Saúde

Estudo brasileiro com quase 700 pacientes mostra que hidroxicloroquina não funciona para quadros leves e moderados da covid, e que causa problemas no coração e no fígado

Foto: Ilustrativa

Um estudo brasileiro coordenado pelos principais hospitais privados do País aponta que a hidroxicloroquina, associada ou não ao antibiótico azitromicina, não tem eficácia no tratamento de pacientes internados com quadros leves e moderados de covid-19.

A pesquisa, publicada nesta quinta-feira, 23, na revista científica The New England Journal of Medicine, verificou ainda que, no grupo de pacientes que fez uso dos medicamentos, foram mais frequentes alterações nos exames de eletrocardiograma e de sangue que representam maior risco de arritmia cardíaca e lesões no fígado.

Participaram do ensaio clínico 667 pacientes de 55 hospitais, sob a coordenação de nove instituições: Hospitais Albert Einstein, HCor, Sírio-Libanês, Moinhos de Vento, Oswaldo Cruz e Beneficência Portuguesa de São Paulo, além do Brazilian Clinical Research Institute (BCRI) e Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet).

Os participantes foram divididos, de forma randomizada (por sorteio), em três grupos: um foi tratado com hidroxicloroquina, outro também recebeu também o medicamento, mas associado à azitromicina, e o terceiro foi tratado somente com suporte clínico padrão, que inclui medicamentos para sintomas, catéter com oxigênio, entre outros. Os pacientes que tomaram hidroxicloroquina (isolada ou associada à azitromicina) também receberam esse mesmo suporte clínico.

Os voluntários receberam as medicações por sete dias e foram acompanhados por duas semanas. Ao final do seguimento, os pesquisadores concluíram que não houve diferença significativa na evolução dos pacientes dos diferentes grupos, o que, segundo o estudo, demonstra que a hidroxicloroquina não traz benefício no tratamento dos casos leves e moderados da doença.

“A avaliação foi feita de acordo com uma escala de sete possíveis desfechos, na qual o 1 é a alta do paciente e o 7, o óbito. Não observamos diferenças na evolução dos pacientes dos três grupos. Neste perfil de paciente, portanto, a utilização da hidroxicloroquina não promove uma melhora no estado clínico”, explica a cardiologista Viviane Cordeiro Veiga, coordenadora de UTI da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo e uma das pesquisadoras do estudo.

Para o cardiologista Renato Lopes, pesquisador e professor da Unifesp e da Duke University (EUA), que também participou do estudo, os resultados da pesquisa brasileira apontam que, mesmo nos casos mais leves de covid-19, a hidroxicloroquina não traz benefício. “Outros estudos internacionais já mostraram que ela não tinha eficácia para casos graves, mas muitos críticos diziam que ela não havia funcionado porque foi administrada muito tarde, quando o paciente já estava grave. Mostramos que, mesmo quando o início do tratamento é precoce e em casos leves, não há eficácia”, destaca.

Quanto aos eventos adversos, a pesquisa mostrou que os pacientes que tomaram hidroxicloroquina, com ou sem azitromicina, apresentaram com mais frequência uma alteração no eletrocardiograma chamada de aumento do intervalo QT, associado a maior risco de arritmia cardíaca. Neste grupo de pacientes, também se observou mais frequentemente pacientes com níveis elevados das enzimas TGO e TGP, que podem representar lesões no fígado.

O estudo divulgado nesta quinta é um dos nove ensaios clínicos conduzidos dentro da iniciativa batizada de Coalizão Covid-19 Brasil, que tem a participação de seis hospitais e duas instituições de pesquisa. As outras pesquisas incluem testes de outros medicamentos, como o antiinflamatório dexametasona e o anticoagulante rivaroxabana, além da própria hidroxicloroquina para um grupo de pacientes mais graves. As pesquisas ainda estão em andamento.

Estadão

Opinião dos leitores

  1. Um parente meu com 32 anos, estava internado, assinou, tomou e morreu. Foi no Giselda Trigueiro. Quem quiser acreditar, acredite. Os que tomaram e saíram com vida falam e gravam vídeos. Os que morreram não falam.

  2. Então Didier Raoult que curou mais de 3000 paciente em Marselha é lenda? Vai ser mais um como em Manaus? Quem foram os pares? Ou não houve?

  3. O estudo só mostra o que todo mundo já sabia, o uso da hidroxicloroquina deve ser precoce como defende tantos médicos e cientistas, nos 5 primeiros dias de sintomas, justamente para evitar que o paciente seja internado e vire um caso grave, o estudo foi feito por nove hospitais com pacientes já internafos, ou seja, esses pacientes não foram tratados precocemente pois já estavam internados, já tinha passado o timing de se ter entrado com a hidroxicloroquina.

  4. Vá se entender esses trabalhos, a medicação funciona na fase inicial (replicação) deve ser feita em pacientes com risco alto de complicações pelo covid-19 sob orientação médica (este sabe as contraindicações) e com a aceitação do paciente).

  5. A pesquisa é contraditória, se eram casos leves então porque os pacientes estavam internados em nove hospitais, os casos leves ficam em casa fazendo o tratamento precoce quem vai se internar no hospital são os casos graves.

  6. Nenhuma pesquisa séria confirmou a eficácia dessa tal Hidroxicloroquina conta a COVID-19.

  7. Depois da terra plana, o próximo passo é qdo tiver doente, procurar um vereador, deputado, prefeito, governador, senador ou presidente, pq ao ser empossado num cargo eletivo, automaticamente é instituido de um conhecimento técnico divino que capacita de fazer milagres, em detrimento de estudos complexos e científicos.
    Pode confiar!

  8. Se a Anvisa decretou necessidade de receita a ivermectina, é porque realmente funciona e não há interesse em curar a população. Anvisa tem um bando de esquerdopata.

  9. Essa tal de cloroquina devia ser de uso exclusivo para o gado bolsonarista. Cura Covid-19 do mesmo jeito daquelas garrafadas vendidas de porta em porta.

  10. Como os pacientes estavam com sintomas leves, foram internados??? Meu amigo quem quiser toma e quem não acreditar não toma e pronto…

  11. Não entendo qual a dificuldade de entender que a hidroxicloroquina só funciona na fase de replicação viral ou seja no início. É exatamente para evitar a internação. Se já foi internado não é fase inicial.

    1. Precisa desenhar, quem tomou nos primeiros dias não precisou se internar mas se tava internado já sabe que não era caso leva a própria pesquisa se contradiz.

  12. “Internados com quadro leve“ é bom demais. Haja forçação de barra.
    De qualquer forma, em caso de prescrição, usa quem quer.

    1. Os cientisticas dizem que nem IVERMECTINA nem A CLOROQUINA funcionam, mas um cidadão comum acaba de criar um protocolo. Alguém avise a OMS pelo amor de deus.

    2. É inacreditável ainda haver debates sobre isso. A coisa é muito simples: quem acreditar, use essas medicações, que já demonstraram sua eficácia no mundo real, na prática. Quem não quiser, não tome, vá tomar… cachaça, outra coisa qualquer ou não tome nada e fique esperando a coisa piorar. Quando a coisa piorar, vá atrás dos leitos de hospital que a governadora do PT NÃO CRIOU e dos respiradores que ela NÃO COMPROU. Simples assim.

    3. Direita "honesta", concordo em partes com você, realmente toma quem quer, mas aí você dizer a desgovernadora não criou leitos aí é demais, segundo pesquisa divulgada pela Fiocruz ontem, o RN está em 3° lugar no país em quantidade de leitos de UTI para covid-19, você pode não gostar do PT, eu também não, mas vamos ser justos.

    4. Direita honesta de araque toma tb detergente pois o teu ídolo do norte sugeriu tb.
      O cara se diz honesto mas para tomar remédio sem prescrição e comprovação ele é a favor. Pense uma honestidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula visitará o RN em março para inauguração da Barragem de Oiticica


A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, anunciou na noite desta quarta-feira 5 que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará o estado no dia 19 de março para a entrega oficial da Barragem de Oiticica. O comunicado foi feito por meio de suas redes sociais, logo após um encontro com o presidente durante a cerimônia de transmissão da presidência do Consórcio Nordeste.

“Alegria imensa”, escreveu Fátima ao compartilhar a confirmação da visita de Lula.

O evento ocorreu na tarde de ontem, quando Fátima Bezerra passou a presidência do Consórcio Nordeste para o governador do Piauí, Rafael Fonteles. Na ocasião, Lula garantiu que a inauguração da barragem acontecerá na data prevista, que coincide com o Dia de São José, símbolo de esperança de chuvas para o sertão nordestino.

Localizada no município de Jucurutu, a Barragem de Oiticica é uma das principais obras de infraestrutura hídrica do Rio Grande do Norte e integra o Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

EUA emitem alerta para norte-americanos que vão passar o Carnaval no Brasil

Taba Benedicto/Estadão Conteúdo

O governo dos Estados Unidos divulgou um comunicado aos cidadãos norte-americanos que vão passar o Carnaval no Brasil. O documento orienta a todos que “permaneçam vigilantes” e considerem uma série de medidas de segurança.

Entre as recomendações estão evitar andar sozinho, especialmente à noite; e manter janelas fechadas quando estiver dentro de um veículo.

O texto também orienta a não usar joias caras ou carregar grandes quantias de dinheiro. E mais: evitar “favelas” em todos os momentos, mesmo no contexto de festas de rua e blocos.

“Fique atento a golpes de drogas em encontros. Criminosos visam estrangeiros através de aplicativos de namoro ou em bares antes de drogar e roubar suas vítimas. Não aceite bebidas de estranhos”, completa.

O comunicado pede ainda que os cidadãos norte-americanos “confiem em seus instintos”, priorizem a segurança e viajem em pares ou grupos.

“Não resista fisicamente a qualquer tentativa de roubo. Os criminosos geralmente estão armados. Sua vida é muito mais valiosa do que seus bens pessoais”, orienta o material.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Correios já começam 2025 dando prejuízo: R$500 milhões somente em janeiro

Foto: Agência Senado

A derrocada financeira dos Correios segue firme em janeiro. A empresa não conseguiu lucrar o suficiente para cobrir o custo mensal de R$1,9 bilhão para funcionar. A coluna teve acesso a documentos internos da estatal que mostram que a receita do primeiro mês do ano ficou em R$1,42 bilhão, portanto, não atingiu o valor mínimo de custeio. É mais um prego no caixão de Fabiano Silva dos Santos, com a demissão da presidência dos Correios encaminhada e o cargo prometido ao centrão.

Ladeira abaixo

Os minguados resultados iniciais deste ano foram um banho de água fria. Em janeiro de 2024, a receita dos Correios foi de R$1,81 bilhão.

Tudo em queda

O volume de encomendas registrou queda de 19,42%, apontam documentos internos. Passou de 201,59 milhões para 162,43 milhões.

Meu pirão

Apesar da estatal no vermelho, a diretoria dos Correios fez despesas de mais de R$6,1 milhões, entre janeiro e setembro de 2024.

Como explica?

“As demonstrações financeiras serão aprovadas e publicadas na página dos Correios”, foi o que disse à coluna a estatal para explicar o rombo.

Diário do Poder

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Presidentes de câmaras da região central declaram apoio à candidatura de Eriko Jácome para a FECAM

Na tarde desta quinta-feira (6), 11 presidentes de Câmaras Municipais da região central se reuniram no Vale do Açu para declarar apoio à candidatura de Eriko Jácome à presidência da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM). O encontro foi marcado por discursos de apoio e reafirmação de compromisso com a união das Câmaras em prol de uma gestão mais representativa e inclusiva.

Eriko Jácome destacou a importância desse apoio e reforçou sua visão de integração para todo o estado.
“Nossa campanha segue firme e unida, com uma agenda voltada para atender todas as regiões do Rio Grande do Norte. Fico muito feliz em ver esses encontros se transformarem em declarações de apoio tão significativas, mostrando que os presidentes de Câmaras acreditam no nosso projeto. Logo mais estaremos em Mossoró, fortalecendo ainda mais esse movimento que busca o melhor para o municipalismo do nosso estado”, afirmou Eriko.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Andréia Sadi critica fala de Lula sobre preços dos alimentos: “governo tem o diagnóstico, mas não têm a solução”

A jornalista Andréia Sadi, da GloboNews, analisa mudança na comunicação do governo e destaca “falta de temperatura” de Lula após fala sobre o preço dos alimentos: “É óbvio que, se a pessoa entra no mercado e não consegue comprar, é porque não tem dinheiro. Uma coisa é ela saber disso, outra é ouvir isso do presidente da República, a liderança máxima do país. A pessoa quer algo a mais: o que esse governo tem a dizer? O que tem a oferecer? Qual é a sugestão, a solução? Como vamos sair dessa? Eles têm o diagnóstico, mas não têm a solução. Realmente, não há marqueteiro que dê jeito.

GloboNews

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ciro Nogueira critica fala de Lula sobre alta dos alimentos: “Para o governo, basta que os brasileiros parem de comer e beber que os preços caem”

O senador e presidente nacional do partido Progressistas Ciro Nogueira fez críticas e ironizou a fala do presidente Lula sobre responsabilizar o próprio povo pelo controle de preços. Em entrevista às rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia, nesta quinta-feira (6), o petista afirmou que, se os brasileiros deixarem de adquirir os alimentos caros, os supermercados vão diminuir os preços.

“Tenho dito que uma das pessoas mais importantes para a gente controlar os preços é o próprio povo. Se você vai num mercado aí em Salvador e você desconfia que tal produto está caro, você não compra. Se todo mundo tivesse a consciência e não comprar aquilo que está caro, quem está vendendo vai ter que baixar para vender, senão vai estragar. Isso é da sabedoria do ser humano. Esse é um processo educacional que nós vamos ter que fazer com o povo brasileiro”, afirmou o petista.

Ciro Nogueira ironizou a fala de Lula: “Se o arroz está caro, é só não comer. Se o gás está caro, é só não cozinhar. Se a gasolina está cara, é só ficar em casa.”

E ainda fez críticas à falta de ações do Governo: “Nada de cortar gastos nos ministérios, colocar gente competente nas estatais ou gerir melhor a economia. Para o governo, basta que os brasileiros parem de comer, beber e se deslocar que os preços caem.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Policial resgata mãe e duas crianças em veículo parcialmente submerso em Macau

Foto: PMRN

Um policial militar salvou uma mulher e duas crianças que estavam em um veículo parcialmente submerso durante a quarta-feira (5) na zona rural do município de Macau, no Rio Grande do Norte. De acordo com a PM, o caso ocorreu às margens da BR-406.

Ainda de acordo com a PM, o policial SD M. Alexandre retornava para casa após cumprir sua jornada de serviço quando ouviu gritos de socorro vindos de uma área alagada. Ao parar sua motocicleta para averiguar a situação, percebeu que um carro estava parcialmente submerso, com os ocupantes presos e clamando por ajuda.

O militar entrou na água e conseguiu retirar a mulher e as duas crianças em segurança.

O soldado pertence a 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM), incorporado à corporação em 2023 e atualmente em serviço na cidade de Pendências, no Vale do Açu, salvou uma mulher e duas crianças em situação de perigo.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Argentina proibirá cirurgias de transição de gênero e tratamento hormonal a menores de 18 anos

Foto: Magali Druscovich/NYT

O governo do presidente argentino Javier Milei anunciou na quarta-feira, 5, que vai mudar a Lei de Identidade de Gênero para “proibir os tratamentos de hormonização e as cirurgias de adaptação do corpo em menores de 18 anos”, informou o porta-voz presidencial Manuel Adorni.

“Essas intervenções a que as crianças estão expostas constituem grave risco para sua saúde física e mental, pois implicam uma interrupção no seu processo de amadurecimento”, afirmou o funcionário em um breve comunicado da Casa Rosada, a sede do governo.

A lei, sancionada em 2012, permite que menores de 18 anos tenham acesso a esses tratamentos sempre que contarem com autorização de seus responsáveis legais ou com a conformidade de uma autoridade judicial.

O porta-voz presidencial afirmou que, “em muitos casos, os efeitos desses tratamentos e cirurgias são irreversíveis”, e acrescentou que “países pioneiros [em questão de gênero]” como Reino Unido, Suécia, Finlândia e Estados Unidos “estão voltando atrás, proibindo que os menores possam se submeter a esses procedimentos”.

O anúncio de Adorni não foi o único vinculado a questões de diversidade, pois ele também confirmou que o governo “decidiu proibir as transferências de prisões devido a mudanças de gênero”.

“Isso significa que se uma pessoa condenada estiver em uma prisão masculina, deixará de solicitar a transferência para uma ala feminina só porque se considera como tal”, afirmou o porta-voz. Segundo ele, essa medida “garante a segurança de todas as detentas”.

As palavras de Adorni não demoraram para provocar a reação de grupos argentinos de diversidade sexual, que indicaram que podem “recorrer à Justiça”. “O presidente não pode modificar uma lei por decreto. E se ele tentar isso vamos recorrer à Justiça e à Corte Interamericana, caso seja necessário”, publicou na rede X a Federação Argentina LGBT+.

Os anúncios chegam quatro dias depois de uma marcha multitudinária de protesto em Buenos Aires e outras cidades argentinas, convocada por grupos feministas e LGBTQIA+, em rejeição às declarações do presidente ultraliberal Milei no Fórum de Davos, na Suíça.

Em seu discurso de 23 de janeiro e em linha com sua “batalha cultural”, Milei investiu contra a chamada ideologia “woke”, assegurou que o “feminismo radical” busca “privilégios”, criticou o conceito de “feminicídio” e o que chama de “ideologia de gênero”.

AFP

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Seinfra controla erosão próxima ao Morro do Careca e diz que vai investigar quem abriu valas para água da chuva escoar para o mar

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) acionou máquinas para conter o processo de erosão próximo ao Morro do Careca.

De acordo com a secretaria, valas foram abertas manualmente para que a água da chuva pudesse escoar para o mar e quando isso é feito sem planejamento, a água ganha força e leva todo sedimento.

A pasta também informou que vai investigar quem abriu as valas.

Opinião dos leitores

  1. BG, mostre as fotos reais do problema que ocorreu na praia, não foi essa valinha que abriu foi uma enorma cratera.

  2. Eu gostaria de saber se essa obra não tem garantia!!!???
    A empresa tem sanar os erros imediatamente.

    1. Deixa ser Burro cara, isso foi causado por terceiros que abriram a vala, só pode um doente esquerda pra dizer tanta merd…

  3. Este meio de noticiar informações tortas é uma piada, não se noticia o principal, a obra porcamente construída, sem previsão de drenagem, a qual está empossando e gerando verdadeiras partes movediças. “investigar quem abriu valas…” palhaçada.

  4. Hahaha a culpa agora é exclusiva da população, essa areia deve tá bem contaminada isso sim, botar os pés ai e já ganha uma lombriga no bucho, água cheia de coliformes fecais, um mal cheiro danado e os secretários encastelado no Palácio Felipe Camarão a falar bobagens, e a realidade lá fora batendo na porta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Inmet renova alerta de chuvas intensas para todas as cidades do Rio Grande do Norte

Imagem: reprodução/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta laranja de chuvas intensas para todas as cidades do Rio Grande do Norte. O novo aviso foi divulgado nesta quinta-feira (6) e é válido até às 10h da sexta-feira (7).

No alerta laranja, segundo o Inmet, as chuvas variam entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Nesse caso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As recomendações são, em caso de rajadas de vento:

  • não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *