Arrecadação: A prefeitura de Natal achou um jeito fácil de arrecadar. Enquanto a população participa de uma tarde cultural e de lazer no Parque das Dunas (Bosque dos Namorados), a policia de trânsito (amarelinhos) faz(fazem) a festa com os carros estacionados na rua. Esse é o preço que se paga para consumir cultura nessa cidade: uma bela multa de trânsito. A prefeitura ao invés de incentivar, penaliza com o argumento de que ali é área de Cooper. Primeiro, o Parque não oferece estacionamento; segundo, o momento cultural só existe aos domingos, enquanto o cooper tem o resto da semana para aproveitar o espaço. É muito fácil chutar cachorro morto. Difícil é ver os amarelinhos liberando o trânsito das 17h na Av. Hermes da Fonseca.
Do blog: existe a necessidade para um fim de tarde e início de noite de multar para quem vai para uma programação cultural em dia de domingo? Qual o local que os amarelinhos querem que o cidadão estacione? Não está faltando bom senso?
Rita vc só deve ter visto um ou dois posts, temos vários elogiando.
São opiniões ridículas como essa, que fazem com que as leis não sejam cumpridas! Vamos ver por outra ótica: se fosse você que estivesse praticando cooper? Em um espaço reservado para essa pratica?! Como agiria? Continuaria colocando o carro no meio da sua passagem? Certamente, em outro momento faria uma reportagem dizendo que não havia fiscalização dos "amarelinhos".
Oi Erika, a minha opinião é clara, não sou contra lei e lei é para ser cumprida. PONTO. O que falo é que em alguns caso específicos como num domingo fim de tarde e a noite e num lugar onde não tem onde se estacionar, haver bom senso. Abraços
Só e procurar um local permitido estacionar correto,infrator e pra ser multado.
Gente , a culpa é de todos ! Eu acho que todos os lugares deveriam ser melhor fiscalizados , como por exemplo o centro da cidade .Os veículos estão tomando conta das ruas , não tem nenhum espaço pra nós pedestres andarmos livremente . A prefeitura é responsável pela cidade , ela que tem o dever de manter a harmonia da cidade e nos como cidadãos devemos manter a ordem . Mas infelizmente , as pessoas não pensam igual. Denunciem !
Essa matéria é apenas mais uma matéria que tenta desqualificar o trabalho realizado pelos agentes na cidade do Natal. A obrigação do agente de trânsito é garantir a democratização do espaço público, é garantir que TODOS tenham direito a utilizar o espaço público de maneira ordenada. Infelizmente a função do agente causa antipatia para aqueles que cometem infrações de acordo com o CTB. Os abusos com relação ao estacionamento irregular na região do parque é algo que ocorre todos os dias e são realizadas diversas denuncias através do 156 solicitando a fiscalização naquela região.
A matéria tem um único objeto: DESQUALIFICAR A AÇÃO DOS AGENTES.
É argumento dizer que o parque não oferece estacionamento?
É argumento dizer que os agentes estão servindo de barreira de lazer para os pobre infratores que precisam estacionar próximo ao parque para não ter que caminhar até a entrada?
É apropriado acusar os agentes de não utilizarem o bom senso por que precisam rasgar o CTB?
É apropriado dizer que "amarelinhos" fazem festa multando pobres infratores?
Deve ser…
Por que é mais fácil acusar o agente de realizar o trabalho que a a própria população solicita através do 156.
Até hoje não vejo matéria para falar que agentes enfrentam temperaturas elevadas no asfalto para ordenar o fluxo de veículo quando o semáforo apresenta defeito.
Não vi nenhuma matéria sobre os "amarelinhos" que trabalharam no período da COPA debaixo de chuva e que depois vários ficaram com problemas de saúde devido a quantidade de chuva durante a jornada de trabalho.
Não vejo matéria sobre os "amarelinhos" que durante o Natal e Ano Novo deixam de estar com suas famílias para garantir a mobilidade dessa cidade.
E a pior parte de todas:
Não vejo NENHUMA matéria sobre as AMEAÇAS DE MORTE que eu e meus colegas de trabalho sofremos TODOS OS DIAS por uma população que não tem acesso a uma educação para o trânsito pq o trânsito no Brasil não é levado a sério e a população de Natal se alimenta de matérias como essa que depreciam o trabalho que os agentes realizam, que questionam a conduta e atuação desses profissionais mesmo estando trabalhando de maneira correta, ou a matéria está dizendo que os agentes notificaram algum veículo da maneira abusiva?
A matéria fala da falta de bom senso dos agentes em multar os veículos que estão estacionados de maneira irregular.
Realmente tudo demais é muito MESMO, até para quem tá trabalhando de maneira correta.
A repercussão da matéria não está no ponto de que se esteja AFIRMANDO que os amarelinhos estão errados não, de forma alguma, apenas estamos dizendo que EXISTE e eles sabem disso, casos piores que eles poderiam atuar e trazer benefícios efetivos para sociedade, poxa estamos falando de um evento semanal, fim de tarde em uma via que não há a circulação ou trânsito intenso, e o parque está aberto com pista de cooper e caminhada, ou seja, usando o bom senso não há em que se falar em prejuízo algum. AGora, muitos criticam, porque existe tantas situações mais graves e ofensivas ao trânsito de natal, exemplo: Motoristas educados que travam os semafaros nos principais cruzamentos da cidade, quem enxerga um amarelinho multando? Veículos estacionados na avenida são josé e jaguarari em horario não permitido, causando congestionamento e travando o trânsito, quem ver amarelinho fiscalizando? Então não me venham, defender esses amarelos.
Kkkkk, tive lá recentemente e não vi a placa dizendo que sábado ou domingo e permitido, amigo lei é lei, o cara escuta cada coisa, há e não levei multa será que é pq não fiz nada errado
Caro cidadão, os amarelos que vc os chamam são Agentes de Trânsito que são servidores públicos que DEVEM fiscalizar e notificar os infratores sim, independente do local ou dia daa sesemana, bom senso quem tem que ter é vc, pois o direito é para todos sem exceção! As leis tem que ser respeitadas e cumpridas por TODOS!
A STTU possui um numero de denuncia o 156 ou o numero da central de rádio. TODOS OS DIAS várias pessoas ligam fazendo denuncia sobre os diversos veículos estacionados de maneira irregular próximo ao Parque. A obrigação dos agentes é ir até o local e realizar as notificações. A população denuncia e os agentes devem realizar as notificações cabíveis.
Imigrante, o maior fiscalizador dos amarelinhos é a população prejudicada por mal educados que se acham o dono do mundo, eu mesmo ligo sempre cobrando a fiscalização,pois tenho o direito de ir e vir. Multa neles amarelinhos, bom senso quem tem que ter são os infratores da lei!!!!!
Boa tarde bruno! Sou leitor do seu blog e acredito que a imparcialidade é muito importante para um bloqueio e acho que seu bloco há é um formador de opiniões não fica bem criticar a apenas tá aplicando a lei pois lei não se discute lei se cumpre. Fica a dica
Ana e agora os amarelinhos pintam a rua é, além de ganharem por comissão? tu num sabe nem o que diz! Não existe bom senso melhor do que o respeito! Parabéns grandes amarelinhos vcs tem a obrigação de fiscalizar e autuar os infratores simmmmm. Os incomodados mal educados que se retirem. Que comentário sem noção em ana?
É muita hipocrisia junta Brasiiil. Todo mundo aqui falando que está certo, que lei e para ser cumprida que num sei o quê e num sei o quê lá mais. Maaaas, queria que fosse com um de vocês. Será que iam achar que não falta o bom senso mesmo?! É ABSURDA a situação em que vivemos em relação aos amarelinhos. Eles simplesmente pitam todas as calçadas com faixa amarela e não sobra estacionamento nenhum para nós. Se o transporte publico realmente funcionasse na nossa cidade, talvez não sairíamos em nossos carros, mas como tudo que não funciona aqui, agora vamos lançar a campanha de 'não estacione em lugar proibido, leve o seu carro na cabeça'. Aiiiin que preciso de muita paciência! Adorei a matéria Bruno, como sempre você sendo verdadeiro.
Estacionamento Irregular é para o veiculo ser GUINCHADO, infelizmente em Natal é realizado apenas a notificação. Até o final deste ano a STTU irá receber 2 guinchos para começar a realizar a fiscalização como o CTB determina: Guinchar os veículos.
Se está errado tem que multar, use seus argumentos na defesa do auto.deserviço a população essa matéria. Todo mundo que é multado, tem sua justificativa, mas vivemos em sociedade, que regula q boa convivência com leis, que todo cidadão deve cumprir.
A indústria de motorista imprudentes, que se acham os donos das vias, aumentam a cada dia nosso país, principalmente em Natal. Eles nãos respeitam as leis de trânsito, e quando são multados ainda acham ruim.
O povo não gosta de se multado, mais adoooooram cometer infração. Incrível né?!
Porque os organizadores do evento cultural não se mobilizaram, e não se anteciparam para que esse problema não tivesse acontecido?
E a culpa é dos policiais de trânsito que estão trabalhando? Esse país é uma piada mesmo kkkkkkkk
Se ta errado tem que multar mesmo!
Parabéns a sttu!
O povo cobra dos governantes, mas quem desrespeita a lei é digno de um governo corrupto. Os blogs fazem este tipo de matéria porque é audiência certa, porém questionar a aplicação de uma lei é ridículo. Indústria da multa apenas para quem se propõe a fornecer a matéria prima (a infração), se for usar o " bom senso"/jeitinho brasileiro ninguém anda nessa cidade.
Prezados, a lei é dura, mas é lei! dura lex sede lex Aqui, infelizmente é dura lex sede latex (a lei é dura, mas flexivel como borracha…) Estacionar em local proibido está errado e ponto. Mas que a STTU só fiscaliza onde convém aqui na cidade, infelizmente é fato. Quem não admite isso é hipócrita! Se o povo vai prestigiar um evento cultural, supõe-se que são esclarecidos o suficiente pra cumprir as leis. Por outro lado, se a prefeitura incentiva o comparecimento, deve dar condições ao público e providenciar um esquema diferenciado de estacionamento, ou coisa parecida… Excluindos os finais de semana nos quais ocorrem grandes eventos, alguém vê um amarelinho na cidade aos domingos??? E quem fiscaliza a ação desses agentes??
São esses mesmos cidadãos, que querem moralizar o país, e que chamam o governo de corrupto, mas quando vão dá exemplo são tão corruptos, quanto o próprio governo. O Estado é produto da sociedade!!! Ponto Final.
Sou de acordo com a fiscalização no local principalmente fim de semana, pois tá uma desorganização , tem que fiscalizar mesmo, parabéns sttu, pois o condutor que anda errado tem que ser penalizado de acordo com ctb. Quem não quer ser multado não cometa infração o direito de um acaba quando o outro começa
Pera, deixa ver se entendi: Existe uma placa enorme dizendo q é proibido estacionar, se estaciona e o errado é a prefeitura? Por favor, menos.
Na verdade o q falta nessa cidade é pelo menos mais uns 500 amarelinhos para ver se coloca em ordem essa bagunça do nosso trânsito quase sempre provocada por "espertos" em suas SUVs!
Clap! Clap! Clap! Também concordo. A quantidade de amarelinhos ainda está muito aquém do que natal precisa.
Cada dia que se passa, desacredito das informações deste blog. Imparcialidade acima de tudo. Um erro não justifica o outro. Típico do país de terceiro mundo! #O Ser Humano é Inviável!!!
Sou eleitor de Carlos Eduardo, mas nisso eu concordo. A indústria de multas está absurda. São os amarelinhos querendo atingir suas "metas" cada vez mais rápido. TUDO na vida precisa ter bom senso. E com esses amarelinhos não tem!!!
E por acaso estão multando quem estaciona corretamente? Se for, denuncia!
A tal "fábrica de multas' é apenas um reflexo da maleducação do nosso povo, não estou nem aí para o prefeito mas acho muito bom quando vejo os amarelinhos multando os carros estacionados irregularmente
Você deve ser um dos que faz besteira no trânsito para reclamar disso…
Em países desenvolvidos (conheço bem a situação na Alemanha), a população envia fotos dos veículos que cometem infração como estacionar em local proibido e a multa chega na casa do proprietário do veículo, sem burocracia. Não tem essa de bom senso. Esse é o famoso "jeitinho" brasileiro, de achar que as normas devem ser flexibilizadas de acordo com a cabeça de cada um.
BG, discordo. Os amarelinhos estão só cumprindo o dever deles. Quem vê uma placa de "Não estacione" e para o carro lá está correndo o risco e sabe disso. Se fosse assim cada um descumpriria as normas de acordo com o seu próprio bom senso individual. Os amarelinhos devem ser elogiados por fazerem o trabalho deles, e não criticados.
Entendo e concordo que se esta cometendo infracao deve sim haver a fiscalizacao para multar, POREM o pau que da em chico tem que dar em francisco, entao porque os AMARELINHOS nao fiscalizam o PONTO SETE na Av. Engenheiro Roberto Freire, onde veiculos estacionam onde, sequer pode parar? Porque nao fiscaliza o DEVASSA onde cpientes estacionam no calcadao da ROBERTO FREIRE? Sabe pq nao vao? Por que sao frouxos, se forem levam uma surra dos frequentadores e ainda uma mijadona dos empresarios, logo preferem multar as familias que estao se divertindo com seus parentes, sem fazer uso de nenhum alucinogeno, somente cultura!
A avenida Eng. Roberto Freire é uma rodovia estadual, sendo a competência da fiscalização da policia rodoviária estadual.
Ricardo cito a Roberto freire como mero exemplo e, também localização, pois o passeio público do ponto sete é do município, onde veículos (carros e motocicletas) estão estacionadas! Na avenida dois, inexiste uma calçada livre, pois os lojistas as ocupam, venha juntamente com o amarelinho ver idosos, crianças e deficientes disputando espaço com os veículos.
São contra a corrupção mas querem estacionar em local proibido…
O Blog como formador de opinião não deveria incentivar.
Suspender porque? Estacionam em local probido e querem falar de bom senso, bom senso é não estacionar em local proibido se estacionarem na porta da sua garagem você vai querer bom senso ou que multe o veículo.
Bruno, uma pergunta que todos querem saber….
Procede quem os amarelinhos ganham comissão por multa? É meio que uma lenda, mas é o que se comenta na sociedade potiguar, no trabalho, nos bares etc. Deixo uma sugestão de matéria para você BG, Abraço Paiva.
Não procede essa informação da comissão por multa.
Paiva, Bom Dia!!!
Os Agentes de Trânsito não ganham por multa um centavo a mais e não existe meta de multas a ser cumprida. Infelizmente o que vemos aqui é uma inversão de valores, ou seja, o errado querendo ser certo e transformar o certo em errado.
Duvido muito que se fosse o CPRE ou a PRF fazendo essas notificação teria essa repercussão ou matéria.
Amigo,
não é porque a prefeitura está realizando um evento, que o cidadão pode desrespeitar regra de trânsito. Concordo que deveria haver infraestrutura para estacionar os carros.
Mas o Natalense anda MUITO mal educado no trânsito, não respeita vagas especiais, não respeita rebaixamento de calçadas, nem tão pouco canteiros.
Um erro não justifica outro!
Assino a nota contigo!! O fazer errado não torna a coisa certa.
Concordo com o José Vasconcelos. As leis estão aí pra serem cumpridas. O fato de não existir estacionamento no local não significa dizer que podemos nos utilizar de quaisquer meios para conseguir um lugar mais próximo.
Várias vezes fui ao parque das dunas e tive que deixar meu carro próximo da Rui Barbosa, enquanto outros colocam os carros em cima de canteiros e fecham os retornos.
É a indústria da multa falando mais alto. Com certeza a orientação dos superiores é que cada um(amarelinho) alcance a sua meta de multas. Ad administrações brasileiras sabem bem encurtar o caminho para arrecadar mais e esse é aumentando impostos ou cobrando multas.
Se ninguém infrigisse as leis de trânsito não haveria multas, concorda? Da forma que vc escreveu, parece que os amarelinhos inventaram as multas, criando as infrações, quando, na verdade, foram os motoristas que descumpriram a lei.
O PSDB confirmou que pretende se fundir ou se incorporar a outro partido ainda neste ano. A sigla também afirmou que apoiará a candidatura do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, à Presidência da República em 2026.
À CNN, o presidente nacional do partido, Marconi Perillo, afirmou que Leite “tem pretensões à candidatura” e que possui um perfil muito alinhado com as expectativas do partido e do Brasil.
“Eduardo Leite é um político culto, preparado, conciliador e provou resiliência por passar por dois acontecimentos que exigiram muito dele, a pandemia da Covid-19 e as enchentes de 2024”, comentou.
Atualmente, o gaúcho é um dos três governadores tucanos com mandato no país. Desde as eleições de 2022, Leite despontou em pesquisas como um possível candidato da “terceira via” frente à polarização, na época, de Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O político chegou a renunciar do cargo meses antes para concorrer ao Executivo nacional, mas, por imbróglios da sigla, desistiu. Assim, concorreu mais uma vez ao governo do Rio Grande do Sul e conquistou a reeleição — a primeira na história do estado desde a redemocratização.
O renomado Fest Bossa & Jazz contratou a agência Ratts Ratis para tocar o seu marketing e divulgação. O festival tem 15 anos de história e 30 edições realizadas desde 2010, com público somado de mais de 500 mil pessoas e mais de 360 atrações musicais locais, regionais, nacionais e internacionais, em lineups que contemplam estilos como Jazz, Blues, Soul, Choro, Bossa Nova e música instrumental, com acesso gratuito.
A primeira edição do Fest Bossa & Jazz aconteceu em 2010 em Natal/RN e seu contínuo crescimento fez com que este se tornasse um dos mais importantes eventos dentro do calendário cultural anual do Rio Grande do Norte. A partir de 2011 o Festival passou a acontecer também na praia de Pipa e em 2015 tornou-se um circuito chegando até São Miguel do Gostoso e no ano seguinte a Mossoró. O evento foi recentemente reconhecido como Patrimônio Cultural, Turístico Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Lei 11.706 de 10/04/2024.
“Contar com a parceria da Ratts Ratis neste momento do Fest Bossa & Jazz é um divisor de águas, afinal a agência é conduzida por um empresário que também é músico, isto faz toda a diferença e nos traz tranquilidade e muita felicidade por ter firmado esta parceria; seja bem-vindo ao Fest Bossa & Jazz Pedro Ratts, pela larga experiência em marketing estratégico que possui e pela criatividade em tudo o que faz” pontuou Juçara Figueiredo, produtora e diretora do festival.
Quer conhecer um pouco mais sobre o que a Ratts Ratis pode fazer pela sua empresa ou a sua marca em 2025? Entre em contato pelo perfil @rattscom ou envie uma mensagem para 99215-9781 e agende uma visita. Você, a sua marca e o seu produto vão se surpreender
Um raio atingiu uma casa durante uma forte chuva que caiu na cidade de Luís Gomes, no Alto Oeste potiguar, durante a noite de terça-feira (14).
O caso aconteceu na Rua Raimundo Libanio Rocha. De acordo com a Polícia Militar, o raio atingiu uma haste da casa que recebe o fio do poste de energia elétrica da companhia distribuidora.
Imagens mostram a parede da casa quebrada e a haste no chão, o que levou a Polícia Militar a isolar a área para garantir a segurança dos moradores e esperar a chegada da equipe da Neoenergia Cosern.
A polícia informou que houve queda de energia na cidade. Também foi registrada instabilidade no sinal da internet por algumas horas. Ainda segundo a PM, um idoso de 84 anos e um outro homem estavam na casa no momento que o raio caiu e não ficaram feridos.
Em nota, a Neoenergia Cosern informou que enviou uma equipe ao local na noite desta terça-feira (14) e orientou o cliente a refazer o “padrão de entrada” para ter o fornecimento restabelecido.
Segundo o monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), em 24 horas, entre as 7h de terça (14) e 7h desta quarta-feira (15), Luís Gomes registrou 81,6 milímetros de chuva.
A economia criativa continua a crescer todos os anos, e o Rio Grande do Norte não fica para trás nesse movimento. Nesse contexto, o Estado recebeu um produto audiovisual focado exclusivamente no tema: o “Bora Empreender”, que chega à sua terceira temporada na tela da InterTV Cabugi.
Desenvolvido pela Viva Promoções, o programa foi concebido para proporcionar a empreendedores iniciantes a oportunidade de aprender com nomes consolidados da economia criativa, compartilhando suas histórias e oferecendo dicas importantes.
Sob a apresentação e curadoria de conteúdo do jornalista Octávio Santiago, esta temporada apresenta onze entrevistas divididas em três episódios temáticos inovadores: Festa de Casamento, Startups e Conteúdo Audiovisual e Alimentos Criativos. A direção de fotografia, captação e edição ficou sob a responsabilidade da produtora Hills.
“A nossa missão foi contar histórias inspiradoras através de conversas com pessoas que alcançaram sucesso na economia criativa, compartilhando não apenas os acertos, mas também os desafios enfrentados em suas trajetórias. O ‘Bora’ é um guia essencial para quem deseja empreender no setor criativo, oferecendo orientação e inspiração”, explica Octávio.
Entre os entrevistados estão o produtor de eventos Luciano Almeida, a fotógrafa Camilla Bandeira, e as empreendedoras no serviço de coquetéis Ana Beatriz Dantas e Lorena Lobo no episódio sobre Festa de Casamento; os empreendedores Sylvia Furtado (moda sustentável), Marcus Borges (turismo) e Felipe Neves e Herbert Costa (órteses com impressão 3D) no episódio sobre Startups, além do ator Enio Cavalcante e da influencer Fernanda Guimarães no bloco deste mesmo episódio dedicado ao Conteúdo Audiovisual; e a chocolatier Mariana Lustosa, a empresária de laticínios de búfala Fernanda Veloso e o produtor de espumante de caju Alberto Medeiros no episódio sobre Alimentos Criativos.
Segundo Jarbas Filho, diretor da Viva, esta nova temporada representa a consolidação do projeto, agora com um público ainda mais expandido, refletindo a diversidade dos empreendedores entrevistados e a qualidade do programa. “O ‘Bora’ se tornou referência em economia criativa e é um grande estímulo ao empreendedorismo no Estado, influenciando diversas atividades e várias gerações”, comemora Jarbas.
O “Bora Empreender” é viabilizado pela Prefeitura de Natal, através da Lei Djalma Maranhão, e pelo Governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo. O programa vai ao ar às sextas-feiras, nos dias 17, 24 e 31 de janeiro, na InterTV Cabugi, logo após o BBB 25.
Primeiro episódio: Festas de Casamento
O episódio de estreia, com exibição marcada para esta sexta-feira, dia 17 de janeiro, logo após o BBB 25, será dedicado ao mercado de festas de casamento, um segmento onde criatividade e amor caminham juntos. Com duração de 42 minutos, o programa mergulha nos bastidores desse universo, destacando histórias inspiradoras e abordando as tendências que movimentam o setor. Entre os entrevistados estão o produtor de eventos Luciano Almeida, do Olimpo; a fotógrafa Camilla Bandeira; e as empreendedoras Ana Beatriz Dantas e Lorena Lobo, da Zanzi Coquetéis.
As intensas chuvas que caíram sobre Natal na manhã de segunda-feira (14) causaram transtornos significativos na Praia de Ponta Negra, na área já finalizada da engorda. O extravasamento da rede de drenagem, que afetou a área entre os quiosques 8 e 15, provocou alagamentos, dificultando o fluxo de turistas e de quem trabalha na região. Durante a manhã desta terça-feira (15), a reportagem da TRIBUNA DO NORTE esteve no local para averiguar a situação e a água já não era mais visível.
De acordo com Thiago Mesquita, secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), a interconexão entre os pontos de drenagem 8 e 9 da rede foi o fator principal para o alagamento. O ponto 9, que absorve uma grande quantidade de carga hidráulica, teve problemas devido a uma conexão com o ponto 8, que não comportava o volume de água. Mesquita garantiu que o problema não envolvia esgoto.
“A área voltou a normalidade porque a gente está, de forma mecanizada, estimulando o processo de infiltração no aterro. Estamos dando essa alternativa provisória até se resolver de forma definitiva. A empresa já começou desde ontem a fazer turnos de 24 horas, se preciso até de madrugada, para acelerar esse processo da drenagem”, explica Thiago Mesquista, sem definir prazo para a conclusão da correção no sistema.
Para os trabalhadores que atuam na praia, como Rosângela de Souza, 50, proprietária de uma barraca na orla, a situação ocorrida durante a última manhã foi preocupante. Com 35 anos de experiência em Ponta Negra, Rosângela relata que os prejuízos provocados pelas chuvas foram consideráveis, chegando a mais de R$1 mil. “Prejudicou todo mundo, ainda mais pelo cheiro. Hoje meu coração está mais aliviado em ver que a água não está mais aqui, mas isso prejudica muito o fluxo de clientes que a gente se prepara para receber”, desabafa.
A mesma aflição foi compartilhada por Paulo Gersiu, 23, fotógrafo de turismo na Praia desde 2020, que precisou driblar as adversidades para conseguir bons ângulos para os registros dos turistas. “As pessoas estavam perguntando como que deixam nosso cartão-postal chegar a essa situação e com fedor. Para quem trabalha com turismo, que está aqui com o pessoal todo dia, é muito ruim lidar com essa situação. Prejudica o nosso trabalho”, afirma. Apesar dos dois trabalhadores citarem um mau-cheiro na área que foi alagada, Thiago Mesquita destacou que a água que ocupava parte da faixa de areia não se tratava de esgoto, mas sim predominantemente água de chuvas sem outros problemas ligados à contaminação.
A Prefeitura de São Paulo construiu um muro na Cracolândia, no Centro da cidade, para delimitar uma área e confinar os usuários de drogas. A construção, de cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, fica na Rua General Couto Magalhães, na região da Santa Ifigênia, perto da estação da Luz.
Os usuários, agora, se aglomeram atrás do muro, em uma área que também é cercada com grades pela gestão municipal, na Rua dos Protestantes. Os gradis vão até a Rua dos Gusmões.
A prefeitura argumenta que a construção, dentre outras medidas, ocorreu para melhorar o atendimento dos usuários, garantir mais segurança para as equipes de saúde e assistência social e facilitar o trânsito de veículos na região.
A administração municipal diz ainda que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve redução, na média, de 73,14% de pessoas no local.
Para um representante do coletivo Craco Resiste, no entanto, o muro fecha “um triângulo no fluxo” e cria um “campo de concentração de usuários”.
Com o muro e os gradis, a região vira um triângulo cercado. Em tese, os usuários são livres para sair e entrar no local, mas, segundo ativistas, são direcionados pelos guardas civis sempre para a mesma área.
Para entrar no cerco, eles passam por revistas, que seriam para retirar coisas ilícitas, segundo ativistas.
‘Encarcerados’
Para Roberta Costa, da Craco Resiste, o muro foi levantado para manter os usuários no espaço e “cobrir” a visão da Cracolândia para quem passa de carro pela Rua General Couto Magalhães.
“A gente vive hoje na cidade uma cena absurda e bizarra de violência contra as pessoas que estão desprotegidas socialmente. É uma coisa que não vem de agora, já faz muitos anos que o poder público viola essas pessoas”, critica.
Na avaliação dela, a situação só piorou. “O que a gente viu acontecer no ano passado está num nível muito bizarro, que, inclusive, parece visualmente um campo de concentração”, diz.
Roberta afirma que o muro “encarcerou” os usuários, e os movimentos de direitos humanos são impedidos de entrar na área para prestar serviço a eles.
Acontece nesta manhã, das 8h às 10h30, a eleição da nova diretoria da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN). O prefeito de Pedro Velho, Júnior Balada (União Brasil) defende a CHAPA 2, composta por prefeitos de mandatos e encabeçada por Pedro Henrique, de Pedra Grande, e chama a atenção para o clima de virada nos últimos dias na federação dos municípios. Júnior também é vice-presidente da Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar (AMLAP), que tem 49 municípios filiados.
“Não se canta vitória antes de abrir urnas. Eleição é assim. Passamos por isso recentemente na AMLAP, onde foi cantada vantagem com folga e ampla maioria, mas as urnas abriram e mostraram a vitória de que eles diziam ser quase impossível. Assim será hoje na FEMURN. Os novos gestores querem um prefeito presidente. Temos 167 gestores e vários são capazes de presidir. Por isso que estamos no Agreste apoiando Pedro Henrique e toda sua chapa, composta só por prefeitos e 30% de mulheres em funções de destaque. FEMURN para todos”, frisa Júnior Balada, que é filiado ao União Brasil e fez um grande trabalho de articulação tanto na AMLAP, como agora na FEMURN.
A Câmara dos Estados Unidos aprovou na 3ª feira (14.jan.2025) um projeto que bane pessoas transgênero de competições femininas. A medida, apoiada por deputados do Partido Republicano, é válida para torneios escolares e cita punições para colégios.
O projeto, chamado de “Ato Esportivo para Proteção de Mulheres e Meninas de 2025”, estipula que, para inscrição em competições esportivas, o sexo deve ser reconhecido “unicamente a partir dos órgão reprodutivos biológicos da pessoa no nascimento”. Também prevê punição a casos de financiamento federal, como bolsas escolares, a “homens que participarem de competições destinadas a mulheres”.
O texto pontua que não existe nenhuma proibição para que homens treinem em programas esportivos destinados a estudantes mulheres, desde que isso não faça com que elas percam seu lugar no time ou deixem de receber bolsas ou financiamento escolar, ou que impeça estudantes mulheres de serem admitidas em instituições acadêmicas, além de qualquer benefício que envolva a participação em projetos de esportes.
O projeto ordena que a Controladoria Geral dos Estados Unidos conduza um estudo para observar os benefícios para mulheres e meninas em participarem de esportes individuais que seriam perdidos ao permitirem o envolvimento de atletas homens.
“O estudo deve observar o resultados adversos para meninas psicologicamente, ao seu desenvolvimento, sua participação e sociologicamente ao permitirem que homens compitam em torneios femininos, incluindo o isolamento e o desencorajamento da participação esportiva”, diz o texto do projeto.
De acordo com a CNN dos EUA, políticos republicanos argumentam que mulheres trans obtém vantagem física sobre mulheres cisgênero, o que resultaria na limitação de oportunidades em competições.
Os democratas, por outro lado, ainda conforme a CNN, dizem que essas medidas aumentam a discriminação que pessoas transgênero sofrem, especialmente entre jovens. Argumentam que o Partido Republicano quer ditar os direitos dos estudantes da comunidade LGBTQIA+ ao aprovar o projeto.
A CNN informou que, dos 218 votos a favor da aprovação do projeto (206 foram contra), 2 foram de deputados do Partido Democrata. Vicente Gonzalez e Henry Cuellar, ambos do Texas, Estado tradicionalmente republicano, foram favoráveis à medida. Outro deputado democrata, Don Davis, da Carolina do Norte, se absteve.
A medida, como explicou a emissora, já havia sido aprovada na Câmara em abril de 2023, mas não teve o aval do Senado, que possuía, à época, maioria democrata. Agora, com a eleição de Donald Trump (Partido Republicano) e um Senado dominado por republicanos, a expectativa do partido é que o projeto seja aprovado. Mas, ainda assim, seria necessário angariar apoio de alguns congressistas democratas.
LEVANTAMENTO
Um levantamento do centro de pesquisa Movement Advancement Project de setembro de 2024 mostrou que 26 Estados dos EUA adotaram políticas que impedem estudantes transgêneros de competir em esportes de acordo com sua identidade de gênero.
A pesquisa “Equality Maps: Bans on Transgender Youth Participation in Sports” (Mapas da Igualdade: Proibições à Participação de Jovens Transgêneros em Esportes, em português) analisa os critérios que os Estados utilizam para determinar o sexo ou gênero dos estudantes. O estudo destaca a falta de uniformidade nas abordagens e a ênfase em características biológicas, frequentemente utilizando certidões de nascimento como prova. Leia a íntegra (PDF – 446 kB, em inglês).
O Alasca é o único Estado com uma regulamentação que proíbe alunos transgêneros de participar de esportes de acordo com sua identidade de gênero, conforme decidido pelo Conselho Estadual de Educação. Como essa regulamentação não é uma lei estadual, a responsabilidade sobre as decisões de elegibilidade recai principalmente sobre as escolas. O distrito de Matanuska-Susitna Borough, por exemplo, implementou uma política que impede mulheres trans e travestis de competirem em equipes femininas.
Nos outros 25 Estados, há legislações que barram a participação de jovens trans em competições escolares, abrangendo principalmente instituições de ensino fundamental e médio, mas muitas vezes se estendendo também ao ensino superior.
É quase unanimidade no governo Lula que Nísia Trindade, ministra da Saúde, tem desempenho muito aquém no comando da pasta e tem tudo para sair da Esplanada na reforma ministerial que Lula deve deflagrou ao demitir Paulo Pimenta da Secom. Ao menos dois partidos já estão de olho na cadeira de Nísia: o PT, que sempre quer mais um naco de poder no governo, e o Progressistas, que oficialmente nem mesmo está na composição da base aliada de Lula no Congresso Nacional.
Dilma 3
Com possível saída de Alexandre Padilha das Relações Institucionais, o PT quer acomodá-lo na Saúde, cadeira que ocupou no governo Dilma.
Interesse especial
Com Flávio Dino (STF) travando as emendas parlamentares, o centrão cresceu o olho em ministérios com emendas obrigatórias, como Saúde.
Tudo nosso
O PT não pensa em perder o ministério de Padilha, vai apresentar outro nome para o posto: José Guimarães (PT-CE), líder de Lula na Câmara.
Tem que dividir
A base de Lula até reconhece o bom trânsito de Guimarães, mas já reclamou que não faz sentido manter a articulação política com o PT.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, apresentará nesta quarta-feira (15) uma nova versão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública.
Segundo apurou a CNN, o texto deve atender algumas demandas apresentadas por governadores críticos à ideia inicial.
Lewandowski deve incluir de forma clara na nova versão, por exemplo, um trecho que garante a autonomia dos estados e municípios no âmbito da Segurança Pública.
No entanto, sugestões como a do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), de dar poder aos estados para “legislarem sobre o que é legislação penal e penitenciária” não teriam sido aceitas, com o argumento de que são inconstitucionais.
Pelo que já foi anunciado, a proposta está baseada em três pilares:
-colocar na Constituição o Sistema Único de Segurança Pública (Susp);
-constitucionalizar os fundos nacionais de Segurança Pública e Penitenciário, retirando a possibilidade de contingenciamento;
e aumentar o escopo de atuação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Federal (PF).
Inicialmente, a PEC do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) queria unificar o Fundo Nacional de Segurança Pública e o Fundo Penitenciário. Entretanto, Lewandowski recuou e manterá os repasses separados.
A partir dessas medidas, o governo teria mecanismos para estabelecer diretrizes como o uso de câmeras de segurança nos uniformes dos agentes.
Antes de seguir para o Congresso, a proposta deve passar pela Casa Civil e pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.
O governo espera que as mudanças feitas por Lewandowski diminuam a resistência à proposta. No Congresso, será necessário ainda negociar com a chamada “bancada da bala” e com entidades que representam as categorias policiais e estão criticando o texto.
Para ser aprovada, uma PEC precisa de 308 votos na Câmara e 49 votos no Senado em dois turnos.
Seu blog só faz matérias depreciando Agente de Trânsito.
Rita vc só deve ter visto um ou dois posts, temos vários elogiando.
São opiniões ridículas como essa, que fazem com que as leis não sejam cumpridas! Vamos ver por outra ótica: se fosse você que estivesse praticando cooper? Em um espaço reservado para essa pratica?! Como agiria? Continuaria colocando o carro no meio da sua passagem? Certamente, em outro momento faria uma reportagem dizendo que não havia fiscalização dos "amarelinhos".
Oi Erika, a minha opinião é clara, não sou contra lei e lei é para ser cumprida. PONTO. O que falo é que em alguns caso específicos como num domingo fim de tarde e a noite e num lugar onde não tem onde se estacionar, haver bom senso. Abraços
Só e procurar um local permitido estacionar correto,infrator e pra ser multado.
Gente , a culpa é de todos ! Eu acho que todos os lugares deveriam ser melhor fiscalizados , como por exemplo o centro da cidade .Os veículos estão tomando conta das ruas , não tem nenhum espaço pra nós pedestres andarmos livremente . A prefeitura é responsável pela cidade , ela que tem o dever de manter a harmonia da cidade e nos como cidadãos devemos manter a ordem . Mas infelizmente , as pessoas não pensam igual. Denunciem !
Essa matéria é apenas mais uma matéria que tenta desqualificar o trabalho realizado pelos agentes na cidade do Natal. A obrigação do agente de trânsito é garantir a democratização do espaço público, é garantir que TODOS tenham direito a utilizar o espaço público de maneira ordenada. Infelizmente a função do agente causa antipatia para aqueles que cometem infrações de acordo com o CTB. Os abusos com relação ao estacionamento irregular na região do parque é algo que ocorre todos os dias e são realizadas diversas denuncias através do 156 solicitando a fiscalização naquela região.
A matéria tem um único objeto: DESQUALIFICAR A AÇÃO DOS AGENTES.
É argumento dizer que o parque não oferece estacionamento?
É argumento dizer que os agentes estão servindo de barreira de lazer para os pobre infratores que precisam estacionar próximo ao parque para não ter que caminhar até a entrada?
É apropriado acusar os agentes de não utilizarem o bom senso por que precisam rasgar o CTB?
É apropriado dizer que "amarelinhos" fazem festa multando pobres infratores?
Deve ser…
Por que é mais fácil acusar o agente de realizar o trabalho que a a própria população solicita através do 156.
Até hoje não vejo matéria para falar que agentes enfrentam temperaturas elevadas no asfalto para ordenar o fluxo de veículo quando o semáforo apresenta defeito.
Não vi nenhuma matéria sobre os "amarelinhos" que trabalharam no período da COPA debaixo de chuva e que depois vários ficaram com problemas de saúde devido a quantidade de chuva durante a jornada de trabalho.
Não vejo matéria sobre os "amarelinhos" que durante o Natal e Ano Novo deixam de estar com suas famílias para garantir a mobilidade dessa cidade.
E a pior parte de todas:
Não vejo NENHUMA matéria sobre as AMEAÇAS DE MORTE que eu e meus colegas de trabalho sofremos TODOS OS DIAS por uma população que não tem acesso a uma educação para o trânsito pq o trânsito no Brasil não é levado a sério e a população de Natal se alimenta de matérias como essa que depreciam o trabalho que os agentes realizam, que questionam a conduta e atuação desses profissionais mesmo estando trabalhando de maneira correta, ou a matéria está dizendo que os agentes notificaram algum veículo da maneira abusiva?
A matéria fala da falta de bom senso dos agentes em multar os veículos que estão estacionados de maneira irregular.
Realmente tudo demais é muito MESMO, até para quem tá trabalhando de maneira correta.
A repercussão da matéria não está no ponto de que se esteja AFIRMANDO que os amarelinhos estão errados não, de forma alguma, apenas estamos dizendo que EXISTE e eles sabem disso, casos piores que eles poderiam atuar e trazer benefícios efetivos para sociedade, poxa estamos falando de um evento semanal, fim de tarde em uma via que não há a circulação ou trânsito intenso, e o parque está aberto com pista de cooper e caminhada, ou seja, usando o bom senso não há em que se falar em prejuízo algum. AGora, muitos criticam, porque existe tantas situações mais graves e ofensivas ao trânsito de natal, exemplo: Motoristas educados que travam os semafaros nos principais cruzamentos da cidade, quem enxerga um amarelinho multando? Veículos estacionados na avenida são josé e jaguarari em horario não permitido, causando congestionamento e travando o trânsito, quem ver amarelinho fiscalizando? Então não me venham, defender esses amarelos.
Kkkkk, tive lá recentemente e não vi a placa dizendo que sábado ou domingo e permitido, amigo lei é lei, o cara escuta cada coisa, há e não levei multa será que é pq não fiz nada errado
Caro cidadão, os amarelos que vc os chamam são Agentes de Trânsito que são servidores públicos que DEVEM fiscalizar e notificar os infratores sim, independente do local ou dia daa sesemana, bom senso quem tem que ter é vc, pois o direito é para todos sem exceção! As leis tem que ser respeitadas e cumpridas por TODOS!
A STTU possui um numero de denuncia o 156 ou o numero da central de rádio. TODOS OS DIAS várias pessoas ligam fazendo denuncia sobre os diversos veículos estacionados de maneira irregular próximo ao Parque. A obrigação dos agentes é ir até o local e realizar as notificações. A população denuncia e os agentes devem realizar as notificações cabíveis.
Imigrante, o maior fiscalizador dos amarelinhos é a população prejudicada por mal educados que se acham o dono do mundo, eu mesmo ligo sempre cobrando a fiscalização,pois tenho o direito de ir e vir. Multa neles amarelinhos, bom senso quem tem que ter são os infratores da lei!!!!!
Boa tarde bruno! Sou leitor do seu blog e acredito que a imparcialidade é muito importante para um bloqueio e acho que seu bloco há é um formador de opiniões não fica bem criticar a apenas tá aplicando a lei pois lei não se discute lei se cumpre. Fica a dica
Ana e agora os amarelinhos pintam a rua é, além de ganharem por comissão? tu num sabe nem o que diz! Não existe bom senso melhor do que o respeito! Parabéns grandes amarelinhos vcs tem a obrigação de fiscalizar e autuar os infratores simmmmm. Os incomodados mal educados que se retirem. Que comentário sem noção em ana?
Como dizia mâînha: achépôco. Se é proibido, é proibido. Vai reclamar em outro canto. Pare longe na vaga permitida, deixe de preguiça e vá andando…
É muita hipocrisia junta Brasiiil. Todo mundo aqui falando que está certo, que lei e para ser cumprida que num sei o quê e num sei o quê lá mais. Maaaas, queria que fosse com um de vocês. Será que iam achar que não falta o bom senso mesmo?! É ABSURDA a situação em que vivemos em relação aos amarelinhos. Eles simplesmente pitam todas as calçadas com faixa amarela e não sobra estacionamento nenhum para nós. Se o transporte publico realmente funcionasse na nossa cidade, talvez não sairíamos em nossos carros, mas como tudo que não funciona aqui, agora vamos lançar a campanha de 'não estacione em lugar proibido, leve o seu carro na cabeça'. Aiiiin que preciso de muita paciência! Adorei a matéria Bruno, como sempre você sendo verdadeiro.
Estacionamento Irregular é para o veiculo ser GUINCHADO, infelizmente em Natal é realizado apenas a notificação. Até o final deste ano a STTU irá receber 2 guinchos para começar a realizar a fiscalização como o CTB determina: Guinchar os veículos.
Se está errado tem que multar, use seus argumentos na defesa do auto.deserviço a população essa matéria. Todo mundo que é multado, tem sua justificativa, mas vivemos em sociedade, que regula q boa convivência com leis, que todo cidadão deve cumprir.
A indústria de motorista imprudentes, que se acham os donos das vias, aumentam a cada dia nosso país, principalmente em Natal. Eles nãos respeitam as leis de trânsito, e quando são multados ainda acham ruim.
Não há relação entre estacionar errado e consumir cultura. Os atos não são compatíveis
http://www.publikador.com/cultura/maracaja/2015/07/na-tal-tolerancia-zero-resgatando-uma-novidade-rn/
O povo não gosta de se multado, mais adoooooram cometer infração. Incrível né?!
Porque os organizadores do evento cultural não se mobilizaram, e não se anteciparam para que esse problema não tivesse acontecido?
E a culpa é dos policiais de trânsito que estão trabalhando? Esse país é uma piada mesmo kkkkkkkk
Se ta errado tem que multar mesmo!
Parabéns a sttu!
O povo cobra dos governantes, mas quem desrespeita a lei é digno de um governo corrupto. Os blogs fazem este tipo de matéria porque é audiência certa, porém questionar a aplicação de uma lei é ridículo. Indústria da multa apenas para quem se propõe a fornecer a matéria prima (a infração), se for usar o " bom senso"/jeitinho brasileiro ninguém anda nessa cidade.
Prezados, a lei é dura, mas é lei! dura lex sede lex Aqui, infelizmente é dura lex sede latex (a lei é dura, mas flexivel como borracha…) Estacionar em local proibido está errado e ponto. Mas que a STTU só fiscaliza onde convém aqui na cidade, infelizmente é fato. Quem não admite isso é hipócrita! Se o povo vai prestigiar um evento cultural, supõe-se que são esclarecidos o suficiente pra cumprir as leis. Por outro lado, se a prefeitura incentiva o comparecimento, deve dar condições ao público e providenciar um esquema diferenciado de estacionamento, ou coisa parecida… Excluindos os finais de semana nos quais ocorrem grandes eventos, alguém vê um amarelinho na cidade aos domingos??? E quem fiscaliza a ação desses agentes??
São esses mesmos cidadãos, que querem moralizar o país, e que chamam o governo de corrupto, mas quando vão dá exemplo são tão corruptos, quanto o próprio governo. O Estado é produto da sociedade!!! Ponto Final.
Sou de acordo com a fiscalização no local principalmente fim de semana, pois tá uma desorganização , tem que fiscalizar mesmo, parabéns sttu, pois o condutor que anda errado tem que ser penalizado de acordo com ctb. Quem não quer ser multado não cometa infração o direito de um acaba quando o outro começa
Pera, deixa ver se entendi: Existe uma placa enorme dizendo q é proibido estacionar, se estaciona e o errado é a prefeitura? Por favor, menos.
Na verdade o q falta nessa cidade é pelo menos mais uns 500 amarelinhos para ver se coloca em ordem essa bagunça do nosso trânsito quase sempre provocada por "espertos" em suas SUVs!
Clap! Clap! Clap! Também concordo. A quantidade de amarelinhos ainda está muito aquém do que natal precisa.
Cada dia que se passa, desacredito das informações deste blog. Imparcialidade acima de tudo. Um erro não justifica o outro. Típico do país de terceiro mundo! #O Ser Humano é Inviável!!!
Sou eleitor de Carlos Eduardo, mas nisso eu concordo. A indústria de multas está absurda. São os amarelinhos querendo atingir suas "metas" cada vez mais rápido. TUDO na vida precisa ter bom senso. E com esses amarelinhos não tem!!!
E por acaso estão multando quem estaciona corretamente? Se for, denuncia!
A tal "fábrica de multas' é apenas um reflexo da maleducação do nosso povo, não estou nem aí para o prefeito mas acho muito bom quando vejo os amarelinhos multando os carros estacionados irregularmente
A indústria da multa está com força em Natal. Falta bom senso.
Você deve ser um dos que faz besteira no trânsito para reclamar disso…
Em países desenvolvidos (conheço bem a situação na Alemanha), a população envia fotos dos veículos que cometem infração como estacionar em local proibido e a multa chega na casa do proprietário do veículo, sem burocracia. Não tem essa de bom senso. Esse é o famoso "jeitinho" brasileiro, de achar que as normas devem ser flexibilizadas de acordo com a cabeça de cada um.
BG, discordo. Os amarelinhos estão só cumprindo o dever deles. Quem vê uma placa de "Não estacione" e para o carro lá está correndo o risco e sabe disso. Se fosse assim cada um descumpriria as normas de acordo com o seu próprio bom senso individual. Os amarelinhos devem ser elogiados por fazerem o trabalho deles, e não criticados.
Entendo e concordo que se esta cometendo infracao deve sim haver a fiscalizacao para multar, POREM o pau que da em chico tem que dar em francisco, entao porque os AMARELINHOS nao fiscalizam o PONTO SETE na Av. Engenheiro Roberto Freire, onde veiculos estacionam onde, sequer pode parar? Porque nao fiscaliza o DEVASSA onde cpientes estacionam no calcadao da ROBERTO FREIRE? Sabe pq nao vao? Por que sao frouxos, se forem levam uma surra dos frequentadores e ainda uma mijadona dos empresarios, logo preferem multar as familias que estao se divertindo com seus parentes, sem fazer uso de nenhum alucinogeno, somente cultura!
A avenida Eng. Roberto Freire é uma rodovia estadual, sendo a competência da fiscalização da policia rodoviária estadual.
Ricardo cito a Roberto freire como mero exemplo e, também localização, pois o passeio público do ponto sete é do município, onde veículos (carros e motocicletas) estão estacionadas! Na avenida dois, inexiste uma calçada livre, pois os lojistas as ocupam, venha juntamente com o amarelinho ver idosos, crianças e deficientes disputando espaço com os veículos.
São contra a corrupção mas querem estacionar em local proibido…
O Blog como formador de opinião não deveria incentivar.
Quem está errado, simplesmente está errado!!!!!!!!!!!!!!
O Prefeito se tiver bom senso vai suspender essas multas!
Suspender porque? Estacionam em local probido e querem falar de bom senso, bom senso é não estacionar em local proibido se estacionarem na porta da sua garagem você vai querer bom senso ou que multe o veículo.
Bruno, uma pergunta que todos querem saber….
Procede quem os amarelinhos ganham comissão por multa? É meio que uma lenda, mas é o que se comenta na sociedade potiguar, no trabalho, nos bares etc. Deixo uma sugestão de matéria para você BG, Abraço Paiva.
Não procede essa informação da comissão por multa.
Paiva, Bom Dia!!!
Os Agentes de Trânsito não ganham por multa um centavo a mais e não existe meta de multas a ser cumprida. Infelizmente o que vemos aqui é uma inversão de valores, ou seja, o errado querendo ser certo e transformar o certo em errado.
Duvido muito que se fosse o CPRE ou a PRF fazendo essas notificação teria essa repercussão ou matéria.
Amigo,
não é porque a prefeitura está realizando um evento, que o cidadão pode desrespeitar regra de trânsito. Concordo que deveria haver infraestrutura para estacionar os carros.
Mas o Natalense anda MUITO mal educado no trânsito, não respeita vagas especiais, não respeita rebaixamento de calçadas, nem tão pouco canteiros.
Um erro não justifica outro!
Assino a nota contigo!! O fazer errado não torna a coisa certa.
Concordo com o José Vasconcelos. As leis estão aí pra serem cumpridas. O fato de não existir estacionamento no local não significa dizer que podemos nos utilizar de quaisquer meios para conseguir um lugar mais próximo.
Várias vezes fui ao parque das dunas e tive que deixar meu carro próximo da Rui Barbosa, enquanto outros colocam os carros em cima de canteiros e fecham os retornos.
É a indústria da multa falando mais alto. Com certeza a orientação dos superiores é que cada um(amarelinho) alcance a sua meta de multas. Ad administrações brasileiras sabem bem encurtar o caminho para arrecadar mais e esse é aumentando impostos ou cobrando multas.
Se ninguém infrigisse as leis de trânsito não haveria multas, concorda? Da forma que vc escreveu, parece que os amarelinhos inventaram as multas, criando as infrações, quando, na verdade, foram os motoristas que descumpriram a lei.