Neste fim de semana, Natal sediou a maior competição esportiva indoor do Estado. A primeira etapa de 2014 do Nordeste Open de Jiu-Jitsu reuniu mais de 1200 atletas, de 50 academias e de dez estados diferentes em dois dias de lutas no Ginásio do SESI. Foram mais de 24 horas de lutas, com arquibancadas lotadas e competidores de alto nível.
O primeiro dia do evento foi marcado pelo grande número de competidores das categorias pré-mirim a infantil (entre 4 e 12 anos) e também pela forte presença feminina em todas as categorias. Outro destaque foi a luta de atletas cadeirantes, que fizeram o público vibrar com tamanha garra e força. A campeã mundial Michele Tavares; o vencedor do mundial de Abu Dhabi, Thiago Barreto; e o campeão Europeu e Panamericano Guilherme Rocha foram alguns dos destaques que lutaram na competição. Além deles, 90 atletas faixas preta também foram responsáveis por grandes combates.
Bruno Ramos, da Academia Gracie Barra e Adson Sales, da BTT, foram responsáveis por um dos grandes combates do segundo dia de competição. A disputa dos faixas preta pela categoria médio levou o público ao delírio e consagrou Bruno como campeão da categoria. Outra luta marcante foi a disputa final do absoluto adulto faixa roxa. Felipe Bezerra da Academia Checkmat e Diego “sem noção” Ramalho, da Gracie Barra, protagonizaram um combate de tirar o fôlego. Na faixa azul, os destaques foram Joseandro Ferreira da Silva, o “Mamute”, da Kimura Nova União e Matheus Felipe, o “Tá Danado”, da Checkmat, que venceram suas categorias e os dois absolutos da faixa.
Nesta primeira etapa do ano, R$ 30.000 estavam em jogo. Com 722 pontos, Kimura Nova União venceu na disputa entre academias e levou, além de R$ 2.500, o troféu Luiz de França, uma homenagem ao lutador morto a tiros no mês passado. A Gracie Barra Parnamirim ficou em segundo lugar, com 538 pontos. Em terceiro, ficou a Checkmat, com 408. Com 296 pontos, a BTT garantiu o quarto lugar geral e a academia Kioto ficou com o quinto lugar do pódio, com 59 pontos.
Grandes nomes do cenário brasileiro prestigiaram o evento: Renan Barão, Jussier Formiga, vencedor do último UFC realizado em Natal, Ronny Marques e Jollyson Francino, participante do TUF Brasil II. A organização e estrutura do evento também se destacaram nos dois dias de competição. Competidores e torcedores tiveram à disposição durante todo o evento uma área com praça de alimentação, internet WI-FI aberta, uma loja exclusiva de produtos NEOJJ, espaço infantil e muito mais. Além disso, todos os atletas receberam camiseta alusiva ao evento.
A arbitragem do evento foi comandada pelo Cearense Álvaro Fontes e contou com árbitros de quatro estados, que ainda passaram por uma reciclagem sobre as regras do evento. Nivaldo Pereira, da HC Sports, empresa responsável pela idealização e organização do evento, explica que o Nordeste Open de Jiu-Jitsu vem se aprimorando a cada edição e é por isso que os resultados são sempre tão bons. Em 2014 mais duas etapas serão realizadas em Natal. A próxima está prevista para o mês de julho.
Comente aqui