Finanças

Fátima anuncia 13º na conta de ativos no dia 31 e de inativos no dia 02 de janeiro; salário de dezembro neste sábado

Foto: Reprodução

Anuncio da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra(PT), sobre o pagamento do décimo terceiro referente ao ano de 2019 foi publicado em suas redes sociais na manhã desta sexta-feira(27).

Opinião dos leitores

  1. Meu caro Deco, não passo pano na situação de governo nenhum. Sei e muito bem que teve uma "dobradinha de Robinson com Fátima" e ela sabia sim, agora, infelizmente, o "rombo começou desde o governo de Rosalba quando ele começou a mexer no FUNFIR. Robinson assumiu, a acabou de raspar o tacho, por isso que o Governo do RN está a deriva, e nem sei se será possível chegar ao porto (equilíbrio das finanças). Era meu amigo, votei em Robinson pensando que haveria melhorias na segurança, saúde, educação, infraestrutura, etc…piorou! Agora, se chegarmos ao final de 2020 e o RN estiver nessa situação de calamidade financeira, ai só terá um jeito: PEDIR FALÊNCIA!

  2. O Brasil está melhorando (em TUDO, graças ao governo Bolsonaro). Infelizmente, tais melhoras não são suficientes para tirar o RN desse "buraco". O que tem sido feito, por exemplo, para resolver a grave crise financeira do estado? NADA. Próximo ano não haverá os recursos extras que vieram esse ano :pré-sal, venda da folha de pagamento e adiantamento dos royalties do petróleo. Este último fará falta no futuro (O RN está gastando ANTES de receber). É aí, como a governadora irá se virar? Se, para pagar os salários de 2019, necessita desses recursos, como será em 2020? E depois? E os fornecedores do estado? E a saúde (ela está até fechado hospitais). Trenós pelo RN. Parece ser o que resta fazer.

  3. O RN está um caos. Essa governadora disse que usaria TODO recurso extra para pagar os salários atrasados. Está usando para pagar os salários de 2019. NADA fez para resolver realmente a crise financeira do estado. Fornecedores em atraso, saúde PIORANDO (se é que isso é possível), economia estagnada, educação idem (com viés de baixa), NADA sendo feito em favor do povo potiguar. Jurou até dia desses (junto com os demais governadores de esquerda) que não havia necessidade de reforma da Previdência (só prá tentar prejudicar o governo Bolsonaro) mas já anunciou a dela para fevereiro. O RN segue sua triste saga. A culpa é do eleitor. Agora, aguentem.

  4. Votei nela,acreditei! Mas, dor de barriga não só dar uma vez. Nunca mais. Espero o tempo que for preciso. Era três folhas, agora é quatro com o décimo!

    1. Também votei nela meu caro Zé Lopes, e até essa data não estou arrependido. Pior seria meu caro, se o Carlos Eduardo tivesse ganho ai nós tava era reiados. Lembra do ex-Governo Garibaldi Filho o que ele fez com os servidores estaduais, suprimindo direitos como: Incorporação de atividades insalubres, produtividades, gratificações, etc, só com 10 (dez) anos ininterruptos de serviço público? Minha filha é servidora municipal da saúde e ele quando era prefeito lascou todos os servidores. Devemos é agradecer a DEUS em estarmos recebendo nossos salários em dia, amigo. Se daqui para a frente o Governo do RN continuar nos pagando em dia e dentro do mês, já é um grande lucro.

  5. BG, eu não sei porque esse pessoal – servidores estaduais – reclamam tanto! O Governo do RN fazendo das "tripas corações" para deixar, nós, barnabés estaduais recebendo em dia e dentro do mês, ainda ficam reclamando. Sabe o que é isso? Falta de informações em acessar o portal de transparência, lê de tudo sobre o governo estadual, principalmente sobre as finanças, ai vão para as redes sociais chamar o governo "disso e daquilo". Não devo a partido/politoco, seja de "A ou B", (sou concursado da DATANORTE) onde tenho mais de 28 anos de estado. Devemos é levantar as mãos aos céus e agradecer a DEUS por estamos recebendo nossos salários em dia. Vocês esqueceram rapidinho como foi a administração do ex-governo Robinson Faria? Quantos meses ele deixou de salário atrasados? Desde janeiro/2019, estamos recebendo em dia, vamos receber o nosso 13º no dia 31/12/2019 (ativos) e no dia 02/01/2020 (inativos), querem mais o quê? Alguns até poderão dizer: mais era para ter pago antes do dia 20/12! Balela para gato que não quer leite. Mostra ai qual/quais governos estaduais e até municipais já pagaram aos seus servidores o 13º antes do dia 20 de dezembro de 2019!

    1. Antônio, você fica só passando pano na situação!!
      Lembre-se que o governo anterior, Robson, foi eleito em aliança com o PT; Foi Henrique contra Robson e PT. Portanto, a situação financeira do estado sempre foi do conhecimento de Fátima. Na gestão atual Fátima, já ciente de toda situação, se propôs a governar para acertar o estado. Estamos aguardando.
      Você me parecec muito compreensivo… era assim, também com Robson ??

    2. Dizer que os salarios estao em dia, sendo que nao estao, eh o mesmo que fazer um divida em prestacoes, pagando a terceira adiantada e deixando as duas primeiras atrasadas.
      O Estado nao esta pagando os salarios em dia, mas abandonou o compromisso de honrar as folhas que estao em atraso.
      Nao importa se foi A ou B que nao pagou, pois a governadora afirmou em campanha eleitoral que IRIA colocar a folha de pagamento em dia.
      Sera que algum servidor ira dizer que o salario e o 13o de 2018 nao estao fazendo falta e o nao pagamento deles geraram descontrole das financas?
      Quem nao pode com o pote, nao pega na rodilha!

  6. Essa senhoro do G… D….., como disse seu comparsa pinguço de nove dedos, vai ter 04 aninhos se ficar nas mentiras pequenas, bem como, nas derrotas da sua gestão. Não fez nada, fica com essa lorota de pagar em dia, o que é mentira, por sinal, Vera disse a verdade, salário é obrigação é não favor, isso é uma analfabeta de calças curtas que o destino vai colocar no ostracismo.

    1. Pedro, tu és servidor estadual? Se for amigo, tá achando ruim o Governo do RN tá pagando em dia e dentro do mês? Não sou petista e nem esquerdopata, mais dou a "César o que é de César". Assim como o Governo Federal, não votei nele e nem no Haddad, mais nem por isso vou torcer um governo que assumiu agora recebendo heranças malditas dos seus antecessores… Amigo, você e a senhora Vera devem é agradecer em tá com seu salarialzinho no bolso. Se os Governos, respectivamente do RN e federal estão falando lorotas (mentirinhas) só saberemos depois de 2020.

  7. Gostaria muito de saber q língua essa gente usa para tentar se comunicar? Genteeee… Pátria educadora a serviço dos IGNORANTES!! PQP, está explicado os representantes q escolhem, estão a altura!! Quanto a essa LOROTEIRA pagar salários, décimo, nada mais é do q obrigação, os servidores trabalharam, trabalham e tem q receber, pagar salários ñ é projeto de governo ñ!!

    1. Ué, Vera, não estás recebendo teu salário em dia não? (dentro do mês). Para de reclamar, veja em que situação financeira o RN está, Vera. O teu e o meu salário estão em dia, nosso 13º vamos receber no dia 31/12/2019, quer mais o quê? Sobre os atrasados (dezembro e o 13º de 2018), até abril/2020, estaremos com ele nos nossos bolsos. Relaxa, amiga!

  8. Gado minion, é melhor aceitar que dói menos! Ano que vem Fátima pagará os dois meses atrasados pelo Pinóquio Robinson, e aí REELEIÇÃO ESTARÁ SEGURA!!!! OITO ANOS DE GOVERNO DO PT! Durmam com essas seus bagaços! 5.4.3.2.1 vai aparecer um gadinho perguntando: E O PT, E o Lula? Kkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkk

    1. Germano, todos os governos são assim, seja ele municipal, estadual ou federal. Independente que seja ano de eleição ou não, quero é tá recebendo a minha grana em dia. Sobre mentiras (apostas-navalhas-cartas marcadas) o Governo Bolsonaro já deu mostras de como será. Só não sei se o da Governadora seguirá o mesmo caminho. Aguardemos pois o "trote das carruagens…"

    2. Rio Grande sem norte e sem sorte. Mas a culpa é do povo, que se deixa enganar por essas porcarias. É triste ver um péssimogoverno com O esse ainda encontrar quem o aplaude. Certamente, algum comissionado. Talvez também sindicalista. Até agora, essa senhora não disse a que veio. Mentiras e incompetència, apenas isso. E agradeçam o que AINDA está dando certo à ajuda do governo federal, seu desafeto, por sinal. Dele vêm recursos financeiros extras (muitos) e medidas na área de segurança, que fazem os índices de criminalidade caírem em todo o país.

    1. O funcionalismo, ñ espere algum do PT , a economia do GOVERNO do PT, é para outros fins. Agente! Arrecadações em aumentando sucessivamente e ñ veja de Bom agrado essa discriminação do GOVERNO pagar o funcionalismo de forma inexplicável.

    2. O funcionalismo, ñ espere algum do PT , a economia do GOVERNO do PT, é para outros fins. Agente! Arrecadações vem aumentando sucessivamente e ñ veja de Bom agrado essa discriminação do GOVERNO pagar o funcionalismo de forma inexplicável.

  9. Interessante é que o cheque que a assembléia autorizou de mais de um bilhão e setecentos,na narrativa era para se pagar tbm os atrasados de novembro de 2018.., Sinceramente não sabemos mais em quem confiar,e os servidores todos no cheque especial, empréstimos consignados ou na mão de agiotas. E pior grande parte doente com a situação pq estão passando. E OS SINDICATOS SILENTES. VERGONHA.

  10. O estômago dos aposentados deve ser menor que o dos ativos . Lembrando se alguém sobreviver até lá também será um aposentado. Pense nisso governadora !!!

  11. Ela nao ta nem ai para o de 2018, pq nao e da ossada dela. Infelizmente no Brasil, é cada um por si e Deus por todos! Nap pensam no proximo! mas no final da vida desses politicos voces vao ver qual sera! Aqui se faz e aqui se paga

    1. Eduardo, como não tá nem ai para os atrasados de 2018? Você sabe qual é a realidade financeira do estado? É calamitosa, amigo! O próprio BG poderá lhe explicar direitinho, já que ele é um cara antenado com as coisas do nosso estado. Tenha calma, vai relaxando ai que, até o meio do ano de 2020, teremos embolsado tudo!

    1. Manoel, também estou para receber meus salários de dezembro e o 13º de 2018, mais nem por isso estou desesperado. Primeiro: Não foi na atual gestão essas dividas. Segundo: O Governo do RN vai ter de pagar. Terceiro: Aguarde até abril de 2020, que teremos surpresas quando o orçamento abrir.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Histórico de cirurgias após facada deixa Bolsonaro em risco; veja como será a operação

Foto: Reprodução/Redes sociais

A cirurgia de hérnia inguinal bilateral de Jair Bolsonaro será feita por técnica aberta, com cortes na região da virilha em ambos os lados, por causa do histórico de múltiplas cirurgias abdominais após a facada de 2018. O procedimento visa recolocar alças intestinais que saíram por pontos de fraqueza na musculatura e reforçar a parede abdominal.

Durante a operação, os cirurgiões farão a redução da hérnia, empurrando os tecidos de volta para a cavidade abdominal, segundo informações do Poder360. Em seguida, será colocada uma tela de polipropileno, material sintético que funciona como um “remendo” para evitar que a hérnia volte.

O cuidado é redobrado por causa das aderências intestinais, que são tecidos que grudam entre si após cirurgias anteriores. Essas aderências aumentam o risco de complicações, exigindo atenção especial no pré-operatório e durante toda a cirurgia.

Cada lado da hérnia deve levar cerca de uma hora e meia, com duração total estimada entre duas horas e meia e três horas e meia. O procedimento segue todos os protocolos médicos do laudo pericial da PF, garantindo que seja feito com segurança técnica máxima.

Foto: Reprodução/Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Papa Leão 14 celebra 1ª Missa do Galo e muda horário das celebrações de Natal no Vaticano

Foto: Reprodução/Instagram

O papa Leão 14 celebrou nesta quarta-feira (24) a sua primeira Missa do Galo, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Eleito em maio, o pontífice comanda pela primeira vez as celebrações de fim de ano da Igreja Católica, que tradicionalmente começam na véspera do Natal.

A cerimônia foi realizada às 22h no horário local (18h em Brasília), por decisão do próprio papa. A Missa do Galo é a celebração que marca o nascimento de Jesus Cristo e abre oficialmente o calendário natalino da Igreja. Leão 14 optou por um horário intermediário entre a tradição da meia-noite e os ajustes feitos por papas anteriores.

Até 2009, a missa era celebrada à meia-noite. O horário foi alterado por Bento 16 para 22h e depois para 21h30, mantido por Francisco até 2020. Durante a pandemia da covid-19, a celebração passou para as 19h, horário preservado nos últimos anos por causa da idade e da saúde do papa Francisco.

Leão 14 também decidiu celebrar a missa do dia de Natal, marcada para quinta-feira (25), às 6h de Brasília, algo que não ocorria há 31 anos, desde João Paulo II, em 1994. Além disso, no dia 31 de dezembro, o papa preside as Primeiras Vésperas e a bênção Te Deum, e em 1º de janeiro de 2026 celebra a Missa do 59º Dia Mundial da Paz, também na Basílica de São Pedro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Após exames, Bolsonaro é liberado para cirurgia nesta quinta (25)

Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi considerado apto para cirurgia e será submetido a um procedimento na manhã desta quinta-feira (25), feriado de Natal, às 9h, no hospital DF Star, em Brasília. A informação consta em boletim médico divulgado nesta quarta-feira (24). A cirurgia tem duração estimada de cerca de quatro horas e será realizada sob anestesia geral.

Segundo o hospital, Bolsonaro passou por exames pré-operatórios, avaliação cardiológica e análise de risco cirúrgico. O procedimento previsto é uma herniorrafia inguinal bilateral, cirurgia feita para corrigir hérnias na região da virilha, quando parte de um órgão sai do lugar por fraqueza na musculatura.

A necessidade de um bloqueio anestésico específico será avaliada durante a internação, conforme a evolução clínica.

Bolsonaro está internado desde a manhã desta quarta, após ser transferido da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, para o hospital, com autorização do ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Não há previsão de alta. A equipe médica informou que o ex-presidente deve permanecer internado entre cinco e sete dias. Há ainda a possibilidade de realização de um procedimento não cirúrgico para aliviar uma crise de soluços, caso o quadro persista.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[ANÁLISE] ‘O ANTAGONISTA’: O ministro Alexandre de Moraes determinaria a prisão de Alexandre de Moraes?

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Por Wilson Lima – O Antagonista

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes teve uma atuação implacável na chamada ação penal do golpe. Foi rígido, intransigente, adotou ritos questionáveis… tudo sob a justificativa de preservar a democracia brasileira. Foi criticado pelos excessos. E aplaudido por eles (a depender de que lado da torcida o cidadão está). Inclusive pelos seus colegas de Tribunal.

Foi graças a Moraes que a Debora do Batom levou 14 anos de cana; foi graças a Moraes que Jair Bolsonaro levou uma condenação de 27 anos e três meses de prisão; Moraes enxergou na vigília convocada por Flávio Bolsonaro um plano de fuga do ex-presidente; e, agora, decidiu colocar dois policiais federais no quarto do hospital onde o ex-presidente ficará internado para uma intervenção cirúrgica de correção de uma hérnia inguinal bilateral.

Moraes também bloqueou o X (antigo Twitter) e o Telegram por eles não terem escritório no Brasil. Após uma multa milionária e um recuo das duas plataformas, tudo voltou ao normal.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes teve uma atuação implacável na chamada ação penal do golpe. Foi rígido, intransigente, adotou ritos questionáveis… tudo sob a justificativa de preservar a democracia brasileira. Foi criticado pelos excessos. E aplaudido por eles (a depender de que lado da torcida o cidadão está). Inclusive pelos seus colegas de Tribunal.

Foi graças a Moraes que a Debora do Batom levou 14 anos de cana; foi graças a Moraes que Jair Bolsonaro levou uma condenação de 27 anos e três meses de prisão; Moraes enxergou na vigília convocada por Flávio Bolsonaro um plano de fuga do ex-presidente; e, agora, decidiu colocar dois policiais federais no quarto do hospital onde o ex-presidente ficará internado para uma intervenção cirúrgica de correção de uma hérnia inguinal bilateral.

Moraes também bloqueou o X (antigo Twitter) e o Telegram por eles não terem escritório no Brasil. Após uma multa milionária e um recuo das duas plataformas, tudo voltou ao normal.

Por essas e outras que pode se falar tudo de Moraes. Menos que ele não seja um juiz extremamente rigoroso. E cauteloso quanto à possibilidade de cometimento de reiteradas condutas delitivas.

As revelações feitas pelos jornais O Globo Estado de São Paulo sobre a suposta atuação de Moraes no caso Master levantam o seguinte questionamento: o ministro Alexandre de Moraes determinaria a prisão (ou uma investigação mais criteriosa) do Alexandre de Moraes, marido de dona Viviane Barci de Moraes, que assinou um contrato de R$ 129 milhões com o Banco Master?

Eis os fatos: Viviane Barci de Moraes assina um contrato de três anos – 2024 a 2027 – para atuar em causas ligadas ao banco de Daniel Vorcaro. Em 2025, segundo informações do jornal O Globo e Estadão, esse Alexandre liga para o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para discutir a venda do Master para o BRB. Uma transação que era questionada pelo mercado desde o início do ano. E que no futuro a PF demonstraria que essa transação não passaria de uma bela picaretagem.

Em tese, na visão do ex-juiz Marcelo Bretas, um caso clássico de crime de advocacia administrativa.

O álibi desse Moraes para se livrar de tal acusação seria, então, a discussão em torno da Lei Magnitsky. Uma conversa que ocorrera não somente com Galípolo, como também com representantes de outros bancos, inclusive Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara. Tudo pareceu ensaiado. Vazamento via porta-voz oficial, uma nota oficial do Supremo… tudo certo. E a nota deu a entender que a conversa ocorrera ainda em julho.

Mas as inconsistências apareceram. Nenhum registro desse encontro entre Galípolo e Moraes nas agendas do STF, nem do Banco Central. Nem em julho, nem em agosto. Em agosto, Galípolo conversou com representantes dos bancos apenas em agosto em datas distintas daquelas citadas nas notas de Moraes. Fora que, conforme revelou este portal, até setembro não havia uma diretriz clara sobre como o governo brasileiro iria lidar com a Magnitsky. E o próprio BACEN deixou claro, por meio de resposta à Lei de Acesso à Informação (LAI), que não atuaria como assessor em determinados casos.

O jurista Wálter Fanganiello Maierovitch, em coluna no Uol, coaduna com a tese de que esse caso poderia ensejar acusações por crime de advocacia administrativa. “Usou o prestígio do cargo, no interesse do escritório da esposa, em detrimento do interesse público, ou seja, da apuração rigorosa, sem facilidades e sem privilégios. Tudo poderá resultar na palavra de um contra a do outro. Mas, o antecedente, o milionário contrato, depõe contra Moraes”, disse ele.

Obviamente que, em ação judicial, tudo precisará ser provado, analisado e investigado. Mas, sem dúvida alguma, o ministro Alexandre de Moraes, rigoroso como é, não deixaria o outro Alexandre de Moraes em paz. Para dizer o mínimo.

Por Wilson Lima – O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

SALÁRIOS ATRASADOS: Tá explicado porque Walter Alves não quer assumir essa bomba

Foto: reprodução

Agora está mais do que comprovado porque o vice-governador, Walter Alves, não está querendo assumir o Governo do Estado, um sonho de qualquer político.

O Governo assinou hoje (24) seu atestado de incompetência, rasgando a última narrativa que faltava, o atraso de salários dos servidores, que passarão o Natal sem o presente natalino, sem sua ceia.

A nota para imprensa disse que o 13º salário só em 2026! Isso mesmo, só em 2026, prometendo para 9 de janeiro, deixando na mão os ativos, aposentados e pensionistas, que agora vestem o discurso do ódio do desgoverno.

Agora tá explicado porque Walter não quer assumir essa bomba, sentar numa cadeira que poderia ser sonho de consumo de qualquer um.

Agora, quando o rombo é grande, ficar ingovernável, quem é o doido que assume uma bronca dessa.

Na nota do Governo do Estado tem “programação responsável”.

Não foi por falta de aviso. O desgoverno é grande e vai piorar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes autoriza visita dos filhos de Jair Bolsonaro durante internação no hospital

Foto: reprodução/twitter

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou a visita dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enquanto ele estiver internado no Hospital DF Star, em Brasília.

Estão autorizados a visitar o ex-mandatário o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), os vereadores Carlos Bolsonaro (PL-RJ) e Jair Renan Bolsonaro (PL-SC), além de Laura Firmo Bolsonaro, filha menor de idade. A decisão sobre as visitas segue as regras gerais do hospital aplicáveis a todos os pacientes.

Bolsonaro tem uma cirurgia de hérnia inguinal marcada para esta quarta-feira (25), dia de Natal. O procedimento deve durar de três a quatro horas, e a previsão de internação é de cinco a sete dias, segundo especialistas ouvidos pela CNN Brasil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Futuros guardas municipais de Macaíba fazem treinamento sobre situações de emergência

Imagens: Luan Alves

Os alunos do curso de formação da primeira turma da Guarda Civil Municipal (GCM) de Macaíba, conduzido pela Guarda Municipal de Natal, participaram, na manhã desta segunda-feira (22), de uma visita técnica ao Aeroporto Internacional de Natal, localizado em São Gonçalo do Amarante. A atividade teve como objetivo proporcionar aos futuros guardas o conhecimento prático sobre os sistemas de resposta e emergência do aeroporto, além dos procedimentos adotados em situações de risco dentro do complexo aeroportuário.

A visita técnica e as orientações sobre como proceder em ocorrências de emergência foram conduzidas pelo líder de Resgate de Aeródromo, Ranielly Dantas da Silva, que apresentou aos alunos a estrutura operacional do aeroporto, os protocolos de segurança e a integração entre os diversos setores envolvidos em situações críticas.

“Os alunos tiveram acesso a área sensível do setor administrativo do aeroporto, conheceram a sala de monitoramento central, onde fica o bombeiro de aeródromo, responsável pelo controle e resposta imediata a incidentes, e foram conduzidos até a pista para conhecer de perto a base dos bombeiros e de participar de um treinamento prático com a equipe”, explicou o líder de resgate.

De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal de Macaíba, Roberto Ângelo, a atuação da GCM ocorre de forma integrada com as demais forças de segurança. “O trabalho da guarda é de auxílio à força principal, pois somos, muitas vezes, o primeiro atendimento. O município de Macaíba é muito próximo ao aeroporto e, em uma situação de emergência, a segurança municipal estaria entre as primeiras a chegar ao local. Por isso, conhecer o parque tecnológico do aeroporto e suas funcionalidades reduz as chances de erro e aumenta a capacidade de auxiliar corretamente as instituições envolvidas”, destacou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes divulga terceira nota sobre reuniões com o presidente do BC, e nega que esposa tenha atuado na operação do Banco Master-BRB

Foto: Mariana Campos/CB/D.A Press

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, divulgou nesta quarta-feira (24) uma terceira nota sobre seus encontros com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo. Ele reiterou que não tratou da situação do Banco Master em nenhuma das reuniões.

Segundo Moraes, os dois encontros ocorreram em seu gabinete e tiveram como único tema os efeitos da aplicação da Lei Magnitsky. O ministro também afirmou que não esteve no Banco Central, não houve ligações telefônicas entre eles e que o escritório de advocacia de sua esposa, Viviane Barci de Moraes, não atuou na operação envolvendo o Banco Master e o BRB.

Veja a terceira nota, na íntegra:

O ministro Alexandre de Moraes esclarece que realizou, em seu gabinete, duas reuniões com o presidente do Banco Central para tratar dos efeitos da aplicação da Lei Magnistiky. A primeira, no dia 14/8, após a primeira aplicação da lei, em 30/7; e a segunda no dia 30/9, após a referida lei ter sido aplicada em sua esposa, no dia 22/9.

Em nenhuma das reuniões foi tratado qualquer assunto ou realizada qualquer pressão referente à aquisição do BRB pelo banco Master. Esclarece, ainda, que jamais esteve no Banco Central e que inexistiu qualquer ligação telefônica entre ambos, para esse ou qualquer outro assunto. Por fim, esclarece que o escritório de advocacia de sua esposa jamais atuou na operação de aquisição Master-BRB perante o Banco Central.

Embora a nota fale em “aquisição do BRB pelo banco Master”, na realidade, a operação seria a inversa: o BRB que pretendia comprar o banco Master.

Versões anteriores

A nova nota corrige datas de reuniões e responde a reportagem da colunista Malu Gaspar, de O Globo, que apontou suposta atuação do ministro em favor do Banco Master. A jornalista também revelou que o escritório da esposa de Moraes tem contrato de R$ 129 milhões com a instituição financeira, valor que seria pago ao longo de 36 meses.

Moraes negou qualquer pressão ou interferência no Banco Central e afirmou que se reuniu com dirigentes de outras instituições financeiras exclusivamente por causa das sanções impostas pela Lei Magnitsky.

Com informações de Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. E o inquérito das FAKE NEWS? Malu não entrará? Atacar ministro é crime contra a democracia. Não vai haver nada dessa vez?

  2. Quem duvidar vai preso…esse é o herói dos bandidos e mau-caráter defensores de ladrão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Embaixador diz que não sabia de vídeo de Porchat sobre direita e Havaianas gravado na sede da embaixada em Roma

O embaixador do Brasil em Roma, Renato Mosca de Souza, afirmou nesta terça-feira (23) que não tinha conhecimento nem autorizou a gravação de um vídeo do ator Fábio Porchat na sede da embaixada. No material, Porchat ironiza políticos de direita no contexto do boicote à marca Havaianas.

Em nota divulgada pelo Itamaraty, Mosca disse que Porchat era seu convidado pessoal para a celebração de Natal, mas que o vídeo foi gravado e publicado sem seu aval. O embaixador destacou ainda que a visita não gerou gastos públicos.

No vídeo, feito em parceria com o canal Porta dos Fundos, mostra Porchat no papel de um gestor de crise que envia um recado à atriz Fernanda Torres, protagonista do comercial de fim de ano da Havaianas. A campanha motivou críticas de políticos de direita após a atriz fazer uma brincadeira com a expressão “pé direito”.

Procurada pela CNN Brasil, a assessoria de Porchat informou que não conseguiu contato com o ator por ele estar de férias.

Veja o vídeo:

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CASO BANCO MASTER: banqueiros e autoridades dizem que PF também sofreu pressão de Moraes

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Banqueiros e autoridades de Brasília afirmam ter recebido informações de que o ministro do STF Alexandre de Moraes teria pressionado o Banco Central a favorecer o Banco Master e demonstrado interesse no andamento das investigações sobre o caso junto à Polícia Federal. A informação é da coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

Segundo esses relatos, o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, teria informado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a situação e ouvido como resposta que tomasse “as providências necessárias”. Procurado, Rodrigues negou ter tratado do assunto com Moraes ou com Lula. “Isso é mentira. O ministro nunca falou comigo sobre o Banco Master”, afirmou.

A assessoria do STF informou que Moraes nega qualquer tentativa de interferência. Em nota, o ministro afirmou que se reuniu com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, apenas para tratar das sanções impostas a ele pela Lei Magnitsky, negando ligações telefônicas ou discussões sobre o Banco Master.

A controvérsia ganhou força após reportagem da colunista Malu Gaspar, de O Globo, afirmar que Moraes teria feito contatos com Galípolo para tratar da venda do banco ao BRB. O Banco Central confirmou apenas que houve reuniões sobre a Lei Magnitsky, sem comentar outros temas.

A esposa do ministro, Viviane Barci de Moraes, é advogada do Banco Master, cujo escritório firmou contrato de R$ 129 milhões com a instituição. Em novembro, a PF prendeu o presidente do banco, Gabriel Vorcaro, e o Banco Central decretou a liquidação da instituição.

Opinião dos leitores

  1. pronto, o cara está manipulando até o mercado financeiro e ninguem faz nada. País de bananas!

  2. Xandão cantando para Andrei Rodrigues, diretor da PF: Tchutchua, vem aqui pro seu tigrão. Vou te jogar na cama e te dar muito pressão…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *