Informe Publicitário

Feira de Ciências do Colégio Porto vai discutir avanços na sociedade nos últimos 200 anos

Foto: Divulgação (Professor Roberto Oliveira, coordenador da feira, com alunos do Colégio Porto)

Incentivar e proporcionar o protagonismo dos estudantes por meio do fomento à prática científica e da pesquisa. É com esse objetivo que o Colégio Porto, em Natal, realiza a Scientia – 1ª Feira de Ciências da Natureza e Matemática, no dia 28 de outubro. O evento vai reunir estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio e terá como pilar norteador o Bicentenário da Independência do Brasil: o Homem, a Ciência, a tecnologia e suas implicações no espaço.

Pensando em promover uma atividade científica de caráter interativo e interdisciplinar, este tema sustentará os eixos que promoverão o diálogo entre os estudantes de todas as séries. “Os alunos, de forma orientada, tomarão conhecimento dos avanços das Ciências Naturais e da Matemática, que nortearam a vida da população brasileira do século XIX até os dias atuais, e as suas interferências no cotidiano”, explicou o professor Roberto Oliveira, um dos coordenadores do projeto.

Os eixos norteadores da Scientia para Ensino Fundamental Anos Finais serão: Uma viagem pelo espaço sideral: os avanços na tecnologia que permitiram ao homem conhecer mais sobre o Sistema Solar; Independência ou Morte! A lógica matemática no Brasil e o seu desenvolvimento nos últimos 200 anos; Sustentabilidade: a independência do Brasil e os impactos ambientais gerados após 200 anos. O que podemos fazer para reverter?; Tecnologia e inovação: os reflexos da tecnologia na sociedade brasileira; A química dos alimentos: acidez, adstringência, açúcares, gorduras e proteínas. Como os sabores e as moléculas químicas estão presentes no nosso metabolismo?

Para o Ensino Médio, os eixos são os seguintes: CSI Porto – Investigação criminal: o uso das ciências naturais na investigação forense, em um contexto interdisciplinar, aplicando a inovação na resolução de uma perícia criminal; Saúde Porto: Independência ou Morte? Contribuições na saúde pública no Brasil e suas políticas; Farmácia Porto: da sinergia dos chás à ação terapêutica das moléculas; Tecnologia Porto: 200 anos de avanços tecnológicos e suas aplicações no dia a dia; Sustentabilidade Porto: as mudanças do pensamento dos brasileiros em 200 anos de história.

Os estudantes também terão atividades paralelas, como a competição de invenção para desenvolver trabalhos inovadores e uma exposição com a formação de um pódio para os três primeiros lugares. Tem ainda a competição científica, com as equipes respondendo questões relacionadas à feira, como o jogo “passa ou repassa”, na etapa “torta na cara”.

“Através do fomento à prática científica e da pesquisa, os nossos alunos serão constantemente orientados para a construção do conhecimento e a análise de dados e informações como possíveis ferramentas para a resolução de situações problemas”, afirmou o professor.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Hugo Motta critica “extremismo” de Glauber Braga na Câmara

Foto: Reprodução

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), acusou o deputado Glauber Braga (PSol-RJ) de desrespeitar a própria Casa ao ocupar a cadeira da Presidência para atrapalhar o andamento dos trabalhos. Em postagem no X (antigo Twitter) na noite desta terça-feira (9), Motta lembrou que Braga já havia se manifestado de forma semelhante, ocupando uma comissão em greve de fome por mais de uma semana.

Segundo Motta, “o agrupamento que se diz defensor da democracia, mas agride o funcionamento das instituições, vive da mesma lógica dos extremistas que tanto critica. O extremismo não tem lado porque, para o extremista, só existe um lado: o dele”.

O presidente da Câmara reforçou que é preciso proteger a democracia “do grito, do gesto autoritário, da intimidação travestida de ato político” e anunciou que determinou a apuração de possíveis excessos em relação à cobertura da imprensa durante os episódios.

A declaração intensifica o embate entre a base governista e deputados de oposição considerados radicais, mostrando que o Legislativo segue em clima de tensão e acusações mútuas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Senado acelera “PL da Dosimetria” que pode reduzir pena de condenados do 8 de janeiro

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou nesta terça-feira (9) que o Senado vai votar ainda este ano o projeto de lei que pode reduzir as penas aplicadas a quem participou dos atos de 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes invadiram e depredaram a Praça dos Três Poderes. O texto já está na pauta da Câmara dos Deputados e será analisado pelo plenário.

A proposta, apelidada de “PL da Dosimetria”, gerou debate na Casa Alta sobre o rito de tramitação. Otto Alencar (PSD-BA), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), defende que o projeto passe pela comissão antes de ir ao plenário, enquanto Alcolumbre sugere agilizar a votação, podendo encaminhar ainda hoje à CCJ e deliberar em plenário na próxima semana.

O governo federal já avisou que votará contra. Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais, criticou o projeto por reduzir penas de condenados pelo STF, incluindo Jair Bolsonaro e outros envolvidos no atentado contra a democracia. Para ela, a proposta é um “retrocesso” que fragiliza a legislação e desrespeita um julgamento histórico.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio Bolsonaro já escolhe ministros: quer pai e Nikolas se vencer 2026

Foto: Reprodução

O senador Flávio Bolsonaro deixou claro nesta terça-feira (9) que, se vencer a corrida presidencial de 2026, já tem nomes certos para seu governo: Jair Bolsonaro e Nikolas Ferreira. A declaração foi feita em reunião fechada na sede do Partido Liberal, em Brasília, sem detalhar quais pastas os aliados ocupariam.

Nikolas Ferreira presidiu a comissão de Educação da Câmara entre março de 2024 e março de 2025, enquanto Jair Bolsonaro cumpre pena de 27 anos de prisão, condenado pelo STF por tentativa de golpe de Estado, e segue detido na carceragem da Polícia Federal. Apesar disso, Flávio não vê impedimentos para tê-los em seu ministério.

Além da estratégia política interna, Flávio pretende internacionalizar sua campanha, planejando viagens por países da América do Sul, Europa e Estados Unidos. A intenção é reforçar presença internacional e atrair visibilidade para sua candidatura.

O movimento mostra que Flávio já estrutura sua base política com foco total no próximo pleito, mantendo Bolsonaro e Nikolas como protagonistas de seu projeto de poder.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Justiça afasta acusação e mantém prefeita Janaína de Salin e Lutero Fontoura em Lagoa de Pedras no cargo

Foto: Divulgação

A Justiça Eleitoral da 44ª Zona, em Monte Alegre, rejeitou nesta terça-feira (9) a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) que tentava derrubar a prefeita Janaína Maria de Oliveira Santos e o vice Hudson Lutero Fontoura. A coligação Vitória do Povo e o ex-candidato Raniere César Amâncio alegavam abuso de poder econômico, compra de votos e fraude na transferência de eleitores em 2024, mas o juiz José Ronivon Beija-Mim de Lima não encontrou provas.

Apesar de listas, declarações de residência e anotações apreendidas pela Polícia Federal, o magistrado concluiu que não houve promessa de vantagens, pagamento de valores ou qualquer conduta que configurasse manipulação de eleitores. Para ele, apenas a existência de material relacionado ao processo eleitoral não significa irregularidade.

O juiz destacou ainda que “os autos não foram suficientes para lastrear um decreto condenatório”, indo na contramão do parecer do Ministério Público Eleitoral, que havia pedido a procedência da ação. Com isso, a AIME foi totalmente improcedente, garantindo a permanência de Janaína e Hudson nos cargos.

Com a revogação do sigilo processual, o processo segue público e a coligação derrotada pode recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral. Mas, sem provas concretas, a chance de reverter o resultado é praticamente nula.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Glauber Braga invade Mesa da Câmara, é arrancado à força e TV é derrubada

Imagens: Reprodução/Instagram

O deputado Glauber Braga (PSol-RJ) protagonizou uma verdadeira baixaria no plenário da Câmara nesta terça-feira (9). Em protesto contra a decisão de Hugo Motta (Republicanos-PB) de pautar seu processo de cassação, Braga ocupou a Mesa Diretora e avisou: “Eu aqui ficarei até o limite das minhas forças”.

Mesmo após pedidos de policiais legislativos, deputados e do secretário-geral da Mesa, Braga se recusou a sair. Diante da resistência, Motta esvaziou o plenário, deixando apenas deputados, e determinou que a Polícia Legislativa o retirasse à força. Vídeos nas redes mostram a ação e o tumulto causado pelos apoiadores do parlamentar tentando impedir a retirada.

O episódio gerou outro impacto: TV Câmara e Rádio Câmara tiveram a transmissão cortada, medida inédita que, segundo especialistas, configura violação da lei que criou os canais.

A confusão marca mais um capítulo de confrontos na Câmara e mostra como atos de ocupação da Mesa continuam sendo usados como estratégia política, provocando tensão entre parlamentares, imprensa e órgãos de segurança da Casa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Tiroteio em Parnamirim: criminosos atacam helicóptero da PM e um é baleado

Imagens: Reprodução/Via Certa Natal

Uma operação policial está em andamento em Parnamirim nesta terça-feira (9). Durante a ação, criminosos abriram fogo contra o helicóptero Potiguar 01, que dava apoio às viaturas no local. O CIOPAER revidou, baleando um suspeito, enquanto outro se rendeu.

Imagens divulgadas pelo Via Certa Natal mostram o momento dos disparos, deixando claro o risco enfrentado pelas equipes de segurança. A operação continua, com a polícia mantendo bloqueios e patrulhamento intenso na região.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Glauber Braga ocupa Mesa da Câmara e provoca crise: transmissão do plenário é cortada

Imagens:  Reprodução/Instagram

O deputado Glauber Braga (PSol-RJ) sentou-se na cadeira da presidência da Câmara nesta terça-feira (9) em protesto contra a decisão de Hugo Motta (Republicanos-PB) de votar seu processo de cassação. “Eu aqui ficarei até o limite das minhas forças”, afirmou o parlamentar, que se recusou a deixar o assento mesmo após pedidos de policiais legislativos, deputados e do secretário-geral da Mesa.

A resistência de Glauber levou à expulsão de jornalistas e assessores do plenário, deixando apenas deputados no local. A situação lembra a “invasão” bolsonarista na Câmara, quando opositores ocuparam a Mesa e impediram Hugo Motta de assumir.

Em meio à confusão, a TV Câmara e a Rádio Câmara tiveram a transmissão do plenário cortada, algo considerado uma violação da lei que criou os canais. Um print do site oficial da Câmara mostra que a transmissão foi interrompida.

Foto: Reprodução

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Aécio Neves quer colocar PSDB “no centro do diálogo” e se distanciar de Lula e Bolsonaro

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O deputado federal Aécio Neves voltou a afirmar que seu objetivo é recolocar o PSDB como alternativa ao bolsonarismo e ao petismo. Em entrevista, ele disse que chegou para abrir “a avenida do centro” e dialogar com eleitores que rejeitam os extremos, defendendo uma política voltada para problemas reais do país, e não apenas para likes nas redes sociais.

Aécio criticou a radicalização do Congresso e a postura do PT, afirmando que o partido se aproveita do bolsonarismo para se fortalecer. Segundo ele, o PSDB precisa se aproximar de eleitores que votaram no PT não por convicção, mas por rejeição ao que o bolsonarismo representava. “Aceitei voltar à presidência do PSDB para voltar a dialogar com o país. Não podemos deixar o Brasil assim para nossos filhos”, declarou.

O tucano já havia reforçado a mensagem em vídeo, destacando que o PSDB não integrou nem o governo Bolsonaro nem o de Lula, e que isso é “o ativo político” do partido. Ao encerrar a gravação em inglês, Aécio foi direto: “I’m back” — ou seja, “Estou de volta”. Ele reforçou que o PSDB busca dialogar sobre o Brasil, não sobre pautas radicais.

Aécio tem histórico eleitoral recente marcado por derrota no segundo turno de 2014 para Dilma Rousseff (PT) e pelo lançamento de Geraldo Alckmin como candidato em 2018. Após afastar-se do cenário nacional diante de denúncias de corrupção, o tucano só voltou a se posicionar publicamente em 2023, reafirmando o PSDB como alternativa de centro para 2026.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bolsonaro barrado de 2026: TSE fecha porta mesmo com anistia do PL

Foto: Reprodução

Ministros do TSE já teriam jogado a pá de cal: Jair Bolsonaro não poderá disputar a Presidência em 2026. A informação foi divulgada pelo analista político Teo Cury, da CNN, e vem em meio à pressão do filho do ex-presidente, Flávio Bolsonaro (PL), que condicionou sua própria desistência à candidatura ao fato de o pai estar liberado para concorrer.

O TSE mantém firme a inelegibilidade do ex-presidente, resultado de duas condenações de 2023 por abuso de poder político e econômico — incluindo a reunião com embaixadores e a transformação do desfile de 7 de setembro em palanque político. Mesmo com um eventual PL da Anistia, defendido por Flávio e aliados, essas decisões não seriam revertidas.

Além disso, Bolsonaro enfrenta outro problema: a primeira turma do STF o condenou a 27 anos e 3 meses de prisão na ação penal do chamado “golpe de 2022”. Embora exista recurso em andamento no Supremo, a condenação pesada reforça sua inelegibilidade.

Fontes do TSE ouvidas por Cury garantem que não há chance de reversão das decisões. Ou seja: por mais que a família Bolsonaro tente acelerar manobras políticas no Congresso, o ex-presidente segue com a candidatura bloqueada por lei e pela Justiça eleitoral.

Opinião dos leitores

  1. A Dilma foi cassada e manteve seus direitos políticos, graças ao nosso STF, o Lula foi condenado por corrupção em 3 instância e devolveram seus direitos políticos graças ao nosso STF, o Bolsonaro se reuniu com embaixadores, discursou no 7 de setembro e teve seus direitos cassados graças ao nosso STF

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Líder do PT acusa: Motta se alia aos Bolsonaros para empurrar PL da Anistia

Imagens: Reprodução/X

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, acusou nesta terça-feira (9) o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), de combinar com o PL e a família Bolsonaro a votação relâmpago do chamado PL da Dosimetria — apelidado pela esquerda de “PL da Anistia” por reduzir penas de envolvidos no 8 de Janeiro.

Segundo o petista, o acerto teria ocorrido na noite anterior, em reunião com Flávio Bolsonaro e caciques do Centrão, como Ciro Nogueira, Valdemar Costa Neto e Antonio Rueda.

Para ele, a movimentação seria parte do “preço” citado por Flávio Bolsonaro dias antes, quando o senador mencionou que abrir mão de uma candidatura teria custos. O anúncio de Flávio como nome do PL para 2026, feito na última sexta (5), acelerou articulações nos bastidores e incomodou setores da centro-direita, aumentando a pressão sobre o partido.

Foto: Reprodução/X

Ele classificou o PL 2.162/2023 como “absurdo e escandaloso” e acusou o Congresso de tentar aprovar uma “lei feita sob medida para beneficiar Jair Bolsonaro”.

Lindbergh prometeu usar todas as ferramentas para travar a votação: obstrução, retirada de pauta e pedidos de adiamento. Caso o texto avance, ele diz que a batalha continua no Senado, com chances de veto do governo Lula e até judicialização no STF.

Opinião dos leitores

  1. Esse é o “Lindinho” da planilha de propinas da Odebrecht, líder na câmara da maior quadrilha do Brasil !!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *