FOTO: ROGÉRIO VITAL
Sol, mar e boa gastronomia é a pedida para este fim de semana em um dos locais mais paradisíacos do Litoral Sul potiguar. E o melhor: com shows musicais e artesanato para adornar a 9ª edição do Festival Gastronômico de Baía Formosa.
O evento, realizado pela Setur RN e prefeitura de Baía Formosa, com recursos do Governo Cidadão via empréstimo do Banco Mundial, acontecerá entre os dias 12 a 14 de janeiro no mirante da praia, este ano com o tema “Da pesca para o prato, um mar de sabores”. Serão dias de experiências gastronômicas com pratos elaborados a partir da albacora, um pescado típico na região.
“O Festival já guarda uma tradição e movimenta o turismo e a economia de Baía Formosa e localidades próximas. Tem como diferencial uma culinária genuína, com envolvimento da comunidade pesqueira local e isso só engrandece o propósito do evento”, ressaltou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.
Com presença de chefes renomados como Simone Grazy, Angelina Tavares, Marcilio Cavalcante, Thiago Gomes e Joseane Paixão, a 9ª edição do Festival conta também com uma série de shows com músicos como Isabel Queiroga, Gerliane Souza, Rodrigo Lacaz, entre outros.
Mas o ápice da programação se dará com o show do cantor Geraldo Azevedo, em histórica apresentação acústica no mirante da cidade, e do cantor Zé Maria Pescador, musico nativo descoberto por Ney Matogrosso em uma de suas visitas à Baia Formosa. Zé, que ainda é pescador e também atuou em filme gravado na cidade, estará lançando seu primeiro CD “pescador”.
PROGRAMAÇÃO
Sexta – 12/01
19h – Chef Simone Grazy (Fetuccine Del Mare)
20h – Chef Angelina Tavares (Salada Mar e Sertão)
Show com Isabel Queiroga e Gilvan Costa
Sábado – 13/01
19h – Chef Marcílio Cavalcante (Polvo Grelhado c/ Tapenade de Azeitonas e Aioli de Limão Siciliano)
20h – Chef Thiago Gomes (Feijoada de Frutos do Mar)
Shows com Rodrigo Lacaz e Gerliane Souza
Domingo – 14/01
10h – NutriChefs Joseane Paixao e Thiago Gomes (Oficina infantil)
Shows com Zé Maria e Geraldo Azevedo
* Todas as noites além de feira gastronômica, haverá feria de artesanato.
Barra do Cunhaú já teve um festival também, mas depois que a Prefeita assumiu, nada mais. Além dos salários atrasados, a sujeira da praia, barracas desordenadas, ou seja, nossas praias em matérias de gestores estão fadadas ao descaso. Temos municípios do sertão brabo que são verdadeiras pinturas, tudo funciona. Mas águas vão rolar e nova eleição vai chegar.
Lugar bonito, mas sujo de dar pena. Aliás, não só o descaso dos políticos e gestores, mas a falta de educação do povo potiguar destrói o turismo local. Uma imensa pena. Baía Formosa poderia virar uma espécie de Pipa…