O senador Rogério Marinho (PL-RN), pré-candidato a governador do Rio Grande do Norte, defendeu nesta quarta-feira (23) o fim da reeleição para cargos no Executivo já a partir do próximo ciclo eleitoral. Pela proposta, políticos eleitos em 2026 já não poderiam disputar um novo mandato na eleição seguinte, marcada inicialmente para 2030.
Como compensação, a proposta de Rogério é que governadores dos estados e o presidente da República eleitos ou reeleitos em 2026 ficariam no cargo até 2031 – portanto, com um mandato de cinco anos. A partir de então, a reeleição no Executivo ficaria proibida, e os mandatos passariam a ter sempre cinco anos de duração, inclusive para o Legislativo (exceto o de senador, que teria 10 anos).
A proposta de Rogério Marinho foi apresentada nesta quarta-feira (23), durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A comissão está debruçada sobre possíveis mudanças na legislação eleitoral. Para ser válida em 2026, qualquer alteração precisa ser aprovada até outubro deste ano (um ano antes da eleição).
O senador potiguar registrou que o Congresso tem consenso sobre a necessidade do fim da reeleição e que, portanto, não há necessidade de esperar até 2034 para acabar com o instituto, como diz a proposta original. “Se há esse consenso, por que aguardar para 2034?”, declarou.
Além da reeleição, a proposta em discussão prevê que os mandatos passem a ter cinco anos e que haja unificação de eleições no País. Como regra de transição, prefeitos eleitos em 2028 ficariam no cargo por seis anos, até 2034. A partir daí, prefeitos, governadores e presidentes seriam eleitos no mesmo ano, para mandatos de cinco anos.
Vereadores e deputados passariam a ter um mandato de cinco anos também. Os senadores passariam a ter um mandato de 10 anos.
Durante a fala, Rogério não explicou qual é o seu posicionamento sobre a proposta de unificar eleições. Ele não disse se (1) é contra a proposta ou se (2) defende, no caso, que prefeitos e vereadores eleitos ou reeleitos em 2028 tenham um mandato de apenas três anos – a ser encerrado em 2031, para coincidir com o fim do mandato da eleição geral. Tem, ainda, outro impasse: como ficariam os mandatos de senador que se encerram no início de 2031 – ele não explicou se defende uma prorrogação do mandato por mais um ano.
Prejuízo para o País
Rogério avalia que o instituto da reeleição, criado em 1997, durante a gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), tem sido prejudicial ao País.
“Aqueles que ingressam no Executivo municipal, estadual ou federal já começam as suas respectivas administrações de olho na possibilidade da sua reeleição no período subsequente. E muitas vezes, como consequência, nós temos concessões que são feitas e que se voltam contra o próprio País, estado ou o Município. O preço é cobrado de uma forma muito cruel à população brasileira”, declarou.
98 FM
Como sempre, prende-se apenas os peixes pequenos, Os peixes grandes continuarão soltos e livres para continuarem fazendo a mesma coisa com outros "queiroz".
Dinheiro não é tudo. Até qdo veremos isso?Será que estamos condenados a sempre ver o dinheiro dos impostos que pagamos sendo disputado, não para o desenvolvimento do país e do benefício do povo, mas para benefício de pessoal de poucos?
Tem que investigar mesmo, quem dever é que pague.
Deve ter dito: graças a Deus eu fui preso e não executado!
Não sou fã de Bolsonaro, mas e os outros parlamentares citados na denuncia inicial? Nem a imprensa "imparcial", "que exige justiça para todos" pergunta cono anda a investigação.
Vários Deputados da Alerj foram presos quando da deflagração da Operação Furna da Onça, o então Deputado Flavio não foi na ocasião.
……Fabricio Queiroz foi assessor e motorista de Flávio Bolsonaro até outubro de 2018, quando foi exonerado. O procedimento investigatório criminal do Ministério Público Estadual do RJ que apura as irregularidades envolvendo Queiroz na Alerj chegou a ser suspenso por por decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli após pedidos de Flávio Bolsonaro em 2019.
Nem queria abrir um uisque 12 anos hoje, mas tá um friozinho né…
O que tem haver FLÁVIO Bolsonaro com o governo Brasileiro ?
A mesma relação entre:
Sérgio Cabral x Adriana Anselmo;
Antony Garotinho x Rosinha Garotinho;
Lula x Lulinha;
Eduardo Cunha x sua esposa;
Etc, etc, etc…..
Grande Dia ?
Ninguém se admire se Queiróz sofrer um mal súbito e morrer.
Se trabalhasse para o PT, já tava morto.
Os que apostavam que a saída de Moro iria devolver a tranquilidade e garantir impunidade ao quadrilhão bolsotralha quebraram a cara.
Tensão , nervosismo , choro , unhas ruídas , stress, pressão alta, diarreia , frio na barriga . KEEP CALM ! Respire fundo 3 vezes , 3 pulinhos de frente para o mar . O BOZO , votei nele e me arrependo , conhecido como o rei da moralidade , bons costumes e probidade junto com seus bananinhas 01, 02, 03 estão sentindo o peso da justiça , tá chegando na porta do Bozo .
Tá chegando o chapéu da virada!!! Se cuida filhinho, tua hora tá chegando.
A casa caiu! E agora? O MITOMANÍACO vai dizer o que?
Aceita que dói menos
O objetivo é atingir o mito
DE MITO ELE NÃO TEM NADA ELE É VÔ MITO!