Foto: Reprodução
Em uma mensagem no WhatsApp, o empresário Luís Cláudio Lula da Silva, filho de Lula, xingou a primeira-dama Janja de “p*ta”. Um print obtido pela coluna revela o diálogo entre Luís Cláudio e sua então esposa, a médica Natália Schincariol. A conversa faz parte de um acervo de arquivos relacionados à investigação sobre violência doméstica que envolve o caçula do presidente.
Na manhã do último dia 15 de setembro, em 2023, Natália perguntou a Luís Cláudio, às 10h05: “O que vai fazer hoje?”. Ele responde quatro minutos depois: “Tô indo tomar café. Mais tarde assino um termo de compromisso com aquela empresa que te mostrei. Final da tarde vou ver meu pai”.
Natália prossegue: “Que chique. Queria um café preto”.
Às 10h13, o empresário faz um complemento sobre o encontro que teria com Lula. E lamenta a presença da madrasta, a socióloga Rosângela Lula da Silva: “A p*ta vai estar junto”, diz, demonstrando desprezo. Veja, abaixo, as mensagens trocadas no aplicativo.
Naquele dia, uma sexta-feira, Janja viajou com Lula para Cuba com objetivo de acompanhá-lo em agenda oficial. Registros do Planalto informam que o casal embarcou às 12h, na base aérea de Brasília, e chegou ao Aeroporto Internacional José Marti, em Havana, no final da tarde, às 18h20.
Luís Cláudio também estava em Cuba na ocasião. No país, o empresário de 39 anos se reuniu com o pai e, ao lado dele, posou para a foto que ilustra esta reportagem. O momento de confraternização foi captado pelas lentes do fotógrafo oficial da Presidência da República, Ricardo Stuckert.
Em Havana, Lula participou do G77, principal grupo de países em desenvolvimento da Organização das Nações Unidas [ONU]. O enfoque do governante brasileiro, que abriu os discursos da cúpula, foi estreitar laços diplomáticos com a China.
Missão bem mais árdua seria estreitar a relação entre Luís Cláudio e Janja. Segundo interlocutores de ambos, o diálogo ali se limita ao essencial. Nas redes sociais, o enteado não posta fotos com a madrasta. A primeira-dama tampouco aparece com o empresário.
Piada
Em 2010, Luís Cláudio Lula da Silva se envolveu em outra polêmica ao fazer uma piada de cunho homofóbico. Na época, fez menção a um jogo entre o São Paulo e o Monterrey, do México, pela Copa Libertadores da América. “Olha, contaram uma piada para mim… eu não achei graça, mas vou passar: Amanhã tem Monterrey contra um monte de gay… que pecado rsrs”.
Após receber críticas, o empresário apagou o post da rede social: “Não entendi a ira de alguns comigo.. não fui eu que fiz a piada… eu nem entendi ela.. por isso contei aqui. Boa.. fiz uma piada.. quero pedir desculpas a quem não aceitou”, escreveu na ocasião.
Procurados, Luís Cláudio e Natália Schincariol não retornaram o contato. A coluna também procurou Janja, por meio de sua antiga assessoria de imprensa, mas foi informada de que a primeira-dama não conta mais com o serviço individual.
Metrópoles
Corrigindo o meu email, aquele estava copiando. Você poderá entrar em contato comigo através do email [email protected], quero fazer essa denuncia, e sei que você é sério pra isso!!
Esse filho de Lula deve ser bandido, igual ao pai, claro é muito bom ter um pai ladrão e roubado muito dinheiro da nação e ter dado tudo aos filhos o filho mais velho de Lula foi agraciado com duas fazendas , presenteadas por Lula, uma no Paraná e outra do Uruguai , esse dito filho de Lula antes de receber essas fazendas era varredor de um lugar onde se criava avestruz. Porém de repente enricou . Esse filho caçula é um espancador de mulheres, isso é o que se sabe já tendo ido várias vezes em delegacias. Resta a população brasileira saber de onde veio essa riqueza que essa rapaz de um dia para o outro se tornou empresário, e que tipo de empresa é essa?De onde veio esse dinheiro. Quando o Bolsonaro era Presidente os petistas todos os dias inventavam mentiras sobre os filhos do presidente. Tudo mentira nada foi provado ainda, mas todos trabalham, são políticos na sua maioria . Agora alguém pode informar qual o grau de escolaridade desses filhos de Lula, imagino que são iguais ao pai, ter terminando o primário .Acho se eles tivessem alguma instrução o Lula os botaria no governo para ser um ministro ou mesmo um assessor.
O “Cristiano Ronaldo” dos negócios está de volta à ativa… Termo de compromisso, hein… Quanto aos termos que se refere a madastra, normal pra família metralha.
A questão no Brasil de hoje, não é o que se fala, mas quem fala. E Zé fini.
Pense em uma festa boa e animada seria apenas necessário juntar a primeira dama Janja e Luís Cláudio e claro que Carluxo e Michelle…hahahaha
O que a pessoa foi não importa. Se agora ela não é o adjetivo, já basta. Uma cidade dividida não subsiste.
Como ele se refere a Janja é irrelevante.
Quero saber que contrato é esse que ele disse que iria assinar.
Recebe alguma coisa do governo? Deu algo em troca?
Tá vendo aí, quais são os objetivos das viagens do Lula? Negócios pessoais.
ELE MENTIU ?
Acho que não. (rsrs)
Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, essa doeu, vamos aguardar Gustavo Mafra, Manoel f, Imparcial, gleisi Hoffman, Maria do rosário, samia Bonfim, erika kokai, Duda salabert, isso é uma sacanagem, ainda por cima de um desempregado agressivo, se bem que ele não mentiu.