Política

#ForaMicarla – Ou vai ou racha

Tribuna do Norte:

Os manifestantes do Coletivo #ForaMicarla decidem hoje, às 09h, em plenária, o futuro da ocupação no pátio da Câmara dos Deputados, que já dura 10 dias. Após receber as propostas da Câmara por escrito de uma comissão formada por Júlio Protásio (PSB), Franklin Capistrano (PSB), Luiz Eduardo (PMDB) e Adão Eridan (PR), além da presença da vereadora Sargento Regina (PDT), o Coletivo resolveu discutir uma posição durante a noite para comunicar se deixa ou não a Casa Legislativa ainda hoje.

Após a plenária, que irá definir se o movimento aceita as propostas e condições estabelecidas pelos vereadores, haverá uma reunião, às 11h, na sede potiguar da Ordem dos Advogados do Brasil. Os manifestantes fazem questão de que a Ordem participe como intermediadora do possível acordo. “É preciso deixar claro que os vereadores excluíram a OAB da discussão da proposta e o Coletivo faz questão do intermédio da Ordem”, disse o membro da comissão jurídica da ocupação, Hélio Miguel.

Representantes da OAB disseram que de fato não foram convidados para participar da construção da proposta. Contudo, uma cópia da ata de reunião dos vereadores, realizada ontem, foi deixada pessoalmente pela mesma comissão presente à Câmara ontem à noite para o presidente Paulo Teixeira e o secretário-geral Paulo Coutinho. No documento, o compromisso de 19 dos 21 parlamentares da Casa. Os vereadores Sargento Regina (PDT) e Raniere Barbosa (PRB) só devem assinar caso os manifestantes referendem o acordo.

Na proposta, uma alteração em relação ao que anteriormente havia sido apresentado: os vereadores garantem a presidência da CEI dos Contratos para um membro da oposição (veja quadro). Porém, um ponto de discordância já debatido continua presente. Todos os compromissos só serão concretizados após a saída dos manifestantes do pátio da Câmara. O clima de desconfiança acerca da segurança do acordo era visível entre os manifestantes. “Propomos a realização da audiência pública logo após a saída de vocês”, prometeu o vereador Luís Carlos. “Caso haja um descumprimento, serei o primeiro a abrir o meu gabinete para que vocês voltem a ocupar essa Casa”, fez coro, Adão Eridan.

No momento em que a reportagem deixou as dependências da Câmara, as comissões existentes na ocupação do prédio público – há várias, como a de comunicação, esporte e lazer, jurídica, entre outras – discutiam o assunto: aceitar o acordo ou continuar a ocupação? As opiniões eram bastante variadas, favoráveis ou desfavoráveis à desocupação, num debate que aparentava ter fôlego para seguir noite adentro.

Vereadores definem termos da proposta

Depois de quatro horas de reunião, os vereadores definiram a proposta para os manifestantes que estão acampados na Câmara Municipal. Os parlamentares aceitaram instalar uma Comissão Especial de Inquérito dos Contratos ou dos Aluguéis definindo que presidência ficará com membros da oposição e relatoria com a situação. Na proposta da Câmara, os vereadores aceitaram a maioria dos pontos reivindicados pelos manifestantes, mas com uma condicionante. Os acampados pedem que a audiência pública e a CEI sejam instaladas para só depois se retirarem da Câmara. Já os vereadores, inverteram a ordem: os manifestantes devem sair da Casa e em seguida a CEI instalada e a audiência pública sobre os contratos promovida. “Eles precisam sair para que nós possamos organizar a Câmara, arrumar para começarmos os trabalhos”, explicou o presidente do Legislativo, vereador Edivan Martins (PV).

Além dos dois pontos principais, no acordo apresentado pelos vereadores foi incluído um item que era, indiretamente, relacionado ao vereador Albert Dickson (PP). Na naufragada CEI dos Aluguéis, esse vereador foi indicado para relator. No entanto, ele tem vínculo com uma clínica que presta serviço para a Prefeitura de Natal. Na proposta formulada, foi posta uma cláusula na qual os vereadores admitem que da CEI dos Contratos não terá entre seus membros nenhum vereador que possua relação contratual com o município de Natal.

Da reunião participaram 18 vereadores. Os ausentes foram Heráclito Noé (PPS), Fernando Lucena (PT), Ney Lopes Júnior. Mesmo ausentes, os vereadores Heráclito Noé e Ney Júnior foram contatados por telefone e concordaram com os termos da proposta.

Os vereadores da bancada da prefeita de Natal Micarla de Sousa chegaram com a opinião de que o movimento já está “esgotado” e é necessária a desocupação imediata da sede do Legislativo. O líder da bancada da prefeita Micarla de Sousa, vereador Enildo Alves  (sem partido) reagiu a exigência dos estudantes que pediam para a bancada de oposição indicar o relator ou presidente da CEI dos Contratos. “Eu não aceito pressão. Todos os 21 vereadores são legítimos representantes do povo e cada um vota de acordo com sua consciência”, comentou.

O vereador Maurício Gurgel (PHS) afirmou que o movimento dos estudantes está “prejudicando” a própria população. “Prejudica muito porque requerimentos estão deixando de ser votados. O que eu quero é trabalhar em paz”, disse.

Já os vereadores de oposição defenderam a proposta da CEI dos Contratos ser integrada por cinco membros, sendo três da bancada de situação e dois da oposição. “A CEI dos Contratos deve ser instalada com cinco membros”, ressaltou Adão Eridan (PR).

Encontro a portas fechadas foi em um hotel

A reunião de quatro horas dos vereadores para discutir uma proposta a ser apresentada aos manifestantes teve alguns momentos tensos. O encontro, no hotel Holiday Inn, no bairro de Ponta Negra, ocorreu a portas fechadas, mas em várias ocasiões foi possível ouvir os parlamentares falando em um tom mais elevado e áspero.

Os vereadores Sargento Regina (PDT) e Raniere Barbosa (PRB) se retiraram no meio da reunião. “O que estão tentando fazer é blindar a prefeita Micarla de Sousa. Não concordo com isso. Eles (os vereadores de situação) querem abrir várias CEIs, mas só querem fazer acordo com a CEI da atual prefeita. Se é para abrir várias CEIs então vamos fazer, mas sem blindar essa administração. Fui eleito para fiscalizar essa gestão”, disse Raniere Barbosa.

Líder da bancada da prefeita de Natal Micarla de Sousa, o vereador Enildo Alves (PSB) elogiou o acordo apresentado aos manifestantes. “A Câmara mostra que  não tem intransigência”, destacou.

Já o bispo Francisco de Assis (PSB), que foi indicado para presidente da extinta CEI dos Aluguéis, disse que não mais irá querer participar da nova Comissão. “Enquanto eu estava dentro (na CEI dos Aluguéis) queria continuar, mas agora não quero mais participar”, destacou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

VÍDEO: Médico que atendeu Bolsonaro disse que ex-presidente estava com dor abdominal e náuseas

O médico Evandro, clínico geral que fez o atendimento de Jair Bolsonaro no hospital do município de Santa Cruz, disse que o ex-presidente entrou com quadro de náuseas, dor abdominal e hipertensão.

Mas que o quadro foi estabilizado após medicação. “Fizemos uma medicação de analgesia na sala de estabilização e o presidente saiu estável, se queixando apenas de um pouco de dor”, disse o médico.

De acordo Dr. Evandro, Bolsonaro saiu andando, mas por precaução, pediu sua transferência para o hospital de Natal.

Bolsonaro foi transferido de helicóptero para o hospital Rio Grande, no bairro Tirol, em Natal/RN.

Ponta Negra News

Opinião dos leitores

    1. Pq voces da esquerda acabaram com o nosso maior hospital, leve sua mãe para lá.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

PL emite nota sobre estado de saúde de Bolsonaro

Após o ex-presidente Jair Bolsonaro passar mal na manhã desta sexta-feira (11), enquanto cumpria agenda na cidade de Santa Cruz, no interior Rio Grande do Norte, o Partido Liberal emitiu uma nota acerca do estado de saúde dele.

Confira:

Opinião dos leitores

  1. Tudo mentira desse bucho de égua, igual a Fakefacada. Ele quer é elevar o ibope. evento flopado, daí inventou isso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CAOS TOTAL: Sistema de monitoramento de tornozeleiras eletrônico do RN será desligado a qualquer momento

Foto: Ilustrativa

Não é brincadeira o que o governo do estado faz com os fornecedores e com a população.

As empresas responsáveis pela prestação de serviços de monitoramento de tornozeleiras eletrônicas no Rio Grande do Norte não recebem os pagamentos devidos desde novembro de 2024. Apesar de acordos firmados entre o governo estadual e as prestadoras de serviço, o Estado novamente não cumpriu com os prazos estabelecidos.

O último acordo judicial, que estipulava o pagamento até esta quinta-feira (10) também foi descumprido. O Judiciário foi informado sobre a situação na manhã desta sexta-feira, e agora o sistema de monitoramento corre o risco de ser desativado a qualquer momento. A ameaça de desligamento afeta diretamente a segurança pública e o acompanhamento de indivíduos monitorados por tornozeleiras eletrônicas, que, em muitos casos, estão em cumprimento de penas alternativas ou em regime de prisão domiciliar.

Não basta as estrada, a saúde e a educação, os bandidos que deveriam está monitorados também ficam livres para cometerem novos delitos.

A RN SEM SORTE…

Opinião dos leitores

  1. Uma gestora que não prioriza as necessidades básicas do cidadão, vai priorizar o pagamento de tornozeleiras. Tem que deixar os excluidos da sociedade livres.

  2. Que diferença faz as tornozeleiras estarem conectadas ou desconectadas? Os bandidos continuam atuando com ou sem tornozeleiras.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

VÍDEO: Veja o momento em que Bolsonaro é levado de helicóptero

Vídeo exclusivo, enviados ao BLOG, mostra o momento em que Bolsonaro levanta voo. O ex-presidente vai pousar no Walfredo Gurgel, e logo em seguida, será transferido para o Hospital Rio Grande.

O Potiguar 02 está indo para o Clóvis Sarinho e pousará em 20 minutos.

Outro vídeo mostra o momento em que o helicóptero levanta voo e a população aplaude.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Agenda de Bolsonaro no RN será cancelada

Após passar mal, a agenda do ex-presidente no RN será cancelada. A governadora Fátima Bezerra emitiu uma nota sobre as providências tomadas para atender Bolsonaro.

Confira:

A governadora Fátima Bezerra determinou total empenho e providências às equipes das secretarias da Saúde e da Segurança Pública do RN em assistência ao ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro, que na manhã desta sexta-feira (11), deu entrada em uma unidade de saúde no interior do estado. Jair Bolsonaro cumpre agenda no Rio Grande do Norte. A Sesed mobilizou, de imediato, uma das aeronaves para traslado do ex-presidente a uma unidade de saúde, em Natal, e orientou os gestores da Secretaria de Saúde que adotassem todas as providências necessárias ao eventual atendimento.

Opinião dos leitores

  1. Que seja muito bem assistido e que Deus lhe dê muita saúde pra pagar na cadeia por tantos crimes que cometeu!

    1. Qual crime ele cometeu seu porcaria, então, seu ídolo de nove dedos vai ter prisão perpétua decretada.

  2. Atitude corretíssima da Governadora em enviar o helicóptero. Já basta dessa política de ódio.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

VÍDEO: Helicóptero Potiguar 02 fará a transferência de Bolsonaro

Vídeo: Cedido

Um vídeo enviado ao BLOGDOBG mostra o momento em que o helicóptero Potiguar 02, que levará o ex-presidente, está em terra. Apoiadores de Bolsonaro se aglomeram no local para acompanhar de perto.

Após passar mal e ser levado para o hospital em Santa Cruz, Jair Bolsonaro será transferido de helicóptero para Natal, onde será levado para o Hospital Rio Grande.

Opinião dos leitores

    1. Não entendi pq um helicóptero do estado pra atender uma pessoa que não tem mais prerrogativas. E o cidadão de bem vai ser transferido de helicóptero agora sempre que passar mal ?

  1. Não tenho a menor simpatia pelo ex presidente Jair Bolsonaro, muito pelo contrário, mas do fundo do meu coração, desejo pronto reestabelecimento. Nunca que eu vou desejar o mal para outra pessoa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Bolsonaro será transferido para Natal de helicóptero

Após passar mal e ser levado para o hospital em Santa Cruz, Jair Bolsonaro será transferido de helicóptero para Natal, onde será levado para o Hospital Rio Grande.

Segundo informações apuradas pelo BLOGDOBG, equipe de cirurgia, imagem e a retaguarda clínica aguardam o ex-presidente.

Uma equipe já foi mobilizada e está no aguardo de Bolsonaro.

Opinião dos leitores

  1. Espero que se recupere e que goze de saúde quando for pro xilindró, onde deverá ser tratado com dignidade, o que nunca desejou aos outros ao defender torturadores!

  2. Meu Deus senhor Restaure a Saude do Nosso Presidente jair Messis Bolsonora em nome do Senhor ele vai ficar Bem.🙏🏻🙏🏻🙏🏻🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Bolsonaro passa mal e é levado para hospital em Santa Cruz

Foto: Cedida

Jair Bolsonaro passa mal e é levado para o hospital de Santa Cruz. A princípio, tudo indica que foi queda de pressão. O ex-presidente segue no hospital para fazer exames.

A parada em Tangará não aconteceu pois ele seguiu direto para o hospital.

Opinião dos leitores

  1. No RN esse “cara”, não é bem vindo. Na outra vez as abelhas botaram ele para correr, agora passou mal. realmente é sangue “RUIM”. Quando se deseja mal ou se prática o mal com outra pessoa é isso que acontece.

  2. Diferente do que ele desejou a morte de Lula , ele precisou do helicóptero do Estado. Esse cidadão é a desgraça em figura de gente

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Bolsonaro faz parada não programada em Bom Jesus

Vídeo: Cedido

Um vídeo registrou o momento em que o ex-presidente, Jair Bolsonaro, fez uma parada não programada na cidade de Bom Jesus (RN). A visita ao estado faz parte de uma série de viagens no Nordeste com o ex-presidente.

O pontapé é no Rio Grande do Norte, terra do senador Rogério Marinho, secretário-geral do partido, ex-ministro de Bolsonaro e idealizador da iniciativa, que faz parte do Rota 22, principal aposta de Marinho para ampliar o eleitorado bolsonarista.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Quem é Mayara Kelly, policial punida por lavar viatura no Ceará

A soldado Mayara Kelly Melo Mota, do Ceará, tem repercutido nas redes sociais após virar alvo de denúncias e sofrer punições por conteúdos publicados na internet. Mãe e influenciadora, a policial militar de 31 anos trouxe ao debate público os limites da atuação dos militares nas redes sociais.

Em 2022, a soldado já havia sido alvo de um inquérito policial militar (IPM) arquivado, por conta de uma postagem no Instagram. Recentemente, vídeos da policial lavando uma viatura e ensinando a fazer um torniquete geraram punição.

Com base nas informações públicas, colocadas nas redes sociais da soldado Mayara e apurações da CNN, revelam quem é a policial que, segundo a sua defesa, tem sido alvo de perseguição.

Policial Militar do Ceará punida por lavar viatura sofreu outra denúncia; defesa alega perseguição.

Mãe, influenciadora e policial
Mayara Kelly Melo Mota é soldado da Polícia Militar do Ceará. Com quase 47 mil seguidores nas redes sociais, ela divide seu tempo entre as funções da carreira militar, a produção de conteúdo que alimenta a legião de seguidores, e o papel de mãe e esposa.

Nas redes sociais de Mayara, o conteúdo publicado varia entre os momentos destinados a família, o dia a dia na função de soldado, treinos e dicas. Uma delas foi alvo da última denúncia contra policial, quando ensinou os seguidores a utilizarem um torniquete.

Na visão dos defensores de Mayara, a medida imposta pelo julgamento dos vídeos “transparece quebra da isonomia e de tratamento igualitário entre homens e mulheres, uma vez que muitos outros policiais masculino fizeram vídeos com um conteúdo de mesma temática (cotidiano do trabalho), de igual modo não causaram prejuízo, e mesmo assim, não foram processados e punidos”.

O advogado da policial explicou à reportagem que o conteúdo acima foi produzido a partir de uma história familiar. Além do marido – que também é policial – a soldado tem um irmão que atua na mesma função. Conta o defensor que a inspiração dela se deu em um acidente do irmão, que durante uma ocorrência foi baleado na perna. A história inspirou Mayara a produzir o conteúdo.

Casada com um colega de profissão, Mayara e o marido estão juntos há 11 anos. Mãe de um menino e uma menina, Mayara se declara aos filhos nas redes sociais. Em uma das publicações, ela define o filho mais velho como “meu príncipe, minha joia mais preciosa”. A caçula de 10 meses é descrita como a “futura confidente”.

Sobre a rotina na vida de agente de segurança, Mayara compartilha treinamentos até a razão pela qual ingressou na carreira militar. Em uma postagem, uma foto da soldado quando criança e depois de adulta mostram que o desejo de servir sempre esteve com ela.

Veja a publicação:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Mayara Kelly (@mayara93kelly)

CNN

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *