Cultura

Farol Mãe Luiza – 60 Anos

O Farol de Natal, mais conhecido como Farol de Mãe Luiza, situa-se no bairro de Mãe Luíza, o qual tem seu nome em homenagem a uma velha parteira que também deu seu nome ao farol.

Torre em tijolo cilíndrica com lanterna e dupla galeria.  Sua construção teve início em 1949 e foi concluída dois anos depois, em 1951. O farol possui uma torre de concreto de 37 metros de altura e uma escadaria, esta, com 151 degraus em espiral.

A lanterna do alto do farol, a qual funciona eletricamente, tem um alcance luminoso de 39 milhas náuticas ou 72 quilômetros. Em caso de falta de energia entra em operação um sistema aulixar de baterias, operado manualmente, entra em funcionamento. Seu facho de luz emite cinco lampejos em intervalos de 25 segundos.

Opinião dos leitores

  1. moro aki em natal em mãe luiza e não sabia q o farol ja tinha sido preto e branco muito massa!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes pede avaliação médica de Chiquinho Brazão na prisão

Foto: Agência Câmara

ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (14) que o deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) passe por uma avaliação médica no Presídio Federal em Campo Grande, onde ele está preso em função das investigações do assassinato da vereadora Marielle Franco, em 2018.

Pela decisão do ministro, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) terá prazo de 48 horas para avaliar o estado de saúde do parlamentar.

“Determino que se oficie ao Depen, responsável pela gestão da unidade prisional em que o réu se encontra custodiado, para que, no prazo de 48 horas, realize a avaliação do seu estado atual de saúde, atestando eventual necessidade de cuidados específicos e continuados fora daquele estabelecimento prisional, mediante a elaboração de relatório médico detalhado”, decidiu o ministro.

A decisão foi motivada por um pedido de prisão domiciliar feito pela defesa de Chiquinho Brazão. Os advogados alegam que ele tem precordialgia atípica e estenose significativa na artéria, tipos de problemas cardíacos, e que não há tratamento médico suficiente na prisão.

Além do deputado, estão presos o irmão dele, Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ), o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa e o major da Policia Militar Ronald Paulo de Alves Pereira.

Todos respondem pelos crimes de homicídio e organização criminosa e negam a participação na morte de Marielle e do motorista Anderson Gomes.

Júri

Na semana passada, Moraes confirmou a realização do júri popular que vai decidir se condena os ex-policiais Ronnie Lessa e Élcio Queiroz pelo assassinato.

O início do julgamento do Tribunal do Júri da Comarca do Rio de Janeiro foi marcado para o dia 30 deste mês, às 9h.

Lessa assinou acordo de delação premiada e é réu confesso do assassinato. Ele deu os tiros que mataram a vereadora e o motorista. Segundo o acusado, o crime foi cometido a mando dos irmãos Brazão. Élcio foi responsável por dirigir o carro usado no crime.

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

UFRN promove mostra de profissões a partir desta terça-feira (15)

Foto: Reprodução

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove, nesta terça (15) e quarta-feira (16), a 16ª edição da Mostra de Profissões, realizada no formato presencial no Campus Central, em Natal. Organizada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o evento tem como objetivo proporcionar uma interação direta entre estudantes do ensino médio, professores, universitários e profissionais do mercado, oferecendo informações detalhadas sobre os 86 cursos de graduação disponíveis nas unidades de Natal e Macaíba.

A Mostra de Profissões visa ajudar os futuros universitários a conhecerem mais sobre o perfil profissional de cada área e as oportunidades no mercado de trabalho, permitindo que tomem decisões mais seguras sobre a escolha de seus cursos. Durante o evento, serão realizadas palestras sobre as graduações oferecidas, além de espaços temáticos, onde os participantes terão a chance de tirar dúvidas diretamente com alunos e profissionais das respectivas áreas.

A programação é gratuita e aberta ao público, proporcionando uma oportunidade para que estudantes e interessados possam conhecer mais sobre as possibilidades de formação acadêmica e profissional disponíveis na UFRN.

Fonte: Portal da UFRN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Órgãos infectados por HIV: Polícia prende sócio de laboratório que fez laudos errados

Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Rio de Janeiro iniciou nesta segunda-feira (14) a Operação Verum, para tentar prender quatro investigados no caso dos transplantes de órgãos infectados pelo HIV.

Seis pessoas que estavam na fila do transplante da Secretaria Estadual de Saúde do RJ receberam órgãos infectados pelo vírus de dois doadores e agora testaram positivo para o HIV.

Até a última atualização desta reportagem, dois homens tinham sido presos. Um deles é Walter Vieirasócio do PCS Lab Saleme, apontado pelo governo do RJ como responsável pelo erro que causou as infecções.

Walter Vieira é médico ginecologista e responsável técnico do laboratório. Ele assinou um dos laudos com o falso negativo e é tio do deputado federal Dr. Luizinho (PP), que foi secretário de Saúde do RJ.

O segundo preso é Ivanilson Fernandes dos Santos, apontado como um dos responsáveis pelo laudo.

Os alvos dos mandados de prisão são investigados por:

  • crime contra as relações de consumo;
  • associação criminosa;
  • falsidade ideológica;
  • falsificação de documento particular
  • infração sanitária.

Os advogados que representam o laboratório PSC Lab Saleme informaram que os sócios da empresa “prestarão todos os esclarecimentos à Justiça”.

Na última sexta-feira, Doutor Luizinho afirmou em nota que lamenta o ocorrido e que deseja que os responsáveis pelos erros que causaram as infecções sejam punidos (veja a íntegra da nota mais abaixo).

Agentes da Delegacia do Consumidor (Decon) também começaram a cumprir nesta segunda-feira 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

A sede do PCS Lab Saleme, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, teve de ser arrombada pelos policiais. O local estava interditado desde a semana passada.

Polícia diz que grupo criminoso falsificou laudos

“As investigações indicam que os laudos, falsificados por um grupo criminoso, foram utilizados pelas equipes médicas, induzindo-as ao erro, o que levou à infecção dos pacientes. Um dos pacientes veio a falecer, com as causas da morte ainda sob investigação”, disse a Polícia Civil.

A polícia investiga se o PCS Lab Saleme falsificou laudos em outros casos além dos transplantes. A unidade atendia outras 10 unidades de saúde estadual.

“Diversas diligências complementares estão sendo realizadas para identificar toda a cadeia de profissionais envolvidos nesse esquema criminoso, e todos serão prontamente responsabilizados na medida da sua respectiva culpabilidade”, informou a Decon.

Entenda o caso

Seis pessoas que estavam na fila do transplante da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) receberam órgãos infectados pelo HIV de dois doadores e agora testaram positivo para o vírus.

Segundo o governo do estado, o erro foi em dois exames do PCS Lab Saleme, que liberou órgãos de dois doadores que tinham HIV para a fila dos transplantes.

  • Em janeiro, a família de um homem autorizou a remoção do coração, dos rins, das córneas e do fígado. O receptor do coração e as duas pessoas que receberam um rim cada testaram positivo para o vírus. Quem ganhou a córnea não foi infectado, e o destinatário do fígado morreu logo após a cirurgia.
  • Em maio, parentes de uma mulher doaram o fígado e os rins, e os três receptores testaram positivo.

A unidade privada foi contratada pela SES-RJ em dezembro do ano passado, em um processo de licitação via pregão eletrônico no valor de R$ 11 milhões, para fazer a sorologia de órgãos doados.

O caso veio à tona na última sexta-feira (11).

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Enel tem 3 dias para restabelecer energia em São Paulo

Foto: Agência Brasil

ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta segunda-feira (14), na capital paulista, que a prioridade do momento para o governo federal é a de restabelecer a energia elétrica para os mais de 400 mil imóveis em São Paulo e região metropolitana, que continuam sem luz ainda depois do temporal que atingiu a região na sexta-feira (11).

Segundo o ministro, além da Enel, responsável pela distribuição da energia para as áreas afetadas, que tem 1.400 profissionais atuando para restabelecer o serviço, o trabalho será reforçado pelos profissionais de outras empresas concessionárias de energia do país.

“Somados às distribuidoras CPFL, Enel, EDP, ISA CTEEP, Eletrobras, Light, Energisa, que estão aqui hoje [segunda-feira], nós estamos ampliando de 1.400 funcionários da Enel para 2.900 profissionais, além de mais de 200 caminhões para apoiar essas equipes, fora os caminhões de própria Enel, e mais de 50 equipamentos nessa força-tarefa”, anunciou em entrevista na sede da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Silveira informou ainda que determinou à Enel que o fornecimento de energia seja normalizado em 3 dias. A empresa havia informado que não havia prazo para que a população tivesse a energia restabelecida. “Eu disse à Enel que ela cometeu um grave erro de comunicação e de compromisso contratual com a sociedade de São Paulo em não dar um prazo objetivo. A Enel tem 3 dias para estabelecer a maior parte da energia do povo de São Paulo”, afirmou.

O ministro também criticou a concessionária e o setor de energia por reduzir a mão de obra qualificada e disse que as distribuidoras sofrerão penalidades se não melhorarem a frequência de eventos e da duração de eventos como esses. “Elas serão penalizadas caso não tenham uma previsão ou planejamento necessário a evitar esse tipo de evento, porque é evidente que o mundo passa por eventos climáticos severos e que o setor de distribuição têm que se precaver no planejamento com relação a esses eventos. Não é possível esse setor ser reativo”.

O ministro ressaltou que o governo não está tratando da renovação da distribuição da Enel, conforme disse o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, na tarde de domingo (13). “Isso é fake news. A Enel vence seu contrato em 2028. Ela tem até 2026 para se manifestar sobre a sua renovação. [O Ministério de] Minas e Energia estava tratando da renovação de contrato com a Enel”.

Silveira recomendou ainda que o prefeito Ricardo Nunes se preocupasse com a questão urbanística da cidade. “Na verdade, mais de 50% dos eventos foram por árvores caindo em cima do sistema de média e baixa tensão em São Paulo, o que hoje, infelizmente, nem as distribuidoras, por questão de força legal, e inclusive, por licença ambiental, têm a prerrogativa de cuidarem”.

O temporal que atingiu a cidade de São Paulo começou por volta de 19h30 de sexta-feira, deixando vários bairros da cidade sem luz, afetando inclusive a distribuição de água. Até sábado, sete pessoas haviam morrido no estado em virtude das chuvas, sendo três em Bauru, no interior, e quatro na região metropolitana da capital.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MDB e PSDB: Ezequiel e Walter Alves reafirmam aliança dos dois partidos no RN

Vice-governador e presidente da Assembleia Legislativa tiveram um encontro para fazer um balanço das Eleições 2024

“Passadas as Eleições no interior queremos reafirmar que o MDB e PSDB caminharão juntos e conversando sobre o futuro do nosso Estado. Os dois partidos elegeram 60 prefeitos nos 167 municípios potiguares. As duas siglas também fizeram juntas 50 vice-prefeitos e 568 vereadores em todas as regiões do Rio Grande do Norte”, publiciaram collab no Instagram, o vice-governador Walter Alves, líder do MDB e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, que responde pelo PSDB Potiguar.

O peso político das duas siglas em todas as regiões do Estado é considerado. Entre os 45 prefeitos do MDB estão de cidades polos como Nova Cruz, Apodi, Santa Cruz, Santo Antônio, Monte Alegre e São Paulo do Potengi. Já o PSDB, elegeu cidades importantes como Caicó, João Câmara, Caraúbas, Parelhas, Guamaré e Jucurutu, entre outras.

Tanto Walter Alves como Ezequiel fizeram um grande trabalho de crescimento dos seus partidos, contando com o respaldo dos Diretórios Nacionais das duas siglas. Ezequiel concentra forças no Seridó, Mato Grande e litoral Norte, além de parte do Agreste e Trairi. Já Walter Alves penetra em todas as regiçoes, concentra a maior parte de suas bases políticas no Oeste, Médio e Alto Oeste Potiguar. A força das duas siglas tem um peso significativo juntas, segundo analistas eleitorais que estudam todas as regiões do Estado.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Festival Tamo Junto BB libera ingressos nesta terça-feira (15); saiba como garantir o seu


Megaevento acontece na Arena das Dunas, de 30 de outubro a 3 de novembro, com diversas modalidades esportivas e shows de cantores renomados; entrada será gratuita

A partir desta terça-feira (15), às 10h, o público já poderá garantir seus ingressos para curtir o Festival Tamo Junto BB, um megaevento que irá reunir todas as modalidades esportivas apoiadas pelo Banco do Brasil – Skate, surfe, corrida de rua, vôlei de praia e games -, além de shows de cantores renomados, ativações culturais e intervenções artísticas, na Arena das Dunas, em Natal.

O Festival Tamo Junto BB tem ingresso solidário: a entrada é 100% gratuita mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível para ajudar os projetos sociais apoiados pelo Mesa Brasil Sesc. Serão aceitos pela organização: arroz, feijão, lentilha, grão de bico, farinha de trigo, farinha de mandioca, leite, óleo; já o macarrão instantâneo tipo miojo, sal e açúcar, não serão considerados.

O evento será para maiores de 18 anos. Menores de idade sem acompanhamento só poderão entrar com uma autorização por escrito do responsável. A entrada será por ordem de chegada e com capacidade limitada. Fique atento aos horários da modalidade escolhida! Os ingressos estão divididos em três modalidades: vôlei de praia e festival – sendo estes separados entre as categorias skate/games e shows. Será proibida a entrada de alimentos ou bebidas no evento. Cliente Banco do Brasil / Ourocard tem direito a fila exclusiva na entrada e caixas exclusivos, além de desconto de 10% no consumo dr alimentos e bebidas na área interna do evento.

Para acessar todas as informações de programação, cronograma de atividades e também para garantir o seu ingresso, basta acessar o site do Festival Tamo Junto BB e ficar por dentro de tudo que estará rolando!

Local: Arena das Dunas – Av. Prudente de Morais, 5121 – Lagoa Nova, Natal
Entrada pelo Portão 2 (P02)
Não esqueça seu documento com foto e atenção aos horários de entrada no evento.
Data: 30, 31, 01, 02 e 03/11
Importante: cada convidado pode retirar um ingresso por dia para cada modalidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mudança na Lei de Responsabilidade Fiscal pode proibir municípios, estados e o próprio governo federal de dar benefícios tributários; entenda

Foto: Andre Dusek/Estadão

Municípios, Estados e o próprio governo federal poderão ser proibidos de conceder ou ampliar benefícios tributários se, ao fim de cada ano, não tiverem recursos suficientes no caixa para honrar com os chamados restos a pagar (RAP). O endurecimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) pode impactar cerca de 300 cidades que, atualmente, não respeitam esse equilíbrio.

A mudança, patrocinada pelo Ministério da Fazenda, foi aprovada pelo Senado no projeto de lei que trata da renegociação de dívidas dos Estados. Se for chancelada dessa forma pela Câmara, a nova regra começaria a valer a partir de 2027.

De acordo com dados do Tesouro Nacional, em 2023, 307 municípios apresentaram insuficiência em caixa para arcar com os RAP processados (despesas empenhadas e liquidadas que não foram pagas no exercício) e 77 com os não processados (gastos empenhados não liquidados).

O volume de entes atingidos pela medida pode ser ainda maior, segundo especialistas, já que o projeto de lei determina a necessidade de haver recursos também para “as demais obrigações financeiras”.

A insuficiência de caixa no poder público revela que uma administração tem gastos previstos sem ter, contudo, lastro financeiro para arcar com as despesas. Quando atinge uma situação séria de déficit financeiro, a máquina começa a entrar em colapso, com o atraso de pagamentos, do 13º salário de servidores, chegando a afetar até remunerações mensais e fornecedores, em contextos mais graves.

Para tentar evitar tal situação, a proposta inserida no PL da dívida dos Estados enrijece uma regra que atualmente só funciona para o último ano de mandato de chefes de Executivos. A LRF veda que, nos últimos oito meses do mandato, o prefeito ou o governador, por exemplo, contraia uma obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente ainda naquele ano, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para isso. Com o novo texto proposto, esse cuidado deverá ser anual.

“A partir de 1º de janeiro de 2027, se verificado, ao final de um exercício, que a disponibilidade de caixa não é suficiente para honrar os compromissos com Restos a Pagar processados e não processados inscritos e com as demais obrigações financeiras, aplica-se imediatamente ao respectivo Poder ou órgão, até a próxima apuração anual, a vedação à concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária”, diz o texto chancelado pelos senadores.

Outras complicações

Além disso, o projeto de lei prevê que, se o caixa insuficiente perdurar por dois anos, a lista de restrições aumentará. A prefeitura, o Estado ou a União não poderão conceder aumento a servidores, criar cargos e alterar uma estrutura de carreira que implique em alta de despesa.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Procurador-geral da Venezuela acusa Lula de ter sido ‘cooptado pela CIA’ na prisão: “Não é mais o mesmo”

“Lula vai preso por corrupção e de repente aparece habilitado como se ele não tivesse feito nada”, afirmou Tarek William Saab ao canal estatal Globovísion.

O procurador também comparou a suposta vitória de Nicolás Maduro nas eleições de 2024 com a eleição do petista em 2022.

“Você (Lula) ganhou porque um tribunal eleitoral determinou sua vitória. Por que foi bom pra você aí e no caso de Nicolás Maduro, não?”, questionou Saab.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Só porque ele já foi dedo duro no passado, década de 70, não quer dizer que esse LULADRAO vá fazer isso novamente, acho que agora ele se “indireitou “. Agora ele é um canalha do bem.

  2. Só porque ele já foi dedo duro no passado, década de 70, não quer dizer que esse LULADRAO vá fazer isso novamente, acho que agora ele se “indireitou “. Agora ele é num canalha do bem.

  3. Vixe….kkkkkkkk, além de queda, agora um coice. Eita presidente sem MORAL, até o estafeta da justiça da Venezuela, mesmo que aos estertores, da lição de moral ao bebim.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Haddad diz que isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil não deve sair este ano e prioridade é revisão de gastos

Foto: Washington Costa/MF

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, indicou que a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil pode não ser entregue este ano. Segundo ele, há tarefas que ainda não foram concluídas, como a revisão de gastos do governo que está em andamento.

“Não sei se será possível fazer este ano, pois estamos com calendário apertado e temos tarefas inconclusas que é a agenda com o Ministério do Planejamento que é a revisão de gastos”, disse

Haddad ainda pontuou que, embora algumas propostas divulgadas na imprensa estejam, de fato, na mesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não são a proposta final da Fazenda.

“Não estão configuradas. Estamos neste momento numa fase de apresentar para o presidente para ter uma variável melhor”, destacou.

O ministro destacou que sua equipe está “levantando todas as alternativas técnicas possíveis”, analisando as rubricas e classes favorecidas, além de questões sobre dividendos para pessoas físicas e jurídicas.

“Não vai ficar pronto em poucas semanas, porque a Receita [Federal] está levantando dados no exterior para alinhar com boas práticas internacionais e não é tão simples. Os estudos são muito mais preliminares, dentro do governo e do parlamento, tem um trabalho a ser feito e queremos acertar. Entregar o que tem de melhor no mundo, olhando para nossos pares, lembrando que temos que equilibrar tem que ser neutra”, frisou.

O ministro ressaltou que o governo busca equilibrar a proposta de isenção com as boas práticas internacionais, sem comprometer investimentos ou cometer injustiças.

“Temos que buscar o ajuste fiscal e nos aproximar das boas práticas internacionais. Acredito que está compreendido que isso é necessário”, concluiu o ministro.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Isenção não é importante pro PT. Taxação, sim. Arrocha, Taxad! Painho precisa comprar aviões novos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rannier Lira realiza a 24ª edição do Prêmio Trampolim da Vitória

A tão aguardada noite do empresariado local de Parnamirim ocorrerá em novembro. Comandada pelo jornalista Rannier Lira há 25 anos, essa festa se consolidou como uma tradição no calendário da cidade.

O Prêmio Trampolim da Vitória é o evento de premiação mais longevo do estado, reconhecido e respeitado no meio empresarial.

Mais de 80 empresas e empresários serão homenageadas na cerimônia, e a votação para a escolha dos vencedores desta edição se encerrou nesta segunda-feira, com mais de 200 mil votos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *