Polícia

Ex-PM do RN pega arma de policial em delegacia, mata inocente e deixa feridos no Centro RJ

Foto: Severino Silva/Agência O Dia

Um ex-PM do Rio Grande do Norte roubou a arma de um policial dentro da 5ª DP (Gomes Freire), matou um inocente que chegava para registrar queixa e feriu outras duas pessoas, entre elas um agente da delegacia, na manhã desta sexta-feira. O homem tinha sido detido no Aeroporto Santos Dumont pelo Aterro Presente ao causar tumulto e teve a algema retirada para assinar termo na distrital quando pegou a arma do agente do programa de Segurança Presente e deu cerca de 15 tiros a esmo.

Segundo informações, o preso deu muito trabalho no aeroporto, onde “danificava o patrimônio da Infraero”, até ser algemado e levado para a 5ª DP. Ao fim da ocorrência, quando assinaria o termo circunstanciado para ser liberado, foi retirada a algema, momento em que tomou a arma e fez os disparos enquanto fugia.

Na fuga, ele atingiu o inocente que estava na porta da 5ª DP e correu até a esquina da Avenida Gomes Freire e Rua da Relação, e ainda rendeu um motociclista que estava parado no sinal, que acabou sendo atingido por um tiro na barriga na troca de tiros, que causou pânico na região. O atirador acabou sendo baleado na cabeça em frente à sede da Polícia Civil.

“Ele estava preso. Soube que ele conseguiu pegar a arma do policial dentro da delegacia e começou a atirar (ainda dentro da delegacia). Na fuga, ainda atirando, ele ainda tentou tomar a moto de um passageiro que estava no sinal da Rua da Relação, que acabou baleado na barriga, e quando ele tentou subir na moto, um policial civil baleou ele”, diz uma testemunha que viu tudo. “Muito tiro e foi assustador”, lembrou.

O dono da moto e o policial civil foram levados para o Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio. Na cena do crime, o filho do inocente morto na porta da delegacia se desesperou: “Meu Deus, por que isso aconteceu? Meu pai está caído ali. Eu só quero tirar ele dali”, gritou. Quem estava no local reclamou da demora do Corpo de Bombeiros para socorrer as vítimas. O atirador agonizou durante cerca de uma hora até, finalmente, ser socorrido.

A entrada da delegacia, onde está a vítima fatal, ainda não identificada, está isolada e a Delegacia de Homicídios (DH-Capital), assim como o quarteirão entre as ruas da Relação e Senado, para a perícia da especializada, que conduzirá a investigação.

O Dia – IG

 

Opinião dos leitores

  1. Jefferson Perceu Maciel Saraiva, soldado reformado da PMRN, portador de Esquizofrenia Paranóide, inimputável, sem a menor condição de discernir seu comportamento como sendo criminoso.
    Esteve internado na Casa de Saúde Natal por qse 3 anos, qdo saiu com o tratamento avançado e doença estabilizada.
    Certamente surtou ontem, e agiu da mesma forma como fez em 2014, na cidade de João Câmara, qdo foi intimado a depor numa tentativa de homicídio em que era considerado culpado.

    1. Boa tarde, sou uma pessoa que conhece ele gostaria de saber como ele está??? Muita preocupação msm, só fiquei sabendo agora, vc tem algum contato para que eu possa falar com vc sobre ele!!!URGENTE, POR FAVOR ME RESPONDA!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Semurb identifica origem de ‘língua negra’ que surgiu na Praia de Areia Preta

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb) detectou a origem da ‘língua negra’ que surgiu na Praia de Areia Preta.

De acordo com a secretaria, o novo acúmulo de efluentes escuros é resultado de um vazamento de esgoto proveniente de um Poço de Vista (PV) obstruído, localizado na Rua Atalaia, no bairro de Mãe Luiza, que está extravasando para a rede de drenagem pluvial, atingindo a praia.

A investigação detalhada da origem da ‘língua negra’ incluiu a abertura e inspeção de vários PVs ao longo das ruas e travessas do bairro de Mãe Luiza. Após a descoberta, a Semurb informou que vai notificar e autuar a Caern para que o problema seja corrigido com urgência, no prazo máximo de 72h.

A Caern informou que já tem uma equipe trabalhando no local.

De acordo com informações do supervisor geral de fiscalização ambiental da Semurb, Leonardo Almeida, a vistoria teve início às 9h da manhã de quinta (7) utilizando equipamentos de inspeção como uma câmera endoscópica.

“Nossa equipe realizou uma varredura detalhada do local, monitorando a galeria de drenagem desde a Rua Guanabara até a Rua Atalaia, onde foi localizado o extravasamento. A origem do esgoto só foi possível a partir da utilização de uma câmera sonda tipo endoscópica, que ao ser lançada na rede de drenagem, mostrou a direção exata por onde estava escoando o efluente, orientando a inspeção dos sistemas de esgotamento e drenagem na bacia de contribuição”, explicou Almeida.

A Semurb reforça à comunidade que contribua com a fiscalização, reportando quaisquer problemas de escoamento irregular de águas servidas ou esgoto.

A população pode contribuir denunciando casos de lançamento de esgoto ou água servida pelo telefone da Ouvidoria da Semurb, pelo número (84) 3616-9829, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo e-mail [email protected]

G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Presidente do BC dos EUA diz que não sai se Donald Trump pedir

Foto: Reprodução

Presidente do Fed (Federal Reserve), banco central dos EUA, Jerome Powell disse que não deixará o cargo caso o recém-eleito presidente, Donald Trump, solicite e que não se considera legalmente obrigado a renunciar. A fala foi em entrevista a jornalistas na 5ª feira (7.nov.2024), depois de a autoridade monetária divulgar decisão de cortar a taxa de juros em 0,25 ponto percentual.

As informações são da agência Reuters. Powell foi nomeado pela 1ª vez ao cargo no 1º mandato de Trump. Porém, ao longo do governo, teve divergências com o republicano. De acordo com a CNN, o atual presidente do banco central norte-americano deve receber autorização para encerrar seu atual mandato, que termina em maio de 2026.

Questionado sobre a possibilidade de o BC norte-americano responder ao próximo governo Trump, Powell disse que a instituição não “adivinha, não especula e não assume” e que, no curto prazo, as eleições “não terão efeito” sobre as decisões tomadas. Powell afirmou ainda, ao avaliar a trajetória fiscal do país, que a “política fiscal do governo federal dos EUA está em um caminho insustentável” e que o “nível da dívida” é uma “ameaça à economia”.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Serviço que transporta crianças com deficiência para atendimentos é suspenso em Natal

Foto: Alex Régis

O Programa de Acessibilidade Especial Porta a Porta (Prae) foi parcialmente suspenso em Natal. O serviço, disponibilizado pela Prefeitura do Natal sem custos para os usuários, transporta pacientes para os locais de tratamento em Natal, especialmente pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Famílias de pacientes dizem que foram pegas de surpresa com a suspensão, ao serem informadas pelos motoristas que não poderiam mais contar com o atendimento.

Em nota nesta quinta-feira 7, a Prefeitura do Natal disse que a suspensão foi realizada pelas empresas de ônibus ligadas ao Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros (Seturn). A gestão municipal classificou a suspensão como “abrupta e arbitrária”.

“A medida do Seturn causa total estranheza porque a disponibilização desses veículos está prevista em Termo de Ajustamento de Conduta, bem como em Decreto Municipal, e nenhuma decisão judicial permite a suspensão dos serviços de forma abrupta”, afirmou a prefeitura, em nota.

A reportagem apurou que o Seturn decidiu suspender o Prae devido a um impasse com a Prefeitura do Natal sobre o pagamento do serviço. Havia um entendimento anterior para que o serviço fosse bancado pela tarifa geral do transporte público, mas o Seturn conseguiu reverter isso na Justiça. Agora, pelo entendimento da nova decisão, a prefeitura precisa remunerar as empresas especificamente pelo Prae.
Oficialmente, o Seturn não se manifestou.

Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Gabigol divulga vídeo e indica possível despedida no Flamengo

 

Reprodução 


Preterido durante grande parte desta temporada, Gabigol voltou a ganhar minutos em campo desde que Filipe Luís assumiu o comando da equipe do Flamengo, consequência da demissão de Tite. Apesar do momento positivo, o jogador fez uma postagem em suas redes sociais que colocaram em dúvida sua continuidade no elenco carioca. Ele tem contrato somente até o fim do ano.

Gabriel Barbosa, que marcou dois gols no jogo de ida da final da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG, republicou um trecho da série de Michael Jordan e escreveu a legenda “The Last Dance” (“A Última Dança”, em português). A expressão é comum em casos em que um atleta está próximo de deixar seu clube.

No vídeo, Jordan fala sobre paixão. “Tem uma coisa incrível sobre a paixão. Se você ama algo, se você tem uma paixão forte por algo, você vai ao extremo para tentar entender ou tentar alcançá-lo. Seja lá qual for o que você ama, se você tiver que andar, você vai. Se você tiver que implorar para alguém, você vai”, discursa o atleta.

Não é a primeira vez nesta temporada que surgem especulações sobre a saída de Gabigol do Flamengo. Em maio, o jogador despertou a raiva da torcida rubro-negra ao aparecer com uma camisa do Corinthians em uma foto. À época, rumores diziam que o clube gostaria de rescindir o contrato de Gabriel.

Apesar de não ter se concretizado no meio do ano, a possibilidade da saída do atleta sempre esteve presente. Isso porque, com contrato firmado somente até o fim de 2024, Gabigol e Flamengo ainda não acertaram uma possível renovação. Depois desse período, o atacante pode ir ao clube que desejar.

Grande Ponto

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Correios fizeram acordo para pagar R$ 7,6 bi a fundo de pensão

Reprodução

Os Correios assinaram um contrato para pagar R$ 7,6 bilhões ao fundo de pensão dos funcionários da estatal, o Postalis, e cobrir rombo referente ao plano de aposentadoria. O valor representa metade da dívida, de R$ 15 bilhões. A outra metade será paga por trabalhadores, aposentados e pensionistas da estatal. As informações foram antecipadas pelo jornal O Estado de S. Paulo e confirmadas pelo Poder360 em agosto.

De acordo com o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) usado como base no acordo, os investimentos feitos no governo de Dilma Rousseff (PT), de 2011 a 2016, levaram a um prejuízo de R$ 4,7 bilhões. Hoje, corrigido pela inflação, o valor representa R$ 9,1 bilhões e corresponde a 60% do prejuízo.

O Poder360 mostrou agora que a estatal desistiu, sem dar explicações, de recorrer de uma ação de R$ 600 milhões em 2023. Além disso, deixou o prejuízo no balanço do ano anterior à volta de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao poder.

Em nota, os Correios disseram que vêm “trabalhando para reduzir o deficit que foi causado, em grande parte, pelo governo anterior [Jair Bolsonaro], por conta de decisões ruins tomadas no processo de privatização da estatal”.

O contrato teve o aval da Sest (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais), vinculada ao MGI (Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos).

De acordo com o órgão, “o contrato contém uma cláusula de revisão anual automática do saldo devedor que permite que o contrato seja revisto anualmente pelas partes [Correios e Postalis] em função das perdas e ganhos apresentados pelo plano e apuradas nas demonstrações atuariais ao término de cada exercício social”.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Ou seja, o povo vai pagar a metade do dinheiro desviado por corrupção. 15 bilhões somente. Viva a esquerda e aos funcionários que continuem fazendo o L.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Corte de gastos: Lula busca solução que agrade esquerda e mercado

Hugo Barreto/Metrópoles 

A expectativa pela divulgação das medidas de revisão de gastos no orçamento da União continua nesta sexta-feira (8/11), quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne mais uma vez com ministros para fechar os detalhes da proposta. A nova reunião está marcada para as 14h, no Palácio do Planalto. Enquanto o mercado financeiro cobra por um anúncio de cortes robustos, a esquerda começou a fazer barulho e mostrar resistência.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, passou a semana se queixando pelas redes sociais de possíveis mudanças para trabalhadores e aposentados em meio ao que ela chama de “juros estratosféricos” impostos pelo Banco Central. Outro petista histórico, o senador Paulo Paim (RS) se somou a Gleisi e criticou uma possível tesourada em programas sociais.

“Cortar investimentos em programas sociais, rebaixar a política do salário mínimo e retirar direitos previdenciários e trabalhistas representa um retrocesso aos trabalhadores, aposentados, pensionistas e a toda a população”, defendeu Paim. “Nossa gente enfrenta diariamente muitas dificuldades, e ignorar as necessidades daqueles que mais precisam é inaceitável”, finalizou o senador petista.

Também há reclamações porque os partidos da base não teriam sido chamados para discutir a proposta de cortes de gastos em formulação e estariam alijados das negociações. O Congresso como um todo está cobrando participação no debate.

Por sua vez, o mercado tem operado estável nesta semana, que coincidiu com a eleição de Donald Trump para um segundo mandato na presidência dos Estados Unidos. No entanto, na quinta-feira (7/11), houve tensão nas operações com o rumor de duas propostas de cortes que girariam em torno de R$ 10 bilhões a R$ 15 bilhões, relacionadas às áreas de saúde e transporte.

Leia mais

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Corta todo orçameForças Armadas, deixa só o basicão.
    Pra quê tantos gastos com pintores de troncos e meio fio?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Fala de Lula sobre Trump e nazismo chega ao presidente eleito dos EUA

Reprodução

Após a confirmação da vitória de Donald Trump, o assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Celso Amorim, declarou que o apoio de Lula à candidata Kamala Harris foi “discreto”. E disse, ainda, que o petista não chegou a falar mal do presidente eleito dos Estados Unidos.

Assessores de Trump, contudo, tomaram conhecimento de uma fala de Lula que vai no sentido oposto. Dias antes da eleição, o petista sugeriu que o retorno do norte-americano à Casa Branca seria “o fascismo e o nazismo voltando a funcionar com outra cara”. Durante entrevista internacional, o presidente brasileiro manifestou apoio a Kamala Harris por ser um “amante da democracia”.

“Nós vimos o que foi o presidente Trump no final do mandato, fazendo aquele ataque contra o Capitólio, uma coisa impensável de acontecer nos Estados Unidos, que se apresentava ao mundo como modelo de democracia. Agora temos o ódio destilado todo santo dia, as mentiras, não apenas nos EUA”, disse Lula a uma emissora francesa.

Em seguida, continuou: “É o fascismo e o nazismo voltando a funcionar com outra cara. Como sou amante da democracia, acho a coisa mais sagrada que nós humanos conseguimos construir para bem governar o nosso país, obviamente estou torcendo para Kamala ganhar as eleições”. Durante um encontro na Flórida, a equipe de Trump assistiu às declarações de Lula, exibidas por políticos brasileiros que fazem oposição ao petista.

Após a eleição de Donald Trump, Celso Amorim afirmou que o governo Lula tentará manter uma relação normal com o republicano. “Acho que a expressão usada por Lula de simpatia por Kamala foi discreta e não falou mal de Trump”, disse.

O ex-chanceler completou: “Vamos procurar manter uma relação normal. O exemplo que dou a todos é o que aconteceu com o presidente Bush. Na ocasião, o Brasil condenou a guerra do Iraque, o que foi muito forte. O presidente Lula fez questão de falar condenando a guerra e, mesmo assim, nós tivemos uma relação normal. Ele mesmo visitou o Brasil duas ocasiões”.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Indústria de criptomoedas gastou mais de US$ 130 mi nas eleições dos EUA, e investimento deu retorno

Getty Images via AFP

Envolvido em uma disputa acirrada pelo Senado dos Estados Unidos em Ohio, o candidato republicano Bernie Moreno recebeu um grande impulso nas semanas que antecederam a eleição: US$ 40 milhões da indústria de criptomoedas.

O dinheiro, que financiou anúncios veiculados em todo o estado, foi o esforço mais ambicioso em uma audaciosa campanha multiestratal de empresas de criptomoedas para influenciar dezenas de disputas. Na terça-feira (5), esse esforço foi recompensado quando Moreno, um entusiasta de criptomoedas de longa data, derrotou o senador Sherrod Brown, um democrata que preside o influente Comitê Bancário do Senado e que pediu uma supervisão rigorosa das empresas de criptomoedas.

“O exército das criptomoedas está atacando”, comemorou Tyler Winklevoss, executivo do setor, nas redes sociais. Um porta-voz do principal super comitê de ação política de criptomoedas divulgou os resultados de Ohio em um e-mail com o assunto: “A grande aposta das criptomoedas valeu a pena.”

A indústria de criptomoedas tratou a eleição deste ano como um momento crucial, gastando dezenas de milhões de dólares para apoiar candidatos que favoreciam regulamentações mais brandas. Um super PAC chamado Fairshake e duas organizações relacionadas, Protect Progress e Defend American Jobs, gastaram um total de cerca de US$ 135 milhões, financiados por doações das empresas de criptomoedas Coinbase e Ripple e da firma de capital de risco Andreessen Horowitz, que apoiou mais de 100 startups de criptomoedas.

O esforço representou uma das campanhas de gastos corporativos mais agressivas na história política moderna, disseram especialistas. E parece ter dado um retorno significativo.

Um rastreador administrado pelo Stand With Crypto, grupo da indústria que avalia políticos, disse que 253 candidatos pró-criptomoedas foram eleitos para a Câmara na terça (5), em comparação com 115 candidatos anti-criptomoedas. No Senado, 16 candidatos pró-criptomoedas e 12 candidatos anti-criptomoedas foram eleitos, segundo o rastreador.

Fairshake e suas organizações relacionadas investiram dinheiro em mais de 50 disputas congressionais decididas na terça. Além de Moreno, candidatos pró-criptomoedas apoiados pelos PACs venceram eleições no Arizona, Indiana, Maryland, Missouri e outros estados. À medida que os resultados chegavam, o preço do bitcoin disparou para um recorde de mais de US$ 75.000.

“A mensagem mais importante da noite passada é que as criptomoedas venceram”, disse Paul Grewal, diretor jurídico da Coinbase. “Agora temos o Congresso mais pró-criptomoedas da história.”

Nenhum dos PACs de criptomoedas contribuiu para um candidato presidencial. Mas seus gastos transformaram um conjunto de questões de nicho em um ponto de discussão importante na campanha, elevando a indústria de longo histórico de fraudes, golpes e danos ao consumidor.

A administração Biden passou anos perseguindo empresas de criptomoedas por violações das leis de valores mobiliários. O presidente eleito Donald Trump prometeu acabar com essa repressão e fazer dos EUA “a capital das criptomoedas do planeta”. Antes um cético declarado das criptomoedas, ele apareceu em uma conferência de bitcoin em Nashville, Tennessee, neste verão e até começou seu próprio negócio de criptomoedas.

A chegada de novas vozes pró-criptomoedas no Congresso poderia oferecer à indústria um caminho para aprovar legislação que enfraqueceria a Comissão de Valores Mobiliários, a agência federal que mais agressivamente perseguiu empresas de cripto nos tribunais. Mesmo legisladores que não estavam na cédula este ano podem estar menos dispostos a se opor aos interesses da indústria depois que ela mostrou seu poder de arrecadação de fundos.

Os gastos alarmaram grupos que combatem a influência do dinheiro na política. Em um relatório neste verão, o grupo de consumidores sem fins lucrativos Public Citizen disse que o desembolso da indústria de criptomoedas estava “corrompendo nosso processo político.”

Leia mais

Folha de São Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Inspetores FIFA voltam a Natal e analisam centros de treinamentos

Divulgação

O grupo de inspetores da FIFA volta a Natal nesta sexta-feira 8 para uma segunda visita. Dessa vez o objetivo é avaliar os Centros de Treinamentos e as hospedagens da capital potiguar candidata a sede da Copa do Mundo feminina de Futebol, em 2026. Na primeira visita o objetivo foi avaliar a Casa de Apostas Arena das Dunas.

“A comissão vai observar os Centros de Treinamento que indicamos e alguns hotéis elencados pela FIFA para receber a estrutura da própria entidade e das delegações que irão jogar em Natal”, explicou Cesinha Nunes, representante do Governo do Estado na Comissão Local.

Os locais de treinamento indicados foram o estádio Maria Lamas Farache – Frasqueirão, a Arena América Dr. José Rocha, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e o estádio Juvenal Lamartine. “A gente sempre tem que dar uma atenção especial aos centros de treinamentos porque sabemos que temos bons clubes como ABC e América, mas também sabemos que eles não têm a mesma estrutura dos clubes do Sul e Sudeste. Mas entendemos que a Copa masculina veio para cá em 2014 com essa mesma estrutura e por isso temos a expectativa de que a FIFA vá aprovar”, comentou o representante do governo.

De acordo com Cesinha, a maior novidade em relação à Copa de 2014 é a inclusão do JL. “Dentro da esfera anunciada pela governadora para revitalização do JL e reestruturação do estádio com a volta oficial do equipamento para a posse do Estado, estamos em parceria com a Federação Norte-rio-grandense de Futebol – FNF para conclusão do projeto e acreditamos que em 2026 tudo estará finalizado”, antecipou.

Sobre os hotéis todos os apontados pela FIFA estão na Via Costeira e, na opinião de Cesinha Nunes, nenhum deles terá dificuldades de aprovação por parte da comissão da entidade internacional. “Deveríamos ter três visitas, mas como eles vão fiscalizar os centros de treinamentos e os hotéis ao mesmo tempo pode ser que não retornem. Mas, caso haja alguma dúvida ou necessidade, até dezembro a FIFA pode voltar a Natal”, explicou.

O jornalista Erick Dias, Secretário Geral da FNF é o representante oficial da entidade na Comissão Local. Segundo ele, a expectativa é grande por mais essa visita. “Estamos nos preparando para que seja mais uma visita de sucesso como foi a primeira que fiscalizou a Arena das Dunas”, analisou.

Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ministra de Lula defende “isolar extrema direita” nas eleições de 2026

Hugo Barreto/Metrópoles

A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos (que é filiada ao PCdoB), defende “isolar a extrema direita” para evitar o retorno de nomes desse espectro político ao poder no Brasil, em 2026, a exemplo do que ocorreu nos Estados Unidos, com a eleição de Donald Trump para a presidência.

Em entrevista ao Metrópoles, a ministra reforçou a necessidade de manter uma frente ampla, com partidos de centro, para conquistar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela também ressalta o fator de divisão da extrema direita, que se apresentou durante a disputa de 2024 e, em sua avaliação, deve se repetir daqui a dois anos.

“No campo da política, o caminho é frente ampla. Você isolar a extrema direita, denunciar o que isso significa para o povo, o que significa a ameaça à democracia, o autoritarismo. A solução não é mais liberalismo”, defendeu a titular da pasta.

A ministra avalia que o resultado das eleições municipais, que fortaleceu partidos de centro-direita e direita, não é determinante para a disputa em 2026, mas que a esquerda superar desafios, como o enfraquecimento das instituições e a democratização da comunicação.

“O nosso campo [esquerda] é o campo que defende um estado eficiente e isso não é bem compreendido porque as pessoas enxergam um estado parasitário, sem capacidade de resposta. E nós temos que ter capacidade de resposta. Para nós, do nosso campo, nós não temos outro caminho que não seja fortalecer políticas e fazer com que o estado responda ao desafio de crescimento, impulsionador de crescimento”, defende.

Ela ressalta que as políticas públicas do governo Lula, voltadas ao crescimento econômico, vão pesar na hora do voto.

“Nós diminuímos taxas recorde de desemprego no Brasil, o poder de compra da população melhorou, a economia é a sexta que mais cresce no mundo […] o impacto disso [políticas], muitas vezes, não é imediato. Ele é processual. Com governabilidade, reconduzindo o país, eu penso que a gente vai para a disputa de 2026 com muita competitividade”, observa.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *