Política

Expulso do DEM, Rodrigo Maia se oferece para ajudar Lula em 2022

Foto: Marcos Alves/Agência O Globo e Amanda Perboelli/Reuters

O ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia se ofereceu para colaborar com o programa de governo e nas articulações da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República em 2022.

Os dois tiveram uma conversa fechada no Palácio da Cidade, sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, na última sexta-feira (11), da qual também participaram o prefeito, Eduardo Paes (PSD), e a presidente do PT Gleisi Hoffman.

Maia foi expulso ontem do DEM após desentendimentos públicos com o presidente do partido, ACM Neto. Ele deve se filiar ao PSD que já abrigou Paes. Por ter sido expulso, o deputado federal não perde o mandato.

Na conversa de 20 minutos com Lula, Maia disse que poderia ajudar a fazer a interlocução de sua campanha com políticos e setores da sociedade que hoje rejeitam o PT, em razão do histórico de escândalos e problemas econômicos dos últimos anos de governo do partido. Também se ofereceu para organizar debates e discutir soluções para a crise provocada pela pandemia da Covid-19.

Aliados dizem que o ex-presidente considera o apoio estratégico para trazer o apoio de eleitores de centro, e vai trabalhar para incorporar Maia ao time. Especula-se, no entorno de Lula, que Maia deseje uma vaga de vice na chapa petista.

Por enquanto, porém, não há discussões a respeito, uma vez que o presidente do PSD, Gilberto Kassab, defende publicamente a candidatura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para o Palácio do Planalto.

Lula, por sua vez, procura um empresário para compor a chapa. Seu preferido é Josué Alencar, dono da Coteminas e filho do ex-vice de Lula, José Alencar, morto em 2011.

Depois da conversa a portas fechadas, Maia se juntou a secretários de Paes para participar do almoço que o prefeito do Rio ofereceu a Lula e sua comitiva. Não houve registro fotográfico e nem declarações públicas dos dois a respeito do encontro. Procurado, Maia também não comentou a conversa com Lula.

Blog Malu Gaspar – O Globo

Opinião dos leitores

  1. Esse Rodrigo Maia,Alcunha “Botafogo”, nas planilhas da Odebrescht,quase nao se elege Deputado Federal na ultima eleição,ainda fala em “ajudar” o Adestrador de Jumentos de se eleger….rssssssssss

  2. Uma dupla perfeita. Esta cada vez mais fácil identificar quem é quem na política brasileira. De um lado, os patriotas, honestos, trabalhadores, família, bem intencionados. Do outro, os vagabundos, ladrões, preguiçosos, canalhas, incompetentes, mal intencionados, autoritários, supressores de direitos e liberdades, drogados, pervertidos e criminosos de toda espécie. Até o linguajar chulo e desrespeitoso serve para separar o joio do trigo.

  3. Segurou como pôde os pedidos de impeachment,atendendo a alguem.Claro deixou o outro sangrar,apodrecer,vai cair como uma manga.

  4. Deve querer juntar as moedinhas que caírem, dos sacos, das cuecas, das malas e das caixas de vinhos e whisky que transportarem os bilhões. Deverá ser a mesma função do ministro do meio ambiente e do líder do governo bolsonaro flagrados com o dinheiro das corrupção. Ô país pra ter bandidos, só tentar uma terceira via, mas aí tem que ser um cara honesto, capacidade administrativa e serenidade nas decisões, o país precisa de paz.

    1. O primeiro chegou a cumprir pena. O outro impichado.
      Para pagar de legalista são tão inocentes quanto Maia e Calheiros.

    1. Tenho diversos amigos militantes do PT, me recordo, quando falavam dos DEMOCRATAS, vixe, torcia a boca e ficavam escolarizados, nunca nos vamos nos unir aos DEMONIOS, o que a necessidade não faz.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Idosa sobrevive após ser derrubada e atropelada por carreta em MT

Uma idosa de 68 anos sobreviveu após ser derrubada e atropelada por uma carreta, no Bairro Jardim Tropical, em Canarana, a 838 km de Cuiabá. Realda Maria Calvi sofreu lesões pelo corpo devido à queda ocorrida na quarta-feira (5).

Imagens de uma câmera de segurança mostram a vítima caminhando em frente ao veículo que, a princípio, estava estacionado. Em seguida, o motorista começa a sair com a carreta e passa por cima dela.

Após o acidente, o condutor deixa o local sem prestar socorro à vítima. No entanto, após analisar as imagens, a Polícia Militar acredita que ele não tenha visto a idosa.

Atualmente, Realda está internada no Hospital Regional de Água Boa. Segundo familiares, ela enfrenta um câncer de mama e faz uso de bolsa de colostomia.

g1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PAPO DE FOGÃO: Confira as receitas de Filé de pescada amarela e crosta de alho com arroz de cuxá e purê de abóbora; e mix de brusquetas

FILÉ DE PESCADA AMARELA EM CROSTA DE ALHO COM ARROZ DE CUXÁ E PURÊ DE ABÓBORA

Ingredientes:
2 filés de pescada amarela de 180 g
Sal e pimenta do reino a gosto

Crosta de alho:
2 dentes de alho
30g de farinha panko
20g de manteiga

Arroz de cuxá:
3 maços de vinagreira
200g de camarão seco sem pele e dessalgado
3 xícaras de chá de arroz branco cozido
100g de cebola picada
1 dente de alho
2 und de tomates picado
100g Gergelim branco torrado e moído
1L de leite de coco
Sal e pimenta do reino em grão

Purê de abóbora:
600g de abóbora
200 ml de leite de coco
Sal e pimenta do reino

Modo de preparo:
Arroz de Cuxá:
Corte as vinagreiras em tiras finas.
Em uma panela aquecida, em fogo médio, com azeite coloque a cebola, o alho, o camarão e deixe refogar por 5 minutos.
Junte as folhas de vinagreira e em seguida o leite de coco.
Deixe cozinhar um pouco e adicione o tomate.
Misture tudo com o arroz cozido e por último o gergelim torrado.

Purê de abóbora:
Corte as abóboras e coloque para assar;
Passe na peneira e em seguida leve ao fogo com um pouco de leite de coco.

Filé de pescada amarela
Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
Em uma frigideira coloque um fio de azeite e coloque os pedaços do peixe.
Sele dos dois lados.
Leve ao forno pré-aquecido por 5 a 8 minutos.
Retire do forno, coloque a farinha panko sobre o peixe e leve ao forno novamente por 3 minutos.
Retire do forno e sirva em seguida.

Crosta de alho:
Coloque manteiga em uma frigideira, uma colher de sobremesa de alho picado e frite um pouco, em fogo baixo.
Coloque a farinha panko e misture bem.

Tempo de preparo: 20min
Tempo de cozimento: 25min

DICA RÁPIDA

MIX DE BRUSQUETAS

Ingredientes:
3 fatias grandes de pão italiano ou de fermentação natural
Folhas de rúcula
Molho pomodoro
Folhas de manjericão
12 tomates cerejas coloridos
Queijo parmesão ralado no grosso
6 camarões limpos
Azeite e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Coloque sobre as fatias de pão um pouco de azeite e sele em uma frigideira bem quente.
Quando estiver dourado, coloque o azeite do outro lado, vire as fatias de pão e sele do outro lado.
Tempere os camarões com sal e pimenta do reino a gosto e, na mesma frigideira, sele os camarões dos dois lados.
Corte os tomates cereja ao meio
Coloque o molho pomodoro sobre as fatias de pão.

Montagens
Brusqueta de camarão: Coloque os camarões sobre o pão, folhas de manjericão, queijo parmesão e azeite.

Brusqueta mix de tomates: Coloque 4 tomates coloridos sobre a fatia de pão, folhas de manjericão, o queijo ralado e azeite.

Brusqueta com rúcula:
Coloque 4 tomates coloridos sobre a fatia de pão, folhas de rúcula, o queijo ralado e azeite.

Tempo de preparo: 15min
Tempo de cozimento: 10min

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] O BARCOU ENTROU ÁGUA GERAL: Paulinho da Força diz que não tem mais como defender Lula

O deputado federal Paulinho da Força (SP), presidente nacional do Solidariedade, se tornou mais um chefe de partido da base de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a abrir fogo contra o governo.

Em vídeo publicado no sábado, 8, o dirigente criticou a recomendação do presidente para que, diante da alta nos preços de alimentos, os cidadãos deixem de comprar itens que estão caros no supermercado. “Não dá para por a culpa no povo. A culpa da inflação é do presidente da República. Se está ruim, demite seu ministro da Economia. Manda o Fernando Haddad embora e põe alguém [no cargo] que possa tocar a economia. Se você [Lula] pensa que a economia está boa, vai lá no mercado ver o preço dos alimentos”, disse Paulinho.

O próprio autor da crítica citou sua relação com o presidente. “Muitas vezes estive ao seu lado. Inclusive, o Solidariedade foi o primeiro partido a te apoiar na última eleição. E agora, você está virando as costas para o povo brasileiro?”, questionou.

Com informações de IstoÉ

Opinião dos leitores

  1. Governo atual não sabe fazer outra coisa no campo econômico (a mãe de todos os campos) do que gastar mais do que arrecada e aumentar crédito (endividamento). Isso com aquela discurso vagabundo de elite-que-não-quer-que-pobre- consuma. Modelo se esgotou. Os parasitas não querem que o o hospedeiro morra, vão trata de ‘corrgir’ o sistema.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prova para residência médica em psiquiatria para o Hospital João Machado é cancelada pela 2ª vez em menos de um mês

Foto: Sesap

A prova para residência médica em psiquiatria para o Hospital João Machado que seria realizada na manhã deste domingo (9) foi cancelada, desta vez, por decisão da Justiça. Candidatos que participam do processo seletivo organizado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN) entraram em contato com o BLOGDOBG bastante chateados com a situação.

Foi a 2ª vez em menos de um mês que a prova é cancelada. A primeira prova foi realizada em 12 de janeiro, mas foi determinada a reaplicação do exame no dia 9 de fevereiro de 2025 após a publicação de um novo edital no dia 1º de fevereiro, incluindo reserva de vagas para pessoas com deficiência.

No entanto, uma das candidatas acionou a Justiça, alegando que “a fixação de prazo exíguo para a reaplicação da prova afronta os princípios da isonomia e da segurança jurídica, uma vez que inviabiliza a participação de candidatos que necessitem de deslocamento ou que se encontrem fora do país, como é o seu caso”.

Outra alegação feita é que a inclusão de vaga para pessoa com deficiência extrapola o limite legal de 20%, conforme a lei. “Uma vaga para PCD em um certame com 3 vagas totais equivale a 33,33%, ultrapassando o limite máximo de 20% para reserva de vagas a candidatos com deficiência em concursos públicos”, diz a liminar assinada pela Desembargadora Sandra Elali, que manteve válido o resultado das provas realizadas no dia 12 de janeiro de 2025 até a decisão final do processo.

Opinião dos leitores

  1. Estão conseguindo acabar com o país.Correto seria massificar o ensino básico e fundamental de qualidade ,e não essa política de cotas que cobre um santo e descobre outro!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Divulgadas imagens da agressão do policial rodoviário federal a duas crianças em Mossoró

Foram divulgadas imagens do policial rodoviário federal (PRF) que durante sua folga agrediu duas crianças, de 12 e 14 anos, no condomínio onde residem, em Mossoró. O caso aconteceu em 18 de janeiro e está sendo investigado pela Polícia Civil e pela Corregedoria da PRF. O policial está afastado de suas funções. As imagens foram divulgadas pelo Blog de Gustavo Negreiros.

Uma das vítimas já havia sido agredida anteriormente pelo mesmo homem. As mães dos meninos relataram que os filhos foram atacados enquanto jogavam futebol na área de lazer do condomínio. O menino de 12 anos recebeu socos e chutes, sofrendo lesões na cabeça e na perna, enquanto o de 14 anos foi atingido no rosto, resultando em ferimentos e um sangramento persistente no nariz. Segundo uma das mães, o PRF, que também é instrutor de jiu-jitsu, afirmou que nada aconteceria com ele devido ao seu “alto nível de patente”.

De acordo com Isabellyta Carlos de Sousa, mãe do menino de 12 anos, esta não foi a primeira vez que o policial agrediu seu filho. Na ocasião anterior, ela decidiu não registrar queixa, acreditando que o problema havia sido solucionado. Em ambas as situações, a agressão teria sido motivada pela relação do filho dela com o filho do policial, de 9 anos.

Isabellyta relatou que, após a nova agressão, encontrou o PRF tentando justificar suas ações. “A outra criança estava sangrando muito, com o nariz e a boca machucados, e meu filho estava escondido na portaria, assustado”, disse.

A mãe do menino de 14 anos também expressou temor: “Meu filho ficou muito machucado. Até hoje o nariz sangra. Estamos com medo. Quando encontrei o policial, ele me perguntou: ‘Você é mãe do cara que eu peguei?’”.

O PRF teria ainda acusado os meninos de ameaçarem seu filho com um canivete, alegação negada pelas mães, que afirmaram que os jovens não portavam nenhuma arma.

Investigação e afastamento

A Polícia Civil de Mossoró abriu investigação e o policial assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), reconhecendo a prática de uma infração de menor potencial ofensivo, sendo liberado em seguida.

Já a Polícia Rodoviária Federal informou que a Corregedoria da instituição instaurou um procedimento investigativo e afastou o policial de suas atividades. “As informações reunidas pela Corregedoria servirão de subsídios para a apuração correcional. No âmbito criminal, a apuração compete à Polícia Civil/RN”, disse a PRF em nota.

As crianças, segundo as mães, seguem assustadas com o ocorrido, enquanto testemunhas e envolvidos estão sendo ouvidos pelas autoridades.

Com informações de Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Basta passar numa prova de marcar que é possível se tornar policial. E a índole da pessoa? Policiais deveriam ser reavaliados psicologicamente com uma frequência grande. Para sua própria proteção e da população. Mas isso nunca vai acontecer.

  2. Se vivêssemos em um lais sério, que valoriza a vida e protege suas crianças e adolescentes, esse meliante estaria preso preventivamente.

    E se essas crianças tivesses pais de verdade, sabe Deus o que teria acontecido.

  3. Espero mesmo que esse caso tome uma repercussão grande, para o imbecil desse agente, que diz que devido a alta patente dele nada aconteceria, possa ser expulso da PRF. Se esse agente tomou essa atitude contra duas crianças indefesas, imagine o que ele não faria em uma ocorrência, totalmente despreparado, a gloriosa PRF não merece um acéfalo como esse na corporação!

  4. Esse aí precisa ter a sua ida para o inferno, acelerada. Bater em crianças, filho dos outros cabe sim, essa antecipação. Mas, como nada aconteceu com IVÊNIO Hermes, a moda pegou!

  5. A mesma coisa aconteceu com o ex PRF, o esquerdista Ivênio Hermes. Sorte que as crianças (moravam vizinhas) não foram atingidas. A família teve que mudar-se.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo do RN se mantém acima do limite máximo da Lei de Responsabilidade Fiscal e quer arrecadar mais

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Entre os desafios do governo Fátima Bezerra (PT) neste penúltimo ano de mandato está a contenção de gastos com pessoal, ativos e inativos, que já compromete 57,56% da Receita Corrente Líquida (RCL) do Estado, conforme o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) publicado em 30 de janeiro no Diário Oficial do Estado (DOE), referente ao terceiro e último quadrimestre de 2024. Ou seja, a folha de pessoal está 8,56 pontos percentuais acima do limite máximo de 49% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (101/2000).

Para chegar ao percentual máximo estabelecido na LRF, o Estado precisaria reduzir em R$ 1,475 bilhão os gastos com salários de servidores públicos, que chegaram a R$ 9,92 bilhões no ano passado, enquanto o limite máximo era de R$ 8,44 bilhões, calculado em cima de uma RCE – Receita Corrente Líquida – ajustada com essa finalidade em R$ 17,23 bilhões, sendo que a receita realizada foi de R$ 21,44 bilhões.

O governo do Estado trabalha com uma redução do comprometimento da folha de pessoal para 52,90% da Receita Líquida no exercício financeiro de 2025, cujo orçamento geral prevê uma receita de R$ 23 bilhões e uma despesa de pessoal entre todos os Poderes – Executivo, Legislativo, Judiciário e órgãos autônomos da ordem de R$ 15,956 bilhões.

Em 3 de janeiro, a chefe do Executivo já havia sancionado a lei nº 777/2025 com a finalidade de conter os gastos públicos, limitando o crescimento da despesa bruta de pessoal, descontadas as implantações por decisão judicial e as obrigações patronais do regime próprio, a 80% crescimento da receita corrente líquida.

Em 2019, no primeiro ano de da governadora Fátima Bezerra, 60,56% da receita corrente líquida destinava-se aos gastos com pessoal. Em 2022, resultado de uma série de medidas de austeridade adotadas pela gestão, havia reduzido para 53,37% esse comprometimento.

Mas, em 2023, volta a subir e chega a 56,94%, segundo o governo do Estado, fruto do efeito direto da Lei Complementar federal nº 194/2022, que reduziu o ICMS dos estados para 18% nos combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo.

Já em dezembro do ano passado o governo do Estado conseguiu aprovar, na Assembleia Legislativa, a lei que elevou de 18% para 20% a alíquota de ICMS.

Naquela ocasião, o secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier defendia que “é preciso conter gastos, mas não se faz isso reduzindo a receita, reduzindo o ritmo da receita, não vai fazer com que esse quadro se transforme”.

Carlos Xavier, o “Cadu”, já contava como a elevação do ICMS para “poder repor o poder de arrecadação que tinha até 2022 e conter crescimento da folha”.

A reportagem da Tribuna do Norte tentou ouvir o governo sobre as medidas adotadas, mas não obteve retorno.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Idema e Caern emitem nota de esclarecimento sobre esgotos na Praia de Ponta Negra

Após reportagem do Blog do Dina, reproduzida pelo BLOGDOBG (leia aqui), o Idema e a Caern divulgaram uma nota de esclarecimento sobre os esgotos na Praia de Ponta Negra.

Leia a íntegra abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) e da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) esclarecem informações veiculadas na imprensa local, a respeito da conduta dos órgãos de Meio Ambiente estaduais.

As publicações fazem referências a uma ação civil pública de 2021, que trata de obrigações relacionadas ao sistema de esgotamento sanitário gerido pela Caern.

Contudo, é importante destacar que o extravasamento de galerias de drenagem, ocorrido na área de Ponta Negra após as fortes chuvas da última semana, não possui relação com o sistema de esgotamento sanitário. O problema em questão está vinculado às galerias de drenagem pluvial, cuja gestão é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Natal.

A Caern tem cumprido rigorosamente suas obrigações legais e técnicas, conforme descrito no Procedimento Administrativo – 34.23.2106.0000154/2021-97, realizando monitoramentos constantes e fornecendo relatórios técnicos detalhados acerca do funcionamento do sistema de esgotamento sanitário.

Ressaltamos que o papel da Caern na questão ambiental de Ponta Negra é essencialmente técnico e voltado para a regularização e manutenção do sistema de esgotamento sanitário, conforme previsto em lei. E tem atuado diariamente na manutenção do sistema e que está funcionando normalmente, com tratamento acontecendo na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da Rota do Sol.

A alegação de que a Caern está sendo “poupada” por parte do Ministério Público carece de fundamento. O foco técnico atribuído à companhia reflete seu papel institucional e sua responsabilidade específica no contexto das investigações, que se diferenciam das competências municipais. A Caern segue sendo fiscalizada e acompanhada pelos órgãos de controle.

Por fim, o Idema e a Caern permanecem à disposição para prestar qualquer esclarecimento à sociedade e reafirmam seu compromisso com a proteção ambiental e a qualidade de vida da população potiguar.

Assessoria de Comunicação do Idema e da Caern

Opinião dos leitores

  1. Se a CAERN fosse uma empresa privada o Ministério Público já teria aplicado uma multa de milhões de reais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Crime organizado movimenta R$ 146,8 bilhões em produtos lícitos ao ano

Reprodução

O crime organizado fatura por ano, no Brasil, ao menos R$ 146,8 bilhões em mercadorias lícitas. São produtos consumidos por boa parte da população, como combustíveis e lubrificantes, bebidas, ouro e tabaco. O montante faturado equivale a três vezes e meia o orçamento anual do Ministério da Educação (MEC). O valor foi estimado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e repassado, em primeira mão, ao Metrópoles.

O documento foi batizado de Follow the products – rastreamento de produtos e enfrentamento ao crime organizado no Brasil. O texto apresenta análise da atuação de grupos criminosos nos quatro mercados descritos e também traça ideias para conter o avanço do crime. Os pesquisadores consultaram várias bases de dados, como operações da Polícia Federal (PF), relatórios de instituições acadêmicas, representações setoriais, institutos de pesquisa, organizações da sociedade civil e da imprensa, por exemplo.

A estimativa apresentada no estudo do FBSP é a de que o crime organizado fature R$ 348,1 bilhões ao ano em três grupos – o que envolve combustíveis e lubrificantes, bebidas, ouro e tabaco é o segundo maior, representando 42,1% do total ou R$ 146,8 bilhões em números absolutos, em 2023. O que lidera o ranking é o de celulares e golpes virtuais (R$ 186,1 bilhões). O tráfico de cocaína aparece na lanterna, com R$ 15,2 bilhões. Os montantes referentes aos dois últimos são de 2022.

A infiltração do crime na economia aparece quando analisamos outro dado. Os produtos movimentados por essas organizações fraudulentas já representam fatia de 14,7% no conjunto dos mercados de combustíveis e lubrificantes, bebidas, ouro e tabaco.

Coordenador do estudo, Nívio Nascimento ressalva que as cifras podem ser muito maiores do que as apontadas pelos pesquisadores. “A gente fez uma estimativa metodologicamente bem desafiadora, porque é difícil medir esses mercados ilícitos, mas mostrando que estimativas bem conservadoras trazem um valor de mercados ilícitos associados expressivo”, pondera.

O FBSP afirma que a atuação do crime organizado nos quatro mercados está associada às práticas de contrabando, descaminho, falsificação, adulteração, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

STF tende a barrar eventuais mudanças na Lei da Ficha Limpa

Rosinei Coutinho/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) tende a barrar eventuais mudanças que possam ser aprovadas no Congresso Nacional para flexibilizar a Lei da Ficha Limpa e, consequentemente, diminuir o prazo de inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Já considerando certa a judicialização das possíveis alterações na legislação, ministros da Corte veem pouca chance de Bolsonaro reverter sua situação para disputar as eleições de 2026.

Uma ala do tribunal entende que a medida seria inconstitucional, por violar o chamado “princípio da proibição de proteção deficiente” em relação à moralidade e à integridade das eleições.

Isso significa que, se o prazo de oito anos de inelegibilidade para os “fichas-sujas”, válido hoje, é o que assegura que as eleições respeitem a moralidade e a probidade, um período menor poderia colocar essa garantia em risco.

Não fosse isso, a redução do prazo para dois anos — como propõe o projeto de lei do deputado Bibo Nunes (PL-RS) — não poderia retroagir para condenações passadas, apenas para futuras. Dessa forma, Bolsonaro não seria beneficiado.

Outro ponto levantado por magistrados da Corte é o de que, se ficar comprovado que a aprovação do projeto foi fruto de uma articulação política específica para livrar Bolsonaro, estaria caracterizado o desvio de finalidade.

Os ministros também apostam no diálogo institucional com os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para convencê-los a travar o avanço da proposta.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Tenho uma opinião própria a respeito do ministros do Supremo Tribunal Federal, porém, não posso expressar pra não descumprir as regras da “democracia relativa”.

    1. Essa lei só afeta quem é de direita. Lula e Dilma são grandes exemplos disso. Cassada, “inelegível” por 8 anos, já foi candidata e tá aí com seu belo salario, Lula presidindo o país, após ser condenado em terceira instância.

  2. Reverter a inelegibilidade de um presidente por causa de uma reunião com embaixadores, que era uma prerrogativa do presidente, é “inconstitucional”. Diz o mesmo tribunal que descondenou um chefe de quadrilha condenado em 3 instâncias. No fim, condenados estamos nós brasileiros.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Pedidos de seguro-desemprego superam pandemia e têm maior nível desde 2016

Aloisio Mauricio/Foto Arena/Estadão Conteúdo – 13.jan.2025

O número de pedidos de seguro-desemprego fechou 2024 em alta e atingiu o maior nível em oito anos. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, foram 7,44 milhões de requisições registradas no país no ano passado. O número representa um aumento de 4% em relação a 2023, que teve 7,16 milhões de solicitações.

O acumulado do ano passado é o maior desde 2016, quando o benefício foi solicitado por 7,56 milhões de pessoas, conforme o Painel de Informações do Seguro-Desemprego, do Ministério do Trabalho e Emprego, superando também o período da pandemia de Covid-19.

No auge da pandemia, em 2020, foram 6,78 milhões de requerimentos. Já 2021 e 2022 registraram 6 milhões e 6,68 milhões, respectivamente.

A evolução atual faz parte da movimentação das vagas de emprego, de acordo com o ministério, que credita o aumento à rotatividade do mercado de trabalho. Isso por que, com mais trabalhadores com carteira assinada, o número de pessoas habilitadas a solicitar o seguro-desemprego também aumenta.

O Brasil atingiu, em 2024, uma taxa anual de desocupação de 6,6%, a menor da série histórica do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), iniciada em 2012.

Segundo os dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), o número de brasileiros desempregados em 2024 chegou a 7,4 milhões — 1,1 milhão a menos do que em 2023. Já a taxa anual de informalidade passou de 39,2% em 2023 para 39,0% em 2024.

Para o economista Hugo Garbe, professor da Universidade Mackenzie, o mercado de trabalho está aquecido, com mais admissões e demissões sem justa causa, o que garante o direito ao benefício.

“Nós tivemos o que a gente chama de desemprego friccional. Como a economia acabou ficando mais aquecida depois do pós-pandemia, grande parte dessas pessoas mudou de emprego. Então o desemprego continua baixo. É muito mais uma migração de emprego do que essencialmente desemprego”, afirma o professor de economia.

Leia mais

R7

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *