Os adolescentes de vários países asiáticos, que já são os melhores em outras disciplinas, também são os campeões em resolver problemas concretos, segundo um estudo revelado nesta terça-feira pela OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômicos). Já os brasileiros, não estão muito bem nesse quesito.
A OCDE avaliou a capacidade dos jovens de 15 anos para resolver problemas levantados na vida cotidiana, em uma nova pesquisa de seu informe PISA: por exemplo, marcar o lugar dos convidados em uma mesa de forma que alguns coincidam e outros não, otimizar a utilização de um leitor MP3 ou comprar em uma máquina distribuidora passagens de trem ao melhor preço.
A parte principal desta pesquisa, sobre conhecimentos em matemática, leitura e ciências e que havia sido publicada em dezembro, já havia revelado como melhores os países da Ásia.
Dos 44 países ou economias que integram a OCDE, os melhores alunos para a resolução de problemas são os de Cingapura, Coreia do Sul, Japão, Macau, Hong Kong e Xangai.
Estes países ou territórios conseguem notas neste aspecto de 562 a 536 pontos, contra 500 pontos em média para os países da Organização.
O resultado do PISA mostra, por outro lado, que apenas 2% dos estudantes brasileiros conseguiram resolver problemas de matemática mais complexos, atingindo 428 pontos — entre os estrangeiros, o percentual de acerto foi de 11%.
Leitura
Na Austrália, Brasil, Itália, Japão, Coreia do Sul, Macau, Sérvia, Inglaterra e Estados Unidos, os alunos são melhores, em média, na resolução de problemas que os jovens que têm bons resultados em matemática, leitura e ciências.
Os adolescentes de Brasil, Irlanda, Coreia do Sul e Estados Unidos obtêm os melhores resultados na resolução dos problemas chamados interativos.
AFP
Raciocínio lógico para que, se os políticos brasileiros para serem eleitos só precisam comprovar que são "alfabetizados"?
Aqui em Natal a Prefeitura não sabe nem como fechar um buraco, quanto mais resolver problemas mais complexos.
Essa notícia deveria ser repetida por uma semana aqui no blog.
Ela é a prova escrita do produto NACIONAL FALIDO chamado EDUCAÇÃO PÚBLICA!!!
A educação entrou em declínio desde os anos 70 e nunca mais se reergueu.
Isso deve interessar aos políticos que recebem altíssimos salários e tem condições de mandar seus filhos estudar em escolas particulares e até na Europa, não é senhor Lula?
Como diziam os velhos coronéis no interior: "povo é massa de manobra" e se começar a raciocinar as coisas complicam para o jogo político.
Hoje o estudante brasileiro do ensino público NÃO PODE SER REPROVADO, MESMO SEM SABER LER OU FAZER CONTA, o Estado precisa mostrar uma ESTATÍSTICA positiva ao mercado mundial, então ESQUEÇAM A QUALIDADE NO ENSINO!!!
Professor agora só luta por melhores salários, nunca por qualidade do ensino ou aumento da carga horária, pelo contrário querem é que aumente as horas de planejamento e diminua as horas em sala de aula. A coisa saiu do controle e ESSA MATÉRIA É O DIPLOMA DO FALIDO SISTEMA DE ENSINO PÚBLICO!!!
O pior, meu caro editor, é que essa dificuldade segue por toda a vida. Não é à toa que 85% da população brasileira é formada por analfabetos funcionais, que são aqueles que sabem ler mas não entendem nada. Se entendem, entendem pouco ou de forma distorcida. É elaboram mal. É a vida.
De todas as notícias veiculadas, essa é a que tem, provavelmente, o maior potencial efetivo de destruição em massa de nossa nação. E infelizmente poucos ou quase ninguém se indigna ou sequer se manifesta, não reconhecendo sua importância vital.
Essa indiferença ou ignorância cobra um preço muito alto com resultados que se repercutem em nossa Saúde coletiva e individualmente, Segurança, Meio Ambiente saudável, emprego e renda, produção, consumo, etc.
Assim, enquanto não percebermos que tudo começa com a EDUCAÇÃO, do berço ao túmulo, seguiremos como Jumentos, carregando cargas pesadas, sendo oprimidos por exigências de países exploradores da mão de obra barata, e terminaremos sendo abatidos para servir ao sistema que nos descarta como laranjas espremidas depois que não podem mais sugar nosso sangue. Pois toda a Violência, Criminalidade, Insegurança, Prostituição, Drogadição, e demais variedades de desvios de conduta começa com uma mal formação de caráter por ausência de EDUCAÇÃO na época própria e adequada para tal e tanto. Por isso, ou fazemos Escolas de tempo integral com espaços amplos para praticas de esportes, artes e demais atividades que edificam as pessoas e transformam animais em Homens, ou pereceremos nos matando, seja no trânsito, na guerra ou numa competição fratricida numa espúria entre vaidades, consumismo, culto a aparência e egoísmos fatais.