Com o atraso nas obras da Arena da Baixada, as chances de Curitiba ficar fora da Copa do Mundo são maiores do que se imagina. Por isso, a Fifa já tem um plano B, uma tabela que remaneja os quatro jogos previstos para a capital paranaense, todos na fase de grupos. Esse esboço os levaria para São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte.
É mais do que natural que os dirigentes e organizadores do Mundial tenham essa estratégia pronta. É preciso uma alternativa rápida caso o estádio do Atlético não fique pronto a tempo, possibilidade que está longe de ser descartada. Essas três capitais são mais próximas do Paraná e têm melhor estrutura hoteleira do que várias outras sedes.
O blog analisou a tabela e observou que se os quatro jogos previstos para Curitiba forem mesmo para as capitais mineira, paulista e gaúcha, em três deles será possível fazê-lo sem que a Fifa tenha que marcar partidas para dias consecutivos no mesmo estádio. Esse é um ponto importante devido à logística que envolve cada peleja e a preparação do local que a recebe.
JOGOS PREVISTOS PARA CURITIBA
Dia 16 de junho às 16 horas – Irã x Nigéria (Grupo F)
Dia 20 de junho às 19 horas – Equador x Honduras (Grupo E)
Dia 23 de junho às 13 horas – Espanha x Austrália (Grupo B)
Dia 26 de junho às 17 horas – Argélia x Rússia (Grupo H)
———————————————————————————
Irã x Nigéria, por exemplo, poderia ser em São Paulo sem que fosse preciso relizar jogos em datas consecutivas. O mesmo ocorreria com Honduras x Equador em Porto Alegre e Argélia x Rússia em Belo Horizonte, por exemplo. Sequer haveria obstáculos para que as seleções fizessem o famoso “reconhecimento” do gramado.
Utilizando somente essas três sedes como alternativas, apenas Espanha x Austrália forçaria a realização de partidas em dias seguidos. O jogo está marcado para 23 de junho. BH abrigará um compromisso na data seguinte e Porto Alegre na anterior. São Paulo tem um cotejo agendado para o mesmo dia e obviamente não seria uma opção. Detalhe: a campeã do mundo, Espanha, ficará no Centro de Treinamentos do Caju, que pertence ao Atlético Paranaense.
Mauro Cezar – ESPN Brasil
Comente aqui