Saúde

Fátima confirma que RN assinou protocolo de intenções para compra da CoronaVac

Foto: Elisa Elsie/ASSECOM/RN

Para garantir que a vacina contra a Covid-19 chegue aos municípios do estado o Governo do Rio Grande do Norte está planejando e tomando as ações de sua competência. Nesta sexta-feira (11), em entrevista coletiva, a governadora Fátima Bezerra anunciou que a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está finalizando o Plano Estadual de Imunização e adotando medidas como a aquisição de insumos, como seringas e agulhas, e equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde.

Dentre as ações também se inclui a capacitação de pessoal, em parceria com a Universidade Federal do RN (UFRN), para aplicação da vacina e parceria com a Cosern para disponibilizar câmaras frias para conservação da vacina. “No que cabe ao Governo do Estado vamos garantir as condições para que a nossa população tenha o direito a se vacinar. Com o plano vamos assegurar que as vacinas chegando ao RN sejam disponibilizadas à nossa população”, afirmou Fátima Bezerra.

A administração estadual está investindo R$ 1,1 milhão na aquisição de insumos e R$ 4 milhões em EPIs, através do programa Governo Cidadão. “O Plano Estadual está assegurado. Falta a parte do Governo Federal. Cabe aos municípios adotar as medidas em seus territórios. A situação da pandemia volta a se agravar. Mais do que nunca é preciso agir com sensatez, responsabilidade e humanidade”, declarou a governadora, acrescentando que o Governo chamou “mais uma vez os municípios à parceria, e a sociedade a agir com bom senso, humanidade e responsabilidade, seguir as normas e, com isso, superarmos este momento difícil”.

Fátima Bezerra avaliou como positiva as audiências que manteve junto ao Ministério da Saúde. “Solicitamos que o Governo Federal assuma a responsabilidade de executar o Plano Nacional de Imunização, a aquisição das vacinas, todas que tenham a aprovação da Anvisa, e forneça aos estados. Com o governador de São Paulo, João Dória, tratamos da possibilidade de aquisição da vacina que está sendo produzida pelo Instituto Butantan e já firmamos protocolo para a compra com a direção do Instituto. Ainda no Ministério da Saúde solicitamos apoio para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) no RN. Tivemos resposta favoráveis a pleitos como ampliação de leitos e exames de mamografia”, completou.

A governadora garantiu a disponibilização do efetivo do sistema de segurança pública do Estado (polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Itep e Defesa Civil) aos municípios para assegurar o cumprimento das medidas protetivas. “É da competência das prefeituras exigir o cumprimento das medidas sanitárias de enfrentamento à Covid-19. O Governo do Estado dá todo apoio do sistema de segurança, orientações e capacitação de pessoal. Mas tem que haver a iniciativa dos municípios em cumprir o que é determinado a eles pela legislação. Editamos novo decreto revogando eventos públicos já autorizados e suspendendo eventos que possam gerar aglomerações. É fundamental o compromisso das prefeituras para tomarem as mesmas medidas. Os municípios devem seguir as recomendações do Governo e do Ministério Público para suspender eventos com aglomerações e fazer cumprir as medidas protetivas. Também o setor privado deve se comprometer com a saúde coletiva fazendo o que lhe cabe”, pontuou a chefe do Executivo.

LEITOS

O Governo do RN instalou mais de 600 leitos para assistência Covid. Com o controle e redução das infecções nos últimos três meses parte destes leitos foram revertidos para o atendimento geral. Agora, diante do aumento de casos, o Governo volta a abrir novos leitos. Será ampliada a oferta em 89 leitos, sendo 53 UTIs e 56 clínicos. Dentro da programação feita pela Sesap, as regiões Seridó e Alto Oeste já tiveram 14 leitos redirecionados para o atendimento de pacientes Covid. Na próxima semana serão reabertos mais 20 leitos no Hospital João Machado, em Natal, e 10 no Hospital São Luiz, em Mossoró.

A secretária-adjunta de Saúde Pública do estado, Maura Sobreira, informou que o Governo também está ampliando a testagem RT-PCR e a testagem sorológica e está fazendo consulta à população através das redes sociais sobre a ocorrência de sintomas.

Na coletiva a governadora foi acompanhada pelo vice-governador Antenor Roberto, secretários de estado da Segurança Pública, Francisco Araújo, de Gestão de Projetos, Metas e Relações Institucionais e coordenador do Programa Governo Cidadão, Fernando Mineiro, e de Comunicação, Guia Dantas.

Opinião dos leitores

  1. O povo brasileiro tem o que merece, o povo idiota. Todos os partidos são a mesma coisa e ficam essa cachorrada de PT isso e aquilo e o outro partido fazer a mesma coisa. Politico está nem aí para vocês. Oxe, o povo alienado e no lugar de pensarem ficam essa palhaçada.

  2. Não disse, igual a esse Chico 100 e a Pixuleco, na Minha cidade tinha muito, sempre querendo ser sabido e engraçados, bastava dar um doce que se calava. Como nesse momento não tem quem dê, vivem desfilando ódio com saliva, coisa feia.

  3. Melhor Governadora do Brasil. Dali, Fátima! Vamos ficar no executivo até 2026 pra concertar esse Estado de vez. Até rimou rsrs

    1. Realmente PETRALHA , ela só pode esse esse estado num estado de conCerto mesmo como você disse, pois conSertar mesmo que é bom, ela não tem capacidade.

    2. Português, quando se refere à lingua, ou seu estudo, deve ser grafada com a inicial maiúscula.

  4. Perfeito governadora . Parabéns , se sobrarem uns doses do gado ?, agente manda para outros estados . Já estou com meu braço pronto para s vacina . A maior governadora da história do RN ., não se omitindo e agindo com a ciência .

  5. Mentira dessa Governadora, o PT não sobrevive sem mentiras. O governo federal enviou dinheiro para todos os estados, para aquisição de freezers e capacitação de pessoal.
    O Véio Bolsonaro é duro Kkkk.
    O Véio tem o bolso aberto.

    1. Cacá , vsi para onde hoje mona ? Cuidado com aglomerações . Tu com essa ruma de sobrinhos musculosos onde chega é um furdunço . Aí Papai !

  6. Coloca a esquerdalha toda pra tomar essa vachina dos infernos, assim o povo se livra logo dessa raça de abutres!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Desemprego sobe para 6,8% em fevereiro e alcança 7,5 milhões de pessoas

Foto: Reuters

A taxa de desocupação no Brasil atingiu 6,8% no trimestre encerrado em fevereiro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

É uma alta 0,7 ponto percentual em comparação ao trimestre anterior (6,1%).

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (28).

No período, o IBGE contabilizou 7,5 milhões de pessoas desocupadas, alta de alta de 10,4% no trimestre (701 mil pessoas). Na comparação anual, houve um recuo de 12,5% (1,1 milhão de pessoas a menos).

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Policial militar baleado na Grande Natal passa por cirurgia e tem alta médica

O policial militar baleado na noite dessa quinta-feira (27) em Parnamirim, na Grande Natal, passou por cirurgia e recebeu alta médica. De acordo com a Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), a vítima não teve danos vasculares ou neurológicos.

O policial militar foi atingido por uma bala perdida enquanto estava de folga na noite de ontem. Ele foi socorrido pelo SAMU e encaminhado ao Hospital Deoclécio Marques, onde passou pelo procedimento cirúrgico.

Até o momento, não há informações sobre o responsável por efetuar os disparos que atingiram o policial militar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Justiça espanhola anula condenação de Daniel Alves por estupro

Foto: Reprodução 

Um tribunal de apelações da Espanha anulou a condenação de quatro anos e seis meses de prisão do ex-jogador brasileiro Daniel Alves por agressão sexual, informou nesta sexta-feira (28) o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha (TSJCat).

Em um comunicado, o TSJCat informou que os juízes decidiram por unanimidade dar razão ao ex-jogador e anular uma sentença condenatória na qual encontraram “lacunas, imprecisões, inconsistências e contradições sobre os fatos” ocorridos em uma casa noturna de Barcelona em 31 de dezembro de 2022.

Istoé

Opinião dos leitores

  1. Atenção galera do mimimi, nada de chamar o cara de estuprador. Lembrem-se, se a condenação foi anulada ele é inocente e nada do que disseram aconteceu de verdade!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Cantor Zailton Tavares morre em acidente na Grande Natal

Foto: Reprodução

O cantor e acadêmico de odontologia, Zailton Tavares de Oliveira Filho, de 39 anos, morreu na noite dessa quinta-feira (27) após colidir com um veículo que estava parado na avenida Olavo Montenegro, em Parnamirim, na Grande Natal. De acordo com o Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), a vítima estava de moto e teria colidido na parte posterior de um carro que precisou frear por conta de um ônibus à sua frente. Na sequência, ele foi arremessado para a faixa contrária e atingido por um carro.

O SAMU foi acionado ao local, mas ao chegar constatou que Zailton já tinha vindo a óbito. O cantor trabalhava em uma locadora de veículos na zona Sul de Natal e estava voltando para casa, em Monte Alegre, onde morava com a esposa e o filho.

Além do SAMU, a Polícia Civil, o Instituto Técnico Científico de Perícia (ITEP) e o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) estiveram no local do acidente para realização dos procedimentos necessários.

Nas redes sociais, familiares e amigos do cantor prestaram homenagens. O radialista Riva Júnior escreveu: “Conheço Zailton Tavares desde que ele era criança, uma pessoa do bem, super humilde, trabalhador, desapegado das coisas materiais, mas cheio de sonhos e objetivos”.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Terremoto de magnitude 7,7 deixa mortos e causa estragos em Mianmar e Tailândia

Foto: Ann Wang/Reuters

Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu o centro de Mianmar na nesta sexta-feira (28), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O terremoto ocorreu 16 quilômetros ao norte a noroeste da cidade de Sagaing, por volta das 12h50, horário local, disse o USGS.

Um tremor secundário de magnitude 6,4 atingiu a região cerca de 12 minutos após o terremoto inicial, conforme o USGS.

Não houve nenhuma informação imediata sobre danos em Mianmar, país que está em guerra civil desde 2021.

Um morador de Yangon, que não quis ser identificado, disse à CNN: “Sentimos o terremoto por cerca de um minuto e então corremos para fora do prédio”.

“Vimos outras pessoas correndo para fora dos prédios também. Foi muito repentino e muito forte”, acrescentou.

Os tremores foram sentidos até a capital da Tailândia, Bangkok, onde um jornalista da CNN relatou cenas frenéticas em seu apartamento, com luminárias balançando para frente e para trás enquanto os moradores corriam para sair do prédio.

Uma pessoa morreu e outras 50 ficaram feridas depois que um prédio alto que estava em construção desabou na cidade.

Outro morador da cidade de Chiang Mai, no norte da Tailândia, que também não quis ser identificado, disse: “Senti por cerca de dez segundos no meu quarto, percebi que não conseguiria ficar lá dentro. Então corri para a rua.”

Nas redes sociais chinesas, os usuários disseram que puderam sentir o terremoto nas províncias de Yunnan, na fronteira com Mianmar, e Shaanxi.

Uma ponte que conecta as regiões de Ava e Sagaing, desabou após os ftremores, de acordo com um vídeo compartilhado nas redes sociais.

A filmagem mostra partes da Ponte Velha de Sagaing após cair no Rio Irauádi, que corre do norte ao sul do país.

Reunião de emergência

Paetongtarn Shinawatra, primeiro-ministro da Tailândia, país vizinho a Mianmar, está realizando uma reunião de emergência após o terremoto.

Tremores foram sentidos em toda a Tailândia, incluindo a capital Bangkok e a cidade de Chiang Mai, no norte, de acordo com moradores e a agência de desastres do país.

O primeiro-ministro estava na cidade de Phuket para uma reunião no momento do terremoto.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF tem maioria para negar liberdade condicional a Daniel Silveira

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para negar a liberdade condicional ao ex-deputado Daniel Silveira. O ex-parlamentar segue detido no regime semiaberto. Silveira foi condenado por críticas ao STF. O julgamento começou há uma semana, em 21 de março, no plenário virtual, e se encerra às 23h59 desta sexta-feira, 28.

Seguindo o voto do relator do caso, Alexandre de Moraes, os ministros Flávio Dino, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Cristiano Zanin votaram a favor de manter a prisão de Silveira.

Ainda faltam votar os ministros Gilmar Mendes, Luiz Fux, Nunes Marques e André Mendonça.

Recurso de Daniel Silveira ao STF

O julgamento analisa um recurso apresentado pela defesa de Silveira contra a decisão de fevereiro, que revogou sua liberdade condicional. Moraes justificou a revogação alegando que Silveira descumpriu as condições impostas, ao ir a um hospital em dezembro sem autorização judicial, violando as regras de sua liberdade condicional.

A defesa argumenta que a emergência médica não permitiu tempo para obter a autorização judicial. Para Moraes, no entanto, não há ilegalidade na revogação, mesmo que o descumprimento das condições estabelecidas tenha sido para ir ao hospital.

Para o ministro, Silveira “tão somente utilizou sua ida ao hospital como verdadeiro álibi para o flagrante desrespeito às condições judiciais obrigatórias para manutenção de seu livramento”.

Relembre o caso

Silveira cumpre sua pena na Colônia Agrícola Marco Aurélio Vergas Tavares de Mattos, em Magé. A defesa planeja levar o caso à Comissão Interamericana de Direitos Humanos. A intenção é denunciar tratamento injusto e informar que as decisões de Moraes são “pessoais e vingativas”.

O histórico judicial de Silveira começou em 2021, depois da divulgação de um vídeo em que insultava ministros do STF. Moraes ordenou sua prisão e impôs medidas cautelares, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de participar de eventos públicos.

Em 2022, Silveira foi condenado a oito anos e nove meses de prisão, mas recebeu um indulto presidencial do então presidente Jair Bolsonaro no dia seguinte à sentença. Em maio de 2023, o STF anulou o indulto, restaurando a pena.

Depois de perder o mandato e o foro privilegiado em fevereiro de 2023, Silveira permanece com o caso no STF e preso por descumprimento de medidas cautelares.

Revista Oeste

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula enfrenta críticas nas redes com consignado CLT e prepara campanha

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Aposta alta do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para baratear o crédito e melhorar a popularidade do presidente, o crédito consignado com garantia do FGTS começou a operar nas plataformas oficias há uma semana e chega aos sistemas dos bancos privados só em 25 de abril. Mas o assunto já está gerando embate nas redes sociais entre governo e oposição, nos moldes do que ocorreu com a polêmica do PIX.

Primeiro, há críticas até de economistas alinhados ao governo e de influenciadores de educação financeira, como a Nath Finanças e o Gil do Vigor, que questionam o próprio uso do FGTS. Muitas vezes, o fundo é a única coisa que o trabalhador tem como garantia da dívida.

Além disso, os juros ainda estão em um patamar distante daquele que o governo espera. Em simulações feitas pelo blog da Julia Duailibi, com valores diferentes, as propostas estão acima de 3% ao mês. O que ajuda a explicar por que há mais simulações e solicitações de propostas do que contratos fechados.

Por fim, a ministra Gleisi Hoffman, da Secretaria de Relações Institucionais, precisou apagar uma postagem nas redes sociais em que dizia para os endividados pegarem o “empréstimo do Lula”, dando munição à oposição.

Campanha pedindo cautela

Diante disso, o governo deverá fazer uma campanha de esclarecimento do novo consignado. Segundo o Palácio do Planalto, o centro da campanha vai ser dizer à população que a modalidade tem de ser usada com cautela e principalmente para substituir dívidas que estão rolando com juros muito maiores — cheque especial, empréstimo direto, cartão de crédito.

A expectativa do governo é de que os juros irão baixar nas próximas semanas, à medida que os grandes bancos começarem a operar o sistema. Bradesco, Itaú e Santander ainda não estão operando o novo consignado, o que só ocorrerá daqui um mês.

Ao blog, o presidente da Caixa, Carlos Antônio Vieira Fernandes, afirmou que o juro médio do banco está em 2,5%, mas pra alguns trabalhadores já chega a 1,7%. Ee acredita que é possível praticar um juro médio de 2%. O banco já disponibilizou R$ 226 milhões em empréstimos do novo consignado.

No Banco do Brasil, o juro médio hoje é de 2,52% e já foram emprestados R$ 300 milhões em novos contratos. Até agora, segundo o governo, as transações desse consignado já somam R$ 1 bilhão.

Outras fontes do governo também afirmaram que o juro para o trabalhador de grandes empresas será menor do que a média do consignado tradicional, que é de 2,89%. Essas fontes admitem que, no caso de empresas menores, em que o risco é maior, o juro médio deve ficar acima de 3% ao mês.

‘Ainda tem uma série de dúvidas’

Segundo do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, os efeitos do novo consignado não entraram nas projeções, e a instituição ainda não avaliou impactos do recurso.

“A gente tem visto desde o início estimativas que têm variado muito sobre qual deveria ser o impacto, incialmente maiores e agora menores. Também há muita dúvida sobre o quanto disso representa um fluxo novo de crédito, o quanto representa uma substituição de dívida velha por uma dívida nova e também como isso vai se desdobrar no tempo, ainda tem uma série de dúvidas”.

G1

Opinião dos leitores

  1. Só uma dúvida! O dinheiro é do trabalhador, por que o governo não libera nas mesmas condições sem precisar passar por banco e sem pagar juros? Como por exemplo o saque aniversário ? Nestas condições atuais só os bancos ganham e o trabalhador PERDE.
    Governo Perverso !

  2. -Você:O FGTS é meu? -Luli:Sim! -Você:Posso pegar para pagar minhas contas? -Luli:Não, mas pode fazer um empréstimo pagando juros para meu banqueiro preferido usando ele como garantia 🙂 -Você:Meeeu presidentu lindu que ama pobris! :*

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Presidente da CMN assume Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte

Foto: Verônica Macedo

Eriko Jácome, presidente da Câmara Municipal de Natal, tomou posse, nesta quinta-feira (27), como presidente também da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam RN). A solenidade ocorreu dentro do Encontro Nacional de Gestores e Legislativos Municipais, realizado no hotel Holiday Inn, em Natal.

Eriko foi eleito em fevereiro com apoio de mais de 100 dos 167 presidentes de câmaras municipais. Ele destacou a responsabilidade do novo cargo e reforçou o compromisso com a união dos legislativos municipais: “Hoje eu cheguei aqui como presidente da Câmara Municipal do Natal e saio como presidente da Fecam, de todas as câmaras municipais do Rio Grande do Norte. E prometo que vou levar, através da Federação, muito desenvolvimento, vou buscar parcerias e convênios, para que a gente possa fazer da Federação uma forma de união e integração entre a capital e todo o interior do estado. E quem vai ganhar com isso é toda a população potiguar”, assegurou.

O prefeito de Natal, Paulinho Freire, participou da cerimônia de posse. “Eriko vem fazendo um trabalho excelente à frente da Câmara de Natal e agora vai comandar a Fecam. Com ele, a Federação vai dar um salto de qualidade”, afirmou. Já o vereador Aldo Clemente (PSDB), líder do governo na Câmara Municipal de Natal, reforçou a confiança na nova gestão. “A Fecam está entregue em boas mãos. Eriko vai interiorizar as ações da Fedação, com zelo, compromisso e atenção às câmaras do interior.”

Foto: Verônica Macedo

A agora ex-presidente da Fecam, Erineide Sá, desejou sucesso ao sucessor: “Ele com certeza vai dar continuidade ao trabalho, buscando mais parcerias, mais convênios e fortalecendo os Legislativos Municipais”. O presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, César Maia, que assumiu o Conselho Político da Fecam, afirmou que “Eriko tem sensibilidade e capacidade de unir, e fará um excelente trabalho”.

A posse foi acompanhada por dezenas de presidentes de câmaras municipais, vereadores e prefeitos do RN, lideranças políticas e representantes de instituições públicas. A nova gestão assume com o desafio de ampliar o diálogo entre os legislativos e promover ações de fortalecimento institucional em todo o Rio Grande do Norte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Voto de Moraes no julgamento de Bolsonaro durou quase 2 horas

Foto: Antonio Augusto/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou, nesta quinta-feira, 27, a íntegra do voto do ministro Alexandre de Moraes no julgamento da petição que investiga o suposto golpe de Estado. Ao todo, a leitura durou 1 hora e 50 minutos.

O documento, com mais de 200 páginas, formalizou o recebimento da denúncia apresentada pelo Procurador-Geral da República (PGR), Paulo Gonet, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados.

A denúncia da PGR, recebida integralmente por Moraes, acusa Bolsonaro de liderar uma organização criminosa que teria operado de forma estruturada entre julho de 2021 e janeiro de 2023, com o objetivo de subverter a ordem democrática no Brasil.

Segundo a denúncia de Gonet, “a responsabilidade pelos atos lesivos à ordem democrática recai sobre organização criminosa liderada por Bolsonaro, baseada em projeto autoritário de poder”.

O grupo, que contava com a participação de figuras como o hoje deputado federal Alexandre Ramagem e os militares Almir Garnier Santos, Augusto Heleno, Paulo Sérgio e Braga Netto, além do tenente-coronel Mauro Cid e do delegado Anderson Torres, teria planejado e executado ações coordenadas para desestabilizar as instituições e depor o governo Lula.

Os crimes imputados aos réus incluem organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima, e deterioração de patrimônio tombado.

Moraes destacou que tais atos foram planejados com “natureza estável e permanente”, evidenciada por uma “ação progressiva e coordenada” que buscava a ruptura institucional.

Um dos pontos centrais do voto é a conexão dos acusados com os atos de 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília. Para Moraes, a manifestação era voltada “à deposição do governo eleito e à abolição das estruturas democráticas”.

Segundo o ministro, os denunciados “programaram essa ação social violenta com o objetivo de forçar a intervenção das Forças Armadas e justificar um estado de exceção”, o que resultou em “destruição, inutilização e deterioração de patrimônio da União, incluindo bens tombados”.

A PGR sustenta que o plano não se concretizou plenamente por causa da resistência de comandantes militares, como o general Freire Gomes e o tenente-brigadeiro Baptista Júnior, que se opuseram às alegadas medidas golpistas. Moraes corroborou essa tese e citou que o golpe não se concretizou pela recusa dos comandantes do Exército e da Aeronáutica.

Os oito acusados por Moraes

O voto do ministro dedica seções específicas para analisar a participação de cada réu, com base nas provas apresentadas pela PGR e na colaboração premiada de Mauro Cid. Abaixo, os principais trechos sobre os acusados:

  • Jair Bolsonaro: Denunciado como o líder do grupo, Bolsonaro teria coordenado reuniões para apresentar minutas de decretos golpistas e incentivado a mobilização popular para pressionar as Forças Armadas. “Bolsonaro, junto com [os outros acusados], formaram o núcleo crucial da organização criminosa”, afirmou Moraes.
  • Alexandre Ramagem: Deputado federal e ex-diretor da Abin, Ramagem é acusado de integrar o núcleo principal da organização e de participar ativamente das ações para desestabilizar o processo eleitoral. Por exercer mandato, Moraes determinou que “dê-se ciência à Câmara dos Deputados” sobre a denúncia.
  • Almir Garnier Santos: Almirante da Marinha, Garnier teria aderido ao plano golpista e participado de reuniões cruciais, como a de 14 de dezembro de 2022, onde uma nova minuta de decreto foi supostamente apresentada. A PGR destaca seu “endosso” às ações da organização.
  • Anderson Torres: Ex-ministro da Justiça e delegado da PF, Torres é acusado de usar sua posição para interferir nas forças de segurança pública e apoiar o golpe. Sua conduta foi descrita como essencial para a “manipulação indevida” das instituições.
  • Augusto Heleno: General da reserva e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional de Bolsonaro, Heleno teria desempenhado um papel estratégico no núcleo decisório e contribuído para as ações que minaram a ordem democrática.
  • Mauro Cid: Tenente-coronel e colaborador premiado, Cid atuou como “porta-voz” de Bolsonaro, na função de transmitir ordens e participar de reuniões, como a de 12 de novembro de 2022 na casa de Braga Netto. Seu depoimento detalhou o suposto plano Punhal Verde Amarelo, que visava a monitorar e executar autoridades públicas.
  • Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira: Ex-ministro da Defesa, Nogueira apresentou uma minuta ajustada em 14 de dezembro de 2022, a fim de pressionar comandantes militares. “Oliveira ficou em silêncio ao ser questionado pelo Tenente-Brigadeiro Baptista Junior sobre a disposição na minuta de ‘não assunção do cargo pelo novo presidente eleito’”, citou Moraes.
  • Braga Netto: General da reserva, o ex-ministro é acusado de coordenar ações clandestinas, como o suposto plano Copa 2022, e de incitar manifestantes. “Braga Netto ainda passou orientações para atacar o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior por não ter aderido à organização criminosa golpista”, destacou o voto.

As defesas dos acusados apresentaram sete teses preliminares, todas rejeitadas por Moraes. Entre elas, destaca-se o impedimento por suspeição de ministros: as defesas de Bolsonaro, Heleno e outros questionaram a imparcialidade de Moraes e dos ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin.

Moraes também negou que o STF ou sua Primeira Turma não teriam competência para julgar o caso. O ministro rebateu com base em precedentes e na Emenda Regimental nº 59/2023, que consolidou a atuação da Primeira Turma em ações penais relacionadas ao 8 de janeiro.

Revista Oeste

Opinião dos leitores

  1. Tem que julgar e condenar mais… ainda faltam os reservas para completar o time de várzea da cadeia….

  2. Julgamentos rancoroso deste senhor, ninguem espera nada desta corte, bandidos, traficantes, pedofilos,etc soltos aos montes por toda a Nação. Fins do tempo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

58% dos brasileiros avaliam que economia está no “caminho errado”

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pesquisa Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) divulgada nesta 5ª feira (27.mar.2025) mostra que 58% dos eleitores acreditam que a economia do país está no “caminho errado”. Outros 35% avaliam que a condução na área está no “caminho certo”.

O levantamento ainda contabilizou a percepção econômica entre os que aprovam e desaprovam a política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da FazendaFernando Haddad.

Entre os insatisfeitos com a gestão dos petistas, 93% consideram que a economia do país está no “caminho errado“. Já entre os satisfeitos com a administração federal, 79% avaliam o cenário econômico como no “caminho certo“.

Os dados de maior avaliação da economia brasileira como no “caminho certo” estão entre mulheres de 16 a 24 anos, com o ensino médio completo, que ganham de R$ 2.000 a R$ 5.000 e que vivem no Nordeste.

Já a maior avaliação da política econômica como no “caminho errado” está entre homens de 45 a 59 anos, com nível superior completo, renda de até R$ 2.000 e que vivem nas regiões Centro-Oeste ou Sul.

O levantamento ouviu 2.500 pessoas de 20 a 25 de março. A margem de erro estimada é de 2 p.p. (pontos percentuais) para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95,45%.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Pros brasileiros está errado, mas pro projeto de poder do PT, está certíssima.
    Ou vcs acham que esses caras são loucos e não sabem??

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *