Fotos: Reprodução
Em ato simbólico na manhã desta terça-feira(19), o Rio Grande do Norte vacinou a sua primeira paciente contra a covid-19, com o imunizante coranavac. Nesta primeira etapa, serão vacinados os idosos institucionalizados, trabalhadores desses abrigos, além de profissionais da saúde na linha de frente de combate a covid, assim como trabalhadores da saúde da família e sua equipe de atenção básica.
Foram vacinados, incialmente, e técnica de enfermagem Maria das Graças Pereira de Oliveira, de 57 anos, que atua no Giselda Trigueiro; a técnica de enfermagem Edilma Pereira da Silva, de 49 anos e que atua no Hospital de Campanha de São Gonçalo do Amarante; a médica obstetra Geny Souza de Santana, que tem 67 anos e atua na maternidade Divino Amor, em Parnamirim; a técnica de enfermagem Renata de Souza Carneiro Martins da Silva, de 29 anos, que atua em Extremoz; a enfermeira Antônia Pinheiro da Silva Araújo, de 54 anos, que atua na Estratégia Saúde da Família, na Comunidade Indígena de Lagoa do Tapará, em Macaíba; e a enfermeira Maria de Lourdes Nascimento de Morais, de 54 anos, que trabalha em Ceará-Mirim; e o médico Giorgione Guerra Cabral de 31 anos, que atua no Hospital de Campanha de Natal.
O primeiro lote de vacina contra a Covid-19 – a CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan junto à Sinovac – chegou ao Rio Grande do Norte na madrugada desta terça-feira (19). O esperado voo com as doses do imunizante desembarcou no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante por volta de 1h. Do aeroporto, as 82.440 doses foram transportadas para a Central de armazenamento e distribuição instalada na Unicat (Unidade Central de Agentes Terapêuticos), em Natal.
Este primeiro lote vai atender 39.258 potiguares com duas doses da vacina, aplicadas entre um intervalo de 28 dias.
O ato de vacinação teve a presença, além da governadora Fátima Bezerra, de secretários de saúde e prefeitos, além de membros do Governo do Estado.
Parabéns pra o minitro Pazuelo.
Parabéns ao SUS pela aquisição.
Parabéns o PR Jair Messias Bolsonaro.
O caso da falta de oxigênio em Manaus a de ser investigado e os responsáveis punidos.
Também acho.
Prefeitos e governadores que se cuidem.
O STF passou a missão pra eles.
Revoltante o posicionamento da SMS.
Deixaram de fora os profissionais que estão trabalhando diariamente com o diagnóstico molecular do COVID.
Profissionais do LACEN, IMT, DNA, Getúlio Sales e Hemolab não foram considerados linha de frente.
Essas esquines trabalham diariamente amplificando material genético do vírus para análise.
Estão sob pressão desde o início da pandemia
São Farmacêuticos/Bioquímicos e Biólogos trabalhando muito para dar conta de uma infinidade de testes RT-PCR. Grande cobrança e na hora do reconhecimento, na hora de receber a vacina juntos com os outros profissionais da linha de frente, foram esquecidos pelo poder público
Que Deus e Santana nos abençoe.
Parabéns Governadora
Quando Fatima e equipe irão tomar a vacina?
Tu acha que elas vão tomar CORONAVAC. OU SPUTNIK? DEIXA DE SER CRÉDULO. ESSAS AI SÃO PARA OS LASCADOS DO TERCEIRO MUNDO AONDE OS POLÍTICOS SURFAM COM A CORRUPÇÃO,todos milionários E SÓ MANDAM O QUE NÃO É DE PONTA PARA A POPULAÇÃO POBRE SE LASCAR DEPOIS.
Parabéns Governadora pelo trabalho e determinação.