recursos no Orçamento Geral da União 2025 para a construção de um terceiro mercado público municipal e para a padronização da feira livre de Macaíba. A confirmação da emenda vem em resposta a solicitação apresentada pelo prefeito Emídio Júnior e pela vice-prefeita Raquel Barbosa, há um mês quando mostraram o projeto ao parlamentar.
O novo mercado fará parte de um projeto amplo e inovador da Prefeitura que abrange a padronização da feira livre, trazendo uma nova configuração que inclui um camelódromo, rampas de acessibilidade para pessoas com deficiência (PCDs) e melhorias para comerciantes e feirantes em geral que trabalham na região, que se constitui com uma das mais importantes do centro comercial de Macaíba, recebendo milhares de clientes a cada dia.
“Tivemos um dia de muito trabalho e muito produtivo aqui em Brasília. O deputado João Maia nos dá essa excelente notícia ao confirmar mais recursos para duas importantes ações na nossa cidade. Estamos com o pé no acelerador e vamos seguir trabalhando mais e melhor por nosso povo “, disse o prefeito Emídio Júnior.
Também nesta terça-feira, a deputada federal Carla Dickson afirmou que está destinando emenda impositiva para a ampliação das atividades e custeio por um ano do ABA Macaíba – Reabilitação, que oferta terapia a crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista e desde a sua inauguração, em agosto de 2024, é bancado em sua totalidade por recursos próprios do município.
A presidente da Câmara de Macaíba, vereadora Érika Emídio, e a secretária Municipal de Saúde, Sâmara Figueiredo, também acompanham o prefeito Emídio Júnior em mais uma missão em Brasília.
Forças de segurança pública do Estado deram cumprimento, na manhã desta quarta-feira (30), a uma ordem judicial de prisão temporária contra um policial militar suspeito de ser o responsável pelo disparo de arma de fogo que vitimou a jovem Bárbara Kelly Araújo do Nascimento, moradora da comunidade Passo da Pátria, na zona leste de Natal, fato ocorrido no dia 12 deste mês. As investigações estão a cargo da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
A ação policial, que inicialmente se deu de forma regular, consistia em uma incursão realizada por quatro agentes da Polícia Militar. Contudo, segundo a investigação da DHPP, durante o andamento da operação ficou constatado e excesso injustificado por parte de um dos agentes, que efetuou disparos de fuzil em via pública, sem qualquer respaldo legal ou indício de confronto armado.
As investigações da DHPP, baseadas em extenso conjunto probatório, incluindo oitivas de testemunhas, laudos periciais e imagens de câmeras de vigilância, permitiram a individualização das condutas dos envolvidos. Assim, foi possível concluir que não houve confronto real no momento da ação, e que os indivíduos que corriam pela via pública não portavam armas. O disparo que vitimou Bárbara Kelly foi efetuado de forma indevida pelo policial agora preso.
A investigação criminal da DHPP prossegue com o objetivo de apurar outras eventuais responsabilidades. Importante ressaltar que a Polícia Militar também prossegue com o Inquérito Policial Mlitar já instaurado, que apura a conduta dos demais policiais envolvidos na ocorrência.
A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) reafirma seu compromisso com a transparência, legalidade e apuração rigorosa de qualquer violação aos direitos humanos, especialmente em ações que envolvam agentes públicos do Estado do Rio Grande do Norte.
O prefeito Lula Soares permanece apresentando evolução positiva em seu quadro clínico, diz o boletim médico divulgado nesta quarta-feira (30), pela Prefeitura de Assu.
Hoje, a equipe médica destacou uma melhora nos exames, com ênfase no aumento das plaquetas — um indicativo importante de que o organismo está respondendo bem ao tratamento.
Por precaução, o prefeito seguirá em terapia intensiva, recebendo toda a atenção necessária para garantir uma recuperação plena e segura.
Com vistas a alavancar o desenvolvimento na cidade nos seus mais diversos aspectos, como Infraestrutura, Meio Ambiente, Saúde, Educação, Segurança, Cultura, dentre outros, a Prefeitura Municipal de Macaíba está preparando o Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, base para a formatação dos orçamentos municipais do período. Nesse sentido, o Poder Executivo convida a população macaibense para participar ativamente na construção desse plano, com sugestões para melhor atender às necessidades de nossa cidade.
A participação social na elaboração do PPA será realizada de forma online, facilitando o acesso da população e ampliando o alcance da escuta pública, para que qualquer cidadão ou cidadã possa acessar e preencher um formulário com questões socioeconômicas, indicar suas principais demandas, necessidades e sugestões para os próximos quatro anos.
De 1º a 31 de maio, o formulário estará disponível em diversos canais, incluindo destaque no site oficial da Prefeitura (macaiba.rn.gov.br), perfil oficial no Instagram (@prefeiturademacaiba) e em banners com QR Code que ficarão disponíveis de forma permanente na sede da Prefeitura e de forma itinerante nos principais estabelecimentos públicos como unidades de saúde, escolas e secretarias para acesso ao referido formulário. Além disso, o mesmo questionário será aplicado por profissionais da Prefeitura em diferentes territórios da cidade, reforçando a escuta ativa nos locais onde o acesso à internet pode ser mais limitado.
“O Plano Plurianual é o principal instrumento de planejamento estratégico da gestão pública, com validade de quatro anos. Ele estabelece as diretrizes, objetivos e metas que vão orientar a administração municipal, estadual ou federal, conectando o plano de governo com o orçamento público e garantindo coerência entre o que se pretende realizar e os recursos disponíveis.”, explicou Karoline Romana, secretária de Planejamento e Governança.
Ela ainda acrescentou que, tradicionalmente, o planejamento público era feito de forma técnica e interna, limitado às estruturas do governo. No entanto, essa lógica tem mudado com a ampliação da participação social e da valorização do controle democrático das políticas públicas. Essa escuta qualificada permite identificar demandas que nem sempre aparecem nas estatísticas ou nos gabinetes. Ao abrir espaço para o cidadão ser ouvido, a gestão pública fortalece a transparência, aumenta a legitimidade das decisões e melhora a efetividade das ações implementadas.
O médico-veterinário Saul Dias Cortez, que foi filmado afirmando ter provocado uma parada respiratória em um cachorro durante uma aula afirmou que a “verbalização de parada respiratória” foi “inapropriada” e descontextualizada”.
“Jamais poderia provocar quaisquer maus-tratos a um animal, seja em razão da minha profissão, seja em função da afetividade à causa animal, objeto de toda a minha formação existencial”, disse.
As declarações estão em uma nota enviada pelo profissional à Inter TV Costa Branca. No texto, no entanto, o médico-veterinário não informou qual foi o procedimento realizado com o animal.
O caso aconteceu na última sexta-feira (25), durante um minicurso voltado para alunos de medicina veterinária da Universidade Potiguar (UNP). O profissional ainda declarou que a instituição tinha conhecimento de tudo o que seria realizado na aula.
“Todo conteúdo e práticas realizadas no curso foi discutido com a universidade promotora, e que deu ciência e autorização para que o mesmo fosse realizado”, pontuou.
A universidade informou que o profissional foi convidado para ministrar uma aula e não faz parte do quadro de professores da instituição. Em nota, a UNP disse que “foi realizada uma avaliação do ocorrido por quatro médicos veterinários da UnP, que confirmaram que não houve qualquer prática de indução à parada cardiorrespiratória do animal”.
Após a gravação do vídeo com a declaração de que uma parada respiratória tinha sido provocada no animal, as imagens passaram a circular nas redes sociais e foram criticadas por personalidades e instituições ligadas à defesa animal.
“O que foi que aconteceu? Na verdade, eu apliquei a medicação de uma forma a fazer…. eu provoquei uma parada respiratória nele só pra poder mostrar isso aqui para vocês”, diz Saul no vídeo.
Com a repercussão do caso, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte (CRMV-RN) iniciou uma apuração sobre o caso. Apesar de negar que tenha feito o procedimento, o profissional não explicou por que disse, no vídeo, que provocou a parada respiratória.
Veja a nota completa:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em razão dos injustos e desproporcionais ataques sofridos por meio do “tribunal das redes sociais” quanto minicurso ministrado na UNP-Mossoró, para profissionais médicos veterinários e alunos do curso de Medicina Veterinária, venho a público, por necessidade de reposição da verdade, esclarecer o seguinte:
Sou detentor de várias pós-graduações em Medicina Veterinária, com conhecimento técnico mais do que suficiente para ministração do procedimento realizado;
Jamais poderia provocar quaisquer maus-tratos a um animal, seja em razão da minha profissão, seja em função da afetividade à causa animal, objeto de toda a minha formação existencial;
Esclareço que o pet que fazia parte da didática é do meu convívio e estima e não existiria a menor possibilidade de provocar nenhum dano a sua saúde, sendo um informe inapropriado e descontextualizado a verbalização de “parada respiratória “. Antes mesmo do fim do curso, o animalzinho já estava acordado, bem e brincando com os alunos nas dependências da faculdade.
Esclareço, que fui convidado pela Universidade Potiguar para realizar um mini curso prático, e todo conteúdo e práticas realizadas no curso foi discutido com a universidade promotora, e que deu ciência e autorização para que o mesmo fosse realizado.
A Operação Toque de Midaz, que investiga práticas anticompetitivas no setor de anestesiologia do Distrito Federal, aponta para um mecanismo de intimidação que extrapola ameaças diretas e boicotes: o uso de denúncias anônimas para perseguir profissionais que ousaram romper com o monopólio exercido pela Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas (Coopanest-DF).
De acordo com o que foi apurado, médicos que aceitaram trabalhar em hospitais fora do esquema da cooperativa passaram a ser alvo de denúncias enviadas a instituições públicas e locais de trabalho, com o objetivo de desestabilizar suas carreiras. Relatos indicam que essas denúncias, em sua maioria infundadas, questionavam a conduta ética e profissional dos anestesistas, sugerindo irregularidades inexistentes.
A estratégia, segundo o inquérito, teve como principal alvo os profissionais que passaram a atuar em um hospital que rompeu vínculos com o grupo associado à cooperativa. As denúncias anônimas, enviadas por canais internos de hospitais e órgãos públicos, acusavam falsamente os médicos de abandono de função e manipulação de escalas para benefício próprio.
Além dos prejuízos diretos à reputação dos profissionais, o uso recorrente desse tipo de denúncia gerou abalos emocionais, desgaste profissional e o surgimento de sindicâncias administrativas, ainda que, em muitos casos, as acusações não fossem comprovadas.
A prática não se limitou aos médicos diretamente envolvidos. Familiares de anestesistas também foram alvo de pressões veladas. Em um dos casos relatados, parentes de um profissional receberam mensagens alertando que futuros empregos poderiam ser comprometidos caso a ligação com o hospital dissidente se mantivesse.
As investigações indicam que a tática fazia parte de um conjunto de ações destinadas a isolar e intimidar médicos que não se submetessem às diretrizes do grupo dominante. Além das denúncias, foram constatadas ameaças de descredenciamento, exclusão da cooperativa e bloqueio de oportunidades profissionais em hospitais privados.
O inquérito também registra que o ambiente de medo criado por essa rede de intimidação comprometeu a liberdade de atuação dos anestesistas no DF e elevou as barreiras para quem tentava atuar de forma independente.
Toque de Midaz
A Operação Toque de Midaz, deflagrada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Distrito Federal, apura indícios de crimes como formação de cartel, organização criminosa, constrangimento ilegal e lavagem de dinheiro. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra dirigentes da cooperativa e médicos suspeitos de integrar o esquema de coerção.
A taxa de desemprego subiu para 7% no trimestre encerrado em março, aumentando 0,8 ponto percentual em relação ao trimestre encerrado em dezembro (6,2%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta quarta, 30, pelo IBGE.
Trata-se da 4ª alta consecutiva, considerando os trimestres móveis. No trimestre encerrado em fevereiro, ficou em 6,8%.
Apesar da nova alta, a taxa ainda está abaixo dos 7,9% registrados no 1º trimestre de 2024. Além disso, foi a menor taxa de desocupação para esse período desde o início da série histórica, posto ocupado anteriormente pelo trimestre encerrado em março de 2014, quando atingiu 7,2%.
O resultado veio dentro do esperado. A mediana das previsões em pesquisa da Reuters era de que a taxa ficaria em 7% no período.
O número de desempregados no país somou 7,7 milhões, alta de 13,1% (ou mais 891 mil pessoas no trimestre) e recuo de 10,5% (menos 909 mil pessoas) em 1 ano.
Contribuiu para o aumento da taxa de desocupação a redução da população ocupada do país, que caiu para 102,5 milhões (recuo de 1,3% ou menos 1,3 milhão de pessoas) no 1º trimestre. Ainda assim, de manteve 2,3% acima (mais 2,3 milhões de pessoas) frente a um ano antes.
Rafael Perez , economista da Suno Research, comenta que os dados mostram um mercado de trabalho aquecido mesmo ante indicadores apontando para desaceleração econômica.
“De acordo com as nossas estimativas, a taxa de desemprego ajustada sazonalmente atingiu 6,6% em março, uma leve queda em relação ao mês de fevereiro (6,7%), o que revela que o mercado de trabalho continua resiliente mesmo diante de uma atividade dando sinais de desaceleração”, analisa.
“A sazonalidade do emprego, que no início do ano costuma mostrar um aumento na desocupação, devido ao encerramento de contratos temporários firmados no final do ano anterior, ajuda a explicar esse movimento de aumento da taxa de desemprego nos três primeiros meses do ano”, complementa
A Igreja Católica se prepara para iniciar o processo de escolha do novo papa a partir do dia 7 de maio. Entre os nomes cotados para suceder o papa Francisco está o cardeal húngaro Péter Erdő, uma figura de destaque na hierarquia eclesiástica.
Aos 72 anos, Erdő é um dos mais antigos cardeais em atividade no Vaticano e atual arcebispo de Budapeste. Conhecido como o “Doutor de Budapeste”, ele possui uma formação intelectual robusta, com doutorados em teologia e direito canônico.
Perfil e influência na Igreja
Péter Erdő tem prestígio dentro da Igreja Católica, tendo atuado como relator do Sínodo dos Bispos da Família em 2014 e comandado a Assembleia Geral dos Bispos no mesmo ano.
Sua capacidade de articulação interna e diplomacia são consideradas pontos fortes em sua possível candidatura.
Embora seja visto como conservador, Erdő é conhecido por seu perfil moderado. Ele já apresentou questionamentos discretos sobre algumas decisões do papa Francisco, mas sem demonstrar oposição direta ou desrespeito.
Desafios e expectativas
A possível eleição de Erdő como papa enfrenta algumas ressalvas. Cardeais mais progressistas expressam preocupação quanto à continuidade das reformas iniciadas por Francisco.
Por outro lado, os conservadores questionam quais mudanças Erdő poderia promover caso assumisse o comando da Igreja.
Analistas comparam o perfil de Erdő ao do papa Bento XVI, especialmente no que diz respeito à sua formação intelectual
O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), que tem como vice-presidente José Ferreira da Silva — o Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva —, registrou crescimento de 414% na arrecadação com descontos em aposentadorias e pensões entre 2019 e 2024, segundo dados da Polícia Federal. A informação é do jornal O Globo.
A entidade é uma das 11 associações investigadas pela PF e pela Controladoria Geral da União (CGU) por suspeita de irregularidades nos descontos aplicados diretamente na folha de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O caso é alvo da operação “Sem Desconto”, deflagrada na semana passada.
Documentos da investigação obtidos pela PF indicam que o Sindnapi arrecadou R$ 90,5 milhões em 2023 — o maior valor desde o início da série histórica analisada, em 2019, quando o sindicato recolheu R$ 17,6 milhões. Apenas nos três primeiros meses de 2024, o valor chegou a R$ 26 milhões.
Segundo informações do INSS, o Sindnapi tinha 302.360 associados em janeiro deste ano.
A entidade não se manifestou sobre os novos dados, mas, na ocasião da operação, afirmou em nota que apoia a apuração das denúncias. “Uma investigação séria e transparente ajuda a identificar possíveis irregularidades, corrigir falhas e evitar que injustiças continuem acontecendo”, disse o sindicato, em comunicado reproduzido por O Globo.
Em seu site institucional, o Sindnapi declara que oferece aos associados serviços como cooperativa de crédito, convênios com clínicas e laboratórios, turismo e lazer.
Irmão mais velho do presidente Lula, o sindicalista José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, disse após o caso da fraude vir à tona que esperava que os policiais investigasse “toda a sacanagem que tem” no INSS.
“Nosso sindicato já foi auditado, estamos tranquilos. Eu espero que a Polícia Federal investigue de fato, porque tem muita entidade picareta por aí”, afirmou em entrevista ao jornal Estadão.
Não há indícios de que Frei Chico seja alvo direto das investigações da PF.
É sempre a ganância e usura dos otários que os derrubam. Eu acho é pouco.
Chapéu de otário é marreta. Esses piramideiros fazem a festa com s ganância dos manés.