Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)
A formação de estagiários que atuam no apoio inclusivo à Rede Municipal de Ensino de Mossoró segue em pleno andamento nesta quinta-feira, 23 de janeiro. Promovido pela Escola de Gestão Pública, em parceria com a Secretaria de Educação, o treinamento tem como objetivo capacitar cerca de 470 estagiários para desempenharem um papel essencial na construção de um ambiente escolar cada vez mais acessível e inclusivo para todos.
Os minicursos, que tiveram início na quarta-feira (22), estão sendo realizados na Escola Municipal Raimundo Fernandes e contam com a participação de aproximadamente 250 estagiários no turno matutino. A formação matinal segue até amanhã (24), enquanto os estagiários do turno vespertino participarão das atividades entre os dias 27 e 29 de janeiro.
“Essa formação é um momento de reflexão e prática. Buscamos alinhar os conhecimentos adquiridos na universidade com as demandas do dia a dia nas escolas e unidades de educação infantil, promovendo estratégias pedagógicas que gerem inclusão e autonomia para os estudantes com deficiência ou transtorno do espectro autista”, destacou Leilimar Bezerra, coordenadora de Educação Especial do município.
Os estagiários participam de palestras, dinâmicas e atividades práticas que exploram temas como “As Diferenças e as Possíveis Conexões para a Aprendizagem” e “A Práxis Educativa e o Lugar que Ocupamos para Conectar Aprendizagens”.
Segundo a estagiária Naira Nogueira, o aprendizado está sendo transformador: “Essa capacitação nos oferece suporte e ferramentas para lidarmos com os desafios diários da educação inclusiva. Estamos aprendendo estratégias que nos ajudam a trabalhar com mais leveza e eficiência, sempre buscando a inclusão como objetivo principal.”, frisou.
A professora Selma Bedaque, que coordena parte da formação, ressalta a importância do uso de ferramentas de comunicação alternativa e recursos visuais que facilitam o aprendizado de crianças com necessidades específicas. “Nosso foco é promover autonomia e garantir o acesso à aprendizagem para todos os estudantes. Estamos apresentando materiais e estratégias que fazem a diferença na interação e no aprendizado dessas crianças”, reforçou.
Com o tema “A Interdependência no Processo de Inclusão Escolar: Conexões para Aprendizagens”, a formação reafirma o compromisso do município em promover uma educação cada vez mais inclusiva.
A programação segue até a próxima semana, consolidando práticas que reforçam o papel dos estagiários como agentes fundamentais no processo de inclusão escolar.
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