Os manifestantes do coletivo #ForaMicarla já programaram para hoje uma mobilização que, entre outras coisas, prevê o acompanhamento da leitura do requerimento da CEI dos contratos da Prefeitura de Natal. Eles realizaram uma plenária ontem, no prédio do Instituto Federação de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), e definiram os próximos passos a serem tomados de agora em diante. Considerado sumário o acompanhamento de todo o desenrolar da Comissão Especial de Inquérito. A ideia do coletivo é acompanhar as sessões da CEI na integralidade e produzir um relatório paralelo ao que será feito pelos vereadores.
“O primeiro ato, amanhã, será para fiscalizarmos o cumprimento do acordo. Já foi cumprido o primeiro ponto, que era a realização da audiência pública. Hoje (ontem) o requerimento de instalação da CEI foi entregue. Amanhã veremos a instalação. O acompanhamento será feito dessa forma, ponto por ponto”, destacou o advogado Mozart Neto, que compõe a assessoria jurídica do movimento.
Informações da Tribuna do Norte
Foto: Reprodução
A democracia, a liberdade de expressão e os dispositivos constitucionais que tratam dos direitos do povo no que tange a fiscalização dos políticos eleitos, devem e podem ser utilizados em sua plenitude. Contudo, em consonância com a lei e em acordo com outras instituições democráticas, como a Justiça e o MP. Não é o que pretende esses ativistas. Eles querem pautar a atuação dos vereadores e da prefeita, sob pena de não saindo (literalmente) o que ou quem eles desejam, voltarem a tomar um próprio municipal, obstacular o trânsito, condenar sem defesa, enfim, fazer tudo ao arrepio da lei. Espero que os edis não se intimidem, a Justiça não acoberte, o MP não silencie e a imprensa não dê gás, para que uma aberração maior aconteça. A propósito, o "coletivo" deu algum pio a respeito dos escândalos envolvendo Palocci e Mercadante?…
É exatamente a democracia, a liberdade de expressão e os dispositivos constitucionais que tratam dos direitos do povo que estamos usando nos nossos atos em defesa do impeachment de Micarla. Desde o início estamos jogando com essas cartas. E ganhando! Realmente queremos pautar a atuação dos vereadores, que foram eleitos por nós. Quanto à prefeita, nós não queremos pautar a atuação dela. Queremos mais. Queremos a sua saída! Quanto à ocupação da Câmara, ao arrepio da louca decisão do TJ/RN, o STJ garantiu nossa permanência lá. Entemos que nossos atos podem causar algum transtorno temporário, como engarrafamentos, o que defendemos, é uma cidade melhor e, por isso, temos recebido apoio de toda a população nas nossas ações de rua (mesmo com o trânsito parado). Não estamos condenando ninguém sem defesa. A CEI dos Contratos administrativos serve, exatamente, para que se apurem os muitos indícios que temos hoje. Esperamos que os edis não se intimidem com a pressão que podem receber do executivo municipal, a Justiça não acoberte ilegalidades, o MP não silencie quanto ao seu dever de verificar a legalidade dos atos do executivo e a imprensa não dê gás à tentativa de blindagem da prefeita, para que uma aberração maior não aconteça.