Geral

Falta de mobilização social para ato com Lula no 8/1 preocupa Planalto e PT

Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

Uma baixa presença de movimentos sociais nos atos do 8 de Janeiro na próxima quarta-feira (8) preocupa o Planalto e o PT. O governo Lula (PT) pretende fazer um grande evento. Só no Planalto estão programadas três cerimônias com a presença dos outros Poderes, seguidas por um ato público na praça dos Três Poderes, à frente do Palácio, onde também é esperada mobilização social.

Mas, até agora, não há promessa de grande participação. O PT e movimentos sociais, como centrais de trabalhadores, têm tentado conquistar a base e militantes para encher o evento.

Apoiadores falam em dia útil e temor de violência. O Planalto, por sua vez, diz que o ato é voltado às lideranças e não é um evento de massa, enquanto articuladores do PT afirmam que ação será “animada”.

Dificuldade de mobilização

Membros do governo e petistas já assumem que não deverá ter grande participação social. Governistas e petistas têm enviado convites e imagens em grupo chamando as pessoas “com suas famílias” para o ato. Lula, por exemplo, cobrou a presença de todos os ministros, o que fez com que alguns interrompessem as férias no meio.

A resposta não tem sido como a esperada. Os partidos da base e movimentos, como MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e CUT (Central Única dos Trabalhadores), entraram em campo para convocar seus militantes e conseguir meios de transporte. Isso inclui estados e cidades mais próximos, como Goiás, com aluguel de ônibus e vans para levar os interessados a Brasília.

Como Lula vai, a presença de um público relevante é crucial. No pontapé da segunda metade do mandato, batendo às portas de 2026, é uma avaliação unânime de que não é possível fazer um ato público, com convocação de filiados e militantes, que não fique cheio.

Este foi o ato que o governo chamou para si. No ano passado, quando marcou um ano da depredação, houve um evento mais simbólico, promovido pelo Congresso Nacional, com a presença dos três Poderes. Mesmo sendo figura central, Lula participou como convidado. Agora, será o anfitrião.

Há um trauma do 1º de Maio. No ano passado, Lula ficou extremamente irritado com o PT paulista, quando viu que o tradicional comício trabalhista em São Paulo, que marcaria um pontapé não oficial da candidatura do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) à prefeitura, estava esvaziado.

UOL

Opinião dos leitores

  1. A mortadela vai dar no meio da canela.
    Kkkkkkkk.
    Vai sobrar…
    Não tem quem consuma mas essa picanha.
    Kkkk.

  2. O ato que está sendo organizado pelos PTRALHAS será um fracasso assim como está sendo o seu desgoverno.

  3. É só distribuir pão com mortadela vencida que os morta-fomes comparecem. Aproveita e põe o exército pra servir os que comparecerem ao ato.

  4. Simples. A ‘narrativa’ (ô palavra besta) do golpe sem armas não saiu da bolha dos chavistas alucinados. Não colou

  5. É só distribuir PÃO COM MORTADELA que a comitiva de Jerico vai atrás ! Povo alienado , analfabeto e oligofrênico merece ser escravizado e látego no lombo pra rinchar até a próxima eleições !

    1. Pagem um
      Lanche, deem um bônus e um chapéu de palhaço que lotará. Lula só é popular com os ministros. Manda ele fazer um passei na rua

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Após dois anos, STF condenou 371 denunciados pelo 8/1; cinco foram absolvidos

Foto: Reprodução

Dois anos após os ataques contra as sedes dos Três Poderes em Brasília, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou 371 réus com penas de prisão. Além disso, cinco pessoas foram absolvidas e outras 552 instruções ainda estão em andamento.

Os dados fazem parte de um balanço divulgado pelo STF sobre o evento, que completa dois anos nesta quarta (8). Os números levam em consideração o período de 8 de janeiro de 2023 a 7 de janeiro de 2025, intervalo em que foram instaurados 15 inquéritos.

De acordo com a Suprema Corte, dentre as condenações, 225 são por crimes graves, como tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa armada e deterioração de patrimônio tombado. As penas para esses crimes variam de três a 17 anos de prisão.

Outras 146 condenações são por crimes simples, como incitação e associação criminosa. Nesses casos, os réus devem cumprir medidas como uso de tornozeleira eletrônica e serviços à comunidade. Além disso, ficam proibidos de usar redes sociais e viajar sem autorização judicial.

Acordos

Até esta semana, o STF firmou 527 acordos de não persecução penal mediante multa. As medidas podem ser aplicadas para crimes cometidos sem violência ou grave ameaça, desde que o investigado confesse o crime e aceite cumprir medidas.

O valor arrecadado com as multas é de mais de R$ 1,7 milhão. Além disso, os acusados devem prestar 150 horas de serviço comunitário e não podem manter perfis em redes sociais. Eles também devem frequentar um curso sobre o funcionamento da democracia, oferecido pelo Ministério Público Federal (MPF).

Foragidos

Segundo o STF, 122 pessoas suspeitas de participação nos ataques ainda são consideradas foragidas.

Do total, 61 estavam sendo monitoradas por tornozeleira eletrônica, mas deixaram o país após romperem o aparelho. Elas já são alvo de medidas para pedido de extradição junto a autoridades estrangeiras.

Ato do Executivo

Nesta quarta, o Palácio do Planalto realiza uma cerimônia em memória aos dois anos dos atos antidemocráticos.

Segundo o Planalto, o ato é simbólico e terá participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de outras autoridades. Foram convidados ministros do Executivo, membros do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).

O evento será marcado pela entrega das obras de arte restauradas após os ataques. Depois, as autoridades reunirão no Salão Nobre do Palácio do Planalto. Ainda deve ser realizado o chamado “Abraço da Democracia”, na Praça dos Três Poderes.

Fonte: CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeito de Natal reúne secretários e cobra redução de 20% nas despesas

Foto: Cláudio Oliveira

O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), está reunido na manhã de hoje (8) com todo o seu secretariado para apresentar as diretrizes iniciais de sua gestão. No encontro, que acontece na sede da Prefeitura, o gestor destaca a importância da transparência, do equilíbrio fiscal e da eficiência nos serviços públicos, especialmente nos primeiros 100 dias de administração e determinou que os secretários adotem medidas para reduzir, ao menos, 20% das despesas.

“Estamos apresentando as diretrizes que mostramos durante a campanha, com foco na transparência e no atendimento à população. Queremos que os serviços cheguem a quem mais precisa. Nesses primeiros 100 dias, cada secretaria deverá fazer uma análise completa da sua situação e reduzir seus contratos em, pelo menos, 20% para gerar economia e possibilitar mais investimentos próprios, sem depender apenas de emendas ou recursos federais”, afirmou o prefeito.

Paulinho Freire também destacou o compromisso com o equilíbrio fiscal e anunciou medidas para modernizar o funcionamento da administração municipal.

O prefeito reforçou que cada secretaria será responsável por apresentar estratégias concretas para solucionar demandas prioritárias, como a fila de espera nas creches e a manutenção de lagoas de captação para evitar alagamentos.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Arena recebe visita do pentacampeão mundial Edmílson

Foto: Divulgação

O pentacampeão mundial de 2002, Edmílson, visitou na tarde de ontem (08/01) a Casa de Apostas Arena das Dunas. Na ocasião, o ex-zagueiro da Seleção brasileira conheceu as instalações do estádio e ficou surpreso com toda a estrutura. “Fiquei impressionado com a gestão empreendedora da Arena. Muito bem conservada, com uma área comercial diferenciada. Foi muito legal conhecer esse legado da Copa”, afirmou.

O ex-atleta é atualmente instituidor da Fundação Edmílson José Gomes de Moraes, entidade sem fins lucrativos que desenvolve o potencial social e intelectual de crianças e adolescentes carentes nos municípios de Taquaritinga e Carapicuíba (SP), presidente do Futebol Clube SKA Brasil e embaixador da Blockchain Sports Ecosystem.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Janja fala em ódio que continua estimulando falas fascistas em ato sobre 8/1

Vídeo: Reprodução

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, falou nesta quarta-feira (8) em ódio que causou ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023 e que continuam “estimulando falas fascistas”.

Ela não mencionou diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), cujos apoiadores depredaram as sedes dos Três Poderes há três anos.

“O Palácio do Planalto, onde estamos hoje, foi vítima do ódio que estimula e continua estimulando atos antidemocráticos, que continua estimulando falas fascistas e autoritárias. Para isso, a nossa resposta é união, a solidariedade e o amo”, disse.

Ela citou ainda a atriz Fernanda Torres, que recebeu o Globo de Ouro no último domingo, por sua atuação no filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles.

“Não houve momento da história em que ações autoritárias aconteceram sem que nossos artistas levantassem a voz em defesa da democracia. Os artistas brasileiros projetam aquilo que o nosso país tem de melhor: sua gente e sua inventividade transformadora e inovadora”, afirmou.

“Um exemplo disso é o fato de nossa queridíssima Fernanda Torres ter recebido uma premiação tão
importante por sua atuação em ‘Ainda Estou Aqui’, representando uma mulher emblemática como Eunice Paiva, em um filme que relembra uma parte triste e obscura da nossa história. Mas uma parte que não podemos esquecer”, completou.

O discurso de Janja ocorre no primeiro de três eventos que ocorrem no Palácio do Planalto para marcar os dois anos dos ataques golpistas. Foram apresentados o relógio trazido ao Brasil por dom João 6º em 1808 e uma ânfora (vaso).

As peças depredadas estão sendo reintegradas ao Palácio do Planalto em três momentos neste quarta.

O relógio foi restaurado na Suíça, sem custos para o governo brasileiro, e chegou ao Planalto na véspera. De acordo com o governo, ele era do relojeiro de Luís 15, e existe apenas mais um outro deste, exposto em Versailles, na França.

A peça fica na Sala de Audiências do andar do gabinete do presidente, onde ocorre o evento, apenas aberto para repórteres-fotográficos e cinegrafistas.

Num segundo, haverá a apresentação da obra “As Mulatas” de Di Cavalcanti. O quadro foi rasgado em sete lugares e, segundo o Planalto, seu valor estimado era de cerca de R$ 8 milhões.

De acordo com o Planalto, foram restauradas 21 peças por especialistas no Palácio da Alvorada, onde foi criado uma espécie de laboratório para especialistas em trabalharem nas obras.

O terceiro momento organizado pelo Planalto será uma cerimônia com autoridades, no salão nobre do palácio. Este será acompanhado por imprensa e tem previsão de fala de ministros, do presidente e da primeira-dama.

O evento ocorre em meio a uma transição na Secom. Na terça-feira, o ministro Paulo Pimenta (Secom) anunciou que o presidente decidiu trocá-lo pelo marqueteiro Sidônio Palmeira e já foi iniciada uma transição na pasta. Os atos foram organizados com a participação do novo titular e também da primeira-dama, segundo relatos.

Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. Essa caríssima cuidadora de idoso, não merece nem atenção para ser lido o que falou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Colisão entre carros e moto deixa pedestre morto em avenida de Natal

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por BlogdoBG (@blogdobg)

Vídeo: Reprodução

Um homem morreu em um acidente envolvendo quatro carros e uma moto na Avenida Prudente de Morais, no bairro de Candelária, em Natal, na manhã desta quarta-feira (8). De acordo com imagens de uma câmera, a colisão ocorreu durante uma manobra de retorno realizada por um dos veículos.

Segundo o tenente Willer, do Corpo de Bombeiros, a equipe chegou ao local após o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já estar realizando os primeiros socorros à vítima, que estava caída no solo.

“Quando chegamos, o SAMU estava fazendo a reanimação cardiopulmonar (RCP). Não havia destroços sobre a vítima, indicando que a área já havia sido organizada pelos primeiros socorristas”, afirmou.

O motorista apontado como responsável pelo acidente relatou que trafegava na faixa do meio quando precisou desviar para a faixa de ônibus devido a uma manobra aberta de um Onix que realizava o retorno.

Durante o desvio, ele colidiu com o veículo que fazia o retorno, além de outros dois carros e uma moto, e atropelou o pedestre, que não resistiu aos ferimentos.

Não houve vítimas presas às ferragens, e o trabalho do Corpo de Bombeiros no local consistiu na coleta de informações para o registro da ocorrência.

A identidade da vítima não foi divulgada. As circunstâncias do acidente serão investigadas pelas autoridades competentes.

G1 RN

Opinião dos leitores

  1. o cara faz um retorno e abre como se fosse uma Scania. Está claro que a morte desse pedestre foi culpa do carro que fez o retorno. Vai responder? Claro que não. Se tiver um inimigo pode atropelar e matar. Não existe lei de transito!

    1. Verdade, o cara do carro que vinha a mais de 100km/h tá certo 🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Bolsonaro diz que pediu devolução de passaporte para ir à posse de Trump

Foto: Valter Campanato

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta quarta-feira (8), que sua defesa encaminhou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), um pedido para reaver seu passaporte, apreendido pela Polícia Federal (PF) em fevereiro passado no âmbito da Operação Tempus Veritatis.

O objetivo de Bolsonaro é participar da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald J. Trump.

“Muito honrado em receber do presidente dos EUA, Donald J. Trump, convite para a sua posse e de seu vice-presidente, JD Vance, no próximo dia 20 de janeiro”, escreveu Bolsonaro nas redes sociais.

“Agradeço a meu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, pelo excelente trabalho nesta relação com a família do presidente Donald J. Trump. Meu advogado, Dr. Paulo Bueno, já encaminhou para o ministro Alexandre de Moraes pedido para eu reaver meu passaporte e assim poder atender a este honroso e importante evento histórico“, concluiu o ex-presidente.

Passaporte apreendido
Em fevereiro de 2024, Bolsonaro foi alvo da Operação Tempus Veritatis, que apura a suposta tentativa de golpe de Estado no Brasil após o resultado da eleição presidencial de 2022.

Bolsonaro foi um dos alvos da operação e teve o passaporte apreendido por determinação de Moraes.

Apesar dos sucessivos pedidos feitos pela defesa de Bolsonaro para que o documento fosse devolvido ao ex-presidente, Moraes tem negado a devolução, seguindo, inclusive, pareceres da Procuradoria-Geral da República (PGR).

CNN

Opinião dos leitores

  1. ESSE CORNO MILICIANO VAI É PRA PAPUDA ESSE EXCREMENTO IMUNDO, CHUPA GADAIADA IMUNDA BOTA PRA FHUDER NESSE IMUNDO XANDÃO

  2. Donald Trump só não convida o Descondenado de nove dedos kkk
    A petralhada imunda, sebosa e corrupta pira.

    1. O pior bandido da história da corrupção da política brasileira está na presidência da república.

    2. Esquerdopata radical deve ser complicado, além do normal, zulive.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Flamengo cancela jogo em Natal; ingressos serão reembolsados

Foto: Reprodução

A partida entre Flamengo e Nova Iguaçu, válida pela terceira rodada do Campeonato Carioca, não será mais realizada na Arena das Dunas. O confronto, previsto para o dia 19 de janeiro, já tinha ingressos à venda desde segunda-feira (6). A mudança foi anunciada pela empresa responsável pelo estádio na noite desta terça-feira (7).

Em nota oficial, a administração da Arena das Dunas confirmou o cancelamento do evento no local e informou que os torcedores que adquiriram ingressos serão reembolsados no prazo de até 72 horas. Para dúvidas ou informações adicionais, o comunicado orienta que os interessados entrem em contato pelo e-mail [email protected].

Reembolso garantido
“A partida válida pelo Campeonato Carioca disputada entre as equipes do Flamengo e Nova Iguaçu não mais será realizada na Casa de Apostas Arena das Dunas. Os adquirentes de ingressos serão reembolsados em até 72 horas. Mais informações sobre reembolsos, através do e-mail [email protected]”, diz o comunicado emitido pela Arena das Dunas.

Nordeste segue no roteiro
Apesar da mudança, a expectativa é que o jogo entre Flamengo e Nova Iguaçu permaneça no Nordeste. A diretoria do Flamengo, comandada por Rodolfo Landim, havia fechado, no final de 2024, um pacote de cinco partidas fora do Rio de Janeiro. Com o problema envolvendo a Arena das Dunas, apenas três jogos em cidades nordestinas estão confirmados até o momento.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Paulinho Freire define adjuntos de Secretarias; veja lista completa

Foto: Secom

O Prefeito de Natal, Paulinho Freire, nomeou 14 nomes para cargos de secretários adjuntos de diversas pastas da gestão. Entre elas, estão a de segurança, serviços urbanos e turismo. As nomeações foram feitas por meio de portarias publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (8).

Confira nomes dos secretários adjuntos:

  • Marcio Gomes dos Santos – Secretário Adjunto de Esporte e Lazer;
  • Márcia Silva Lemos – Secretária Adjunta de Acompanhamento Governamental;
  • Christiane de Araújo Alecrim – Secretária Adjunta de Turismo;
  • Francisco Carlos Fonseca – Secretário Adjunto de Segurança;
  • Anderson Lopes da Silva – Secretário Adjunto de Trabalho e Assistência Social;
  • Victor da Cunha Matoso – Secretário Adjunto de Serviços Urbanos;
  • Nilton de Souza Pereira Filho – Secretário Adjunto de Trânsito;
  • Pedro Paulo de Medeiros Monteiro Lobato Cruz – Secretário Adjunto de Gestão de Pessoas da Semad;
  • Breno Tavares Nunes – Secretário Adjunto de Administração Geral da Semad;
  • Rafael Gurgel Dias – Secretário Adjunto de Operações da Seinfra;
  • Lucas Gabriel Pinheiro da Silva – Secretário Adjunto de Conservação da Seinfra;
  • Carlos de Queiroz Santos Junior – Secretário Adjunto de Planejamento da Seinfra;
  • Vanessa Pinheiro Félix – Secretária Adjunta de Receita da Sefin;
  • Damares Cláudia da Costa Bezerra – Secretária Adjunta de Orçamento e Finanças da Sefin;

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Incêndio em vegetação em Ponta Negra mobiliza bombeiros durante madrugada

Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) foi acionado durante a madrugada desta quarta-feira (8), por volta das 1h, para combater um incêndio em vegetação na área de Ponta Negra, na zona Sul de Natal.

Segundo o CBMRN, o fogo apresentava vários focos, com labaredas altas e uma densa fumaça que ameaçava se espalhar pela região. A guarnição conteve as chamas e eliminou as brasas remanescentes, evitando possíveis reignições.

Não houve registros de feridos ou danos nas propriedades próximas ao local atingido pelo incêndio. O Corpo de Bombeiros orienta que qualquer foco de incêndio seja comunicado imediatamente pelo telefone de emergência 193.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo

Número de turistas estrangeiros no RN cresce 27% em 2024, diz Ministério do Turismo

Foto: Sandro Menezes

O número de turistas estrangeiros no Rio Grande do Norte cresceu 27% no ano de 2024 em comparação com o ano anterior.

De acordo com dados do Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal (PF), divulgados nesta terça-feira (7), foram mais de 25 mil turistas internacionais que desembarcaram nos destinos do estado nos últimos 12 meses.

Além das tradicionais atrações turísticas da capital Natal – como o Morro do Careca e a Fortaleza dos Reis Magos – o Ministério do Turismo apontou destinos como Pipa, Pirangi, Genipabu e Barra do Cunhaú – “que oferecem praias paradisíacas e muito contato com a natureza” – como outros destinos procurados por turistas no estado.

Opinião dos leitores

  1. E AGORA, O QUE O CHAMADO “TRADE” VAI JUSTIFICAR? ANTERIORMENTE, AS PREVISÕES DOS EMPRESÁRIOS DO RAMO ERAM DE PESSIMISMO TOTAL.

    1. Tragam um prêmio para esse gênio, não consegue enxergar a correlação de dólar valorizado e turismo internacional

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *