Diversos

ETs poderiam povoar galáxia mais rápido do que se pensava, diz estudo

VIA LÁCTEA, EM FOTO TIRADA NO ANO DE 2009 (FOTO: NASA)

É fácil se perder olhando para o céu noturno. Principalmente porque ele é o símbolo mais explícito que temos da vastidão do universo. Para se ter uma ideia, em uma noite de céu aberto, podemos ver até 2,500 estrelas, o que corresponde a apenas um centésimo de milionésimo do total delas em nossa galáxia. Em relação a nós, quase todas estão a uma distância que corresponde a somente 1% do diâmetro da Via Láctea (pouco menos de mil-anos luz).

Diante da imensidão e de nossa pequenitude, não é a toa que o físico Enrico Fermi, em 1950, foi o primeiro a se perguntar: “onde está todo mundo?”. Ele apresentou o que ficou conhecido como o Paradoxo de Fermi, que é a contradição entre a grandeza do universo e o fato do ser humano ainda não ter encontrado vida avançada em nenhum lugar além da terra.

Já houve muita especulação para solucionar tal paradoxo. Mas um novo estudo liderado pelo astrônomo Jonathan Carroll-Nellenback, da Universidade de Rochester, e revisado pelo The Astrophysical Journal, refutou teorias anteriores de alguns estudiosos sobre o assunto. De acordo com a descoberta, seria possível povoar uma galáxia mais rapidamente do que se pensava. Isso se aconteceria através dos movimentos estelares, que serviriam como distribuidores de vida.

Além disso, segundo a pesquisa, a nossa solidão não seria tão paradoxal assim: experimentos determinaram que há uma variabilidade natural. Isso significa que as galáxias às vezes podem ser dominadas, e outras vezes, não – o que acabaria de vez com as dúvidas a respeito do Paradoxo de Fermi.

Em busca de respostas

Os pesquisadores fizeram simulações com diferentes densidades de estrelas, civilizações em estado inicial, velocidades de naves e outras variáveis. Assim, determinaram que há um meio termo entre aquelas galáxias que são silenciosas, vazias ou que estão cheias de vida.

NGC 595, NEBULOSA DA GALÁXIA DO TRIÂNGULO (FOTO: NASA, ESA, AND M. DURBIN, J. DALCANTON, AND B. F. WILLIAMS (UNIVERSITY OF WASHINGTON))

Para eles, é possível que a Via Láctea seja parcialmente – ou totalmente – povoada. Há até mesmo a possibilidade de alguns exploradores extraterrestres terem visitado a galáxia no passado; porém, eles já teriam sido dizimados e nós não teríamos registros deles. Nosso Sistema Solar também pode estar entre vários outros sistemas já visitados, mesmo que nos últimos milhões de anos não tenhamos recebido nenhuma visita comprovadamente registrada.

Foi considerada pelos estudiosos a velocidade de um hipotético povoado avançado via sondas de velocidade finita – isso para determinar se uma galáxia poderia se tornar cenário para explorações espaciais em escalas de tempo menores do que a própria idade dela. Os cientistas também incluiram o efeito de movimentos estelares sobre o comportamento a longo prazo do povoado.

Refutando Carl Sagan e William Newman

Uma das teorias mais famosas a refutar o Paradoxo de Fermi foi a de Carl Sagan e William Newman, do ano de 1981. Eles escreveram um relatório defendendo que a humanidade precisaria de paciência: ninguém teria nos visitado, pois qualquer forma de vida estaria muito longe. E levaria muito tempo para que uma espécie inteligentemente suficiente evoluísse a ponto de construir naves espaciais.

Newman e Sagan estariam errados, de acordo com o novo estudo liderado por Jonathan Carroll-Nellenback, já que, ao contrário do que a dupla de cientistas pensou, não levaria tanto tempo para que civilizações com capacidade de realizar viagens espaciais atravessassem uma galáxia. Os movimentos estelares também são capazes de distribuir vida – e em escalas bem menos demoradas do que a idade de uma galáxia. Um exemplo de viagem estelar seria o da estrela central do nosso Sistema Solar. “O Sol já atravessou a Via Láctea 50 vezes”, contou Carroll-Nellenback.

GALÁXIA ESPIRAL M100 (FOTO: NASA)

Civilizações muito avançadas têm maior probabilidade de crescer devagar, segundo Newman e Sagan. Por isso, muitas sociedades provavelmente teriam desaparecido antes mesmo de atingir as estrelas. “Essa ideia confunde a expansão das espécies como um todo com a sustentabilidade de alguns povoados individuais”, discordou Jason Wright.

Outros pesquisadores, por sua vez, teorizaram que espécies tecnologicamente evoluídas, quando se destacam, facilmente se autodestroem. Logo, alienígenas poderiam ter nos visitado no passado; ou, talvez, estariam nos evitando de propósito, desconfiados dos seres terrestres.

Em um relatório de sua pesquisa de 1975, o astrofísico da NASA Michael Hart ainda duvidou da existência de quaisquer alienígenas, o que explicaria a ausência de qualquer visita por parte deles.

Hart calculou que levaria alguns milhões de anos para que uma única espécie com capacidade de viajar pelo espaço conseguisse povoar uma galáxia. Esse tempo poderia ser estimado em, no mínimo, 650.000 anos. Logo, a ausência das espécies que não foram descobertas (o que Hart chamava de “Fato A”) significaria apenas que elas não existem.

Jason Wright e Carroll-Nellenback, dizem, por outro lado, que somente o fato de que ainda não recebemos visitantes interestelares não permite que concluamos a inexistência deles. Para eles, algumas civilizações se expandem e tornam-se interestelares; mas elas não duram para sempre. Além disso, nem todos os planetas são habitáveis e algumas estrelas não seriam a melhor escolha para um destino.

Povoações do futuro

Adam Frank, da Universidade de Rochester, que também contribuiu com o estudo de Carroll-Nellenback, fala ainda do “Efeito Aurora”, no qual os “colonizadores” chegam a habitar um planeta, mas não sobrevivem às suas condições.

Frank defende que precisamos procurar cada vez mais por sinais de alienígenas. Eles poderiam se tornar mais visíveis nas próximas décadas, à medida que telescópios descobrem cada vez mais exoplanetas e começam a espiar as atmosferas deles. “Estamos entrando em uma era na qual haverá reais dados acerca da vida em outros planetas”, defendeu Frank. “Nesse momento em que vivemos, isso não poderia ser mais relevante”.

Galileu

 

Opinião dos leitores

  1. O grande problema para os cientistas é acharem que nós somos o único exemplo de vida inteligente e buscar vidas com as mesmas condições que existem na terra. Nós somos amebas em formação diante da inteligência universal. Nossa forma de vida ainda é rudimentar. Existem outras formas de produção de energia e geração de vida, ai sim, infinitamente mais inteligente. Fato que a nossa soberba, prepotência e mesquinhez não concebe nos deixar perceber.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PARANÁ PESQUISAS: Bolsonaro fica à frente de Lula em cenário sem Marçal para 2026

Fotos: Instituto Lula/Flickr PR

Pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta segunda-feira (13), aponta que, em um cenário sem a presença de Pablo Marçal (PRTB), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) supera o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas intenções de voto para as eleições de 2026.

O levantamento, realizado entre os dias 7 e 10 de janeiro, ouviu 2.018 pessoas e apresenta uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

No cenário sem Marçal, Bolsonaro alcança 37,3% das intenções de voto, enquanto Lula registra 34,4%. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar com 11,7%, seguido por Ronaldo Caiado (União Brasil) com 5,4% e Helder Barbalho (MDB) com 1,4%.

Além disso, 6,2% dos entrevistados optaram por não votar, e 3,6% não souberam ou não opinaram.

Quando Marçal é incluído na pesquisa, Lula e Bolsonaro ficam empatados tecnicamente: Lula com 34,0% e Bolsonaro com 33,9%. Nesse cenário, Ciro Gomes mantém 11,3%, enquanto Marçal obtém 6,1%.

Bolsonaro está inelegível até 2030 devido a uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que condenou o ex-presidente por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação ao fazer uma reunião com embaixadores e atacar o sistema eleitoral.

Em um cenário com Lula e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), Lula lidera com 34,5% contra 20,7% de Michelle.

Já em uma configuração com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o presidente da República teria 35,2% contra 25,3% do governador.

A pesquisa também revela que, em um cenário espontâneo, 49,8% dos eleitores não sabem em quem votar. Nessa configuração, Lula e Bolsonaro aparecem com 20,1% e 16,7%, respectivamente.

InfoMoney

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ecomax apresentará um novo empreendimento que promete transformar a história de Pirangi

Nesta quarta, 15 de janeiro de 2025, às 17h na Arena Ecomax, onde acontecem os shows, a Ecomax apresentará um novo empreendimento que promete transformar a história de Pirangi.

Inspirado nas dunas, nas ondas e na vida, o projeto combina harmonia, exclusividade, rentabilidade e bem-estar, trazendo uma proposta única para quem busca um refúgio perfeito. O empreendimento foi pensado para ofecer um lazer completo, com destaque para o Rooftop (cobertura), que proporciona a melhor vista do litoral potiguar.

Serão vários tipos de planta, que vão desde Studios até apartamentos com 3 suítes para abraçar todos os estilos de verão e investimentos.

Não perca essa oportunidade de conhecer em primeira mão este grande projeto!

Pré-Lançamento Ecomax
Quarta, 15 de Janeiro, 17h
Arena Ecomax em Pirangi
Estacionamento Exclusivo para os convidados

Confirme sua presença no link:
https://forms.gle/sce3CtLHuTU96S5x5

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Seu filho vai para o Ensino Médio? Saiba como garantir uma transição tranquila

A chegada do último ano do Ensino Fundamental é um momento decisivo para pais e estudantes. A preocupação com o desempenho escolar e a preparação para o ensino médio costuma gerar dúvidas e incertezas sobre como evitar dificuldades futuras.

Segundo Victor Cornetta, especialista em Tendências Educacionais e CEO da Kaizen Mentoria, empresa potiguar de mentoria educacional, é essencial não deixar o conteúdo acumular ao longo do ano, avaliar o desempenho do seu filho, tanto de nota como de esforço, e agir antes que os desafios se tornem maiores.

“A transição para o Ensino Médio pode ser desafiadora, especialmente se o estudante não obteve um bom desempenho nos últimos anos do Ensino Fundamental. Se seu filho avançou para o Ensino Médio com uma margem apertada em relação à média, a recuperação no primeiro trimestre é praticamente garantida. Por isso, o primeiro passo é elaborar um planejamento de estudos logo no início do ano”, ressalta o especialista.

Como avaliar e prevenir problemas

Victor orienta que os pais comecem avaliando o desempenho do filho em aspectos-chave:

1. Foco nos conteúdos principais: Quais matérias o estudante ainda têm dificuldade? Começar o ano com força total nessas matérias evitará acúmulos no futuro.

2. Organização e rotina de estudos: O adolescente tem conseguido acompanhar as demandas escolares? Se possível abra o ambiente virtual e veja junto com ele os estudos e atividades pendentes.

3. Aspecto emocional: Como ele tem lidado com a pressão dos estudos e as responsabilidades acadêmicas? Passar de 22h em véspera de prova pode ser um indício muito negativo!

Com base nessa análise, o especialista sugere a criação de um plano de ação estruturado para ajudar o estudante a se preparar adequadamente. “Construir uma rotina de estudos eficiente, que considere o tempo disponível e as necessidades do estudante, é essencial. Além disso, o diálogo é fundamental para entender suas dificuldades e motivá-lo a se envolver no processo”, explica Victor.

O papel da Mentoria Educacional

Victor Cornetta também reforça que, em situações mais complexas, contar com o suporte de profissionais pode fazer toda a diferença. A Kaizen Mentoria oferece programas personalizados que ajudam os estudantes a organizar suas rotinas, superar dificuldades acadêmicas e se preparar para a nova fase com confiança.

“O ensino médio exige mais autonomia e responsabilidade, e um bom planejamento agora pode evitar problemas futuros. Nosso trabalho é criar uma base sólida que permita aos estudantes prosperarem, não apenas academicamente, mas também emocionalmente”, conclui Victor.

Os interessados em conhecer os serviços da Kaizen Mentoria podem agendar uma reunião clicando no link: https://bit.ly/kaizenmentoriabg

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com 62% da estrutura construída, prefeito Jaime Calado autoriza retomada das obras do Hospital Geral de São Gonçalo


Fotos: Frankie Marcone/Wendell Jefferson

Paralisadas há dois meses por falta de recursos, as obras do Hospital Geral de São Gonçalo do Amarante foram retomadas na manhã desta segunda-feira (13). O ato contou com a presença do prefeito Jaime Calado, do vice-prefeito Flávio Henrique, da senadora e primeira-dama, Zenaide Maia, secretários e vereadores.

De acordo com Felipe Palhares, engenheiro da Secretaria Municipal de Infraestrutura, desde agosto de 2024 a empresa responsável pela obra, a Contérmica, vinha tocando os serviços de forma lenta pela ausência no repasse das verbas e entraves burocráticos com o município. Nos últimos dois meses, ela reduziu o número de trabalhadores de 110 para 30, mantendo apenas o que era essencial. Assim que assumiu o mandato, em 1º de janeiro, Jaime Calado iniciou os entendimentos com a Contérmica para garantir o reinício total das obras.

“A partir de hoje, aumentamos o número de trabalhadores de 30 para 70 em diversas áreas e, também, iniciamos o processo de contratação de novos profissionais”, garantiu Caroline Costa, engenheira responsável pela área de fiscalização da Contérmica.

“Essa retomada acontece na data do meu aniversário e eu considero como mais um presente que Deus me dá”, disse o prefeito durante a solenidade que marcou a retomada. “A nossa alegria é maior que esse prédio gigantesco”, garantiu.

Atualmente, com 62% da estrutura física construída, ainda há muito o que fazer como piso, revestimento, instalações elétricas e hidráulicas e os dutos de ventilação. A etapa mais complexa é de equipar a unidade para atender à população. A previsão é que a estrutura física fique pronta até o final de 2025.

“Estamos agora preparando o projeto para a compra de todos os equipamentos, porque até então isso não estava previsto”, informou Jaime durante a solenidade. “Já recebi a lista de tudo que precisa para o funcionamento e já estou em contato com o Ministério da Saúde e com nossos parlamentares em busca do apoio necessário para garantir esses recursos”, concluiu.

“O diferencial desse hospital é que ele é também universitário”, disse a senadora Zenaide Maia, acompanhando o prefeito na visita às instalações da obra. “Além de atender a população de toda a região com excelência, a unidade também formará novos médicos e profissionais de saúde. Vai atender e formar”.

O HOSPITAL

Orçado em 43 milhões de reais, o Hospital Geral Irmã Adelina teve as obras iniciadas em 2022. O projeto, a aprovação no Ministério da Saúde e a destinação do terreno foram realizados nos dois primeiros mandatos de Jaime Calado. O prefeito Paulinho tocou o projeto, conseguiu os recursos junto ao Governo Federal e realizou a licitação. Quando estiver pronta, a unidade hospitalar vai dispor de 135 leitos, sendo 20 de UTI.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Alagamento na engorda de Ponta Negra foi causado por conexão em pontos de drenagem, diz Secretário Thiago Mesquita

Foto: Magnus Nascimento

O alagamento registrado em um trecho da engorda da Praia de Ponta Negra nesta segunda-feira (13) foi motivado pela conexão entre dois pontos da drenagem da região. Por conta disso, ocorreu o extravasamento de parte da água das chuvas.  É o que aponta o titular da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita. Segundo ele, o problema deve ser solucionado nas próximas semanas e não afeta o cronograma da engorda. A informação foi repassada durante coletiva de imprensa no fim desta manhã, na Prefeitura do Natal.

A conexão foi identificada entre os pontos oito e nove da drenagem ligada a engorda da Praia de Ponta Negra. Este último, afirma Mesquita, absorve a maior quantidade de carga hidráulica que vem da Avenida Roberto Freire e desce para a praia.  No entanto, o ponto estava conectado ao ponto oito que, por sua vez, não apresenta a mesma capacidade. Por conta disso, a água extravasou.

Thiago Mesquista adverte que a água que ficou acumulada na região afetada provém das chuvas. “Não se trata de esgoto. Houve sim um extravasamento no sistema de esgotamento de Ponta Negra, diluído na água da chuva, mas trata-se predominantemente de água de chuvas sem outros problemas ligados a contaminação”, complementa.

Em virtude dessa situação, Mesquita esclarece que a Prefeitura autorizou o trabalho da empresa responsável pela drenagem durante 24h a partir desta terça-feira (14). “Isso vai demorar alguns dias, ou talvez algumas semanas. Resolvendo isso, não teremos mais essa possibilidade de alagamento”, observa.

Enquanto isso, ele afirma que está sendo realizada uma drenagem mecanizada pontualmente. “A maior parte da água já foi absorvida pelo sistema de drenagem e estamos resolvendo agora pontualmente. Foi uma intercorrência simples e fácil de ser resolvida. Apenas encontramos essa dificuldade entre o ponto 8 e 9 de drenagem”.

Apesar da intercorrência, Thiago Mesquita reitera que o cronograma da obra da engorda de Ponta Negra não vai ser afetado. Dessa forma, os serviços continuam com conclusão prevista para 31 de janeiro, prazo que também é válido para conclusão da drenagem.

A titular da Secretaria de Infraestrutura de Natal,  Shirley Cavalcanti, também reforça que as obras da engorda e de drenagem estão acontecendo paralelamente. Ambos serviços, portanto, serão finalizados dentro desse prazo. “[As obras nos pontos 8 e 9] estavam em andamento, mas em fase de conclusão. Houve essa interligação dos dissipadores. Então, por isso, teve essa situação”.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Quem viu e sentiu o cheirinho hoje pela manhã lá em Ponta Negra pode até pensar que não seja somente esse “probleminha” que o secretário aponta, pois uma lama podre ficou por lá, uma areia escura e sebosa, mas o “passado de pano” não tem limites, obra malangembrada essa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitos não precisam ir a Natal para votar na eleição da Femurn que se dará via aplicativo

Já estão disponíveis os aplicativos para os sistemas Android e iOS, que permitirão aos prefeitos adimplentes com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) escolher os próximos dirigentes para o biênio 2025/2026.

O aplicativo GovFácil será a plataforma oficial para participação no processo eleitoral.

Em mais uma inovação da atual gestão, pela primeira vez, o pleito ocorrerá de forma exclusivamente online, destacando a modernidade, assim como aconteceu na Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e, recentemente, na eleição da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), realizada em novembro passado.

As eleições acontecerão nesta quarta-feira (15), das 8h às 10h30, com tolerância até 11h30 em caso de dificuldades técnicas.

Como a sede da Femurn está em reforma, não será necessária a presença física de prefeitos e prefeitas na capital. Essa modalidade online facilita a participação, garante ainda mais o sigilo do voto e proporciona economicidade aos cofres públicos municipais, eliminando despesas com diárias ou locomoção.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lula sanciona projeto de lei que proíbe celulares nas escolas nesta segunda-feira (13)

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realiza uma cerimônia nesta segunda-feira (13) para sancionar o projeto de lei que proíbe o uso de celulares e de aparelhos eletrônicos dentro de escolas públicas e privadas da educação básica.

O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro do ano passado.

O ministro da Educação, Camilo Santana, deve participar do ato. A pasta será a responsável pela regulamentação da proposta de autoria do deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS).

O projeto proíbe o uso de celulares durante a aula, o recreio ou intervalos entre as aulas, para todas as etapas da educação básica.

Ficam excepcionadas da proibição as situações de estado de perigo, de necessidade ou caso de força maior.

Com a proposta, os alunos podem utilizar celulares em sala de aula somente para fins estritamente pedagógicos ou didáticos, seguindo a orientação dos profissionais de educação, sob os seguintes critérios:

  • garantir a acessibilidade;
  • garantir a inclusão;
  • atender às condições de saúde dos estudantes;
  • garantir os direitos fundamentais.

Saúde mental

A legislação estabelece que as escolas deverão desenvolver estratégias para tratar a saúde mental dos estudantes da educação básica.

Entre as ações previstas, está a determinação de que as instituições de ensino precisarão informar às crianças e aos adolescentes os riscos do uso não moderado de aparelhos eletrônicos.

Além disso, as escolas deverão oferecer treinamentos periódicos para a detecção, a prevenção e a abordagem de sinais sugestivos de sofrimento psíquico e mental decorrentes do uso imoderado das telas e dos dispositivos eletrônicos.

Para isso, as instituições de ensino deverão disponibilizar espaços de escuta e de acolhimento para receberem estudantes ou funcionários que estejam em sofrimento psíquico e mental decorrentes, sobretudo, do uso imoderado de telas e de nomofobia, isto é, fobia de não ter o celular ou de não poder usá-lo.

Ações pioneiras

A Prefeitura do Rio de Janeiro proibiu em fevereiro de 2024 o uso de celulares nas escolas públicas municipais, tanto em sala de aula quanto nos intervalos e recreios

Em São Paulo, a lei que proíbe os aparelhos em escolas de todo o estado (públicas e privadas) foi sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) no início de dezembro.

A lei é válida para as instituições de ensino básico: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Fonte: CNN

Opinião dos leitores

  1. Como professora há mais de 10 anos, tenho visto o nível dos alunos cair muito. A média era 70, depois baixaram pra 60 e há intenção de baixar pra 50. Os alunos não sabem ler um enunciado, tudo procuram no celular, chatGPT… a preguiça de pensar é gigante. Não sabem fazer uma potenciação, uma raiz quadrada… o celular atrapalha demais!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Grande Natal registra chuvas de até 47 mm nas últimas 24h, aponta Emparn

Foto: Carmen Felix

A semana começou com fortes chuvas na região metropolitana de Natal. Segundo dados do último boletim pluviométrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), divulgado às 9h15 desta segunda-feira (13), o município de Parnamirim registrou o maior acumulado de chuva na Grande Natal, com 47.0 mm.

Na sequência aparecem Natal (37.6 mm), Ceará-Mirim (22.6 mm), São Gonçalo do Amarante (12.7 mm) e Macaíba (4.4 mm). O maior acumulado de chuva do RN aconteceu em São João do Sabugi, que registrou 46.6 mm.

Nesta segunda-feira (12), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para todas as cidades do Rio Grande do Norte. O aviso é válido até às 10h da manhã desta segunda-feira (13).

Fonte: Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Inmet emite alerta de chuvas para todo RN

Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas com perigo potencial para todos os municípios do Rio Grande do Norte. O aviso teve início às 10 horas desta segunda-feira (13) e é válido até às 10h da terça-feira (14).

Segundo o alerta, as chuvas podem variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. O Inmet também informou que há baixo risco para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Neste cenário, em caso de rajadas de vento orienta-se não se abrigar debaixo de árvores, em razão do leve risco de queda e sobrecargas elétricas, assim como, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

O Instituto também recomenda que seja evitado usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Enem 2024 teve 12 redações nota 1000 com participação do RN

Foto: Reprodução

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou na manhã desta segunda-feira, 13, que o Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio) teve 12 redações nota 1000. No dia 3 de novembro do ano passado, os candidatos tiveram de escrever sobre os “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

Dos 12 estudantes que tiraram a nota máxima na redação, apenas um, de Minas Gerais, é de escola pública. Os outros 11 participantes são de escolas particulares de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Em comparação com o ano passado, o número de estudantes com nota 1000 diminuiu. Na última edição, de 2023, 60 alunos haviam tirado nota máxima. Apesar disso, a proficiência média ficou em 660, 15 pontos acima da última edição.

Os treineiros (estudantes que ainda não terminaram o ensino médio e fizeram a prova para testar seus conhecimentos), devem ter as notas divulgadas em março.

Istoé

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *