Jornalismo

Explosão de carro-bomba deixa mortos e feridos na Somália

Há duas semanas, mais de 350 pessoas foram mortas no pior ataque do país  (Foto: Associated Press/AP)

Um carro-bomba explodiu próximo a um hotel em Mogadíscio, capital da Somália, neste sábado (28), matando pelo menos 18 pessoas e ferindo mais de 30, disse a polícia à agência Associated Press. Um tiroteio entre forças de segurança e membros de uma milícia terrorista começou pouco depois no mesmo local.

Segundo o capitão Mohamed Hussein, diz a AP, o tiroteio foi ouvido dentro do hotel Nasa-Hablod, que está a cerca de 600 metros de distânica do palácio presidencial e é frequentado por políticos e outros membros da elite de Mogadíscio.

Hussein informou ainda que um policial e um deputado estão entre os mortos. Ali Nur, um agente ouvido pela Reuters, afirma que a maior parte das vítimas são policiais.

Uma segunda explosão foi ouvida na área minutos mais tarde. Não há informações sobre se esta também deixou mortos e feridos.

O grupo Al-Shabab, organização extremista ligada à Al-Qaeda, reivindicou a autoria da explosão, informa a AP. O grupo também age com dentro do hotel, de onde um tiroteio foi deflagrado e, segundo, agências de notícias, ainda está em curso. De acordo com a polícia somali, cerca de 20 civis ainda se encontram no local.

As explosões deste sábado (28) ocorrem duas semanas depois de mais de 350 pessoas terem sido mortas em um enorme bombardeio de caminhões em uma rua movimentada de Mogadíscio no pior ataque do país.

A organização Al-Shabab também é acusada de orquestrar o ataque há duas semanas.

Combatentes do Al Shabab controlam amplas zonas do sul e do centro do país e tentam derrubar o governo central apoiado pela ONU e pela União Africana, atacando constantemente bases militares e alvos civis.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Paulinho Freire teve crescimento de 30% no segundo turno

Foto: Alberto Bandeira

O prefeito eleito Paulinho Freire (União Brasil) e a candidata Natália Bonavides (PT) receberam mais de 50 mil votos a mais no segundo turno em comparação com a primeira fase das eleições municipais 2024. Bonavides teve 69 mil votos a mais na última etapa da corrida eleitoral. Já Paulinho Freire conquistou mais 51 mil eleitores na segunda etapa da votação, equivalente a um crescimento de 30%.

No dia 6 de outubro, o deputado federal Paulinho Freire obteve 171,1 mil votos, já nesse último domingo (27), o parlamentar somou 222,6 mil votos. Enquanto a deputada federal Natália Bonavides conquistou 110,4 mil eleitores no primeiro turno, e no segundo teve um total de 179,7 mil.

Enquanto o número de votos aos candidatos cresceu, os votos brancos e nulos diminuíram. No dia 6 de outubro, o total de eleitores que votaram branco foi de 14,7 e nulos foram 27,4. No segundo, o número caiu para 11,3 mil e 7,5 mil, respectivamente.

Veja os números:

1° turno
Paulinho Freire – 171.146 votos

Natália Bonavides – 110.483 votos

Nulos – 27.462

Brancos – 14.705

Total de votos – 430.453

2° turno
Paulinho Freire – 222.661 votos

Natália Bonavides – 179.714 votos

Nulos – 16.084

Brancos – 7.106

Total de votos – 425.565

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Sem saber que estava grávida, mulher procura atendimento por causa de dores e dá à luz em banheiro de UPA

Foto: Cedida

Uma mulher de 21 anos, que não teve a identidade revelada, deu a luz a um bebê em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Alto de São Manoel, em Mossoró, na noite deste domingo (27).

O que chamou a atenção para o caso é que a jovem não sabia que estava grávida, de acordo com o médico e outros profissionais de saúde que fizeram o atendimento.

A paciente deu entrada na UPA por volta das 21h relatando dores lombares e suspeita de infecção urinária. Nos atendimentos clínicos, o médico solicitou exames que constataram que realmente havia uma infecção.

Segundo o médico plantonista Marcelo Duarte a paciente não mencionou gravidez, “nem apresentava barriga pra gente pensar nisso”, disse.

O parto começou quando a mulher entrou no banheiro para fazer a coleta de urina para mais um exame.

“Quando ela foi colher a urina, a equipe de enfermagem, muito eficiente, chamou toda equipe, chamou a gente. Quando a gente chegou a criança já estava saindo e graças a Deus deu tudo certo”, disse.
A mãe e a bebê, uma menina, foram levadas para uma cama, receberam os primeiros atendimentos no local e depois transferidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a Maternidade Almeida Castro. Pelas características da criança, o médico acredita que a bebê nasceu cerca de 35 semanas, prematura, e com cerca de 2 kg.

Segundo a técnica de enfermagem Ana Brasil, uma das profissionais que auxiliaram a mulher no parto, ela entrou no banheiro para acudir a paciente, ao ouvir um grito. Ela afirmou que encontrou a jovem sentada no vaso sanitário e a cabeça do bebê já estava aparecendo.

“Ela não esperava. E foi justamente isso que acalmou ela. Quando identifiquei o que era e já fui dizendo ‘parabéns é um bebê’. Ela já mudou o desespero, ficou feliz e bem espantada, porque ela não esperava mesmo. A gente viu que ela não sabia o que estava acontecendo”, disse a técnica.

Segundo a equipe da unidade, mãe e filha passam bem.

G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Apenas duas mulheres vão ser prefeitas de capitais em 2025

Fotos: Pedro França e Gilton Rosa

As prefeitas eleitas Emília Corrêa (Aracaju-SE), do PL, e Adriane Lopes (Campo Grande-MS), do PP, são as únicas mulheres que estarão à frente das administrações municipais entre todas as capitais brasileiras a partir de 2025. Elas venceram as eleições em segundo turno, neste domingo (27).

Outras seis candidatas chegaram à disputa em segundo turno em capitais: Rose Modesto (em Campo Grande), do União, Natália Bonavides (em Natal), do PT, Janad Valcari (em Palmas), do PL,  Maria do Rosário (em Porto Alegre), do PT, Cristina Graeml (em Curitiba), do PMB,  e Mariana Carvalho (em Porto Velho), do União. O número representa queda com relação a 2020, quando as candidatas em segundo turno eram 20.

Aumento

No primeiro turno, entre todos os municípios, 724 mulheres foram eleitas, o que representa 13% das cidades que resolveram a disputa em 6 de outubro. Em 2020, foram 663 as cidades que elegeram mulheres (12%).

Segundo levantamento da Consultoria-Geral da Câmara dos Deputados, o número de mulheres eleitas (incluindo prefeitas e vereadoras) em 2024 aumentou dois pontos percentuais em relação às eleições de 2020. Elas representam 17,92% dos eleitos este ano. Nas últimas eleições, foram 15,83%. Há quatro anos, das 58 mil vagas de vereador, 9,3 mil (ou 16,13%) foram de mulheres. Em 2024, das 58,3 mil vagas, 10,6 mil (18,24%) foram ocupadas por elas.

No ano de 2020, nenhuma mulher foi eleita nas capitais, enquanto nas cidades com mais de 200 mil habitantes, as elas venceram em oito: Suellen Silva (em Bauru-SP), do Patriota, Raquel Chini (em Praia Grande-SP), do PSDB, Raquel Lyra (em Caruaru-PE), do PSDB, Elisa Gonçalves (em Uberaba-MG), do Solidariedade, Elizabeth Silveira (em Ponta Grossa-PR), do PSD, Marília Campo (em Contagem-MG), do PT, Margarida Salomão (em Juiz de Fora – MG), do PT, e Paula Mascarenhas (em Pelotas – RS), do PSDB.

Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. Tá esquecendo de Nina Souza, o eleitor votou em Paulinho Freire e quem vai dá o nó é Nina.

  2. Muito bem!!!
    E pras outras candidatas do tipo da Natália Boavida do PT, arrumem a mala aêi.
    Kkkkkkkkkkkk.
    E os burrinhos adestrados, um fardo de capim tá bom de mais pra vcs.
    Kkkkkkkkkkkk.
    Tchau queridos!!
    Até nunca mais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Com vitória de Paulinho Freire, Carla Dickson assumirá vaga na Câmara dos Deputados

Foto: Reprodução

A suplente Carla Dickson se prepara para assumir o exercício do mandato do deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), que foi eleito prefeito de Natal após segundo turno neste domingo 27. Com 100% das urnas apuradas, Paulinho Freire obteve 222.661 votos, ou seja, 55,34% dos votos válidos. A segunda colocada, Natália Bonavides (PT), obteve 179.714 votos, ou seja, 44,66% dos votos válidos.

Ex-vereadora de Natal e esposa do ex-deputado estadual Albert Dickson, a médica oftalmologista Carla conquistou sua primeira suplência na Câmara dos Deputados em 2018. Em 2020, ela assumiu a cadeira após a nomeação do então deputado Fábio Faria como ministro das Comunicações no governo de Jair Bolsonaro (PL), onde permaneceu até o fim do mandato.

Já nas eleições de 2022, Carla Dickson novamente ficou na primeira suplência do partido União Brasil, e agora retornará ao posto de deputada federal com a eleição de Paulinho Freire como prefeito da capital potiguar.

Agora RN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Abstenção no segundo turno aumenta para 26% em Natal

Foto: Rogério Fernandes

A abstenção de eleitores natalenses voltou a crescer no segundo turno das eleições municipais. Cerca de 150 mil pessoas não foram às urnas votar neste domingo (27), representando 26% do eleitorado total.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), os números superaram o registro do primeiro turno, quando 145.176 eleitores não votaram, o que representou 25,22%, a maior taxa do Nordeste.

Vale ressaltar que dos 575.629 natalenses aptos a votarem, 425.565 compareceram às urnas. No Brasil, a ausência de eleitores chegou a 29,26%.

O maior índice foi registrado no estado de Goiás, com 34,43% de ausências. São Paulo também bateu recorde de abstenção, segundo confirmação do Tribunal Regional Eleitoral do estado: foram 31,42%.

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Tarcísio responderá juridicamente por declaração sobre PCC, diz Cármen

Foto: Luiz Roberto/TSE

A presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) afirmou na noite deste domingo (27.out.2024) que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), terá que responder juridicamente pelas declarações feitas sobre suposta orientação de voto em Guilherme Boulos (Psol) pelo PCC (Primeiro Comando da Capital).

Apesar de ter se referido a fala do governador, a ministra diz que o caso já foi judicializado e, portanto, ela não pode se manifestar sobre o assunto para além de sua declaração. Ela foi questionada acerca do tema depois de um pronunciamento na Corte Eleitoral.

“O que a Justiça Eleitoral faz é apenas dar cumprimento à lei. Quem pratica qualquer ilícito no dia da eleição, antes, ou depois, responde juridicamente. Será dada juridicamente”, afirmou.

Mais cedo neste domingo (27), Tarcísio deu uma declaração dizendo que a facção havia orientado voto no candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos, que acabou derrotado pelo adversário e atual prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), apoiado pelo governador do Estado.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. É bom que acuem ele, daí ele é obrigado a divulgar os áudios interceptados pela inteligência da polícia de SP. Ele deve estar achando péssimo… kkkkkkk

  2. Todos sabem que a esquerda vence todas eleições nos presídios, eleições pós eleições a esquerda é vitoriosa nos presídios Brasileiros.

  3. Simples: se ele disse baseado em informações verídicas, que as divulgue. Se disse com base em “vozes na sua cabeça”, deve responder. O fato é que uma coisa dessas dita momentos antes da eleição influencia muita gente, se for verdade, ótimo, mas se não for?

  4. Impressionante é que a esquerda só tem gente de caráter ilibado, cumpridor da lei, da moral e dos bons costumes. Ninguém da esquerda está sendo alvo do STF ou do TSE. Povo direito esse da esquerda…

  5. Começou a fritura do nosso candidato a presidência caso o Mito não possa disputar.
    O que é que tem o caba dizer que o pcc recomendou voto em Boulos?
    Todo mundo sabe que o pcc e esquerda são juntos e misturados ou não??
    Quem foi o campeão de votos nos presídios??
    Rapaz!!
    O Brasil tá difícil viu??
    Imoral.
    Em quanto não surgir um Buquelle aqui no Brasil, nós estamos fuffu.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Eleições 2024: fortalecimento da centro-direita dá o tom para 2026

Foto: Reprodução/ Instagram

Os resultados finais das Eleições Municipais de 2024 indicam que os partidos de centro-direita partem bem posicionados para as articulações visando o próximo pleito: o de 2026 para a presidência, Senado, Câmara e governos estaduais.

Os partidos que mais têm motivos para comemorar são PSD e MDB, os que mais conquistaram prefeituras, incluindo cinco capitais cada. Apesar de oficialmente estarem na base de apoio do governo Lula (PT), inclusive ocupando ministérios, as duas siglas pendem mais para a direita do que para a esquerda. Tanto que estiveram unidas na vitória mais importante desta eleição, a da capital paulista, onde Ricardo Nunes (MDB) levou a melhor sobre Guilherme Boulos (PSol), que era o candidato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Com participação tímida na campanha municipal, o presidente petista pode celebrar uma ligeira recuperação de seu partidos, que voltará a governar uma capital depois de quase 8 anos: Fortaleza, onde Evandro Leitão venceu (por bem pouco) o bolsonarista André Fernandes (PL).

Ao todo, porém, o PT termina a eleição com 252 prefeituras. Bem menos que as 885 do PSD, as 853 do MDB, as 746 do PP, as 583 do União Brasil. as 516 do PL e as 433 do Republicanos.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. A pessoa que é considerada como de centro, é o famoso “gillette”, ou seja, corta dos dois lados.

  2. O caminho do centro é sempre o meio pior. Usem a sabedoria e fujam dos extremos. Bolsonao, Rogério Marinho é Gleise Rofman, Fátima é o que tem de pior para o povo.

    1. Só pra alegrar teu dia , vou começar hoje a campanha contra todos de esquerda , a começar pelo PT.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Tarcísio avisa a aliados que desistiu de se filiar ao PL de Bolsonaro

Foto: Reprodução

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, avisou a aliados, nos bastidores, que desistiu de deixar o Republicanos para se filiar ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Até então, o governador paulista tinha sinalizado ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que se filiaria à sigla após as eleições municipais de 2024, concluídas no domingo (27/10).

Interlocutores de Tarcísio ouvidos pela coluna dizem que o governador deve continuar no Republicanos pelo menos até 2026, último ano de seu atual mandato à frente do Palácio dos Bandeirantes.

Em julho, Valdemar Costa Neto deu uma série de entrevistas anunciando a filiação de Tarcísio ao PL. O próprio Bolsonaro chegou a dizer que a migração do governador para a sigla estaria 90% acertada.

Igor Gadelha – Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Esses jumentos da esquerda vivem procurando OVNI, tentando criar tumulto e querendo fazer ninho nas coxas dos outros, calma rapaziada, vcs estão apenas no começo do fim, essa surra ainda vai doer muito, pode chorar sem lenço, cerveja e picanha, o nine ainda tem muito fumo para desmantelar o Brasil e consequentemente nós, criar narrativas, tentar dividir, não é o melhor, ainda vamos enfrentar muitas dificuldades, vcs deviam era estar repudiando o tarado do PT Wilmar, nem uma linha da boca de vcs, igual ao Silvio almeida, agora as metralhadoras de vcs estão viradas à ministra das mulheres com os mesmos motes, assédio e racismo, vão se cuidar e mande a cuidadora janja ajudar no banho do pilsntra.

  2. Tarcísio quer a cadeirinha. Surpresa zero. Palmas para ele que não permitirá que o imbroxavel fique elegível pq quer a cadeirinha. Torcendo por você apesar de ser chegado em uma chuva de bala.

    1. O bom é vc estar preocupada com isso, cuidado com os tarados silvio almeida e wilmar, eles deveriam amedrontar vcs, esse negócio de criar intrigas é coisa de quem não tem ocupação, vá ajudar Natália a continuar sorrindo.

  3. Ou seja…a criatura engoliu o criador…kkkkk
    Pq choras, Bozo?😭🤡😭
    🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

    1. Falou o gênio da análise política kkkkkkjkk baseado em vozes de sua cabeça…

    2. Calma ejaculação precoce.
      Você deveria se preocupar.
      Agora são 2 pra bater o nine.

    3. Não se preocupe, nós vamos entrar no seu jogo babaca de intrigas, dessas já basta as do PT.

    4. Fiasco da esquerda no segundo turno é novo alerta para governo Lula
      Campo progressista perdeu em cinco capitais e só venceu em Fortaleza; em Porto Alegre, eleitores tiveram mais medo do PT do que de uma nova enchente.😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭🫏🫏🫏🫏😵‍💫😵‍💫😵‍💫😵‍💫💩💩💩👺👺

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições

Abstenção em 2º turno foi de 29,3%, perdendo apenas para a da pandemia

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A votação do segundo turno neste ano teve 29,3% de abstenções, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O índice só é menor que o das eleições municipais de 2020, quando o Brasil, em meio à pandemia de Covid, teve 29,5% de eleitores ausentes na segunda rodada, o maior índice desde 1996.

Já no primeiro turno houve uma pequena queda na abstenção em relação a 2020, o que representou a quebra de um movimento ascendente desde 2004. Na disputa atual, 21,7% dos eleitores aptos a votar não comparecem às urnas. Em 2020, foram 23,1%.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: “Direita não tem dono, mas tem grande líder”, diz Rogério Marinho

O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), disse que um dos recados que as urnas trouxeram para o país em 2024 é que o campo ideológico da direita não tem dono, mas sim um grande líder. Para ele, trata-se do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“O PL saiu de patamar de 11º partido mais votado no país para 1º e não foi por acaso. A maior liderança de direita do Brasil é Bolsonaro. Nosso dilema, como espectro ideológico, é a pluralidade de alternativas. A direita não tem dono, tem líderes, e o maior deles é Bolsonaro“, disse em entrevista ao Poder360 neste domingo (27.out.2024).

Marinho fazia referência ao aumento de outros partidos de centro-direita nestas eleições. Mas considerou que em todos os quesitos foi o PL que saiu ungido como o partido de direita de fato no país.

“Há nitidez ideológica no PL. O eleitor brasileiro busca vínculo com um partido com o viés de direita conservadora. Existem outros partidos de centro-direita que buscam identificação com esse viés mais forte. Mas o PL foi quem conseguiu“, disse.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. Grande líder, um inelegível. Não teremos o desprazer de ter esse líder em nenhum cargo político até 2030.

    1. Homi vc tá de luto é assim vai ficar muito tempo, quer um modess para as lágrimas, para a sua falta de neurônios não existe remédio.

    2. Chora, babão! Você ainda tá por aqui? Qual é o seu comentário sobre a derrota da esquerda, em especial, a BOAVIDA? 😭😭😭😭

  2. Que Deus nos livre de Rogério Marinho que trabalhou ativamente pela retirada de direitos trabalhistas. Que o trabalhador entenda que esse homem não está do lado dele.

    1. Se não faz as correções que vc critica, vc não estava trabalhando hoje!

    2. Qual direito trabalhista foi tirado?
      Kkkkkk.
      As suas narrativas já não valem mais nada.
      Perdeu mané!!

    3. Cara amiga da fumaça, quero lembrar que os direitos trabalhistas estão preservados e muitos não podem ser modificados, o que estou achando que é você pertence a algum sindicato que deixou de mamar com a nova legislação.

  3. Ouvi falar que viram o Bolsonaro disparado na carreira pra dentro da embaixada da Hungria (onde já deixou o colchão pronto desde a vez passada) depois que o candidato dele tomou uma sapecada em Goiânia…
    Que líder covarde!
    Pópópópópóóóóó…
    🐔🐔🐔🐔🐔🐔🐔🐔

    1. Para vc só posso mandar modess de Natália, fatao do gd usa panos, aí não é higiênico, pode chorar.

    2. Essa jumentada não se emenda. Só ganharam em uma capital, com menos de 1% e ainda ficam cagando goma. Vão chorar a derrota, canalhas!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *