As forças de segurança do Rio Grande do Norte se reuniram na tarde desta sexta-feira (5) para definir como operacionalizar as fiscalizações do novo decreto estadual (Nº 30.388/2021) que edita medidas mais restritivas para conter a disseminação da Covid-19.
As altas taxas de transmissibilidade da doença e da ocupação de leitos de UTI somadas à baixa cobertura vacinal motivaram a edição de um novo decreto do Governo do RN. A determinação começa a valer neste sábado (6), ampliando o toque de recolher de segunda a sábado, das 20h às 6h, e aos domingos, em tempo integral. Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros trabalham de forma integrada.
Na ocasião, a governadora Fátima Bezerra destacou a importância da atuação das polícias no contexto da pandemia.
“Não estamos nas ruas para prender o povo do RN, estamos nas ruas para proteger o povo do Rio Grande do Norte. A prisão é só naquele caso que se faz extremamente necessário. O decreto fala em multa e fala no delito. Vocês estão agindo em nome da emergência sanitária que o país e o Rio Grande do Norte vivem nesse momento”, destacou a chefe do Executivo estadual, anunciando que o toque de recolher é uma determinação que deve ser cumprida em todos os 167 municípios potiguares.
O secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, coronel Francisco Araújo, destacou o longo período que terá o toque de recolher no final de semana. “A primeira fiscalização do novo decreto será das 20h do sábado até as 6h da manhã da segunda-feira”, ressaltou, colocando-se à disposição dos municípios para auxiliar na viabilização desse trabalho.
Participaram do encontro o secretário de Gestão de Projetos e Articulação Fernando Mineiro, que coordena o Pacto pela Vida; o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), coronel Francisco Araújo e o adjunto da pasta, o delegado Osmir Monte; a secretária de Estado do Turismo, Ana Costa; e a subsecretária de planejamento e gestão da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Lyane Ramalho.
Entre as autoridades de segurança, estavam o comandante-geral da PM, coronel Alarico Azevedo; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Monteiro; o subcomandante-geral dos Bombeiros, coronel Josenildo Acioli; o comandante do Policiamento do Interior, coronel Castelo Branco; a delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva; e o diretor de Polícia Civil do Interior, delegado Inácio Rodrigues.
Certíssima decisão da Governadora e de sua Equipe da Saúde, infelizmente em face da falta de postura que uma grande parte da população tem no enfrentamento da COVID 19, não respeitando os protocolos de segurança e não se cuidando contra os riscos que a expansão da doença traz para vidas de muitas famílias, só resta essa medida.
Desgovernada, não ganha mais nem pra vereadora ! Volta logo pra Paraiba incompetência só
Parabéns, Governadora!!!
Tem que prender o povo em casa e se for pra rua prende também!!!
Engraçado que a OMS é contra isso.
Forças de Segurança do RN cumprindo Decreto Estadual Inconstitucional, estando na iminência de açoitar a população.
Somente uma intervenção Divina nos salva. O homem (governantes, políticos, sociedades secretas, dentre outras) não sabe mais o que é pudor, ou nunca soube.
MISERICÓRDIA, JESUS CRISTO!
Imoral, mais essa pra polícia.
Só um detalhe, o que diferencia o dito "cidadão de bem" pro bandido é a lei. Se o "cidadão de bem" não cumpre a lei, passa a ser bandido tb.
E segundo a lógica de alguns seres vivos, bandido bom é bandido morto.
Então por favor, obedecam o decreto.
Sendo assim, de acordo com seu ponto de vista, você também é bandido.
Bruno, com essas chuvas de agors o capim tá bem verdinho, aproveita e come que a "cangaia " e a carroça vão pesar viu depois da pandemia.
Vamos ver o que esse pessoal vai fazer quando começar a faltar dinheiro para pagar os funcionários da justiça. Isso pela falta de arrecadação devido a economia quebrada.
Além de destruir a já combalida economia do estado, essa governadora incompetente desvia as forças de segurança de sua atividade fim para perseguir cidadãos de bem. Assim age o PT, assim age a esquerdalha. Aprendam a votar, potiguares. 2022 vem aí.
A última pá de cau do RN
Não votei nessa peste
Fazendo tudo de ruim em nome do caixa 2 pra 2022
Queria era ver essa força tarefa no combate as facções e a criminalidade que assola dioturnamente o nosso pobre RN.
É um absurdo a governadora fazer a PM passar por um vexame desses, fiscalizando a vida alheia.
Vá estudar filho. Tá precisando.
Pobre policia militar do RN, aqui ponto chegaram.
E diziam que o doido do Bolsonaro seria um ditador…
Taí no que findou!
Amigo quem é o Governador mais Bolsonarista deste país? Ratinho JR? Fique certo você é os fanáticos, que a Covid não tem partido. Ratinho JR desde o final de Fevereiro que decretou o toque de recolher entre 20 as 6 da manhã. O que você di disso? Deixa de hipocrisia
Fátima ta acabando com o RN.