Geral

Feirantes em Natal se revoltam com Prefeitura e citam “injustiça oficializada” com exigência de 2m de distanciamento entre bancas

Feirantes em Natal assinaram um abaixo-assinado com mais de 2.200 assinaturas em documento que classificam como “injustiça oficializada”. Há uma revolta dessa classe trabalhadora, que diz que a Prefeitura ‘resolveu então desencadear uma verdadeira perseguição sobre as feiras livres”, através da secretaria SEMSUR.

Reclamam da exigência de distanciamento entre as bancas das feiras de 2 metros. “Bancas transmitem Covid? Pasmem, no mundo inteiro, o distanciamento indicado pela OMS, é de 1,50 metros entre as pessoas”, questiona um trecho.

Os feirantes citam a distância de 1,50m em supermercado ou num banco, e dizem que somente em Natal, o prefeito lança um decreto com 2 metros de distância entre as bancas das feiras.

“Não havendo possibilidade de ampliação do espaço físico das feiras, o resultado disso é que dezenas e dezenas de feirantes, por falta de espaço, sem nenhum tipo de auxílio da parte da Prefeitura, estão sendo cortados das feiras livres. Impedidas de trabalharem num ofício que foi considerado essencial à vida pela Governadora do Estado”, queixam-se os feirantes.

A classe ainda diz que o “Prefeito precisa entender que o que é essencial não é somente a mercadoria e sim, o feirante e seu ofício”.

E ainda reforça a crítica:

“Os fiscais da SEMSUR vão às feiras e, em meio a gritos, choro e ranger de dentes, fazem cumprir o decreto do Prefeito e quando perguntados onde está a base científica para esse distanciamento exagerado, ineficaz e prejudicial, eles respondem: não sabemos, estamos aqui para cumprir ordens”.

No documento, os feirantes ainda destacam a importância das bancas:

“1º – É o objeto de exposição de sua mercadoria. Todos nós sabemos que um dos princípios do marketing do comércio e das vendas é a exposição daquilo que se pretende vender. Ninguém vende nada escondendo seu produto. O feirante não vai acordar de madrugada, ir para o Ceasa e depois ir para a feira para manter o seu produto dentro de caixas. As caixas são para o transporte da sua mercadoria assim como as bancas são para a exposição das mesmas”.

E pontuam:

“Fazendo uma simples comparação, as bancas equivalem às gôndolas de um supermercado. Pergunto: O prefeito decretou a retirada das gôndolas dos supermercados? Resposta: Não. Porque? Por que a formiga sabe a folha que corta”.

A classe também cita outro ponto sobre a banca:

“2º – As bancas protegem os feirantes e os clientes. Como assim? O feirante chega às 4h da manhã na feira e sai às 16h da tarde. Resumindo, passa tranquilamente umas 12 horas na feira. O cliente vem de casa ou do trabalho, entra na feira e, em cerca de uma hora, compra sua mercadoria e vai embora. Resumindo, o feirante tem durante o dia, muito mais tempo de exposição e risco de contrair a covid-19”.

“As bancas são para as feiras assim como são as gôndolas para o supermercado, restringindo e distanciando pessoas. E o que o Prefeito faz? Retira as bancas contribuindo com o desemprego, o prejuízo financeiro e com a propagação da covid-19”, reclamam os feirantes em abaixo-assinado, que ainda destacam que não conseguiram contato direto com a Semsur.

 

 

Opinião dos leitores

  1. Tem que ter mais fiscalização nas feiras. Quem faz o tumulto são as pessoas que vão fazer compras e maioria estão sem máscaras.

  2. não tem como uma feira que já esta diminuída pela metade ter que diminuir mais ainda,nós feirantes fazemos de tudo pra fazer como pedem mas não tem como diminuir ainda mas nosso espaço de trabalho,eles deveriam eram fiscalizar mas as pessoas que vão comprar na feira que nem máscaras usam !!!!

  3. Boa tarde
    A feira livre pra mim cumpre todos os padroes diante do que estamos vivendo nao posso criticar, mas ninguem ver nem comenta nem citar a vetaçao de onibus cheio ,trem lotados supermercados alguem tem em foto algum distanciamento no que citei as bancas estao tendo distanciamentos sim dai usar mascara e conciencia de cada um nao so nas feiras mas em qualquer estabelecimento.

  4. Nas geiras são exigidos 2 meteos de distância entre as bancas alegando que as feiras são um ambiente de transmissão do covid mas enquanto isso os ônibus continuam lotados e ninguem faz nada não se vê não se sabe de nada e só nas feiras que o covid é transmitido? Me diga aí senhor prefeito que lógica é essa?

    1. 👆Muito bem lembrado. Meus 👏👏👏👏👏

  5. Boa tarde, as pessoas que estão criticando os feirante não compra na feira sim em supermercados. As feiras livre já tem a muitos anos, garanto que seus bisavó tataravó comprava em feiras, são alimentos bom saudáveis, limpos. Nunca vir pessoas reclamando do bom atendimento, agora vejo pessoas criticando os feirante, que são pai de família que precisa do sustentar suas famílias. Estou vendo aí um jogo de interesse, que está contra o prefeito e a população de bem que querem trabalhar. As pessoas que estão contra as feiras são empresários mercadinho e super mercado são minoria.
    Vão comprar na feira pessoa de várias classe social e muito fácil criticar, as pessoas usa máscara sim em que não usam são aqueles não usam em canto nenhum.

  6. Essa é fácil! Amigo, o decreto ordena 2 metros sem permissão para a ampliação do espaço já existente da Feira! Me ensina como se faz essa mágica de distanciar 2 metros sem poder ampliar à Feira que eu te dou um doce! Apropósito, seu nome está errado! O certo é Deyvid Coperfild.

  7. Deveriam agradecer a SEMSUR que está através da fiscalização mantendo as feiras funcionando. No dia que a vigilância sanitária for fiscalizar, as feiras serão todas suspensas, um lugar insalubre onde o feirante deixa tudo sujo. Não devolvem um centavo para a prefeitura, só reclamam. A SEMSUR já deveria ter colocado essas feiras para acontecer só no sábado e domingo, não tem necessidade de ter feira todo dia, iria dinamizar o trabalho da prefeitura e diminuir os gastos.

    1. São 21 Feiras em toda Natal durante à semana! Você fala sem conhecimento de causa! Sabemos que às tendas de uma Feira são retiradas para cobrir às tendas de uma outra Feira. Me explica como que à Prefeitura faria para cobrir todas às 21 Feiras em Únicos 2 dias?

  8. O bg não publicou meu comentário que desmascarava toda essa face mentirosa..
    Mais vou ser mais breve.
    Compará a seriedade dos supermercados que respeitam os decretos com o furdunço das feiras livres de Natal é ridiculo senhores feirantes..vcs nem.mascaras querem usarem , quanto mais distanciamento..vcs só pensam em dinheiro e nada mais..
    Qual o controle de entrada e saida nas feiras alguém sabe?

    1. Me explica aonde é à entrada de uma Feira e eu lhe explico se é possível o controle de entrada e saída dela! Já é também do conhecimento de todos que à Feira se entra nela por diversos lados. Toda à Feira é uma entrada e uma saída! Dá pra ver que você não frequenta às Feiras tem tempo! Obrigado pelo seu comentário, ele fortalece o meu.

  9. Olha Sou feirante e não me sinto perseguida pela semsur não. Estive várias vezes para reunião lá inclusive com o secretario arapuã e sempre fui bem recebida. Sobre os fiscal não tem o falar não.

    1. Boa tarde! Me responda de qual Feira você foi cortada? É fácil falar quando você não foi atingida. Olhe para seus Amigos que ficaram sem o direito de trabalhar que você vai sair do lado dos fiscais e passar para o lado dos Feirantes. Que à propósito é o seu, se você for Feirante.

    2. Dizaldi, seria vc ou seu tio banqueiro ? Seu nome não me é estranho. Talvez na feira do carrasco e rocas?

  10. SUPERMECADOS OU BANCOS TEM O CONTROLE DE ACESSO POR METRO QUADRADO, TEMPERATURA DAS PESSOAS NAQUELES LOCAIS.COISA QUE NA FEIRA LIVRE NAO TEM!
    TODOS USAM MÁSCARA EM SUPERMECADOS E BANCOS.NAS FEIRAS O PRÓPRIO FEIRANTE NEM USAM (UMA PARTE CONSIDERÁVEL)
    “Bancas transmitem Covid?” NÃO SEI, MAIS TRANSMITEM INÚMEROS VÍRUS E BACTERIAS! SÂO BANCAS DE MADEIRAS! MAU ACONDICIONADAS EM TERRENOS INSALUBRES, O PRÓPRIO FEIRANTE JOGA SEU LIXO AO RELENTO.
    EXISTE SIM ESPAÇO PARA TODOS OS FEIRANTES, O GRANDE PROBLEMA E A GANÂNCIA DO BANQUEIRO(PESSOAS QUE ALUGAM BANCAS PARA OS FEIRANTES LIVRE DE TAXAS OU IMPOSTOS PUBLICOS) QUE DISPÕE MAIS BANCAS DO QUE O PERMITIDO POR FEIRANTE.
    NOS MÊS DE ABRIL E MAIO HOUVERAM REUNIÕES COM BANQUEIROS PARA DISCUTIR E ACORDAR ENTRE ELES E PREFEITURA DIRETRIZES PARA O CONTROLE, ORDENAMENTO E QUANTITATIVO DE BANCAS POR BANQUEIROS.
    EM NENHUM MOMENTO FOI PROIBIDO A EXPOSIÇÃO DE MERCADORIAS OU RETIRADA DE BANCAS, O QUE HOUVE FOI UM ORDENAMENTO, ONDE SE EXISTIA UMA DISCREPÂNCIA ENORME NA DISTRIBUIÇÃO DAS MESMAS, ONDE FEIRANTE “A” POSSUIA MAIS BANCAS QUE FEIRANTE “B”.
    COMPARAR UMA GÔNDOLA DE SUPERMECADO COM BANCA DE FEIRA CHEGA SER UMA COMPARAÇÃO MUITO ESDRÚXULA!
    ANTES DE QUERER AVILTAR O TRABALHO FEITO DE MANEIRA IMPESSOAL, COM LISURA E DENTRO DA RAZOABILIDADE, PELAS SECRETARIAS SEMSUR E SEMURB, ESQUEÇAM A POLITICAGEM E PENSE NO FEIRANTE COMO PESSOA GERADORA DE RENDA, NAO COMO PESSOA QUE LHE DARÁ VOTO.
    PENSEM EM ORDENAR E CLASSIFICAR AS FEIRAS LIVRES, PENSEM EM PADRONIZAR AS BANCAS, ACABANDO COM AS BANCAS INSALUBRES DE MADEIRAS!
    PENSEM NO CLIENTE QUE VAI ATÉ A FEIRA EM BUSCA DE MERCADORIAS COM QUALIDADE E PREÇO JUSTO, PENSEM NISSO!!!

    1. Eu ia me dar ao trabalho de lhe responder! Mas como à sua argumentação está dentro das anteriores, isso significa de que certa forma já lhe respondi; acho também que pelo seus escritos que você é um comissionado da Prefeitura! É por isso que ao invés do seu nome você colocou CIDADÃO?

  11. Hoje sem sombras de dúvidas as feiras livres de Natal, são os maiores focos de contaminação. Tira por exemplo a feira daqui da cidade da esperança. Um corredor de circulação apertado, cheio de carrinhos de ambulantes e caixas. Isso gera uma aglomeração sem tamanho no interior da feira.

    1. Maurício, concordo com vc. A prefeitura de Natal por meio dos órgãos se fiscalização deveriam iintensificar a fiscalização nesses espaços públicos. Não dá nem para imaginar o grau de contaminação nesses locais.

    2. Boa tarde! Você pode me dizer quantos Feirantes fazem parte dos números dos mortos por Covid? Eu sei! Mas fico aguardando à sua resposta. Espero que saiba, já que sabe que às Feiras são os maiores focos de contaminação! Se você não puder me responder das Feiras, pode me passar só dá Feira da Esperança por favor? Me pareceu você ser mais técnico dela.

  12. Sou morador do bairro das quintas e aqui na feira do bairro os espaços entre as bancas não tem nem meio metro, quanto mais 2. As bancas são coladas uma nas outras, não tem um minimo de espaço. Fica difícil até de andar pela feira. Sem falar que tanto os clientes e como os feirantes não usam máscaras.

    1. Meu amigo, vá lá na feira do Nova Natal no domingo. Aliás a feira é no domingo e as bancas já são colocadas na quinta feira, com isso atrapalha o trânsito. Já no domingo só a misericórdia de Deus. Fiscais não passa lá nem de avião.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Prefeitura vai entregar complexo de skate na Praia do Meio

Vídeo: Reprodução/Instagram

A Prefeitura do Natal se prepara para abrir ao público o novo Skate Park da Praia do Meio, que será entregue nos próximos dias à população. A estrutura, que inclui arquibancada e área externa concluídas, está pronta para receber praticantes de skate, patins e BMX em um ambiente pensado para competições e lazer.

Com padrão olímpico e mais de 2 mil m² de área, o espaço passa a integrar o grupo dos maiores skate parks do Nordeste. O equipamento reforça o investimento municipal no esporte urbano e na ampliação de espaços públicos voltados ao convívio social.

Além de fomentar o esporte, o novo complexo promete movimentar a orla e se tornar ponto de encontro de atletas, moradores e turistas, ampliando opções de lazer e fortalecendo o vínculo da cidade com a prática esportiva ao ar livre.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Senado aprova PL da Dosimetria: veja como votou cada senador do RN

Foto: Reprodução

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (17), o projeto de lei da Dosimetria, que reduz as penas e o tempo de prisão de condenados pela tentativa de golpe de Estado, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.

A bancada potiguar se dividiu. Apenas a senadora Zenaide Maia (PSD) votou contra o texto. Já os senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (PSDB) votaram a favor da proposta.

Com a aprovação, o projeto segue agora para análise na Câmara dos Deputados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Casal de mulheres é expulso de bar, vira denúncia e polícia investiga o caso

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por g1 (@portalg1)

Vídeo: Reprodução/portalg1

Um casal de mulheres afirma ter sido expulso de um bar em Missão Velha, no Cariri cearense, após trocar um beijo dentro do estabelecimento. O caso aconteceu na última quarta-feira (10) e foi registrado em Boletim de Ocorrência. Em vídeo que circula nas redes sociais, o proprietário aparece exigindo que elas paguem a conta e deixem o local: “Aqui no meu estabelecimento eu não aceito”, diz o homem, ao ser questionado sobre o motivo.

Segundo uma das vítimas, que preferiu não ter o nome divulgado, o episódio começou após uma simples “troca de afeto”. Ela afirma que o ambiente estava praticamente vazio e que apenas o dono, dois funcionários e um casal heterossexual estavam no bar. A mulher relatou ainda que o companheiro ficou emocionalmente abalada, sofrendo pesadelos e choque após a abordagem. “Eu vou lutar pelo nosso direito, porque quando eu luto por mim, luto por todos”, declarou.

A Polícia Civil confirmou que investiga o caso como possível conduta homofóbica. Nas redes, o vídeo do momento ganhou repercussão e reacendeu o debate sobre violência e discriminação contra pessoas LGBTQIA+ em espaços públicos.

O estabelecimento nega ter cometido homofobia e afirma que o casal foi abordado devido a “comportamentos inadequados que infringiram normas de convivência”. A direção diz possuir vídeos e testemunhos que comprovariam excesso por parte das clientes e promete apresentar o material à Justiça. O proprietário também declarou que tomará medidas judiciais para defender a imagem do bar.

Com informações do G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Senado aprova PL da Dosimetria e projeto vai à sanção

Foto: Jonas Pereira

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (17), por 48 votos a 25, o PL da Dosimetria. O projeto reduz penas de condenados pelo 8 de janeiro e da trama golpista julgada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), entres eles o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O projeto segue agora para a sanção presidencial.

Os senadores aprovaram o texto do relator, senador Esperidião Amin (PP-SC). Na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), o relator acatou emenda do senador Sergio Moro (União-PR) para restringir a redução da pena em regime fechado em relação aos crimes contra o Estado Democrático de Direito.

Na prática, a proposta deve beneficiar pessoas além das que participaram do 8 de janeiro, incluindo os condenados por atos contra a democracia, como é o caso dos réus investigados pelo plano de golpe após as eleições de 2022.

Senadores na CCJ e no plenário, no entanto, divergiram sobre a classificação da emenda. Em votação simbólica, a maioria da comissão considerou a mudança de redação.

Antes da análise no plenário, o PL da Dosimetria foi aprovado por 17 votos a 7 na CCJ, em reunião que durou quase cinco horas de reunião e chegou a ser suspensa após pedido de vista (mais tempo para análise).

Cálculo de pena

A proposta trata da redução do cálculo das penas e, para isso, o texto lista condições e fixa porcentagens mínimas para o cumprimento da pena e progressão de regime. Também determina que a remição da pena pode ser compatível com a prisão domiciliar.

O projeto altera a Lei de Execução Penal, estabelecendo novas condições e percentuais mínimos para progressão de regime. Pela regra em vigor, a transferência para um regime menos rigoroso ocorre após o cumprimento de 16% da pena, desde que o crime não tenha sido cometido com violência ou grave ameaça.

A proposta prevê a possibilidade de progressão após o cumprimento de um sexto da pena, com percentuais maiores aplicados a crimes hediondos, feminicídios, constituição de milícia e reincidência.

Em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro, se a pessoa for condenada por “exercer o comando, individual ou coletivo, de organização criminosa estruturada para a prática de crime hediondo ou equiparado, deverá ser cumprido ao menos 50%” da pena.

Esse seria o caso de Bolsonaro, condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Isso porque, para a definição da pena, foi considerado o agravante de liderança de organização criminosa.

A base governista orientou contrária ao projeto. Na CCJ, o líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner (PT-BA), afirmou ter buscado um “acordo de procedimento”, e não de mérito, com a oposição para o texto ir ao voto nesta quarta e não ser adiado para o próximo ano. Ele afirmou que iniciativa foi sua e não contou com o aval do Planalto.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Em carta de Natal, jovem morto por leoa em zoo pediu amor da mãe e felicidade que nunca teve

Foto: Reprodução

Uma carta de Natal escrita pelo jovem Gerson de Melo Machado, que morreu após invadir o recinto de uma leoa em um zoológico em João Pessoa (PB), foi divulgada na terça-feira (16), pela conselheira tutelar Verônica Oliveira, que acompanhou o “Vaqueirinho de Mangabeira“, como ele era conhecido, dos 10 aos 18 anos. O jovem, que era esquizofrênico, morreu aos 19 anos.

Os pedidos feitos pelo jovem na carta “Desejo do coração”, escrita por ele aos 17 anos, tem gerado comoção nas redes sociais.

“Eu queria ter uma grande felicidade que eu nunca tive, mas, como Deus é maior, um dia irei ter. Eu queria ter visita da minha mãe para ter carinho e amor”, escreveu.

Vaqueirinho contou no texto que tinha o desejo de conquistar um emprego como policial florestal ou veterinário.

Ele também agradeceu por, à época, estar privado de liberdade e ter encontrado pessoas que o acolheram e aconselharam, como a “professora Margarete”, do CEA (Centro Educacional do Adolescente) em João Pessoa.

Segundo a conselheira tutelar, a professora citada na carta postou a foto do texto em um grupo do qual ela faz parte.

“É a última carta, do último Natal de Gerson quando ainda era adolescente”, explicou. Na ocasião, os internos do CEA foram instruídos a escreverem seus desejos em uma carta.

“Gerson não desejou nada material, não desejou nada impossível, mas parece que a vida dele foi feita de impossibilidades. Como doeu ler essa carta cheia de significados e recados. Espero que aqueles que jogaram Gerson na ‘cova dos leões’ leiam e consigam dormir”, afirmou Verônica.

Leia na íntegra da carta escrita pelo Vaqueirinho

“Desejo do coração”

Eu queria ter uma grande felicidade que eu nunca tive, mas como Deus é maior um dia irei ter. Eu queria ter visita da minha mãe para ter carinho e amor. Desejo um emprego de polícia florestal ou veterinário.

Agradeço por estar privado de liberdade e ter encontrado conselho da professora Margarete, agentes, professor Tony, diretores Luciana, Marcos da Paz, o advogado, a juíza Antonieta. Eu desejo a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Em SP, Flávio almoça com empresários e diz que aprendeu com “erros do pai”

Foto: Reprodução

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, se reuniu nesta quarta-feira (17), em um almoço com empresários na cidade de São Paulo.

No encontro, que durou cerca de 1h30, no Jardim Paulista, zona nobre da cidade, Flávio destacou a importância de sua candidatura, reforçando ser o “Bolsonaro mais  moderado”.

Os principais assuntos abordados pelo pré-candidato, de acordo com interlocutores, foram segurança pública e economia. O senador teria dito que aprendeu com os erros do pai e assegurou sua experiência e respeito na política e no Congresso Nacional, justificando com base em seu mandato no Senado Federal.

Na conversa, o filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro indicou que pretende anunciar um plano de governo e uma equipe com rapidez, antes mesmo da eleição que acontece no ano que vem.

Além disso, defendeu a união da direita na disputa, reforçando sua parceria com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ponto chave na conversa com os presentes, que demonstravam certa preferência pelo nome do republicano para o pleito.

Mencionando também outros governadores que já lançaram pré-candidaturas, como é o caso do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), e do Paraná, Ratinho Junior (PSD), o senador teria dito que “todos eles estarão juntos”, “se não no primeiro turno, no segundo turno”, relatou à CNN uma fonte.

Apesar de uma certa resistência inicial, os empresários saíram otimistas com a pré-candidatura do senador.

Ao final do almoço, em conversa com jornalistas, Flávio enfatizou que a candidatura é “firme” e disse que a sua conduta moderada pode gerar “confiança da população”.

Essa não é a primeira vez que o pré-candidato acena ao empresariado paulista. Na semana passada deu o primeiro passo nessa aproximação com a Faria Lima para viabilizar sua candidatura efetiva.

Todos esses encontros são organizados pelo ex-secretário de Desenvolvimento Social em Social em São Paulo, Filipe Sabará.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

14º MINISTRO A DEIXAR O GOVERNO: Entenda o que levou a saída de Celso Sabino

Foto: Roberto Castro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta quarta-feira (17), a saída de Celso Sabino (sem partido) do Ministério do Turismo. O aviso foi feito durante reunião ministerial em Brasília.

Sabino se tornou o 14º ministro a deixar o governo. Ele havia assumido o comando da pasta do Turismo em agosto de 2023, substituindo a deputada federal Daniela Carneiro (União).

Segundo apurou a CNN Brasil, a troca no Turismo visa assegurar o apoio da ala governista do União Brasil.

No último dia 8, Sabino foi expulso do União Brasil depois de ter se recusado a deixar o governo Lula após o partido romper com o Planalto, em setembro.

Apesar de marcar posição de afastamento do governo Lula, sobretudo após o anúncio da federação com o PP (Progressistas), o União Brasil tem uma ala considerada mais próxima do Planalto e que pode ser um apoio importante para as eleições de 2026 em alguns estados.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

O que diz a denúncia protocolada por Eliabe contra a vereadora Brisa Bracchi

Foto: Reprodução

O vereador Subtenente Eliabe (PL) protocolou, nesta terça-feira (17), uma denúncia por quebra de decoro parlamentar contra a vereadora Brisa Bracchi (PT) na Câmara Municipal de Natal. A representação foi encaminhada ao Conselho de Ética da Casa e tem como base um episódio que teria ocorrido no dia 5 de dezembro, em Tibau do Sul.

O QUE DIZ A DENÚNCIA

A vereadora teria se envolvido em uma agressão física contra uma cidadã. O relato que consta nos autos aponta que Brisa Bracchi teria invadido o veículo da vítima pela janela do passageiro, causando arranhões nos dois braços da pessoa. Durante a confusão, os óculos da parlamentar teriam caído dentro do carro da suposta vítima e posteriormente sido levados à delegacia. Ainda de acordo com o registro, ao perceber que estava sendo filmada, a vereadora teria desferido um golpe contra o celular da vítima, provocando danos ao aparelho.

O caso está sendo apurado pela Polícia Civil e conta com exame de corpo de delito, apreensão de objetos e outros elementos documentais anexados ao processo. Para Eliabe, os fatos extrapolam o campo do debate político e exigem apuração institucional, conforme prevê o Decreto-Lei nº 201/1968 e o Regimento Interno da Câmara Municipal de Natal.

Brisa nega todas as informações que constam no boletim de ocorrência, lavrado na 103ª Delegacia de Polícia de Tibau do Sul, e ainda afirmou que foi ‘encomendado’.

Opinião dos leitores

  1. Vixe, se tem objetos pessoais dela, entao explica o pq dela estar tão preocupada. Tomara que investiguem direito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Sou amigo de Motta e Alcolumbre e grato pelo que fizeram, diz Lula

Foto: Reprodução

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta 4ª feira (17.dez.2025) que é “amigo” dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e defendeu o diálogo com o Congresso. O petista disse ser grato pela atuação dos dois nos 3 anos do seu mandato, mas reconheceu que é necessário “aparar arestas” em momentos de divergência.

“Eu não tenho nada pessoalmente contra ninguém. Sou amigo do Hugo Motta, do Arthur Lira, do Rodrigo Pacheco, do Alcolumbre. Sou grato pelo que eles fizeram nesses 3 anos comigo e, na hora que surgir uma divergência, é importante lembrar que a gente precisa conversar mais, aparar as arestas. Estou disposto a fazer isso porque nós somos gratos por tudo que foi aprovado até agora”, afirmou.

A fala se deu durante a última reunião ministerial de 2025 com todos os ministros de Estado. O encontro, tradicional em governos petistas, será realizado na Granja do Torto, em Brasília (DF). A reunião deve durar o dia inteiro, já que é o único compromisso público marcado na agenda de Lula. É comum que esses encontros se estendam.

É a 2ª vez nesta semana que Lula minimiza os atritos recentes do governo com o Congresso. Em discurso durante a inauguração da sede da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), na 2ª feira (15.dez.2025), adotou um tom mais conciliador. “Queria dizer que eu sou muito grato a tudo que o Congresso tem feito por nós nesses 3 anos de governo”, disse na ocasião.

Poder360

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Flamengo perde nos pênaltis para PSG e dá adeus ao bicampeonato mundial

Foto: Reprodução

O Flamengo perdeu nos pênaltis, por 2 a 1, na final da Copa Intercontinental 2025. Na tarde desta quarta-feira (17), no Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan, no Catar, o Rubro-negro empatou por 1 a 1 com o Paris Saint-Germain no tempo regulamentar.

Empurrado pela forte marcação e pela posse de bola, o PSG controlou as ações desde o início. A equipe francesa chegou a balançar as redes logo aos oito minutos, após erro de recuo de Arrascaeta, mas o VAR anulou o lance ao apontar que a bola havia saído do campo antes da finalização. Mesmo assim, o time comandado por Luis Enrique seguiu pressionando, com Vitinha ditando o ritmo no meio-campo e explorando a velocidade pelos lados.

O Flamengo encontrou dificuldades para trocar passes e apostou em lançamentos longos para Bruno Henrique e Arrascaeta. Ainda assim, criou uma boa chance aos 16 minutos, quando Pulgar arriscou de fora da área, obrigando Safonov a fazer a defesa. O PSG respondeu em chegadas constantes até abrir o placar aos 37 minutos. Em jogada rápida, Doué avançou pela direita e cruzou na medida para Kvaratskhelia, que se esticou de carrinho para vencer Rossi.

Na volta do intervalo, o cenário pouco mudou nos primeiros minutos, com o PSG mantendo a posse e rondando a área rubro-negra. A virada de chave veio aos 55 minutos, quando o técnico do Flamengo promoveu a entrada de Pedro no lugar de Carrascal. A presença do camisa 9 deu mais referência ao ataque e aumentou a pressão brasileira.

Aos 14 minutos da segunda etapa, Arrascaeta invadiu a área e foi derrubado por Marquinhos. Após checagem do VAR, o árbitro assinalou pênalti. Jorginho cobrou com categoria, deslocou o goleiro e empatou a decisão, recolocando o Flamengo na briga pelo título.

Depois do gol, o Rubro-negro passou a frequentar mais o campo ofensivo, com Pedro sendo bastante acionado e incomodando a defesa francesa. O PSG ainda tentou responder em bolas paradas, mas encontrou um Flamengo mais organizado e confiante.

Aos 39, o Flamengo conseguiu um contra-ataque fulminante, que parou na finalização de Pedro desviada pelo zagueiro Marquinhos. No minuto seguinte, Plata recebeu um lançamento do goleiro Rossi, dominou, bateu na entrada da área, mas a batida saiu por cima da trave.

Nos acréscimos, o PSG teve uma grande chance após Rossi não afastar de soco, a redonda cair no pé de Dembélé, bater cruzado, e Marquinhos, com caminho aberto, errar a direção do chute dentro da pequena área.

Assim, o duelo foi para a prorrogação. O PSG teve mais domínio, mas não conseguiu finalizar com perigo contra o gol de Rossi. Em algumas jogadas, o zagueiro Léo Ortiz foi crucial para manter o empate no placar.

No segundo tempo da prorrogação, Nuno Mendes teve a melhor chance ao arriscar uma batida de fora da área e forçar um mergulho de Rossi para impedir o empate. Desse jeito, o mundial teve que ser definido nos pênaltis.

Para o Flamengo, De La Cruz converteu, mas Saúl, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo perderam para o Rubro-negro. Para o PSG, Dembélé e Barcela perderam. Entretanto, converteram Vitinha e Nuno Mendes.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *