Reprodução
O ex-decano do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello afirmou ao ‘O Globo’ que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não tem culpa sobre a invasão protagonizada por seus simpatizantes ao Congresso Nacional, neste domingo (8). Ele também culpou o Supremo pelos atos.
Marco Aurélio questionou onde esteve o Estado e por qual motivo não previu e não tomou as providências cabíveis para evitar a invasão. O Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto foram atacados.
“Estou estarrecido e a única indagação que faço é: onde esteve o Estado que não previu isso e não tomou as providências cabíveis? Refiro-me ao Estado como um grande todo, não apenas ao governo do Distrito Federal. É algo impensável ter o STF depredado, ter o Congresso Nacional depredado, como ocorreu. Vamos fechar o Brasil para balanço”, afirmou.
“Não lembra o Capitólio porque foi muito pior do que houve no Capitólio. Lá teve resistência. E a repercussão internacional aqui é péssima. A insegurança jurídica é total para o Brasil. O que investidor estrangeiro vai pensar disso aqui? Que é uma república das bananas”.
O ex-ministro do STF evitou responsabilizar o ex-presidente pelos atos antidemocráticos ocorridos em Brasília. “Os responsáveis estão no Brasil, no território nacional, considerando as forças repressivas, as Forças Armadas. Bolsonaro não tem o domínio dessas forças que estão na rua. Ele não tem culpa, está a quantos quilômetros daqui?”, questionou.
Ele também apontou o dedo e culpou o próprio Supremo: “Falhou todo mundo, e começou a falha no próprio STF, quando ressuscitaram politicamente o ex-presidente Lula, dando o dito pelo não dito, quando enterraram a Lava Jato, quando declararam a suspeição do Sergio Moro, que veio a ser resgatado politicamente pelo Estado do Paraná. O que começa errado, nós aprendemos quando garotos, não acaba bem”.
Informações do Perfil News e O Globo
Um decano que só ocupou a cadeira que ocupou porque foi nomeado por o primo presidente que é igual Bolsonaro
Infeliz em sua análise
O Brasil não precisa de gente assim
E tem alguém que ocupa alguma cadeira sem ter sido indicado?
Só mesmo sendo muito imbecil, ou mal-intencionado, para não ver quem são os maiores culpados pela degradação do país!
Parabéns Marco Aurélio!!! .finalmente alguém com visão precisa observou as injustiças cometidas contra o nosso querido capitão Bolsonaro…
Os maiores culpados Alexandre e Barroso.
A crise é aguda.
O STF produziu decisões despidas de base impírica idõnea, sobretudo quando afastou a competência da Justiça Federal de Curitiba.
Aplicou-se entendimento que blindou o hoje atual Presidente da República, tornando-o elegível.
O manto da insegurança incobriu todos os cantos República.
Deturparam leis, subverteram entendimentos, intaulou- se o caos!!!
Parabéns marco aurelio de melo por defender Bolssonaro estou emocionada com lágrimas correndo em meu rosto por encontrar um filho de Deus dependendo o nosso Capitão do povo onde todos do stf congresso só bateram nele caluniaram ele o tempo todo corta coração de ver tantas injustiça p uma pessoa sò apenas por fazer o bem a humanidade pq ver as pessoas com os olhos do coração ser condenado todos os dias e os condenados seres inocentados pq tanta crueldade ???? Meu Deus ! Que Jesus agenda uma centelha divina nos corações encoraçados desses parlamentares Pacheco Lira alexandre de morais e todos os outros
que comentário doentio…. ridículo…sem argumentos… marco Aurélio primo de Collor… Bolsonaro inocente… nunca
Comentário de um ex-titular do STF bem plausível e moderado?!
Disse tudo. A paz no Brasil acabou qdo soltaram os ladrões de dinheiro público
Culpa do STF com certeza
Parabéns pela imparcialidade e sabedoria do ministro Marco Aurélio.
Ta de parabens marco aurelio vc disse tudo isso e sou o comeco