MPF e AGU querem explicações da Meta sobre mudanças anunciadas por Zuckerberg
Foto: Godofredo A. Vásquez/AP
O Ministério Público Federal (MPF) vai enviar um ofício à Meta para questionar se as alterações na moderação de conteúdos anunciadas pela matriz americana da empresa nesta terça-feira, 7, serão implementadas no Brasil. A cobrança ocorre dentro um inquérito civil em andamento desde 2021, sobre a responsabilidade de grandes plataformas no conteúdo publicado por seus usuários. Entre os alvos do inquérito está a própria Meta, dona de Facebook, Instagram, Threads e WhatsApp.
A Advocacia-Geral da União (AGU) também reagiu às mudanças anunciadas pela empresa. O ministro-chefe da AGU, Jorge Messias, afirmou que o Brasil possui mecanismos legais para lidar com desinformação e que o governo não permitirá que o ambiente on-line se torne um espaço desregulado. “Aqui não é terra sem lei, obviamente. Nosso ordenamento jurídico já oferece anticorpos para combatermos desordem informacional. Portanto, não vamos ficar de braços cruzados”, disse ao G1.
Apesar de Zuckerberg não ter citado o Brasil, o secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, João Brant, afirmou que o comunicado da Meta faz referência ao Supremo Tribunal Federal (STF). Para ele, a empresa mostra um alinhamento com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e busca “deslegitimar esforços de regulação” em nome da liberdade de expressão.
No Brasil, o tema ganha relevância no momento em que o Supremo Tribunal Federal analisa a constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet. Esse dispositivo, atualmente, isenta as plataformas de responsabilidade por conteúdos de terceiros, mas a Corte tende a rever a regra. O relator do caso, ministro Dias Toffoli, votou pela obrigatoriedade da remoção de postagens potencialmente lesivas à lei, mesmo sem ordem judicial.
Estadão Conteúdo
Comente aqui
Deixe um comentário
Vendas de veículos novos no Brasil crescem 14,2% em 2024, diz Fenabrave
Foto: Reprodução/TV Vanguarda
As vendas de veículos novos no País tiveram crescimento de 14,2% em 2024, chegando a 2,63 milhões de unidades, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (8) pela Fenabrave, a entidade que representa as concessionárias.
O resultado superou as previsões iniciais tanto da Fenabrave, que começou 2024 traçando crescimento de 12%, quanto das montadoras, representadas pela Anfavea, cuja primeira projeção, de alta de 6,1%, foi ainda mais modesta.
As entregas às locadoras, que compraram um a cada quatro carros vendidos no ano passado, também sustentaram o desempenho positivo.
Embora tenha voltado a experimentar níveis mensais de antes da pandemia durante o segundo semestre, o mercado terminou 2024 5,5% abaixo do volume de 2019.
Para 2025, as projeções anunciadas nesta quarta pela Fenabrave apontam a um crescimento de 5% do mercado, para 2,77 milhões de unidades.
No mês passado, a Anfavea divulgou previsão um pouco mais otimista, de mais de 2,8 milhões de veículos em 2025, o que, se confirmado, será o maior número em 11 anos.
Os prognósticos levam em conta a tendência de desaceleração do crescimento em razão do aumento dos juros.
Somente em dezembro, as vendas subiram 3,6% no comparativo com o mesmo mês de 2023, somando 257,4 mil unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Foi o melhor dezembro em cinco anos. Frente a novembro, a alta foi de 1,6%.
CNN Brasil
Comente aqui
Deixe um comentário
VÍDEO: Lula diz que “maridos amam mais as amantes do que as esposas” em discurso sobre os dois anos dos atos do 8 de janeiro
A declaração ocorreu no Palácio do Planalto, durante o ato simbólico que o governo petista organizou para recordar os dois anos dos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023.
“Eu diria que eu sou um amante da democracia. Não sou nem marido, eu sou amante porque a maioria das vezes os amantes são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres e eu sou um amante da democracia e conheço o valor dela”, disparou Lula.
A fala de Lula arrancou risada dos presentes, mas atraiu olhar de reprovação da primeira-dama Janja.
Diário do Poder e SBT News
Opinião dos leitores
-
Eu sei quem tem um amante!
Ninguém sabe!
Muuuuuuuuuuuuu! -
É não Lula, você é muito é corno.
-
O pai da mentira é raparigueiro? Pelo momento atual não dá para duvidar, né?
-
Cadê os babacas que até agora não dão opinião, isso é uma vergonha!
-
Mais uma declaração infeliz, para a coleção deste infeliz,
Comente aqui
Deixe um comentário
Fachin defende limites na atuação do STF no 8/1: “A Constituição estabeleceu que o jogo é o da democracia e, numa democracia, não cabe ao árbitro construir o resultado”
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O ministro Edson Fachin, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), disse em evento que lembra os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 que “precisamos sempre lembrar do que aconteceu para que não se repita”. Ele representou a Corte na solenidade nesta quarta-feira, 8.
O ministro afirmou que o STF teve e tem “papel decisivo” na defesa da democracia, mas ressaltou que o papel do Supremo não é de protagonismo e defendeu a autocontenção da Corte. “Cabe sempre observar o limite da Constituição. Ao Direito o que é do Direito, e à política o que é da política”, disse Fachin.
“A Constituição estabeleceu que o jogo é o da democracia e, numa democracia, não cabe ao árbitro construir o resultado. O juiz não pode deixar de responsabilizar quem violou as regras do jogo, mas não lhe cabe dizer quem vai ganhar”, complementou.
Fachin disse que o Brasil mostrou ter “uma democracia robusta”, mas que não há espaço na Constituição para atentar contra o Estado democrático de direito. “A democracia é o regime da tolerância, da diferença, do pluralismo, do dissenso, mas não é direito assegurado pela Constituição atentar contra as condições de existência da própria democracia”, afirmou.
Ausente no evento, o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal, redigiu uma carta que foi lida por Fachin no evento organizado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na carta, Barroso disse que é “falsa” a narrativa que busca associar o combate ao extremismo a medidas autoritárias. “E não devemos ter ilusões: no Brasil e no mundo está sendo insuflada a narrativa falsa de que enfrentar o extremismo e o golpismo, dentro do Estado de direito, constituiria autoritarismo”, disse Barroso, em carta lida pelo vice-presidente do STF, Edson Fachin, em evento no Planalto sobre os atos golpistas de 8 de janeiro.
Estadão Conteúdo
Comente aqui
Deixe um comentário
VÍDEO: Lula brinca com Moraes e diz: ‘Ninguém vai parar de te chamar de Xandão’
“Ninguém vai parar de te chamar de Xandão”, diz Lula a Alexandre de Moraes.
Em cerimônia alusiva aos dois anos dos ataques de 8 de Janeiro, presidente comentou o apelido dado ao ministro do STF.
“Nunca vi um ministro da Suprema Corte que tivesse um apelido dado pelo povo”,… pic.twitter.com/YW6YkZpwGe
— Metrópoles (@Metropoles) January 8, 2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva brincou com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na cerimônia em alusão aos dois anos dos atos do 8 de janeiro no Palácio do Planalto nesta quarta-feira.
— Tenho 79 anos de idade, já vivi muito vendo a vida da Suprema Corte brasileira, e nunca conheci um ministro da Suprema Corte que tivesse um apelido dado pelo povo, chamado Xandão. É um apelido que já pegou. E desse apelido você nunca mais vai se libertar, e não adianta ficar nervoso porque ninguém vai parar de te chamar de Xandão — disse a Moraes, que sorriu.
Em outro momento, Lula também se referiu a Moraes como Xandão ao lembrar do plano, revelado pela Polícia Federal, que envolvia o assassinato deles dois e do vice Geraldo Alckmin após as eleições de 2022. O plano foi descoberto na investigação da PF que resultou no indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 39 pessoas.
— Escapei da tentativa junto com o Xandão e companheiro Alkcmin de um atentando de um bando de irresponsáveis, aloprados, que acharam que eu não precisava assumir a Presidência depois do resultado eleitoral e que seria fácil tomar o poder — completou Lula.
Com informações de O Globo
Opinião dos leitores
-
A justiça divina tarda mais não falha. Desejo uma morte lenta e dolorosa para todos os membros do “mecanismo”.
-
Evento FLOPADO. Isso é uma vergonha. O lixo acha bonito.
-
Verdade, os Brasileiros de bem vão chamá-lo de Xandão até na hora de mijar na cova dele !
Comente aqui
Deixe um comentário
“Não vai ter sorteio esse ano, todos vão poder se matricular”, diz Paulinho Freire sobre vagas em creches de Natal
Prefeito de Natal reúne secretários — Foto: Brunno Rocha/Inter TV Cabugi
Durante reunião do secretariado para os primeiros 120 dias de governo, a Prefeitura de Natal destacou como prioridade a eliminação das filas nas creches municipais. O prefeito Paulinho Freire afirmou que, em 2025, todos os interessados terão acesso às vagas.
De acordo com o Prefeito, não haverá a necessidade de sorteio, como ocorreu em anos anteriores.
“A pasta de Educação vai dizer como vai zerar as filas das creches. Não vai ter sorteio esse ano, todos vão poder se matricular”, disse o prefeito.
O secretário de Educação de Natal, Aldo Fernandes, detalhou as ações que estão sendo tomadas para garantir o cumprimento da promessa.
“Estamos trabalhando sobre três eixos. O primeiro eixo é finalizar as nossas obras de reforma ou manutenção. O segundo eixo é reavaliar, através do nosso departamento de engenharia e arquitetura, os nossos espaços, redimensionando-os para otimizá-los. O terceiro eixo é a nossa parceria com as escolas particulares”, explicou Fernandes.
Fernandes afirmou que a meta é oferecer 1.500 vagas, superando a demanda de 1.369 vagas registrada no ano anterior.
“Eu só vou poder saber do número exato quando as matrículas finalizarem no final de janeiro, mas estamos trabalhando com um percentual maior, até porque nossa população aumenta”, disse.
Em relação ao uso de creches privadas para atender a demanda, o secretário de planejamento do município, Vagner Araújo, informou que até o momento não será necessário.
“É uma possibilidade, se houver um aumento maior do que o previsto nos próximos anos ou um descasamento entre o aumento de vagas e a construção de novas escolas, poderá ser, é um plano B. Mas para esse ano a informação que o secretário de educação nos dá é que as medidas que o prefeito determinou já serão suficientes para atender a demanda”, disse.
g1-RN
Opinião dos leitores
-
Já está começando a valer o meu voto, trazendo benefícios para a população parabéns
Comente aqui
Deixe um comentário
Mais de 200 mil maços de cigarros contrabandeados foram apreendidos no RN em 2024, aponta Receita Federal
Caminhão carregado de cigarros ilegais apreendido em Monte Alegre — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi
Mais de 200 mil maços de cigarros contrabandeados foram apreendidos no Rio Grande do Norte no ano de 2024. Os dados foram informados pela superintendência da Receita Federal no estado.
De acordo com o órgão, os cigarros ilegais representam cerca de 90% dos mais de R$ 17 milhões apreendidos entre todos os produtos no ano passado no estado.
Um reportagem especial do Jornal Hoje mostrou na terça-feira (7) que o Rio Grande do Norte está inserido no mapa do contrabando de cigarros no Brasil, segundo a Polícia Federal.
A Receita Federal havia informado em entrevista à Inter TV também que em 2023 cerca de 75% dos cigarros consumidos no estado foram os contrabandeados. Essa média, segundo a Receita, esteve acima de 70%.
“Os grupos movimentam dezenas e às vezes centenas de milhões de reais. Cada carga que compõe um caminhão, por exemplo, pode estar avaliada em R$ 2 milhões, R$ 3 milhões. E você tem cargas semanalmente sendo transportadas”, explicou o delegado da Polícia Federal no RN, Santiago Hounie, ao Jornal Hoje.
“O poder econômico gerado a partir dessa atividade tem levado a outros delitos periféricos, que são igualmente graves ou piores. Estamos aí a falar de corrupção policial, pra que a atividade possa ser realizada, tanto pra viabilizar o transporte e o armazenamento, como também pra comercializar”, completou.
g1-RN
Comente aqui
Deixe um comentário
Meta, de Zuckerberg, lidera verba de publicidade digital do governo Lula
Foto: Lionel Bonaventure/AFP
A Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, foi o principal destino das inserções publicitárias do governo Lula (PT) na internet desde 2023.
A empresa assinou contratos para receber ao menos R$ 36,9 milhões em campanhas da Secom (Secretaria de Comunicação Social) e de ministérios. O Kwai, segundo maior beneficiado neste ranking, veiculou ao menos R$ 13,5 milhões em propagandas.
O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, que tem se aproximado de Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (7) um conjunto de mudanças em suas práticas de moderação de conteúdo que encerrariam seu programa de checagem de fatos de longa data.
Zuckerberg ainda citou, em vídeo, “decisões secretas” de tribunais latino-americanos. Sem citar o STF (Supremo Tribunal Federal) explicitamente, o empresário disse que governo americano precisa ajudar a combater o que está sendo feito pelo Judiciário na região.
Os valores pagos à Meta foram extraídos do portal da Secom sobre inserções publicitárias já realizadas em campanhas de mídia do governo. A cifra pode estar subestimada, pois parte das ações publicitárias leva meses até ser confirmada.
Os dados da Secom não somam as campanhas publicitárias de bancos e estatais, que ficam sob sigilo até mesmo quando são solicitadas via LAI (Lei de Acesso à Informação).
O painel aponta R$ 181,6 milhões distribuídos em publicidade na internet pelo governo entre 2023 e 2024. A lista de empresas que mais receberam nesta categoria ainda tem o Google, com ao menos R$ 13 milhões, o Tik Tok (R$ 11,8 milhões), o X, antigo Twitter (R$ 8,8 milhões), e outros 392 veículos.
O governo, porém, praticamente eliminou o X das campanhas de mídia após o dono da rede, Elon Musk, intensificar críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, e ao presidente Lula. A rede recebeu cerca de R$ 325 mil em 2024.
A Secom ainda não afirmou se também irá retirar a Meta das ações publicitárias. Procurada pela Folha, o órgão não respondeu.
Folhapress
Comente aqui
Deixe um comentário
Uniclube lança campanha de verão com até 30% de desconto e frete grátis
Promoção inclui artigos de moda praia, protetores solares, óculos e bronzeadores; válida até 31 de janeiro
Os natalenses têm motivos de sobra para aproveitar o verão com economia e praticidade. O marketplace Uniclube lançou uma campanha especial com até 30% de desconto em categorias selecionadas, como moda praia, protetores solares, óculos e bronzeadores. Além disso, todas as compras entregues pela Natalcoop contam com frete grátis para Natal e região metropolitana.
A ação, que vai até o dia 31 de janeiro, busca oferecer mais conveniência e benefícios exclusivos aos clientes Uniclube, reforçando o compromisso da Unimed Natal em proporcionar qualidade de vida e cuidado em todas as estações do ano.
Os produtos com desconto podem ser adquiridos diretamente pelo site do Uniclube, garantindo facilidade na compra e entrega rápida. “O verão é o momento de cuidar da saúde, se proteger do sol e aproveitar o litoral. Com a campanha, queremos facilitar o acesso a itens essenciais dessa temporada, sempre priorizando a satisfação e o bem-estar dos nossos clientes”, destaca o gerente de marketing da Unimed Natal, Lucas Bonavides.
Para mais informações sobre a campanha e as condições, acesse uniclube.com.br
Comente aqui
Deixe um comentário
[VÍDEO] “Ainda estamos aqui”, discursa Lula em ato sobre o 8 de Janeiro
Ver essa foto no Instagram
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez, nesta quarta-feira (8/1), um discurso com referências à época da ditadura militar e aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
“Hoje é dia de dizer em alto e bom som: ainda estamos aqui. Para dizer que estamos vivos e que a democracia está viva, ao contrário do que planejavam os golpistas de 2022… de 2023. Estamos aqui para dizer: ditadura nunca mais, democracia sempre”, afirmou, em evento no Palácio do Planalto.
A frase faz referência ao livro no qual Marcelo Rubens Paiva conta a história do pai, Rubens Paiva, que foi torturado e morto pela ditadura militar de 1964. A obra baseou o filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, pelo qual a atriz Fernanda Torres conquistou o Globo de Ouro de Melhor Atriz.
Lula disse que, se houvesse um golpe de Estado em 2023, “muitos de nós estaríamos exilados ou presos, como aconteceu no passado”.
O presidente, então, seguiu: “Estamos aqui em nome de todas as Marias, Clarices e Eunices”, pontuou, emocionado, em referência a Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva. Na mesma solenidade, o presidente retificou a criação do prêmio com o nome dela, que era defensora dos direitos humanos.
“Participar deste evento no Planalto é dizer em alto e bom som: não é possível alguém imaginar que exista melhor forma de governança no mundo que a democracia. Ela é tão boa que permitiu que um mecânico sem diploma chegasse à Presidência. Isso só pode acontecer na democracia.”
O titular do Planalto ainda agradeceu às Forças Armadas, presentes no evento, por “mostrar a este país que é possível construir Forças Armadas com o propósito de defender a soberania nacional”.
Lula ainda fez piada com os “kids pretos” acusados de planejar assassinar o próprio mandatário, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). “Escapei com o Xandão e o companheiro Alckmin de um atentado de um bando de irresponsáveis, um bando de aloprados, que acharam que não precisava deixar a Presidência depois da eleição e que seria fácil tomar o poder”, falou.
“Falei para o Alckmin: ‘Acho que Deus é muito inteligente e Ele achou que a gente daria mais trabalho aqui’”, completou.
Queda no banheiro
O chefe do Executivo falou ainda sobre o acidente que teve no Palácio da Alvorada, quando bateu a cabeça e, depois, passou por três cirurgias. “Achei que tinha chegado o meu fim, mas não chegou o meu fim. Eu estava tão otimista, estava pensando até em tomar um gole, estava sem beber até então.”
“Cheguei a São Paulo, os médicos estavam horrorizados, porque eu podia ter morrido na viagem ou entrado em coma, o avião democraticamente levou 4h para chegar. Agora estou com a cabeça limpa e purificada”, brincou.
Fonte: Metrópoles
Opinião dos leitores
-
O gopi tá aqui, cai quem quer.
Ponto final! -
Vale lembrar que vocês que estão aí, foram todos anistiados e muito bem indenizado, enquanto isso a viúva de Clezão e muitas senhoras idosas estão presas e vocês mesmos gritam “sem anistia” e sendo empurrado goela abaixo essa narrativa de “gópi”, um a chibata mudará de mãos e a verdade aparecerá pois ela é teimosa, aliás muito teimosa.
-
A democracia na boca desses indivíduos soa como em “República Democrática do Congo” ou “República Popular da China”. Essa laia ama rótulos vazios. Só na cabeça de psicóticos um país que tem jornalistas exilados por opinião e deputados presos por falas é uma “democracia”. Mas é como diz a Bíblia: “não se colhe uvas de abrolhos (espinheiros)”.
-
Melhor Presidente da história do Brasil!
Estará por aqui até 2030.
Chooooooora boiada imunda.😭😭😭
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣-
Ser comparsa de ladrões, é triste, porém é a sina de alguns idiotas inúteis.
-
-
Nós brasileiros, estamos sentindo que vocês estão aí, o fumo tá entrando sem pena do nosso povo
Obrigada Bruno, Maracajaú agradece pela divulgação. Apareça.