A Fifa definiu que fará um sorteio extra para saber qual europeu ‘sobrará’ na hora de estabelecer os grupos da Copa do Mundo de 2014. O sorteio oficial será na próxima sexta-feira, a partir das 14h.
Desta forma abriu a possibilidade de ter um ‘supergrupo da morte’ com até três campeões mundiais, podendo até ser do Brasil. Esse apelido já é usado internamente por membros da Fifa e do COL (Comitê Organizador Local).
Cada pote, são quatro, tem oito seleções. Somente o pote 1, com os cabeças de chave, havia sido definido até segunda-feira: Brasil, o país-sede, além de Espanha, Argentina, Alemanha, Uruguai, Colômbia, Suíça e Bélgica.
Campeãs mundiais como Itália, Inglaterra e França, e a atual vice-campeã Holanda, sobraram. E todos eles entrarão no pote com nove europeus. O europeu que ficará fora do pote 4 e entrará no pote 2 será conhecido antes do sorteio final. Esse time só poderá entrar em uma dos grupos que tem como cabeças de chave um sul-americano, para manter um equilíbrio geográfico nos grupos.
Havia a dúvida do pote dos franceses porque o time era o pior país do continente classificado para o Mundial no ranking da entidade de outubro.
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, explicou porque não usaram o ranking de outubro, utilizado para definir os cabeças de chave, para definir o europeu que irá ao pote 2. Se usado esse ranking, iria a França, o que a Fifa não queria. Agora será sorte.
“Conversamos com os presidentes de todas as confederações e entendemos que, se é um sorteio, vamos sortear. O melhor é sortear um europeu para ficar no pote dois”.
Esse europeu que cair no pote 2 irá de qualquer maneira para um grupo de sul-americano (Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia). A Fifa fará um sorteio extra para isso também, separando essas quatro seleções em um pote x.
Isso serve para evitar que tenha três europeus em algum grupo, o que não é permitido.
Os potes ficaram divididos desta forma:
Cabeças de chave – pote 1
Brasil
Alemanha
Argentina
Bélgica
Colômbia
Espanha
Suíça
Uruguai
Africanos e sul-americanos – pote 2 (7 países)
Argélia
Camarões
Costa do Marfim
Gana
Nigéria
Chile
Equador
asiáticos e norte-americanos – pote 3
Austrália (apesar de ser da Oceania, disputa as eliminatórias asiáticas)
Irã
Japão
Coreia do Sul
Costa Rica
Honduras
México
Estados Unidos
europeus – pote 4
Bósnia-Herzegóvina
Croácia
Inglaterra
França
Grécia
Holanda
Itália
Portugal
Rússia
Folha
Comente aqui