Diversos

FOTO: Líder norte-coreano Kim Jong-un teve passaporte emitido pelo Brasil, diz Itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil afirmou nesta terça-feira (10) que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e seu pai, Kim Jong-il, tiveram passaportes brasileiros emitidos pela Polícia Federal.

Com validade de 10 anos cada um, ambos os passaportes foram expedidos no dia 26 de fevereiro de 1996 e possuem um carimbo da Embaixada do Brasil em Praga, na República Tcheca. Na ocasião, o ditador norte-coreano tinha 13 anos de idade.

Além disso, no passaporte, Kim Jong-un usou o nome “Josef Pwag”, enquanto seu pai utilizou “Ijong Tchoi”.

Segundo o Itamaraty, na época, para conseguir um novo passaporte não era necessário apresentar um documento de identidade, bastava o interessado “mostrar um passaporte anteriormente expedido”.

Em fevereiro, foi revelado que o líder norte-coreano e seu pai usaram passaportes falsos emitidos no Brasil para conseguirem vistos para países europeus.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Motorista que provocou acidente no cruzamento da Salgado Filho com a Antônio Basílio foi detido, tinha sinais de embriaguez, resistiu à prisão e ameaçou policiais, diz delegado

Foto: cedida

O condutor do veículo que provocou um acidente na manhã deste sábado (19) no cruzamento das avenidas Senador Salgado Filho e Antônio Basílio foi preso em flagrante e levado para a Delegacia de Plantão da Zona Sul para ser autuado.

De acordo com o delegado de plantão, o motorista tinha sinais de embriaguez e apresentou resistência a prisão, chegando a ameaçar os policiais. Ele não teve a identidade divulgada pela polícia.

VEJA MAIS: VÍDEOS E FOTOS: Grave acidente no cruzamento das avenidas Salgado Filho e Antônio Basílio

A polícia informou ainda que o condutor já tinha histórico de embriaguez ao volante.

O estado de saúde dos dois motociclistas também atingidos no acidente era desconhecido até a atualização mais recente desta reportagem.

Testemunhas contaram à reportagem da Inter TV Cabugi que o acidente aconteceu quando motorista seguia pela Avenida Salgado Filho no sentido Zona Sul e perdeu o controle do veículo.

Nesse momento, o condutor derrubou uma placa de um posto de combustíveis, entrou na Avenida Antônio Basílio, atravessou o canteiro central e só parou na calçada de um supermercado após capotar. No acidente, ele atingiu duas motos e um outro carro.

Segundo o delegado de plantão, o motorista vai responder por embriaguez ao volante, resistência à prisão, e ameaça aos policiais.

Caso algum dos motociclistas atingidos apresente um boletim de ocorrência contra o condutor, ele também pode responder por lesão corporal, e o caso iria para a Justiça decidir sobre a manutenção da prisão.

Em caso contrário, o delegado vai impor o valor da fiança como condição para o condutor responder em liberdade.

Com informações de g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mais de 12 mil venezuelanos cruzaram fronteira após reeleição de Maduro e vão para mil cidades do Brasil


Foto: Wilton Junior/Estadão

Mais de 12,3 mil venezuelanos entraram no Brasil pela fronteira em Pacaraima (RR) só em agosto, primeiro mês desde o anúncio, em 29 de julho, da reeleição, acusada de fraudes, de Nicolás Maduro.

Apesar do fluxo expressivo, o mapeamento oficial, até agora, não indica o recrudescimento da imigração como produto do golpe do líder venezuelano, mas deixa claro que a crise humanitária está longe do fim. Uma consequência está no choque diário dos dramas de estrangeiros e brasileiros em busca de serviços públicos na primeira cidade impactada pela sobrecarga.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Participação de Janja no governo é desaprovada por quase metade dos eleitores de Lula, diz pesquisa

Foto: Wilton Junior/Estadão

A participação da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, no governo federal é reprovada por 49% dos que votaram no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022. Entre os que votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro, o índice é de 44%. A aprovação entre os eleitores de Lula é de 32% e entre os eleitores de Bolsonaro, 30%. É o que mostra a pesquisa PoderData divulgada nesta sexta-feira, 18.

De uma forma geral, o levantamento mostra que 47% desaprovam a participação de Janja no governo, enquanto 30% aprovam e 22% não souberam responder.

Os números mostram uma estabilidade em relação aos índices apresentados na pesquisa realizada em maio deste ano. Na ocasião, os mesmos 47% desaprovavam a participação de Janja. Outros 31% aprovavam – variação dentro da margem de erro de dois pontos. Como na pesquisa atual, 22% não souberam responder.

Também em comparação com o levantamento anterior, a primeira-dama ficou mais conhecida pela população, passando de 72% que a conheciam bem ou ouviram falar para 83%. Atualmente, 17% dos entrevistados não conhecem Janja.

Em um recorte de gênero, a desaprovação não tem diferença. Mas Janja é mais aprovada por mulheres (32%) do que por homens (29%). Na estratificação geográfica, a região Sul é a que mais aprova Janja, com 36% de apoio à sua participação no governo, já a região Norte é a que mais desaprova, com 54% sendo contra sua presença na administração federal.

Considerando a faixa etária, a maior aprovação (32%) está entre pessoas de 16 a 24 anos. Já sua maior desaprovação está na população com 60 anos ou mais, com 50%.

Sobre renda, a maior aprovação (32%) é entre os que recebem até dois salários mínimos, desempregados e pessoas sem renda fixa. Já a maior desaprovação está entre os que recebem de dois a cinco salários mínimos, com 49%.

A pesquisa PoderData foi realizada entre 12 e 14 de outubro com 2500 pessoas com mais de 16 anos. O levantamento foi feito em 181 municípios em 27 unidades da federação. A coleta de dados foi feita por telefone (fixo e celular). A taxa de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. Os dados apresentados pelo PoderData foram arredondados pelo instituto para facilitar a leitura.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ELEIÇÃO OAB: Cargos, coordenação e acordo de Rossana Fonseca com Erick Pereira faz grupo da oposição rachar

O advogado Luiz Gomes postou em grupos de WhatsApp que participa com advogados uma mensagem no final da tarde desta sexta-feira anunciando o rompimento com a advogada e amiga, Rossana Fonseca, para a candidatura dela a presidência da OAB.

Luiz Gomes foi claro em relação ao motivo, Rossana fez um acordo com Erick Pereira e entregou a ele metade das indicações de cargos da chapa e a coordenação do grupo na eleição.

SEGUE A NOTA do ADVOGADO LUIZ GOMES:

Nobres Colegas e amigos de muitas jornadas;

Criamos e ajudamos a construir o grupo Voz da Justiça na esperança de um novo tempo na OAB. Porém com muito respeito e responsabilidade que comunico minha decisão de me afastar do projeto da Candidatura de Rossana Fonseca na sucessão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em que pese minha admiração e reconhecimento dos seus valores pessoais e profissionais.

Essa escolha não foi tomada levianamente, mas baseia-se em princípios inalienáveis que considero fundamentais para o futuro da nossa instituição.

Após ser informado pessoalmente que houve acordo com o grupo liderado pelo advogado Erick Pereira, com indicações de cargos na chapa e compromissos futuros, restou incompatível minha permanência. Prefiro manter a integridade dos meus valores e princípios preservando o compromisso com minhas convicções.

A política interna da OAB deve ser pautada sempre por valores republicanos e pela busca de uma instituição mais inclusiva e democrática, é o que epera a Advocacia de todos nós.

Assim, deixo o grupo para necessária e importante reflexão sobre a conjuntura eleitoral ciente que, passada as eleições, a OAB somos todos nós unidos pelo respeito à Advocacia.

Não me afastaria sem justificar meus motivos. Um forte abraço à todos.

Luiz Gomes
Presidente da ESAT
Ex-Conselheiro Federal
Ex-presidente da ANATRA

Fonte: Justiça Potiguar

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEOS E FOTOS: Grave acidente no cruzamento das avenidas Salgado Filho e Antônio Basílio

Um acidente ocorrido no cruzamento das avenidas Salgado Filho e Antônio Basílio envolvendo dois veículos deixou um deles com as quatro rodas pra cima após capotar, como mostram imagens enviadas ao BLOGDOBG. O acidente ocorreu por volta das 5h15 deste sábado (19).

Um dos veículos atingiu uma mureta na lateral do supermercado Nordestão. As imagens também mostram duas motos no chão. A placa de um posto de combustíveis localizado na esquina foi destruída por um dos automóveis envolvido no acidente.

Não há até o momento informações sobre como aconteceu o acidente, nem sobre o estado de saúde das pessoas que estavam nos carros.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Drone é lançado em direção à casa de Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel

Foto: Rami Shlush/Reuters

Um drone foi lançado em direção à casa do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na manhã deste sábado (19), pelo horário local, informou um porta-voz do governo israelense, segundo a agência de notícias Reuters.

O ataque aconteceu na cidade de Cesareia, na região norte do país. Netanyahu e a família não estavam na residência no momento do ataque, de acordo com a agência. O porta-voz afirmou que não houve vítimas.

Mais cedo, o exército israelense tinha informado que um drone foi lançado a partir do Líbano e atingiu um prédio, embora não esteja claro qual era o edifício. Outros dois drones que cruzaram para o território israelense foram interceptados, segundo as forças armadas.

De acordo com a Reuters, também não houve relatos de vítimas em relação ao lançamentos dos outros drones. A polícia israelense informou à agência que explosões foram ouvidas em Casareia, onde Netanyahu tem um casa de praia.

O ataque com drone não foi imediatamente reivindicado pelo grupo extremista Hezbollah, apoiado pelo Irã, que tem trocado fogo com Israel desde o ano passado, nem por qualquer outro grupo militante.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Lula acumula em 2 anos o maior rombo de estatais do século

Foto: Poder360/Reprodução

As empresas estatais federais, estaduais e municipais registraram deficit de R$ 9,76 bilhões em valores corrigidos pela inflação (a preços de setembro) durante o 3º mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É o maior saldo negativo do século 21 em menos de 2 anos (2023 e 2024).

As despesas superaram as receitas em R$ 2,43 bilhões em 2023. Houve outro rombo de R$ 7,33 bilhões no acumulado de janeiro a agosto de 2024. Os dados são do Banco Central. O Poder360 corrigiu os dados pela inflação do período.

A série histórica reúne dados desde 2002. Também é possível observar o saldo nas contas dos governos Lula (2003-2010), Dilma/Temer (2011-2018) e Bolsonaro (2019-2022).

O deficit no governo Lula superou o registrado no 1º mandato do governo Dilma Rousseff (PT), quando houve um saldo negativo de R$ 7,53 bilhões a preços atuais. O saldo negativo reverte parte do superavit de R$ 31,16 bilhões obtido no governo Jair Bolsonaro (PL).

O maior saldo positivo foi registrado no 1º mandato do governo Lula, quando totalizou R$ 42,02 bilhões de 2003 a 2006 em valores atualizados pela inflação.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. A quadrilha aumentou e tem que arrombar os cofres para saciar os famintos! Por isso, vem aí mais aumento de impostos! Mas é o amor! Tudo dominado!

  2. E tem gente que vota nesse partido das trevas.
    Já pensou o trio, Lula, Fátima bezerra e Natália Bonavides seria uma catástrofe a ruina total

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Só uma a cada 3.300 revistas íntimas encontra objetos ilícitos; STF formou maioria contra ‘prática vexatória’

Foto: Sejus

Dados da Rede Justiça Criminal indicam que em apenas 0,03% — ou um a cada 3.300, aproximadamente — dos procedimentos de revista íntima são encontrados objetos ilícitos. Nesta sexta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria pela proibição da prática, mas um pedido de destaque do ministro Alexandre de Moraes fará com que o tema volta a ser apreciado pela Corte.

Ainda segundo a Rede Justiça Criminal, 75% dos visitantes submetidos ao procedimento são mulheres, e o número de crianças (17%) chega a ser o dobro do de homens (8%). No relatório “Revista Vexatória, uma prática constante”, de 2021, feito por sete instituições ligadas à defesa dos direitos humanos e à segurança pública, familiares de detentos relataram que seus filhos também passaram pela prática.

O ministro Gilmar Mendes chegou a apresentar uma divergência e sugeriu que a decisão do STF só valha para o futuro. A ideia é dar um prazo de 24 meses para que os estados comprem aparelhos de scanner corporal.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. O STF sempre a favor da bandidagem, não foi o Fachin que proibiu a polícia de subir os morros cariocas usando a pandemia como desculpa? No entanto essa medida vigora até hoje

  2. Desculpa BG! Mas que manchete idiota, óbvio se ha a revista os casos serão raros. Dei uma bela risada aqui comcesse título kkkk vocês que vivem no luxo da zona sula não tem ideia do que o crime é possível.

  3. É exatamente por que tem essa revista que elas não levam. Quando não tiver mais elas vão levar.
    Precisa ser gênio?

    1. 👏👏👏👏👏👏 só mais uma lei para proteção de bandidos, enquanto as pessoas de bem ficam presas, umas em suas casas e outras na papuda, por estarem na rua no 8 de janeiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Pressão do PT barra compra de blindados israelenses por R$ 1 bilhão

Foto: Exército Brasileiro

O Exército recuou na compra de 36 blindados da empresa israelense Elbit Systems, em licitação por R$ 1,2 bilhão aberta em abril deste ano. O motivo foi a pressão de dirigentes do PT e parlamentares governistas contra a aquisição de material bélico israelense em meio à guerra contra o grupo Hamas. O argumento é que o dinheiro do governo brasileiro seria usado para acirrar o conflito na Faixa de Gaza e no Líbano.

A resistência do PT e da bancada governista foi confirmada pelo ministro da Defesa, José Múcio, durante evento na Confederação Nacional da Indústria (CNI). “Houve agora uma concorrência, uma licitação, e venceram os judeus, o povo de Israel. Mas, por conta da guerra, do Hamas, os grupos políticos, nós estamos com essa licitação pronta, mas por questões ideológicas nós não podemos aprovar”, disse Múcio.

O ministro argumentou ainda que a licitação havia recebido parecer favorável do Tribunal de Contas da União (TCU). No entanto, o cancelamento dos contratos entre o Brasil e Israel é defendido abertamente pelo vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá, e por parlamentares do PT, PDT, PCdoB e PSol, além de, mais discretamente, pelo chefe da assessoria especial de Lula, o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim.

A polêmica teve início em março com a publicação, pela coluna Paulo Cappelli, de matéria sobre a contratação, sem licitação, de outra empresa israelense, a Israel Aerospace Industries LTD, para manutenção de duas aeronaves remotamente tripuladas da Força Aérea Brasileira (FAB).

O valor da contratação era de R$ 86 milhões. O contrato estabelecia a prestação de serviços, por demanda, de suporte logístico ao sistema de duas aeronaves Heron-I, compradas pela Polícia Federal (PF) em 2009 por R$ 27 milhões, em um programa de vigilância que foi encerrado depois de mais de R$ 150 milhões em despesas.

Paulo Cappelli – Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. ESSA CANHOTA QUER MESMO É A DESTRUIÇÃO DO BRASIL. SÓ TRABALHA PRA FAZER O INVERSO DO QUE FAVORECE A POPULAÇÃO. VEJA O ROMBO NAS ESTATAIS! AINDA TEM JUMENTOS QUE DEFENDE ESSA QUADRILHA. PQP!

  2. Claramente o governo do PT apoia grupos terroristas e ditadores.
    Queriam bem que Israel ficasse inerte ao massacre e invasão ao território deles ???
    Não é a toa, nem por acaso que na gestão presidencial o Brasil está na pior seca de sua história e os incêndios são os piores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Candidatura de Paulinho Freire é destaque no Estadão entre os candidatos que lideram as pesquisas no 2º turno no Brasil

Foto: Reprodução/Instagram/paulinhofreirern

O jornal Estadão realizou um levantamento dos candidatos que lideram as pesquisas para as prefeituras das 15 capitais com segundo turno no Brasil. Em Natal, o destaque é para o deputado federal Paulinho Freire (União). Confira a matéria na íntegra AQUI.

Paulinho liderou o primeiro turno com 171.146 (44,1% dos votos válidos). A disputa vai ser contra a deputada federal Natália Bonavides (PT), que ficou em segundo com 110.483 votos (28,4% dos votos válidos).

Nesta sexta-feira, 18, um levantamento da Paraná Pesquisas mostrou que Freire lidera a corrida com 50,9% das intenções de voto. Bonavides, por sua vez, aparece com 38,9% Eleitores que pretendem votar em branco ou nulo somam 6,2%, e outros 3,9% estão indecisos.

A Paraná Pesquisas ouviu 760 eleitores de Natal entre os dias 14 e 17 de outubro. A margem de erro é de 3,6 pontos porcentuais e o índice de confiabilidade é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número RN-00006/2024.

O levantamento do Estadão utilizou como base as pesquisas eleitorais mais recentes em cada capital divulgadas pelos principais institutos do País (AtlasIntel, Datafolha, Paraná Pesquisas, Quaest e Real Time Big Data).

Com informações de Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. A questão é de matemática, Natália tá subindo 8% por semana. Tinha 39% com 16% terá 55% no domingo 27 de outubro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *