Política

‘Eu sou governador do estado querendo ser presidente da República’, diz Witzel em entrevista, mirando sucessão de Bolsonaro

Foto: GloboNews / Reprodução

O governador Wilson Witzel afirmou que governa o estado do Rio com desejo de ser presidente da República . A declaração foi dada durante entrevista à jornalista Andreia Sadi exibida na noite desta quarta-feira pelo canal de TV paga Globo News.

– Eu sou governador do estado querendo ser presidente da República, porque aquilo que eu acredito que vai ser bom para o estado do Rio, para desenvolver a economia, desenvolver socialmente a população, resolver problemas graves do estado como a questão da pobreza nessas comunidades, o crime organizado… Tem questões macro que só um presidente pode resolver e eu tenho projetos para o Brasil – afirmou Witzel.

Entretanto, ele não confirmou sua candidatura ao cargo em 2022:

– Se, em 2022, eu vou ser candidato ou não, isso o tempo vai dizer.

Essa não foi a primeira vez que Witzel manifestou seu desejo de ocupar a Presidência da República. Em entrevista divulgada no começo de agosto à atriz Antonia Fontenelle, ele já havia mencionado seu desejo de ser presidente da República , preferencialmente como sucessor de Jair Bolsonaro.

Aproximação com o DEM

O governador comentou ainda sua aproximação política com o DEM, partido do ex-prefeito do Rio Eduardo Paes, derrotado por ele nas eleições estaduais do ano passado:

– Bom, apoio de Eduardo Paes, por enquanto, zero. Agora, aproximação com o DEM, não com o Rodrigo Maia especificamente. Até porque o Rodrigo é presidente da Câmara, é um deputado do nosso estado, uma pessoa que eu respeito pelo trabalho que tem feito. Mas a aproximação é com o DEM, com o partido – disse ele – A aproximação com o DEM é uma aproximação importante, é um partido importante no cenário nacional e, é como eu falei, o PSC tem um projeto para o Brasil e o DEM também tem um projeto para o Brasil.

Durante a entrevista, Witzel lembrou também que não foi eleito com apoio de Bolsonaro:

– Eu fui eleito no Rio de Janeiro não pelo apoio do Bolsonaro, porque ele nunca declarou voto em mim. Eu declarei que votaria nele. Mas ele nunca declarou voto em mim. As pessoas me escolheram por aquilo que eu sou na minha história – disse o governador – Muita gente, pelo fato de eu ter declarado meu apoio ao Bolsonaro, entendeu que nós tínhamos semelhança de propostas e também votaram em mim.

Menos de 300 mortes em agosto

Grande parte da entrevista foi dedicada à discussão sobre segurança pública. Witzel afirmou que o estado registrou menos de 300 mortes em agosto, indicador que deve se repetir em setembro. Além disso, informou que 12 mil policiais militares e outros mil policiais civis devem ser admitidos até 2022.

Durante a conversa, a jornalista perguntou:

– Hoje, o senhor diria que matar, o assassinato de suspeitos, por exemplo em confrontos, é uma política de estado?

Ao que Witzel, em seguida, respondeu:

– Não só no Rio de Janeiro, mas no mundo inteiro. Quem está à margem da lei, portando um fuzil, atirando contra polícia, em qualquer lugar do mundo vai ser morto.

Sadi questionou então se a medida não aumentaria o risco de morte por engano de pessoas que portam objetos que podem ser confundidos um fuzil, como um guarda-chuva:

– A minha pergunta é: você diminui a taxa de homicídios matando? – resumiu a jornalista.

Ao que o governador deu a seguinte resposta:

– Desde o início do ano até agora, quase 800 pessoas deixaram de morrer. Isso porque nós estamos enfrentando o crime organizado. Se nós não tivéssemos enfrentando o crime organizado, você pode ter certeza: não só 800, seria mais gente morta. Porque as facções criminosas, elas matam. Elas matam pessoas inocentes, muito mais do que no confronto policial. Então, se nós retrocedermos e permitirmos que eles continuem se fortalecendo, continuem comprando arma, continuem vendendo droga, eles vão estar cada vez mais poderosos e matando cada vez mais gente. Então, se você olhar o resultado que nós tivemos, não há como você tirar a polícia do trabalho que ela está fazendo. Se você tirar, o crime organizado vai avançar.

Em um momento posterior da entrevista, novamente perguntado sobre se o assassinato de suspeitos era ou não uma política do estado, Witzel respondeu da seguinte forma:

– Política de estado é a polícia fazer o que tem que ser feito em qualquer lugar do mundo. Se você lembrar o que aconteceu na França, com gente de fuzil atirando nas pessoas, a polícia francesa veio e matou todo mundo. E ninguém se levantou contra o ato da polícia francesa. Então, o que acontece no Rio de Janeiro são atos terroristas. E essas pessoas que estão ali nas comunidades, eles conseguiram se encastelar no meio dessa população, que é uma população honesta, uma população decente, uma população que sofre.

O Globo

 

Opinião dos leitores

  1. Os 13 anos de PT foram suficientes para mostrar realmente a cara dos nossos governantes. Quase todos presos, ou caminhando para o cárcere.
    Livre de Lula!

  2. Governador esta certo tem que querer o cargo máximo mais ele esta fazendo seu dever de casa, um cara preparado de decidido, mais ainda vai passar muita água debaixo da ponte, Bolsonaro tem o coro grosso , muitos anos apanhando , levando pancada e firme! conhece o congresso e as figuras marcantes da politica do Brasil e como elas se movimenta, Bolsonaro sabe mexer o caldo, e sabe azedar o leite , agora é natural que todos que ocupam e outros que não ocupam cargos queiram a cadeira de presidente, vejá até um condenado ladrão, corrupto quer ! se acha no direito que seja tudo esquecido , tudo anulado por um papo extra oficial e que foi roubado, para se valer de uma brecha e fugir , presidiário chefe do PT sabe que se ficar nunca mais vai sair e na primeira brecha ele pega o beco!

  3. [10:21, 12/09/2019] ?️?️⌨️?: A eleição do presidente Jair Bolsonaro (PSL) é apresentada no documentário Privacidade Hackeada, do Neflix, como exemplo de fraude eleitoral comandada pela empresa de análise de dados Cambridge Analytica.
    [10:21, 12/09/2019] ?️?️⌨️?: Além da ponta involuntária de Bolsonaro no documentário, Steve Bannon é apontado como a mente do mal que dissemina ódio e gera o caos entre nações. O ex-estrategista de Donald Trump e conselheiro do presidente brasileiro era vice-presidente da Cambridge Analytica.
    [10:22, 12/09/2019] ?️?️⌨️?: “Empresas que realizam a coleta (?) e a análise de dados desempenham importante papel nesse fenômeno. Essas mesmas empresas atuam em eleições. Como essas empresas têm atuado no Brasil?”, questiona Zanin.

    Privacidade Hackeada traz à luz a fraude eleitoral possibilitada pelos anúncios nas redes sociais, sobretudo no Facebook e WhatsApp, falsificando a vontade dos eleitores e modificando resultado nas urnas.

    O documentário utiliza como base a eleição presidencial de 2016 nos EUA, a campanha pelo Brexit –saída do Reino Unido da União Europeia (UE)–, a eleição de Bolsonaro e a intervenção da “falecida” Cambridge Analytica em outras nações de todos os continentes.

    Em termos práticos, fica a lição de que não foi uma boa ideia para a democracia brasileira a liberação de propaganda eleitoral paga no Facebook. A proibição desse tipo de publicidade cria desequilíbrio eleitoral e estimula as diabólicas fake news. É sobre isso o filme/documentário.

  4. Esse governador é bom, mas vai ter que entrar na fila.
    O governo Bolsonaro tá só começando, depois tem o Sérgio Moro e quem sabe, o governador.
    Por tanto devagar com o andor, que o santo é de barro.

  5. Mais um imbecil para a enfeitar a fauna de animais exóticos da Terra de Vera Cruz.
    Nunca, em 519 anos, estivemos tão mal servidos de políticos neste país.
    Este é o teatral e espetaculoso novo ator da cena brasileira.

    1. EM QUE BRASIL VC VIVEU NESSES ULTIMOS 13 ANOS???? ESTÁVAMOS EXTREMAMENTE MAL REPRESENTADOS….NUNCA O BRASIL DESCEU TANTO EM TODOS OS ASPECTOS……..ACORDA FANATICO!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Desaprovação de Lula cresce e vai a 55,3%; aprovação cai de 50% para 40%, diz pesquisa CNT

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O desempenho pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente do governo é desaprovado por 55,3% dos entrevistados em uma pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta terça-feira (25). Segundo o levantamento, a aprovação de Lula é de 40,5%.

Em comparação com a última pesquisa CNT, de novembro do ano passado, o índice de desaprovação cresceu nove pontos percentuais, indo de 46% a 55%, em números arredondados. Já a aprovação oscilou de 50% para 40%, também considerando o arredondamento.

Atualmente, 4,2% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

A pesquisa ouviu 2.002 entrevistados entre os dias 19 e 23 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CNT: inelegível, Bolsonaro bateria Lula e Haddad no 2º turno em 2026

Foto: Ton Molina e Roberto Casimiro/Fotoarena/Agência O Globo

Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostra que a disputa à Presidência da República será acirrada em 2026. No cenário de intenção de voto estimulado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), teria leve vantagem na disputa do segundo turno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 43,4% x 41,6% – e também contra o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) – 43,1% x 39,4%.

Os dados fazem parte da 163ª rodada da Pesquisa CNT de Opinião, divulgada nesta terça-feira (25/2). Foram entrevistadas 2.002 pessoas entre 19 e 23 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Embora Bolsonaro apareça numericamente à frente, ambos os cenários indicam empate técnico, quando os candidatos têm o mesmo percentual de intenções de voto ou apresentam diferença menor do que a margem de erro.

Vale ressaltar que Bolsonaro está inelegível até 2030, após ser condenado pelo TSE por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em reunião com embaixadores, antes das Eleições de 2022.

O ex-presidente ainda enfrenta denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) no caso da suposta intenta golpista.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Ceará-Mirim inicia convocação de concursados para reforçar saúde e educação

A Prefeitura de Ceará-Mirim inicia, nesta terça-feira (25), a convocação dos servidores aprovados nos concursos públicos dos editais nº 01/2024, 04/2024, 05/2024 e 06/2024. Mais de 300 novos profissionais serão chamados de forma escalonada para atuar em áreas essenciais como saúde e educação, fortalecendo os serviços públicos e promovendo o bem-estar da população.

A primeira lista de convocação será publicada hoje (25) no Diário Oficial e inclui cargos como professores de diversas disciplinas, coordenadores pedagógicos, pedagogos, educadores físicos e profissionais da saúde, como enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, cirurgiões-dentistas e técnicos em enfermagem.

Essa etapa reforça o compromisso da gestão municipal com a melhoria dos serviços públicos, garantindo mais qualidade no atendimento à população. O cronograma seguirá com novas convocações nos próximos meses, conforme a necessidade do município.

A relação dos convocados será divulgada oficialmente nos canais da Prefeitura. Fiquem atentos às informações e prazos!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

ACREDITE SE QUISER: Fátima comemora números da Saúde de sua gestão


Foto: reprodução/X

Acredite se quiser, a governadora Fátima Bezerra celebrou nas redes sociais o número recorde de realização de cirurgias eletivas em 2024 no RN. No ano passado, o Rio Grande do Norte realizou 89.605 cirurgias eletivas em 2024, um crescimento de 17% em comparação com 2023, quando foram registrados 76.619 procedimentos.

De acordo com a governadora, o estado liderou o ranking nacional de procedimentos de alta complexidade por habitante e ficou em 5º lugar no ranking geral, sendo o primeiro do Nordeste em cirurgias de média complexidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Álvaro Dias anuncia pré-candidatura ao Governo do RN em 2026

O ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos) anunciou sua pré-candidatura ao Governo do Rio Grande do Norte nas eleições de 2026. O anúncio foi realizado em entrevista à rádio FM Olho D’Água nesta terça-feira (25).

Em sua fala, Dias relatou que estava em dúvida se seria “pré-candidato ao Governo Estadual ou ao Senado Federal”, mas em razão do “apelo e do incentivo da população”, tomou a decisão de lançar a pré-candidatura ao Executivo do RN. “Nós tomamos recentemente essa decisão, estamos assumindo a pré-candidatura ao governo do Estado para disputar a eleição e enfrentar esse desafio”, disse.

“Eu disse que o maior desafio da minha vida foi a pandemia, mas administrar Natal também foi um grande desafio e talvez o maior seja recuperar o Estado do Rio Grande do Norte pelas condições em que ele se encontra. Mas vamos enfrentar esse desafio, vamos disputar a eleição e estamos aí anunciando pela primeira vez”, declarou o ex-prefeito da capital.

Álvaro Dias assumiu a Prefeitura de Natal em 2018, após a renúncia de Carlos Eduardo Alves, para a disputa das eleições estaduais no mesmo ano. Em 2020, foi reconduzido a mais um mandato no Palácio Felipe Camarão com 194.764 votos. Ele deixou o cargo no final de dezembro do ano passado quando foi sucedido por Paulinho Freire (União).

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

DNIT emite nota de esclarecimento sobre obras da Ponte de Igapó

Foto: DNIT/divulgação

Após a publicação de um vídeo no BLOGDOBG, no qual o homem que registrou as imagens (veja aqui) faz críticas ao andamento da obra da Ponte de Igapó, o DNIT emitiu uma nota de esclarecimento.

Veja a íntegra abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO: Obras da Ponte de Igapó

Em relação às obras de reabilitação do Complexo Viário da Ponte de Igapó, o DNIT esclarece aos usuários e à população em geral que os serviços estão sendo realizados dentro do cronograma estabelecido. Todo o complexo está sendo restaurado, com 75% do total do empreendimento finalizado.

Os serviços de pista na ponte da direita (ponte nova), sentido Zona Norte/Centro já foram concluídos, e atualmente as equipes estão concentradas na ponte da esquerda (ponte velha) sentido Centro/Zona Norte. Até o momento já foram concluídos a demolição de elementos deteriorados, a restauração e reforço de estacas, de blocos, pilares e vigas, bem como a substituição de aparelhos de apoio.

O DNIT ressalta que grande parte dos serviços de restauração estão sendo executados abaixo da pista da ponte, por se tratar de um problema estrutural que há muito tempo necessitava ser reabilitado, como é o caso da reestruturação das vigas de sustentação e a troca dos aparelhos de apoio, não sendo visível, portanto, aos usuários que trafegam pela referida Obra de Arte Especial.

Dessa forma, é importante esclarecer que os serviços estão sendo executados dentro dos critérios técnicos estabelecidos e de acordo com as regras viárias necessárias para garantir a segurança da equipe executora e dos transeuntes da via.

Opinião dos leitores

  1. SE FAZ UMA PONTE MAIOR EM MENOS DE UM ANO…..
    DOIS ANOS PRA REPARAR UMA PONTE DE 700 METROS, É UM ABSURDO.
    PARTIDO DAS TREVAS.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Em gravação, Cida diz que interrompe agenda para atender Janja

Foto: Reprodução

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, disse que costuma interromper agendas para atender a primeira-dama, Janja Lula da Silva, o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
A declaração da chefe das Mulheres foi dada durante sessão da CEP (Comissão de Ética da Presidência da República) e revelada pelo O Estado de S. Paulo. O áudio não é público e está em poder da comissão.

Segundo o jornal, a ministra indicou que ignora o chamado de outros 2 colegas de Esplanada: Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Márcio Macêdo (Secretaria Geral da Presidência).

“Na hora que estou com tudo organizado o presidente chama, a Janja chama, Rui chama. O Palácio chamou… O presidente chamou tem que deixar tudo, Rui chamou tem que deixar tudo. Os únicos que eu consigo enrolar são o Márcio e o Padilha, os outros eu não consigo. Isso se chama hierarquia, respeito à autoridade”, teria dito a ministra.

Assim como Padilha e Macêdo, Cida também periga perder o cargo na reforma ministerial. Em seu lugar, há quem diga que a ministra Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação pode assumir a cadeira das Mulheres.

Questionado pelo O Estado de S. Paulo, com base na gravação, o Ministério das Mulheres negou que Janja receba tratamento especial e diferente de outros ministros.

Leia a nota do ministério:
“A ministra não teve acesso aos áudios e não se recorda do teor das conversas, muitas vezes em tom descontraído e informal. De qualquer forma, é importante pontuar que a afirmação de que ‘a primeira dama merece mais prioridade do que ministros de Estado, que podem ser ‘enrolados’, e alguns ministros mais do que outros’, é da reportagem e não um pensamento da ministra”.
“Como ministra de Estado, Cida Gonçalves jamais deixou de atender a qualquer outro ministério. O Ministério das Mulheres possui articulação institucional com todas as outras pastas do governo, até por conta da transversalidade dos temas tratados. Naturalmente, algumas pautas são mais complexas do que outras e as atinentes à Secretaria Geral da Presidência e à Secretaria de Relações Institucionais são mais extensas e demandam tempo, por envolver, respectivamente, a articulação com entidades da sociedade civil e a relação com o Congresso Nacional.”

O Poder360 questionou o órgão e também a CEP via e-mail a respeito do áudio e das declarações da ministra. Até a publicação desta reportagem, não recebeu resposta. O espaço está aberto.

Cida Gonçalves foi acusada de assédio moral contra a secretária de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, Carmen Foro, demitida em 8 de agosto de 2024.
Depois da demissão, a ministra teria usado uma reunião para “ameaçar” o emprego de funcionárias que faziam parte da equipe de Foro. Em uma gravação obtida pelo Alma Preta, é possível ouvir a ministra dizendo “quem é dela e quem veio com ela, tinha que ir”.

A ministra também foi acusada de contribuir para um ambiente de trabalho marcado por assédio moral e perseguição. O site registrou laudos de problemas como síndrome de burnout, crises de pânico e de ansiedade por causa do ambiente de trabalho. Ao todo, foram 59 demissões registradas no DOU (Diário Oficial da União) desde o início da gestão de Cida Gonçalves.

Na 2ª feira (24.fev), a CEP (Comissão de Ética Pública da Presidência da República) decidiu arquivar as acusações à ministra.

Poder 360

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEO: Protesto em evento com a governadora cobra auxílio-alimentação

Vídeo: Cedido

Na manhã desta terça-feira (25), a governadora Fátima Bezerra foi alvo de um protesto após sair de um evento no auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo, em Natal. Como podemos ver nas imagens, as pessoas gritam ‘queremos o vale-alimentação’.

Opinião dos leitores

  1. Avisem acesses aspones que o Estado está quebrado e continua gastando muito acima da Lei de Responsabilidade Fiscal, se tornando assim um ente fora da lei e por isso mesmo perdendo vultosos recursos por tal descumprimento.

  2. Dê bolsa família pra esse povo!
    Só falta isso agora.
    Ta mais perto que longe da gente se ver livre dessa corja.

  3. Quem com o ferro fere com o mesmo será ferido.
    Quantas e quantas vezes a governadora organizou protesto idêntico!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/UNIMED/96FM: Ricardo Queiroz cresce 8 pontos e vira contra Márcio Rego

A liderança conquistada pelo médico cardiologista Ricardo Queiroz na pesquisa Consult/96FM, divulgada hoje (25), pela disputa pela presidência da Unimed Natal, representa uma virada na disputa.

Isso porque na pesquisa Consult divulgada no 23 de janeiro, pela 96 FM, Ricardo Queiroz aparecia com 31,33%. De acordo com o levantamento publicado hoje, o cardiologista cresceu 8% em pouco mais de um mês, chegando a 39,33%. Já Márcio Rêgo, que estava com 35,67%, estacionou.

A PESQUISA CONSULT/UNIMED/96FM entrevistou 300 médicos cooperados, entre os dias 20 a 24 de fevereiro. A margem de erro é de 6%, com confiabilidade de 95%.

96 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ 96FM/ELEIÇÃO UNIMED: 60% aprovam e 28% desaprovam gestão de Fernando Pinto

A atual gestão da Unimed Natal é aprovada por 60% dos médicos cooperados e desaprovada por 28%. Outros 12% não quiseram opinar sobre a gestão comandada pelo médico Fernando Pinto. Os números são da Pesquisa do Instituto Consult, divulgados hoje (25), no portal da 96 FM.

Na pesquisa Consult anterior, 65,7% aprovavam a atual gestão, desaprovam 26,0% e sem opinião eram 8,3%.

A pesquisa CONSULT/96FM/ELEIÇÃO UNIMED foi realizada com 300 médicos cooperados, entre os dias 20 e 24 de fevereiro, com margem de erro de 6% e confiabilidade de 95%.

96 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *