Diversos

EXOESQUELETO(FOTO): Miguel Nicolelis diz que estudo com exo está concluído e aguarda exibição na Copa

 Untitled-1O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis divulgou que os estudos clínicos com um exoesqueleto comandando pelo cérebro, que faz um paraplégico andar, foram concluídos nesta semana em São Paulo. Assim, toda a parte técnica está pronta para a Copa do Mundo.

“Após 17 meses de trabalho científico intenso e centenas de horas de testes clínicos realizados em um laboratório localizado na cidade de São Paulo, Brasil, o projeto Andar de Novo anuncia oficialmente a conclusão dos objetivos científicos, clínicos e tecnológicos desta sua primeira fase”, afirma o comunicado.

Na abertura da Copa do Mundo do Brasil, em 12 de junho, haverá uma demonstração pública da pesquisa, quando um voluntário paraplégico irá dar o primeiro chute da Copa.

Em maio de 2014 foi concluída a fase de testes. Desta forma, todos os objetivos científicos, clínicos e tecnológicos dessa fase do projeto, financiada pela FINEP, foram alcançados. Os resultados serão apresentados à comunidade científica por meio de publicação em revistas científicas nos próximos meses”, diz a nota.

O Projeto Andar de Novo é um consórcio formado por universidades e institutos de pesquisa do mundo todo, sob o comando científico do neurocientista brasileiro. O objetivo do projeto é desenvolver uma tecnologia de interface cérebro-máquina que permita pessoas com mobilidade restringida – como paraplégicos – a voltar a andar usando a mente para controlar um equipamento externo, que substituiria os membros inferiores.

 Fase 1: desenvolvimento da interface cérebro-máquina

Miguel Nicolelis atua na área da neurociência desde 1984. A partir de 2001, no Centro de Neuroengenharia da Universidade Duke, na Carolina do Norte, Estados Unidos, o cientista brasileiro idealizou linhas de pesquisa que pudessem produzir novas tecnologias assistivas para reestabelecer o controle motor e a sensibilidade tátil em pacientes que sofrem lesões na medula espinhal ou neurológicas que geram um grau severo de paralisia.

Muitos testes foram realizados para criar um mecanismo de troca de sinais entre o cérebro e um artefato robótico que pudesse ajudar uma pessoa a se movimentar. A primeira etapa do projeto consistiu no desenvolvimento da chamada interface cérebro-máquina, ou seja, uma tecnologia que possibilitasse a leitura de sinais elétricos produzidos por neurônios do cérebro e a captura, a partir desses sinais, de um controle motor que pudesse ser usado pela máquina. Depois foi necessário mandar os sinais de volta do robô para o cérebro, fechando assim o ciclo de controle.

As primeiras observações foram feitas em ratos e macacos na Universidade de Duke. Os animais conseguiram mover braços robóticos ou virtuais apenas com sinais registrados no cérebro e usá-los para manipular objetos. Em outro estágio do desenvolvimento das pesquisas, pela primeira vez esses animais conseguiram diferenciar texturas diferentes dos objetos, por meio da estimulação elétrica dos seus cérebros.

Fase 2: o exoesqueleto

O exoesqueleto é a materialização tecnológica mais avançada das pesquisas da fase 1 e foi concebido para permitir a interação do cérebro em tempo real com essa veste robótica. Testes desse primeiro protótipo foram concluídos com sucesso no último dia 28 de maio: o exoesqueleto, sobre comando da atividade cerebral de um operador, realizou movimentos naturais e fluidos que produziram, em todos os pacientes, a sensação de que eles estavam caminhando com as próprias pernas.

A veste robótica é o resultado de anos de trabalho por uma equipe internacional de cientistas e engenheiros. As pesquisas para o seu desenvolvimento começaram em 1999 e contaram com uma evolução gradativa até a fase atual. O trabalho de robótica foi coordenado por Gordon Cheng, da Universidade Técnica de Munique, em colaboração com uma equipe de engenheiros e pesquisadores. O sistema foi desenvolvido na França e testado no Brasil.

O tamanho da sua representatividade para a ciência brasileira está expresso no nome escolhido para a máquina: BRA-Santos Dumont I, em homenagem a quem Miguel Nicolelis considera o maior cientista brasileiro de todos os tempos. Funciona como um controle compartilhado, em que o cérebro gera mensagens que expressam o desejo voluntário motor do operador, como por exemplo “eu quero andar”, “eu quero parar”, “eu quero chutar a bola”. Esses comandos mentais interagem com os controles das articulações do exoesqueleto para fazer com que os movimentos sejam gerados.

O exoesqueleto está equipado com vários giroscópios que impedem quedas durante o movimento.

Fase 3: sensação tátil de andar novamente

Para que o ato de caminhar seja o mais próximo da realidade, é importante que o paciente tenha também restabelecida a sensação tátil nos membros paralisados. Para isso, foi desenvolvido uma tecnologia de feedback tátil, ou pele artificial, peça fundamental para reestabelecer a sensação de tato e propriocepção (capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo) dos membros inferiores dos pacientes que usarão o exoesqueleto para caminhar novamente.

A pele artificial, desenvolvida pelo grupo de pesquisadores de Gordon Cheng, é formada por placas flexíveis de circuitos integrados, cada uma delas contendo sensores de pressão, temperatura e velocidade. Ela é aplicada na planta dos pés para que o paciente, ao andar com o exoesqueleto, receba, a cada toque dos pés no chão, um estímulo tátil enviado a uma região da parte superior do corpo, como os braços.

Com essa transmissão dos pés para os braços, o cérebro dos pacientes é induzido a remapear as sensações táteis e reestabelecer a sensação de pisar o chão caminhando como se não possuísse paralisia. Uma camisa, que o paciente vestirá durante a demonstração na cerimônia de abertura da Copa do Mundo, permitirá que ele receba as informações táteis gerada pela pele artificial na superfície dos braços. Essa camisa foi desenvolvida pelo grupo do Dr Hannes Bleuler, da EPFL, em Lausane, Suíça.

Fase 4: os testes com pacientes

Os primeiros testes clínicos do grupo de oito pacientes começaram a ser realizados em janeiro de 2014, no laboratório AASDAP/AACD, inaugurado em novembro de 2013 em São Paulo. Os procedimento de treinamento clínico foram coordenados por uma equipe clínica liderada pela médica brasileira Lumy Sawaki, da Universidade do Kentucky. Inicialmente, esses pacientes interagiram com um simulador virtual, gerado por computador. Nesse ambiente, os pacientes puderam usar um simulador robótico de marcha que os permitiu andar sobre uma esteira ao mesmo tempo em que viam, usando um óculos de realidade virtual, um avatar que reproduzia os mesmos movimentos.

Durante esse treinamento, os pacientes também receberam feedback tátil dos passos do avatar por meio da pele artificial que emite impulsos vibratórios mecânicos na região do corpo em que eles têm sensibilidade, como o antebraço, por exemplo. Com isso, seus cérebros aprenderam novamente a sentir as pernas e pés. Os testes também incluíram simulações em um ambiente virtual com os mesmos ruídos verificados numa partida de futebol com o estádio lotado.

Após a conclusão dos testes virtuais, começaram os treinamentos com o exoesqueleto. A interface cérebro-máquina é feita por meio de uma touca com eletrodos que captam os sinais elétricos do couro cabeludo, com a técnica do eletroencefalograma (EEG), de forma não invasiva. De acordo com Miguel Nicolelis, esse procedimento é suficiente para impulsionar, com o exoesqueleto, a realização de movimentos de membros inferiores. Os sinais cerebrais dos pacientes que usaram o exoesqueleto foram processados em tempo real, decodificados e utilizados para mover condutores hidráulicos.

No dia 29 de abril de 2014 um dos pacientes conseguiu dar os primeiros passos com a veste robótica, usando somente o cérebro para os comandos. Até o dia 20 de maio, os pacientes já tinham dado, em média, 120 passos com o exoesqueleto cada um. Agora estão previstos testes em ambiente semelhante ao da abertura da Copa do Mundo.

Demonstração na Copa do Mundo

Na cerimônia de abertura da Copa do Mundo haverá uma demonstração de todas as tecnologias produzidas pelo projeto Andar de Novo nos últimos 17 meses. Um dos oito pacientes da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) que participaram dos testes clínicos será encarregado de um “chute simbólico” da Brazuca (nome da bola oficial do torneio) movimentando o exoesqueleto somente com a atividade cerebral, assim como ocorreu no laboratório na fase de testes com humanos.

A iniciativa será uma apresentação da pesquisa e não faz parte do estudo científico. O objetivo é aproximar a ciência da população brasileira e de todo o mundo: uma audiência estimada na casa dos bilhões de pessoas assistirá ao momento em que o cérebro humano – e a ciência brasileira – darão um dos seus maiores passos.

Para realizar essa proeza, todo o sistema desenvolvido pelo projeto Andar de Novo passou por inúmeros testes de segurança, um deles realizado em 15 de março no estádio do Pacaembu. No gramado, neuroengenheiros do projeto obtiveram registros da atividade elétrica cerebral antes, durante e após a partida Palmeiras x Ponte Preta, pelo Campeonato Paulista.

No dia 4 de abril de 2014, o secretário-geral da Fifa Jérôme Valcke manifestou apoio ao Projeto Andar de Novo por meio de artigo publicado no portal da entidade. Segundo ele, “a FIFA está trabalhando em estreita colaboração com a equipe do professor Nicolelis para mostrar ao mundo, pela primeira vez, durante a cerimônia de abertura da Copa do Mundo, uma pessoa com paralisia andar em campo”.

Próximos passos

O Projeto Andar de Novo não tem o objetivo de fazer apenas a demonstração na abertura da Copa do Mundo de 2014. Ao contrário, a equipe de Miguel Nicolelis e todos os envolvidos seguirão trabalhando no aperfeiçoamento da tecnologia. O dia 12 de junho, portanto, é só o começo de um futuro em que a veste robótica evolua a ponto de permitir que qualquer pessoa com paralisia possa andar livremente se torne acessível. E o Mundial de futebol será um marco para mostrar ao mundo que o projeto está caminhando nessa direção.

UOL

Opinião dos leitores

  1. Fantástica essa tecnologia de um orgulho genuinamente Brasileiro meus sinceros parabéns pela sua equipe fantástica Dr. Miguel Nicolelis o senhor com todo respeito foi um enviado de Deus por tudo o que tem feito pela nossa ciência, é uma pena que muitos não querem que vá enfrente, Mais quando Deus coloca a mão tudo vai ser feito em nome desses nossos irmãos que vivem limitados em uma cadeira.
    Parabéns nosso gênio que Deus continue sempre iluminado sua mente e seus conhecimentos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Exame feito 12 dias após queda aponta estabilidade, mas Lula deve seguir trabalhando em Brasília e repetir testes, diz equipe médica

Foto: Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Boletim da equipe médica que cuida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgado nesta quinta-feira (31) indica estabilidade no quadro de saúde do petista, mas afirma que ele deve seguir trabalhando em Brasília e repetir novos exames de imagem em três dias.

Lula voltou ao hospital nesta quinta para realizar novos exames de monitoramento de sua recuperação após sofrer um acidente doméstico.

“Lula apresentou estabilidade em relação aos exames anteriores. Deve seguir trabalhando em Brasília. No momento, o presidente persiste sem quaisquer sintomas, devendo manter o acompanhamento clínico e realizar novo controle de imagem em três dias”, diz o boletim da equipe médica.

Com a orientação de permanecer em Brasília, Lula não deve fazer viagens de avião nos próximos dias.

Há quase duas semanas, Lula caiu no banheiro do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, e bateu a região da nuca.

O presidente precisou levar cinco pontos e realizou exames de imagem no sábado, na terça-feira (22) e na sexta (25). Na segunda (28), voltou ao médico para retirar os pontos.

Por orientação médica, Lula repetiu os exames no hospital Sírio-Libanês em Brasília, onde fez todo o acompanhamento desde a queda.

O presidente, que precisou cancelar três viagens internacionais por causa do acidente, já retomou a rotina de trabalho no Palácio do Planalto, sede do Executivo. Nesta quinta, ele se reunirá com governadores para discutir mudanças nas políticas de segurança pública.

Lula, que completou 79 anos no domingo (27), cancelou viagens à Rússia (Brics), Colômbia (COP da Biodiversidade) e Azerbaijão (COP 29).

A prioridade do petista é estar liberado para ir ao Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro a fim de comandar a reunião de cúpula do G20, organismo presidido pelo Brasil neste ano.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Emprego

RN cria mais de 4,9 mil vagas de empregos em setembro; serviços e construção civil são setores que mais contrataram

Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução

A economia do Rio Grande do Norte registrou um crescimento do número de empregos formais, com carteira assinada, ao longo de setembro, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do governo federal. Ao todo, 4.981 novas vagas foram criadas em diferentes áreas da economia local.

O saldo positivo é a diferença entre o número de contratações e demissões no período. As empresas potiguares admitiram 21.384 trabalhadores no período e desligaram 16.403 dos seus quadros de funcionários.

Com isso, o estado chegou a 533,4 mil trabalhadores formais na iniciativa privada.

Apesar de uma redução da abertura de vagas em relação ao mês anterior, setembro foi o terceiro melhor mês do ano, em número de contratações, atrás apenas de julho e agosto.

O estado registrou saldo positivo em todos os nove meses entre janeiro e setembro de 2024, chegando a um saldo acumulado de 31.488 novos empregos no ano.

Segundo o Caged, as contratações de setembro foram puxadas principalmente pelo setor de Serviços, que abriu 1.898 novos postos de trabalho, e pela Construção Civil, responsável por 1.021 novos empregos.

Apesar disso, o estado registrou saldo positivo em todos os setores econômicos. A Agropecuária gerou 793 vagas novas, seguida pela Indústria (747) e o Comércio (522).

g1-RN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lula se reúne com governadores nesta quinta para discutir combate a facções criminosas

Foto: Divulgação/PF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discute na tarde desta quinta-feira (31) com governadores, no Palácio do Planalto, mudanças nas políticas de segurança pública no país.

A ideia de Lula e de auxiliares é que o governo federal participe mais da formulação e implementação das políticas públicas sobre o tema, em especial no combate ao crime organizado.

Lula também convidou representantes do Congresso Nacional e do Judiciário para o encontro, além de secretários estaduais de segurança.

O presidente quer enviar ao Congresso uma proposta da emenda à Constituição (PEC) para ampliar a atuação da União na área.

Atualmente, a maior parte das atribuições de segurança cabe aos governos estaduais com suas polícias civis e militares.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, trabalhou nos últimos meses no texto da proposta.

Além disso, quer criar uma nova polícia comandada pelo governo federal com mais poderes de policiamento ostensivo a partir da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Atuação do governo federal

 

Essa proposta muda bastante o sistema de segurança pública no Brasil e define um novo papel para o governo federal, que passa a ter mais poder e mais responsabilidade no combate ao crime, atuando em conjunto com estados e municípios.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Banco Central antecipa Pix por aproximação em parceria com a Google

Banco Central antecipa Pix por aproximação em parceria com a Google – © Marcello Casal JrAgência Brasil

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou que a nova funcionalidade do Pix por aproximação estará em funcionamento “muito em breve”. Em palestra no 7° Encontro Nacional Anfidc, nesta quarta-feira 30, ele explicou que um piloto de testes está em andamento e, na próxima semana, será lançada parceria com a Google.

“Não é que vai estar tudo funcionando semana que vem, mas vai estar funcionando de forma faseada”, esclareceu Campos Neto. Ele destacou que a funcionalidade depende da adesão dos usuários, que precisarão cadastrar o Pix na wallet (carteira digital) da Google para utilizá-lo. Embora a Google seja a única parceira no momento, Campos Neto afirmou que outras carteiras digitais também podem se juntar à iniciativa.

O lançamento oficial do Pix por aproximação ocorrerá na próxima segunda-feira 4, em São Paulo, com a presença do presidente do BC. Essa nova modalidade permitirá aos consumidores realizar transferências apenas aproximando o celular da máquina de cartão.

A regulamentação da função foi anunciada em agosto, com a obrigatoriedade de implementação começando em novembro. Inicialmente, instituições que realizarem 99% das operações de iniciação de pagamento deverão oferecer a nova funcionalidade, enquanto as demais terão até janeiro de 2026 para se adequar.

Fonte: Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

SEAP rebate Sindicato e cita “atitude indecorosa” de servidor da Secretaria

Foto: Adriano Abreu

A Secretaria da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (SEAP) emitiu uma nota de esclarecimento em resposta à denúncia feita pela presidente Sindicato dos Policiais Penais do estado (Sindppen), Vilma Batista. O comunicado, divulgado nesta quinta-feira (31), detalha a sequência de eventos e medidas adotadas em relação a incidentes ocorridos no gabinete da secretária da pasta.

A nota surge como resposta às acusações de suposto alinhamento entre a Secretaria e organizações criminosas, levantadas pela presidente do Sindppen. De acordo com a Secretaria, uma série de irregularidades foram identificadas durante o plantão noturno de segunda-feira (28) para terça-feira (29), envolvendo um policial penal que estava designado para a segurança do prédio.

No comunicado divulgado, a SEAP abordou, ponto a ponto, as irregularidades registradas no gabinete da secretária. O primeiro aspecto mencionado foi a violação da porta do gabinete, detectada na manhã de terça-feira, acompanhada do desaparecimento de alimentos que estavam armazenados na geladeira da copa. Diante disso, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) foi acionado para revisar as imagens de monitoramento que cobriam o período entre a noite de segunda-feira e a manhã do dia 29.

As gravações, segundo a Secretaria, revelaram que o policial penal responsável pela segurança do prédio deixou a Central de Monitoramento em diversas ocasiões, o que comprometia a vigilância do local. Além disso, as imagens capturaram o momento em que o servidor adentrou o gabinete do secretário sem autorização, configurando acesso indevido.

A Secretaria destacou ainda que as câmeras de segurança flagraram o policial penal em uma atitude considerada “indecorosa”, ao urinar na garagem do prédio, próximo ao banheiro e em plena vista das câmeras. Todas essas ocorrências foram documentadas pelas câmeras de circuito interno, e o caso foi encaminhado para avaliação e providências por parte das autoridades competentes para garantir que as ações sejam devidamente investigadas e julgadas.

Confira nota na íntegra:

A Secretaria da Administração Penitenciária, em resposta às publicações feitas na imprensa a partir de informações do Sindicato dos Policiais Penais, presta as seguintes esclarecimentos:

1 – No início do expediente da terça-feira (29), servidores da Secretaria da Administração Penitenciária perceberam que a porta do Gabinete do Secretário estava supostamente violada e notaram a falta de alimentos na geladeira da copa.

2 – O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) foi acionado para verificar as câmeras de monitoramento no período entre a noite de segunda-feira (28) e a manhã do dia 29.

3 – Percebeu-se que o policial penal de plantão na segurança do prédio abandonou a Central de Monitoramento por câmeras em diversas oportunidades.

4 – As imagens mostram que esse servidor adentrou no gabinete do secretário sem a devida autorização.

5 – Na análise das imagens, o servidor público, em atitude indecorosa, urinou na garagem da secretaria na frente das câmeras de vigilância, e a apenas 27 passos do banheiro.

6 – Todas as situações foram registradas pelas câmeras de circuito interno.

7 – Diante dos fatos, a Secretaria da Administração Penitenciária encaminhou o caso ao conhecimento dos órgãos competentes, para suas análises e providências que julgarem adequadas.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Dólar se aproxima de R$ 5,80 depois de falas de Haddad

Foto: Reprodução

O dólar comercial se aproximou de R$ 5,80 nesta 5ª feira (31.out.2024) depois de falas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que minimizam a importância do pacote de revisão de gastos públicos. Às 11h08, a moeda tinha alta de 0,33%, negociada a R$ 5,78.

O ministro ficou incomodado com perguntas sobre quando seria o anúncio das medidas, que são esperadas pelos agentes econômicos para equilibrar as contas públicas. A expectativa era que fossem apresentadas depois das eleições municipais de domingo, mas Haddad disse na 3ª feira (29.out) que não há prazo.

As projeções dos analistas financeiros indicam que, pelo cenário atual, o governo Luiz Inácio Lula da Silva(PT) não cumprirá as metas fiscais que se comprometeu de 2024 a 2027. Haddad disse, ao sair de evento em Brasília, que as perguntas dos profissionais de imprensa sobre o conjunto de medidas que revisão os gastos são “forçação boba”.

Investidores também reagem aos dados de desemprego, divulgados nesta 5ª feira (31.out.2024) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A taxa de desocupação caiu para 6,4% no 3º trimestre, o 2º menor nível da série histórica, iniciada em 2012.

Analistas avaliam que o impacto do mercado de trabalho na demanda deve pressionar a inflação, o que pediria um aperto monetário mais forte do BC (Banco Central). A taxa básica, a Selic, está em 10,75% ao ano, com trajetória de alta. Agentes financeiros aumentaram para 4,55% a projeção para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) neste ano, patamar que está acima do teto da meta de inflação. A meta é de 3%, mas o intervalo permitido é de até 4,5%.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Motociclista de aplicativo é preso por trabalhar bêbado em Natal

Foto: Divulgação

Um motociclista por aplicativo foi preso por trabalhar bêbado, na noite dessa quarta-feira (30), pelo Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), na zona Norte de Natal.

O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Central de Flagrantes, após ter sido submetido ao teste de alcoolemia, que apontou valor de 0.61mg/l.

Além do motociclista, sete pessoas foram detidas na blitz realizada no Potengi.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dia da Lembrança movimenta Morada da Paz com homenagens e programação religiosa

Foto: Divulgação

As tradicionais cerimônias em alusão ao Dia da Lembrança, realizadas no dia 2 de novembro, promovidas pelo cemitério, crematório e funerária Morada da Paz, já estão com programação confirmada. O objetivo da iniciativa é acolher os visitantes nesta data tão significativa e oferecer a oportunidade de revisitar a memória dos entes queridos, através de celebrações religiosas e visitação aos espaços onde estão sepultados.

No Rio Grande do Norte, em Emaús, a programação tem início às 7h30 com uma missa celebrada pelo Padre Sávio. Em seguida, às 10h30, haverá uma palestra espírita. Às 14h, será realizado um culto evangélico e, para finalizar o dia, uma segunda missa será celebrada às 16h celebrada pelo arcebispo Dom João Santos.

Na unidade do Morada da Paz em São José de Mipibu, haverá uma missa às 9h30. Já no cemitério do Morada da Paz Essencial, em São Gonçalo do Amarante, o local estará aberto à visitação, mas sem celebrações religiosas, funcionando dentro do seu horário normal.

Haverá, ainda, distribuição de fitinhas com mensagens para o público homenagear seus entes queridos, além da presença de instrumentistas que tocarão canções para acalentar os visitantes.

Para aqueles que não puderem comparecer presencialmente, o Morada da Paz oferece a possibilidade de realizar homenagens virtuais por meio da plataforma Morada da Memória. Nela, é possível escrever mensagens, enviar flores e até acender uma vela virtual. Tudo pode ser feito acessando o site: moradadamemoria.com.br.

Quem desejar antecipar a homenagem com flores nos jazigos pode entrar em contato com a floricultura do Morada da Paz, por meio do WhatsApp 0800 123 4848 ou do site floricultura.moradadapaz.com.br e solicitar o atendimento. Os clientes do cemitério e crematório têm 5% de desconto acessando o Clube de Descontos Morada da Paz, disponível em clubededescontos.moradadapaz.com.br.

Iniciativa para Ampliar Doações de Órgãos

Além da programação religiosa, representantes dos cartórios do Rio Grande do Norte estarão presentes ao longo do dia no Morada da Paz em Emaús, realizando uma ação informativa sobre a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO). No Brasil, altas taxas de recusa na doação de órgãos resultam na morte de cerca de 3 mil pessoas por ano enquanto aguardam na fila de transplante.

No mesmo dia, pela manhã, o Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Norte (CNB/RN), entidade que representa a classe, promoverá também um evento na Praça Cívica, em Petrópolis, a partir das 8h, com a participação de cinco cartórios de Natal. A iniciativa visa divulgar e facilitar o acesso da população a esse importante ato de cidadania, promovendo o registro de doadores de órgãos.

Entrelaços

Assim como foi nas missas em homenagem ao Dia das Mães e ao Dia dos Pais, a programação religiosa no Dia da Lembrança integra a campanha “Entrelaços” do Grupo Morada junto às suas marcas Morada da Paz, Morada da Paz Essencial – Assistência Funeral e Morada da Paz Pet, ao longo de 2024. O conceito da campanha destaca a beleza e a profundidade dos encontros, especialmente na jornada compartilhada de vida e partida. A proposta é enfatizar que, embora a perda seja uma experiência dolorosa, a conexão com os entes queridos continua viva através das memórias e ensinamentos partilhados.

“Queremos que os visitantes compreendam que os encontros e relações são presentes preciosos que continuam a nos fortalecer, confortar e orientar, mesmo após a partida de alguém especial. “Entrelaços” é um lembrete de que, na vida, estamos todos conectados, e cada história de vida se entrelaça com muitas outras”, destaca a gerente de marketing do Grupo Morada, Eliza Fonseca.

Programação:

Morada da Paz Emaús (Parnamirim)
7h30 – Missa
10h30 – Palestra espírita
14h – Culto
16h – Missa de encerramento

Morada da Paz Mipibu (São José de Mipibu)
9h30 – Missa

Morada da Paz Essencial Zona Norte (São Gonçalo do Amarante)
Aberto à visitação normalmente

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Operação nacional contra abuso sexual infantil cumpre mandado de busca no RN

Vídeo: MPRN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte cumpriu um mandado de busca e apreensão em Mossoró, na região Oeste potiguar, dentro de uma operação nacional de combate a uma organização criminosa suspeita de produzir e comercializar conteúdo de exploração sexual infantil, incluindo estupro de vulnerável.

A operação Lobo Mau, deflagrada nesta quinta-feira (31), foi coordenada pelo MP de São Paulo, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de São José do Rio Preto. O mandado cumprido em Mossoró foi expedido pela Justiça paulista.

Segundo o MPRN, um aparelho de telefonia celular foi apreendido e será analisado com o objetivo é coletar provas para confirmar a autoria dos crimes. A instituição não informou em que bairro da cidade o mandado foi cumprido.

A operação é uma força tarefa criada entre instituições e que contou com o apoio da Agência de Investigação Interna (Homeland Security Investigations – HSI) e da Embaixada dos Estados Unidos, com foco no combate à exploração sexual infantil na internet.

Com o avanço das investigações, segundo o MP, foi descoberto um número “muito expressivo” de criminosos que dissimulavam o fato de serem adultos para entrar em contato com crianças e adolescentes por meio de várias plataformas digitais e induzir as vítimas a produzirem conteúdo de nudez, e até mesmo de sexo.

Ainda de acordo com o MP, a finalidade dos criminosos era consumir o material produzido e depois distribui-lo em grupos fechados de troca de mensagens.

Além do Rio Grande do Norte, a operação Lobo Mau cumpriu outros 91 mandados de busca e apreensão em outros 19 estados e no Distrito Federal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Detran divulga segunda chamada do programa CNH popular

Foto: divulgação Detran

Os inscritos no programa CNH Popular 2023 já podem conferir a listagem com a segunda chamada do programa. O documento foi publicado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), nessa quarta-feira (30), no Diário Oficial do Estado (DOE),  e pode ser conferido no portal de serviços (portal.detran.rn.gov.br) ícone “Habilitação” ou no site www.detran.rn.gov.br (banner CNH Popular).

Os aprovados terão trinta dias, a partir do dia 4 de novembro de 2024, para abrir o processo e  um ano, de acordo com o edital número 013/2023, para seguir os trâmites com agendamento de exames, aulas no Centro de Formação de Condutores (CFC) e avaliações. É necessário agendar atendimento de habilitação em qualquer unidade do Detran para abrir o processo. O agendamento é via portal de serviços (portal.detran.rn.gov.br ), mediante cadastro e login.

Deverão comparecer na unidade munidos do comprovante de inscrição no programa, documento de identificação originais e fotocópia (RG e CPF), comprovante de agendamento, comprovante de endereço atual e declaração de que reside no Estado do Rio Grande do Norte por 12 (doze) meses anteriores ao requerimento do benefício (original e fotocópia); apresentação do cartão válido de participação do Programa Bolsa Família e/ou declaração de órgão competente que comprove a participação nos programas assistenciais, além de outros beneficiários enquadráveis em situações similares e previstos em lei; certidão de nascimento dos filhos ou menores que possua guarda, tutela ou curatela; certidão de casamento ou declaração de união estável, se houver (originais e fotocópias); declaração de renda familiar; declaração, a próprio punho, de que sabe ler e escrever, lavrada no ato da comprovação; termo de responsabilidade sobre as informações prestadas na inscrição, assinado no ato da comprovação; declaração de conhecimento e concordância de todas as condições de participação do Programa “CNH POPULAR”.

O programa CNH popular contempla as categorias A e B, bem como a mudança de categoria C,  D ou E. A edição possui 1000 vagas sendo 478 já preenchidas com os contemplados na primeira chamada, restando 522 vagas nessa segunda etapa.

DO CRONOGRAMA
I. Publicação dos Classificados: 30 de outubro de 2024.
II. Entrega de documentação: 4 de novembro de 2024 a 3 de dezembro de 2024.
III. Análise documental: 4 de dezembro de 2024 a 3 de janeiro de 2024.
IV. Resultado Final: 7 de janeiro de 2025.
V. Processo de Habilitação: prazo de 12 (doze) meses, a contar da publicação da lista do resultado final da seleção, sob pena de eliminação do Programa.

LINK com a listagem e informações
http://www.detran.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=317424&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=MAT%C9RIA

Opinião dos leitores

  1. Pobre de direita gosta de kevar fumo! Esse tipo de benefício passa despercebido..
    A governadora pra esse tipo de gente é péssima ou ruim.

    1. Kkkkkk ela só é boa para acéfalos esquerdistas , certos comentários é melhor ficar calado , a peia ainda dá doendo kkkkkk a pior governadora da história do estado mais de 70% de rejeição aí vem um alienado do larápio defecar uma coisa dessas ….

    2. O massa de sua historinha é que o fumo quem levou foi a esquerda idiota, pobre que só presta para votar e ganha bolsa família miserável, esses benefícios bastam a vc e que diz que ele é PÉSSIMA OU RUIM é a maioria do povo do RN,, aconselho vc a se orientar, estudar e buscar um emprego digno, esse de puxa saco ou babão, vão desaparecer breve.

    3. graças a deus recebo meu 600 todo meis. lula o melor do brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *